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- Abordagens transversais à escrita na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Cabral, Alexandra Medeiros Pereira Ferreira; Mira Leal, Susana[...]. Muitas crianças que frequentam o jardim-de-infância já tiveram e têm contato com a escrita no seu dia-a-dia, pelo que o educador de infância deve promover um ambiente que possibilite a familiarização com esta linguagem, pois assim a criança percebe que esta também transmite informação e adquire diferentes significados e funções consoante os contextos em que é utilizada. A aprendizagem da escrita deve naturalmente aprofundar-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que esta vai adquirindo cada vez mais significado e utilidade para a criança, tanto no contexto formal, como no contexto informal. Daí a necessidade de a leitura e a escrita serem trabalhadas de forma transversal ao currículo. Conscientes disso, pretendemos, com este trabalho, aprofundar o conhecimento das abordagens preconizadas/usadas pela educadora/professora no ensino e aprendizagem da escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, potenciar a compreensão e a expressão escrita de forma transversal ao currículo e discutir as potencialidades da realização de determinadas atividades de aprendizagem da escrita para o desenvolvimento de competências comunicacionais nas diferentes áreas curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. [...].
- Os Transgénicos estão por aíPublication . Tavares, JoãoNão há uma definição concreta sobre Transgénicos (OGM - Organismo Geneticamente Modificado). Porém, os cientistas usam-na para “qualquer organismo cujo material genético tenha sido modificado de uma forma que não ocorra naturalmente por reprodução sexuada e/ou recombinação natural”. A genética teve um papel essencial no desenvolvimento espectacular verificado na agricultura. Ela é responsável pelo menos pela metade do progresso realizado durante os últimos séculos. Porém, a ligação entre agricultura e genética remonta ao neolítico (cerca de 10.000 anos a.C.), quando os homens compreenderam que os grãos que serviam de alimento também eram sementes e davam plantas quase idênticas àquelas onde proviam, apareceu o agricultor. O primeiro agricultor foi um geneticista. Numa primeira etapa nasceu a selecção: o homem por observação seleccionou os grãos das plantas que produziam melhor. Esta selecção no mundo vegetal continua a base da genética. A dificuldade consiste em seleccionar as plantas cujas propriedades são hereditárias, dado que os organismos vivos têm também propriedades pouco transmissíveis que dependem muito do ambiente. Depois progressivamente na genética vegetal deu-se uma passagem da selecção ao melhoramento propriamente dito, procedendo a criteriosos cruzamentos. Porém, só se sai do empirismo no fim do séc. XIX, em 1865, quando o monge austríaco Gregor Mendel estabelece as leis da hereditariedade [...]
- Uma abordagem comunicativa à aprendizagem da língua em contexto educativo pré-escolar e escolar (1.º ciclo do Ensino Básico)Publication . Garcia, Sara Carolina Moreira; Mira Leal, Susana[...]. Este trabalho procura, pois, um entendimento formativo e pedagógico sobre a relevância da Abordagem Comunicativa no ensino e aprendizagem da Língua, nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos quais decorreram os estágios profissionais. Para isso, analisaremos as nossas práticas educativas que integraram um conjunto de atividades didáticas baseadas em pressupostos de uma ótica comunicativa, e que privilegiaram o domínio esclarecido, consciente e ativo da Língua. Em suma, o objetivo deste trabalho é o de compreender e divulgar os benefícios curriculares e educativos deste modelo comunicativo, procurando despertar os docentes para a sua operacionalização na sala de aula, com vista à promoção de espaços e experiências de aprendizagem dedicados à aprendizagem da Língua Materna, que favoreçam o desenvolvimento comunicativo de cada criança/aluno, para uma melhor vivência na sociedade democrática.