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- Análise custo-benefício da SCUT da ilha de São MiguelPublication . Correia, Luísa de Fátima Moniz; Fortuna, Mário José AmaralA Análise Custo-Benefício (ACB) é um instrumento de apoio importante tanto no processo de tomada de decisão sobre projetos de investimento de cariz público como na sua avaliação ex-post. O presente trabalho aborda, ex-post, a ACB de uma infraestrutura rodoviária construída em regime SCUT, na ilha de S. Miguel, nos Açores. Cabral (2009) utilizando a metodologia simplificada de Rus e Nombela (2006), abordou a problemática e concluiu que o projeto só produziria um valor atual positivo se um número inusitadamente elevado de utentes utilizasse diariamente a infraestrutura. O presente trabalho visa ampliar aquela análise utilizando a metodologia recomendada pela União Europeia, seguindo a aplicação desenvolvida por Pereira, Pereira e Andraz (2009) para avaliação da SCUT de Portugal Continental. Com esta metodologia é possível verificar o impacto financeiro, calculando as despesas e as receitas não só ao nível do concessionário, mas também o impacto microeconómico, ou seja, o efeito que a construção da estrada tem para a sociedade, comparando os seus benefícios e os seus custos. Utilizando a informação real disponível até 2015 e estimativas ajustadas para o futuro, conclui-se que a TIR do projeto para a concessionária é de 6,27%, sendo que a taxa de desconto do contrato havia sido fixada em 7,5%. Na perspetiva social, utilizando a mesma taxa de desconto, o valor atual líquido (VAL) assume o valor de €-147.053.486,29, implicando custos superiores aos benefícios, atualizados. Em cenários desenvolvidos, alterando o valor do tempo e o volume de tráfego, conclui-se que o VAL, na ótica social, só será positivo com pressupostos muito arrojados.
- Gestão do capital intelectualPublication . Matos, Filipe Raposo; Faria, Sandra DiasO presente trabalho pretende analisar como é gerido o capital intelectual, usando para este propósito uma versão adaptada do Modelo do Capital Intelectual de Lopes e Martins (2000, adaptado). Tendo por base alguns dos indicativos que compõem este modelo, e recorrendo à literatura estudada para o propósito deste trabalho, pretende-se perceber as políticas de gestão das organizações com vista ao desenvolvimento do seu Capital Intelectual, e se usam um Modelo de Capital Intelectual como ferramenta de gestão dos seus ativos intangíveis. Este estudo terá por base duas organizações regionais, a partir das quais se irá proceder a uma análise comparativa, procurando evidenciar como desenvolvem este processo em contexto regional.
- Relacionamento empresa/cliente no mundo digital : uma abordagemPublication . Medeiros, Vera Lúcia da Costa; Tiago, Maria Teresa BorgesOs social media revolucionaram os meios de comunicação e a forma como as empresas interagem com os seus consumidores. O consumidor evoluiu e modificou a forma como busca informação antes da tomada de decisão de compra. A restauração tem sentido o alterar deste comportamento, quer pelo aumento da exigência dos consumidores, quer pela procura de validações de terceiros antes mesmo de procurarem o estabelecimento de restauração. O objetivo do presente trabalho consiste na busca de respostas de quem são estes novos consumidores e como eles estão presentes nos social media. Para tal, procurasse não só indagar os internautas sobre as suas motivações, mas também verificar as dinâmicas existentes dentro de uma rede social temática. Assim, consegue-se traçar o retrato do peso que os social media têm na tomadas de decisão de estratégia de comunicação das empresas e, também, o que são comunidades virtuais temáticas e quem nelas participa. O tipo de investigação adotado neste estudo foi do tipo quantitativo de natureza descritiva, recorrendo-se à recolha direta de conteúdo na rede social Facebook, na comunidade temática e ao método de questionário online. Foram obtidos 100 questionários válidos, os quais fornecem um conjunto de perceções sobre a utilização desses das comunidades virtuais temáticas. A análise de clusters foi realizada recorrendo ao método Kmeans Clusters, de forma a verificar as hipóteses de estudo. Os resultados apontam para a existência de diferentes perfis de utilizadores dentro da comunidade virtual temática, com diferentes motivações de presença, sendo que o fator em comum é o de comida como comunidade.