Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Assertividade e envolvimento dos alunos.pdf977.69 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A assertividade contribui para o desenvolvimento de relações ajustadas que favorecem o envolvimento do aluno com pares e professores. Défices de assertividade associam-se a comportamentos de desvinculação com a escola, nomeadamente absentismo e reprovações. A assertividade corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, verificando-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade no contexto escolar. OBJETIVO: Estudar as propriedades da Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE), usando, entre outros instrumentos, a EAE-E4D para o estudo da validade convergente e o (in)sucesso escolar enquanto critério externo. METODOLOGIA: Os estudos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE foram realizados a partir de uma amostra de 455 alunos, de ambos os sexos, do 8.º e 10.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. RESULTADOS: No estudo da dimensionalidade, foram identificadas três dimensões; assertividade Básica, Assertividade com Desconhecidos e Assertividade em Situações de Confronto. Na fidelidade foram alcançados bons indicadores de consistência interna. Quanto à validade a EAACE relaciona-se positivamente com o envolvimento dos alunos e inversamente com o insucesso, sendo os mais assertivos aqueles que apresentaram menos reprovações e um menor absentismo. CONCLUSÃO: Ressalta-se a pertinência da validação da EAACE dada a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar e a importância desta variável na adesão dos alunos à escola, nomeadamente no domínio das relações emocionais do aluno com a escola, professores e colegas, assim como das atividades académicas e sucesso escolar.

Description

II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Keywords

Competência Social Assertividade Adesão à Escola Contexto Escolar Instrumento de Avaliação

Citation

Tavares, M., Caldeira, S.N. & Silva, O. (2016). "Assertividade e envolvimento escolar dos alunos: A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico (pp. 370-386). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

CC License