Advisor(s)
Abstract(s)
Contexto: A importância das aspirações escolares em adolescentes tem sido salientada, mas pouco investigada. Objetivo: Este estudo teve como objetivo proceder ao levantamento das aspirações escolares de jovens alunos e analisar a relação que mantêm com o envolvimento na escola, por grupo de pertença ao sexo (rapazes e raparigas). Método: A amostra foi constituída por 685 estudantes de diferentes anos de escolaridade (6º, 7º, 9º e 10º anos), de escolas de diferentes zonas do país. Os alunos preencheram escalas de avaliação do envolvimento na escola e foi-lhes pedido que especificassem até quando pretendiam continuar a estudar. Resultados: as análises permitiram encontrar relações significativas entre as variáveis aspirações escolares e envolvimento na escola, quer nos rapazes quer nas raparigas, apresentando-se as aspirações mais elevadas no grupo com maior envolvimento e de acordo com as hipóteses do estudo. Os resultados foram interpretados num posicionamento cognitivo-social, tomando como suporte de discussão a sua comparação com investigações anteriores. Sugestão: é destacada a necessidade de futuras pesquisas com amostras mais heterogéneas e a utilização de entrevistas a alunos de subgrupos específicos.
Description
XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE subordinado ao tema Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013 (Comunicação).
Keywords
Aspirações Escolares Envolvimento do Aluno na Escola Diferenças entre Sexos Educational Aspirations Gender Differences Involvement of Students in School
Citation
Feliciano Veiga, H; Taveira, C.; Janeiro, I.; Melo, M.; Caldeira, Suzana N; Bahia, S.; Nogueira, J.; Galvão, D.; Almeida, A.; Carvalho, Carolina; Conboy, J.; Festas, M.; Pereira, T. (2013). Aspirações escolares em estudantes com diferentes níveis de envolvimento na escola: um estudo em rapazes e em raparigas. In XX Colóquio da secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa (Comunicação).
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa