Browsing by Author "Caldeira, Suzana Nunes"
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- À conquista : Tempo criativo na academiaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Moreno, Elisa; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaSavickas (2008, cit. in Carvalho & Taveira, 2012) define a decisão vocacional como um processo evolutivo que ocorre ao longo de vários estádios de desenvolvimento e que resulta do conjunto de decisões que a pessoa toma à medida que se desenvolve, constituindo-se num processo exploratório, contínuo e subjetivo. Esta decisão torna-se, por vezes, difícil visto representar um processo complexo que envolve a exploração de alternativas, assim como a definição, clarificação e implementação de escolhas (Carvalho & Taveira, 2012). A aposta em oportunidades de exploração que fomentem o desenvolvimento pessoal, permite promover nos jovens o conhecimento acerca de si e do mundo que o rodeia, impulsionando a construção de uma visão mais diferenciada da realidade e incrementando o grau de consciência acerca das suas decisões (Jordaan, 1963, cit. in Königstedt & Taveira, 2010). Deste modo, desenvolver atividades de experimentação, investigação, procura e questionamento (Taveira, 2005, cit. in Taveira, Cunha & Faria, 2009) mostra-se relevante, podendo resultar na diminuição de sentimentos de incerteza quanto à decisão vocacional (Krumboltz & Thoresen, 1964, cit. in Taveira et al., 2009). Foi neste enquadramento que se concebeu o programa À Conquista que procurou contribuir para o desenvolvimento de perspetivas futuras e para a realização de boas escolhas vocacionais, através da exploração de talentos pessoais e do fomento da iniciativa e do juízo crítico.
- Acesso à formação profissional e espaço de oportunidade : um estudo na Região Autónoma dos AçoresPublication . Lalanda-Gonçalves, Rolando; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, OsvaldoNesta comunicação propomo-nos pôr em evidência os perfis relativos à formação profissional dos jovens açorianos tendo em conta as principais variáveis e indicadores das suas trajetórias escolares e laborais. Com efeito o sistema de formação profissional, estruturado através de uma rede de escolas de formação profissional de base concelhia, proporciona um conjunto de oportunidades e também de constrições que são percecionadas pelos jovens no contexto das suas trajetórias escolares e laborais. […]. Assim, o principal objetivo desta comunicação é o de caracterizar as lógicas sociais inerentes à frequência ou não de cursos de formação profissional na Região Autónoma dos Açores e o seu significado no contexto do sistema de educação/formação na Região Autónoma dos Açores. Para tal, a partir de um inquérito por questionário, realizado em 2010 a uma amostra representativa dos jovens açorianos de 15 a 34 anos composta por 1485 indivíduos procedeu-se a uma análise em correspondências múltiplas ACM tendo em vista estudar as associações entre as categorias das diversas variáveis qualitativas nominais e das variáveis que foram recodificadas em qualitativas nominais diretamente ligadas à compreensão tanto das trajetórias escolares e laborais na sua relação com a frequência ou desejo de frequentar cursos de formação profissional. […].
- Acolhimento, integração e envolvimento académico : um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superiorPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, MariaEste trabalho tem o intuito de ajudar a compreender o processo de entrada no Ensino Superior (ES), com base nas características sociodemográficas dos estudantes, nas suas experiências de integração e acolhimento, e no seu envolvimento. […]. Os dados foram analisados utilizando testes não paramétricos e a Análise em Componentes Principais Categórica (CatPCA). No mapa percetual resultante da CatPCA, a 1ª dimensão evidencia a oposição entre os estudantes com menores níveis de envolvimento académico (sobretudo na dimensão afetiva), participação, integração e acolhimento, e os restantes. Por outro lado, a 2ª dimensão opõe os mais novos, os que concordam mais com o papel da praxe a nível da integração académica e os que revelam menores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva, aos mais velhos, que tendencialmente não valorizam tanto o papel da praxe e apresentam maiores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva.
- Açorianidade e a obra de Domingos RebêloPublication . Simas, Rosa Neves; Caldeira, Suzana NunesNo ano em que Vitorino Nemésio criou o termo açorianidade (1932), o pintor Domingos Rebêlo, com 20 anos de atividade e regressando dos seus estudos em Paris, prosseguia com a sua intensa obra, traduzindo a mundividência açoriana através da tela. Inicialmente uma referência pessoal nemesiana, o termo açorianidade, no trabalho de estudiosos como António Machado Pires, veio a assumir um significado mais amplo, correspondendo hoje a uma noção de identidade coletiva. No presente trabalho interpreta-se a obra de Domingos Rebêlo à luz desse conceito característico da cultura açoriana, conjugando as noções de identidade provindas da análise discursiva, dos estudos culturais, e da escrita de Machado Pires sobre a açorianidade.
- Ancoragem : um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofreniaPublication . Cabral, Joana Moura; Bulhões, Marta; Pereira, Vanessa Micaela da Ponte; da Motta, Carolina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaA Psicoeducação é uma abordagem educativa não-formal, que tem vindo a ganhar relevo pelo impacto positivo que exerce no processo de recuperação de determinadas doenças. Esta abordagem tem como principal objetivo fornecer informação sobre uma doença e disponibilizar ferramentas para lidar com as particularidades do problema de saúde. A literatura sobre intervenções psicoeducativas refere-se essencialmente a sessões expositivas de conhecimentos técnicos da doença, parecendo existir poucas referências que especifiquem outros métodos e técnicas pedagógicas utilizadas neste tipo de intervenção. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar um programa de psicoeducação, dando principal enfoque ao papel dos vários métodos e técnicas pedagógicas utilizadas no mesmo.
- Ancoragem: um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofreniaPublication . Cabral, Joana Moura; da Motta, Carolina; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA Psicoeducação é uma abordagem educativa, que tem vindo a ganhar relevo pelo impacto positivo que exerce no processo de recuperação de determinadas doenças. A Psicoeducação visa ajudar os doentes e/ou seus familiares a aprender os principais aspetos sobre uma doença; esclarecer dúvidas e desmistificar crenças sobre a psicopatologia; adquirir ferramentas adequadas para lidar diariamente com as articularidades do problema de saúde; minimizar o stress familiar provocado pela doença; prestar apoio social, bem como, promover o envolvimento ativo do doente e da família nos cuidados de saúde. Esta é uma abordagem baseada em métodos experimentais e científicos, e caracteriza-se por ser estruturada, diretiva, limitada no tempo, focada no presente e no desenvolvimento de capacidades que permitam uma melhor gestão da doença. [...].
- Aprender a lidar com a mudança : uma das responsabilidades dos processos de formaçãoPublication . Caldeira, Suzana NunesNeste texto apresentam-se dois tipos de desafio associados ao confronto do indivíduo com situações que requerem urna resposta. Em alguns casos o desafio que se coloca é de ordem técnica; noutros solicita transformação e ajustamento pessoal. Aparentemente trata-se de uma distinção simples e imediata. No entanto, no quotidiano, as pessoas nem sempre prestam a devida atenção a essas particularidades, o que traz, em regra, consequências desfavoráveis para as ações que desenvolvem. Contribuir para essa destrinça pode constituir um aspeto importante a considerar quando se fala de processos formativos ou se reflete sobre gestão da formação.
- Aspectos da validação de escalas de avaliação do funcionamento do alunoPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Gomes, Carlos; Sousa, Áurea; Silva, OsvaldoNeste trabalho são apresentados resultados decorrentes do processo de validação de duas Escalas de avaliação do funcionamento do aluno do ensino básico. Trata-se de Escalas de auto-relato, para uso do professor. Ambas as Escalas são definidas por diferentes dimensões que, no seu conjunto, procuram dar informação sobre o modo como o aluno explora os conteúdos programáticos, organiza o trabalho escolar e se relaciona com os outros, em especial com os pares. Os resultados que se apresentam procuram traduzir a consistência interna de cada uma das dimensões, assim como o comportamento de variáveis sociodemográficas e escolares por dimensão.
- Aspirações escolares em estudantes com diferentes níveis de envolvimento na escola : um estudo em rapazes e em raparigasPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, Céu; Janeiro, Isabel; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana Nunes; Bahia, Sara; Nogueira, João; Galvão, Diana; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Festas, Isabel; Pereira, TiagoContexto: A importância das aspirações escolares em adolescentes tem sido salientada, mas pouco investigada. Objetivo: Este estudo teve como objetivo proceder ao levantamento das aspirações escolares de jovens alunos e analisar a relação que mantêm com o envolvimento na escola, por grupo de pertença ao sexo (rapazes e raparigas). Método: A amostra foi constituída por 685 estudantes de diferentes anos de escolaridade (6º, 7º, 9º e 10º anos), de escolas de diferentes zonas do país. Os alunos preencheram escalas de avaliação do envolvimento na escola e foi-lhes pedido que especificassem até quando pretendiam continuar a estudar. Resultados: as análises permitiram encontrar relações significativas entre as variáveis aspirações escolares e envolvimento na escola, quer nos rapazes quer nas raparigas, apresentando-se as aspirações mais elevadas no grupo com maior envolvimento e de acordo com as hipóteses do estudo. Os resultados foram interpretados num posicionamento cognitivo-social, tomando como suporte de discussão a sua comparação com investigações anteriores. Sugestão: é destacada a necessidade de futuras pesquisas com amostras mais heterogéneas e a utilização de entrevistas a alunos de subgrupos específicos.
- Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliaçãoPublication . Tavres, Marta Januário; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, OsvaldoENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A assertividade contribui para o desenvolvimento de relações ajustadas que favorecem o envolvimento do aluno com pares e professores. Défices de assertividade associam-se a comportamentos de desvinculação com a escola, nomeadamente absentismo e reprovações. A assertividade corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, verificando-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade no contexto escolar. OBJETIVO: Estudar as propriedades da Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE), usando, entre outros instrumentos, a EAE-E4D para o estudo da validade convergente e o (in)sucesso escolar enquanto critério externo. METODOLOGIA: Os estudos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE foram realizados a partir de uma amostra de 455 alunos, de ambos os sexos, do 8.º e 10.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. RESULTADOS: No estudo da dimensionalidade, foram identificadas três dimensões; assertividade Básica, Assertividade com Desconhecidos e Assertividade em Situações de Confronto. Na fidelidade foram alcançados bons indicadores de consistência interna. Quanto à validade a EAACE relaciona-se positivamente com o envolvimento dos alunos e inversamente com o insucesso, sendo os mais assertivos aqueles que apresentaram menos reprovações e um menor absentismo. CONCLUSÃO: Ressalta-se a pertinência da validação da EAACE dada a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar e a importância desta variável na adesão dos alunos à escola, nomeadamente no domínio das relações emocionais do aluno com a escola, professores e colegas, assim como das atividades académicas e sucesso escolar.