Browsing by Issue Date, starting with "2018-03-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Análise da presença online das empresas de animação turística nos Açores : trabalho de projetoPublication . Pereira, Nuno Filipe Santo; Couto, João Pedro Almeida; Tiago, Flávio BorgesO turismo é um sector que assume cada vez mais importância no plano económico-financeiro dos países. Nos Açores, apresentou o maior crescimento de todo o país. Esse crescimento provém da liberalização do espaço aéreo, conjugado com uma forte aposta no setor, pelo Governo Regional dos Açores, que tem vindo a trabalhar na qualificação da oferta e promoção do destino. Apesar do aumento e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelos agentes de animação turística no arquipélago, verificou-se a existência de lacunas na sua organização/ divulgação. Este trabalho surge com o objetivo de elaborar um estudo e análise ao posicionamento estratégico da presença online dos agentes de animação turística nos Açores, conjugado com o estudo de um caso de sucesso de um agente agregador de serviços online, analisando que vantagens traz para o mercado, quer para os consumidores, como para os fornecedores. Com o avanço das TIC, a forma de funcionamento da indústria de turismo sofreu alterações, desde a forma como o consumidor acede aos serviços (aquisições online em detrimento das presenciais), até à disponibilização e promoção destes serviços pelos fornecedores. Na atualidade, o planeamento estratégico é um elemento fundamental na realidade do mundo empresarial, tendo em conta o elevado nível de competição. Só assim, é possível à empresa preparar um futuro sustentável através de táticas e decisões estratégicas. Tendo em consideração a exigência dos mercados, só a partir da implementação e desenvolvimento de sistemas de informação, as empresas poderão ter acesso a indicadores que possam servir de base às táticas e decisões estratégicas. “Ser digital permite a recolha e análise de – e a resposta autónoma a – reações do ecossistema (…)” (Coimbra, 2016, pp. 22-23). Não existe de momento uma plataforma agregadora de todos os serviços de animação turística nos Açores. A implementação deste modelo de negócio permite promover a competitividade entre agentes turísticos, como também facilitar as tarefas de pesquisa, reserva e aquisição de serviços turísticos por parte dos consumidores.
- Avaliação da contribuição do psicólogo para a valorização do produto turístico de saúde e bem-estarPublication . Soares, Sara Cristina Tomé Pacheco; Santos, Carlos Alberto da Silva Melo; Batista, Maria da Graça CâmaraNesta dissertação pretende-se analisar a contribuição do psicólogo para o desenvolvimento do produto turístico de Saúde e Bem-Estar, a fim de delinear estratégias de implementação e melhoria deste produto. Numa primeira parte introduz-se sumariamente o tema, justificando-se a sua pertinência à luz das estratégias definidas pelo Plano Estratégico Nacional para o Turismo de Saúde e Bem-Estar e das recomendações para a saúde da Organização Mundial de Saúde. De seguida apresentam-se os objetivos do estudo e a estrutura do trabalho. Numa segunda parte aprofunda-se teoricamente os contributos da Psicologia para o estudo do turismo em geral e do turismo de Saúde e Bem-Estar em específico, conhecendo-se os diferentes tipos deste sector turístico, culminando na importância de se conhecer o potencial do produto turístico de saúde e bem-estar para o desenvolvimento de novos produtos no campo da psicologia clínica. Numa terceira parte apresentam-se as questões e o método da investigação, passando-se à análise dos resultados obtidos. Finaliza-se com a apresentação das conclusões e implicações, com algumas propostas de implementação para o sector do Turismo na região, na vertente de Saúde e Bem-Estar.