FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
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- Acompanhamento e integração dos novos colaboradores da SATAPublication . Cabeceiras, Carolina Cunha; Batista, Maria da Graça CâmaraEsta dissertação expõe o processo de acompanhamento e integração de novos colaboradores na SATA, com base no estágio que foi realizado nesta empresa durante 6 meses, mais propriamente, na Direção de Recursos Humanos. O trabalho que foi realizado durante este período no Grupo SATA teve como base o desenvolvimento de processos e procedimentos no âmbito do acolhimento e integração de novos colaboradores nesta mesma empresa, nomeadamente, a criação de diversos manuais para o apoio dos novos colaboradores e a definição de processos de integração de forma a facilitar o trabalho da empresa e a melhorar o acolhimento do novo colaborador. Para isso, foram estudados alguns temas ao longo deste relatório como a socialização organizacional, manual de acolhimento, programa de acolhimento, de forma a contextualizar o trabalho realizado durante o estágio.
- Alocação de riscos em Parcerias Público-Privadas : um estudo de casoPublication . Melo, Ana Cristina Bettencourt; Faria, Sandra DiasOs investimentos públicos nacionais e regionais são essenciais para garantir o desenvolvimento infraestrutural e a modernização da provisão de serviços públicos. Todavia, perante o atual contexto de restrições orçamentais e de acentuado endividamento do setor público, os Governos de diversos países têm apostado em alternativas inovadoras de montagem e realização de iniciativa pública, que rompem com as práticas de financiamento e investimento público convencionais. As Parcerias Público-Privadas (PPPs) constituem um paradigma. A opção pelas PPPs, em detrimento da contratação tradicional, não deve mover-se, apenas, por razões de mera engenharia financeira. Mais importante, as PPP devem ser consideradas pelas vantagens proporcionadas em termos de criação de Value for Money. Isto requer a clara comprovação das vantagens, na perspetiva do dispêndio de dinheiros públicos, em relação a outros modelos de contratação. As mais-valias associadas às PPPs de criar uma capacidade acrescida de realizar projetos e de gerar ganhos de Value for Money para o erário público estão diretamente relacionadas com a abordagem de partilha de risco entre os parceiros, particularmente com o maior ou menor grau de otimização, ao nível de cada projeto. A alocação ótima de risco depende das condições específicas de cada lugar - políticas, económicas, sociais, legislativas e geográficas. Conscientes da importância da distribuição do risco na eficiência das PPPs, académicos e instituições nacionais e internacionais procuram encontrar as melhores estratégias para a alocação dos riscos. O objetivo consiste em dotar os decisores políticos das ferramentas mais fiáveis e adequadas a uma correta tomada de decisão no que diz respeito à alocação de riscos em projetos de infraestruturas. Com este trabalho pretende-se contribuir para ampliar os conhecimentos neste campo, através da análise da forma como foi feita a alocação de riscos na única PPP rodoviária da Região Autónoma dos Açores, a concessão rodoviária em regime sem custos para o utilizador (SCUT) na Ilha de São Miguel, bem como dos encargos que a mesma acarreta para as Contas Públicas da Região. Para o efeito, foi elaborada, com base no respetivo contrato de concessão, a matriz de alocação de riscos. Concluiu-se que a distribuição dos riscos, no caso da SCUT na ilha de São Miguel, foi feita em consonância com as preferências internacionais de alocação de risco, obedeceu aos princípios de distribuição de riscos previstos na legislação portuguesa e respeitou as boas práticas referidas pelo Tribunal de Contas nesta matéria. No que diz respeito aos impactos desta PPP nas Contas Públicas Regionais constatou-se que os encargos contratualizados em 2014 e em 2015 corresponderam a 0,7% do Produto Interno Bruto Regional, valores estes que, por si só, expressam o peso desta PPP nas contas públicas regionais.
- Alojamento Local em São Miguel : perceção de valor para o consumidorPublication . Botelho, Maria Teresa Seridónio de Almeida Raposo; Moniz, Ana Isabel ArrudaPalavras como turismo, crescimento/desenvolvimento económico, criação de emprego, dinamização dos centros urbanos, entre outras, não estão de todo dissociadas do fenómeno que tem sido o Alojamento Local; isto sem mencionarmos o contributo das plataformas digitais. A presente dissertação tem como propósito abordar a perceção de valor para o consumidor que fica hospedado em unidades de Alojamento Local. Partindo da descrição do enquadramento histórico e jurídico e da análise da evolução do Alojamento Local, em Portugal e nos Açores, os principais objetivos da investigação são caraterizar o perfil dos hóspedes do Alojamento Local e as suas preferências em termos de alojamento turístico, bem como apurar o grau de importância atribuído a um conjunto de caraterísticas e à implementação de práticas ambientais nestas unidades de alojamento. Igualmente se averigua qual a plataforma online utilizada para efetuar a reserva, se é a primeira visita aos Açores e se recomendam a utilização do Alojamento Local nos Açores. O estudo empírico assenta num inquérito por questionário, aplicado aos hóspedes das unidades de Alojamento Local, na ilha de São Miguel, em agosto de 2019, tendo-se obtido 345 respostas válidas. A maioria dos inquiridos são estrangeiros, jovens, que viajam em casal ou família, têm habilitações literárias ao nível do ensino superior, sendo esta a sua primeira visita aos Açores. Em relação à plataforma utilizada para efetuar a reserva, 50% referem a Booking e 29% a Airbnb. A qualidade, a inovação, a informação disponibilizada sobre o destino turístico, a privacidade e o conforto, a oferta gastronómica, a socialização/proximidade com os anfitriões e o preço são fatores decisivos para optar pelo Alojamento Local, sendo menos valorizados a oferta de pequeno almoço e conhecer outros hóspedes e socializar com estes durante a estada. A disponibilidade de ecopontos, o isolamento térmico e acústico e a utilização de lâmpadas de baixo consumo são as medidas ambientais mais valorizadas.
- Alojamento rural e a sua procura nos AçoresPublication . Câmara, Válter Manuel Tavares Moreira; Moniz, Ana Isabel Arruda; Mendes, Armando BritoO destino “Azores” é cada vez mais procurado, não só pela abertura do espaço aéreo a companhias de baixo custo, mas também pelas características paisagísticas, simpatia e acolhimento dos habitantes das nove ilhas. Este trabalho tem como objetivo, por um lado, caraterizar a procura nas unidades de turismo em espaço rural com o intuito de conhecer o perfil destes turistas e, por outro, descobrir quais os aspetos que são mais valorizados na escolha desta tipologia de alojamento. Pretende-se igualmente avaliar as perceções dos turistas quanto à qualidade do alojamento, atividades ao ar livre, impacto ambiental, e tratamento personalizado. Apura, ainda, o grau de satisfação obtido em relação à estadia no TER e em relação à experiência global de visita no destino. Sendo os Açores uma região turística que está na fase de crescimento, importa desenvolver estratégias de ajustamento da oferta à procura turística, desenvolvendo produtos que permitam maximizar a qualidade da experiência do consumidor e a respetiva satisfação com a visita, tendo em conta a sustentabilidade do destino. O destino de sucesso será aquele que conseguir desenvolver produtos turísticos à medida das preferências de determinados segmentos de mercado e comunicá-los adequadamente através de campanhas de marketing dirigidas para esses alvos.
- Análise comparativa da presença online das DMOs das Regiões UltraperiféricasPublication . Pimentel, Luís Gonçalo Mota; Tiago, Flávio BorgesA internet e os Social Media já fazem parte do dia a dia das pessoas e das organizações em diversas indústrias e atividades, desempenhando um papel fundamental na nossa sociedade contemporânea pela proximidade que trouxeram ao nível da comunicação e a sua aplicabilidade no mundo empresarial, principalmente quando a empresa deseja alcançar novos mercados e participar do contexto global. Na indústria do turismo não é exceção e estão presentes não só no simples ato de promoção do destino, mas também no auxílio da tomada de decisão para os turistas/visitantes através da informação disponível nas diferentes plataformas online. Os Social Media trouxeram às DMOs oportunidades para alcançar uma audiência global permitindo a promoção dos destinos em vários locais do mundo e para diferentes públicoalvo em simultâneo com os mesmos recursos, ao contraste com as limitações da promoção “tradicional” em termos de segmentação e monitorização em tempo real. O objetivo deste estudo é explorar o uso do marketing digital e mais especificamente o dos Social Media entre as DMOs. O estudo utiliza análises comparativas de conteúdo entre páginas do Facebook, rastreio de menções em toda a Web, em qualquer idioma, para examinar o uso e o impacto das estratégias pelos diversos destinos.
- Análise custo-benefício da SCUT da ilha de São MiguelPublication . Correia, Luísa de Fátima Moniz; Fortuna, Mário José AmaralA Análise Custo-Benefício (ACB) é um instrumento de apoio importante tanto no processo de tomada de decisão sobre projetos de investimento de cariz público como na sua avaliação ex-post. O presente trabalho aborda, ex-post, a ACB de uma infraestrutura rodoviária construída em regime SCUT, na ilha de S. Miguel, nos Açores. Cabral (2009) utilizando a metodologia simplificada de Rus e Nombela (2006), abordou a problemática e concluiu que o projeto só produziria um valor atual positivo se um número inusitadamente elevado de utentes utilizasse diariamente a infraestrutura. O presente trabalho visa ampliar aquela análise utilizando a metodologia recomendada pela União Europeia, seguindo a aplicação desenvolvida por Pereira, Pereira e Andraz (2009) para avaliação da SCUT de Portugal Continental. Com esta metodologia é possível verificar o impacto financeiro, calculando as despesas e as receitas não só ao nível do concessionário, mas também o impacto microeconómico, ou seja, o efeito que a construção da estrada tem para a sociedade, comparando os seus benefícios e os seus custos. Utilizando a informação real disponível até 2015 e estimativas ajustadas para o futuro, conclui-se que a TIR do projeto para a concessionária é de 6,27%, sendo que a taxa de desconto do contrato havia sido fixada em 7,5%. Na perspetiva social, utilizando a mesma taxa de desconto, o valor atual líquido (VAL) assume o valor de €-147.053.486,29, implicando custos superiores aos benefícios, atualizados. Em cenários desenvolvidos, alterando o valor do tempo e o volume de tráfego, conclui-se que o VAL, na ótica social, só será positivo com pressupostos muito arrojados.
- Análise da evolução recente do setor das pescas nos AçoresPublication . Santos, Rodolfo Marques; Tiago, Flávio Borges; Couto, João Pedro AlmeidaO setor das pescas nos Açores é uma das principais fontes de exploração do mar, representando uma importante fonte de rendimentos com grande impacto social e económico, e que funciona também como fonte de alimentação saudável, criadora de emprego e fixadora de comunidades. Nos Açores, este setor diferencia-se de outras comunidades piscatórias pelo seu aspeto geomorfológico, escassez de bancos de pesca artesanais e distância aos principais mercados, o que reforça a necessidade de uma pesca responsável e sustentável. A sua comercialização é um processo complexo devido às características perecíveis do produto, com um grande número de intermediários e de fluxos biológicos que intervêm na instabilidade do mercado da oferta e procura de pescado fresco. Em 2016, o total de pescado descarregado na Região foi na ordem das 6.5 mil toneladas, correspondendo a 25.9 milhões de euros, sendo a média dos anteriores seis anos de 13.2 mil toneladas e 34 milhões de euros, pelo que 2016 se apresentou, tal como 2015, um ano mau para o setor. Neste contexto, a presente dissertação de mestrado pretende descrever e analisar a situação do setor das pescas nos Açores, a partir de dados públicos e estudos científicos, e posicionar os Açores no fluxo internacional do comércio de pescado, através de estatísticas pesqueiras mundiais. Com a informação disponível e analisada num software de big data, determinou-se a evolução de 2010 a 2016 das descargas nas lotas dos Açores, em termos de valor, peso, preço médio, por ano, mês e dia, ao grupo de espécies e à espécie, e fez-se uma análise ainda mais pormenorizada em espécies valorizadas economicamente e culturalmente na Região. Os resultados obtidos ajudam a conhecer pormenorizadamente as descargas na lota, podendo ser importante no controlo de stocks de peixe, na melhoria do processo da primeira venda de pescado e na adaptação às condições específicas de cada lota. Apresenta-se também uma análise ao setor baseada em entrevistas aos intervenientes na pesca, com os pontos fortes e fracos, e apontando para as oportunidades e ameaças do setor.
- Análise da presença online das empresas de animação turística nos Açores : trabalho de projetoPublication . Pereira, Nuno Filipe Santo; Couto, João Pedro Almeida; Tiago, Flávio BorgesO turismo é um sector que assume cada vez mais importância no plano económico-financeiro dos países. Nos Açores, apresentou o maior crescimento de todo o país. Esse crescimento provém da liberalização do espaço aéreo, conjugado com uma forte aposta no setor, pelo Governo Regional dos Açores, que tem vindo a trabalhar na qualificação da oferta e promoção do destino. Apesar do aumento e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelos agentes de animação turística no arquipélago, verificou-se a existência de lacunas na sua organização/ divulgação. Este trabalho surge com o objetivo de elaborar um estudo e análise ao posicionamento estratégico da presença online dos agentes de animação turística nos Açores, conjugado com o estudo de um caso de sucesso de um agente agregador de serviços online, analisando que vantagens traz para o mercado, quer para os consumidores, como para os fornecedores. Com o avanço das TIC, a forma de funcionamento da indústria de turismo sofreu alterações, desde a forma como o consumidor acede aos serviços (aquisições online em detrimento das presenciais), até à disponibilização e promoção destes serviços pelos fornecedores. Na atualidade, o planeamento estratégico é um elemento fundamental na realidade do mundo empresarial, tendo em conta o elevado nível de competição. Só assim, é possível à empresa preparar um futuro sustentável através de táticas e decisões estratégicas. Tendo em consideração a exigência dos mercados, só a partir da implementação e desenvolvimento de sistemas de informação, as empresas poderão ter acesso a indicadores que possam servir de base às táticas e decisões estratégicas. “Ser digital permite a recolha e análise de – e a resposta autónoma a – reações do ecossistema (…)” (Coimbra, 2016, pp. 22-23). Não existe de momento uma plataforma agregadora de todos os serviços de animação turística nos Açores. A implementação deste modelo de negócio permite promover a competitividade entre agentes turísticos, como também facilitar as tarefas de pesquisa, reserva e aquisição de serviços turísticos por parte dos consumidores.
- Análise das despesas públicas em educação e saúde nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira: Benchmarking nacional e internacionalPublication . Quadros, Rodrigo Tavares; Fortuna, Mário José AmaralO papel da despesa pública no crescimento económico é um dos temas mais debatidos nas políticas económicas e nas finanças públicas. Esta dissertação avalia o impacto das despesas públicas, com ênfase nas áreas da educação e da saúde, no crescimento económico das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, no período de 1999 a 2022 para os Açores e de 2004 a 2022 para a Madeira. A análise é realizada através de um modelo econométrico baseado na metodologia de Fortuna e Vieira (2007), que relaciona o PIB regional com variáveis como a despesa pública, o PIB nacional, o setor agrícola e o turismo. Os resultados indicam que, nos Açores, as despesas públicas, de forma geral, contribuíram positivamente para o crescimento económico. Em contraste, na Madeira, não foram encontrados indícios de que as despesas públicas, de forma global, tenham exercido um impacto positivo no PIB regional. As despesas em educação destacam-se como um fator relevante para o crescimento económico em ambas as regiões. Contudo, não se verificou que as despesas públicas em saúde tenham contribuído para o aumento do PIB nas regiões autónomas. Com base nos resultados obtidos, torna-se essencial avaliar cuidadosamente a evolução das despesas públicas, recomendando-se que os governos regionais adotem uma abordagem prudente ao aumentar o peso das mesmas em relação ao PIB, especialmente no que respeita às despesas em saúde, de forma a garantir que tal não comprometa a alocação de recursos para áreas cujo contributo e produtividade para o crescimento económico são mais evidentes, como é o caso da educação.
- Análise do comportamento do consumidor face à mobilidade elétrica automóvel: Caso de estudo da população de São MiguelPublication . Pimentel, Maria João Fróes; Rocha, Maria Luísa SilvaO problema das alterações climáticas tem desencadeado por parte da Comissão Europeia uma série de metas, com vista à redução das emissões de gases com efeito de estufa. O setor dos transportes é dos principais a contribuir para a emissão de gases poluentes e, por essa razão, metas futuras, como a proibição de venda de viaturas novas a combustão, têm feito com que as marcas apostem no fabrico de viaturas elétricas. Em Portugal, o nível de adoção de viaturas elétricas tem vindo a aumentar nos últimos anos. Assim, esta dissertação tem como finalidade analisar o comportamento do consumidor em São Miguel face à mobilidade elétrica automóvel, tendo-se procurado, através de um estudo de mercado pela aplicação de um questionário online, determinar quais os fatores individuais e externos ao consumidor que influenciam a decisão de compra de viaturas elétricas. Obtidas 171 respostas válidas, procedeu-se à análise descritiva dos dados e à análise de regressão linear múltipla, pretendendo-se analisar o comportamento da variável dependente “decisão de compra” em função das variáveis explicativas: rendimento; nível de escolaridade; preço; promoção; perceção sobre o carregamento e autonomia; grupos de referência internos e externos do consumidor; incentivos financeiros; preocupações ambientais e ânsia por inovação. Ao contrário do que seria preferível, os resultados à análise descritiva ditam que mais de metade da amostra nunca experienciou conduzir uma viatura elétrica e que as viaturas a combustão apresentam a maior representatividade na região, bem como enquanto opções de escolha no futuro. Os resultados à análise de regressão linear múltipla indicam que existe relação estatisticamente significativa em apenas cinco das hipóteses formuladas, nomeadamente: o nível de escolaridade; a perceção sobre a autonomia; as preocupações ambientais e a ânsia por inovação, com influência positiva na decisão de compra e, apesar da variável “preço” ser significativa, verificou-se um valor do coeficiente positivo, ao contrário do efeito negativo esperado.