Departamento de Gestão
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Browsing Departamento de Gestão by advisor "Batista, Maria da Graça Câmara"
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- Acompanhamento e integração dos novos colaboradores da SATAPublication . Cabeceiras, Carolina Cunha; Batista, Maria da Graça CâmaraEsta dissertação expõe o processo de acompanhamento e integração de novos colaboradores na SATA, com base no estágio que foi realizado nesta empresa durante 6 meses, mais propriamente, na Direção de Recursos Humanos. O trabalho que foi realizado durante este período no Grupo SATA teve como base o desenvolvimento de processos e procedimentos no âmbito do acolhimento e integração de novos colaboradores nesta mesma empresa, nomeadamente, a criação de diversos manuais para o apoio dos novos colaboradores e a definição de processos de integração de forma a facilitar o trabalho da empresa e a melhorar o acolhimento do novo colaborador. Para isso, foram estudados alguns temas ao longo deste relatório como a socialização organizacional, manual de acolhimento, programa de acolhimento, de forma a contextualizar o trabalho realizado durante o estágio.
- Aferição da positividade nas empresas micaelenses: um estudo empíricoPublication . Leite, Sofia Carreiro; Batista, Maria da Graça CâmaraAtualmente é de extrema dificuldade separar a vida profissional da vida pessoal, fazendo assim muitas vezes com que os colaboradores de uma organização levem os seus problemas e preocupações do trabalho para casa ou de casa para o trabalho. Neste sentido, é importante que as empresas comecem a zelar pelo bem-estar dos seus colaboradores. É necessário criarem ambientes estáveis para que os seus colaboradores operem com maior eficiência, mostrar confiança nos colaboradores, trata-los com respeito, promover os seus atributos, o seu bem-estar, justiça e comunicação entre todos. No fundo, criar uma empresa positiva para os seus colaboradores. Mas será que existem empresas positivas? Será que existem empresas positivas em São Miguel? É nestas organizações que esta dissertação se concentra. Esta dissertação tem como objetivo aferir o nível de positividade nas empresas micaelenses. Para isto foi utilizado o método de investigação quantitativo, o inquérito por questionário, que foi distribuído por várias empresas do sector empresarial de São Miguel. As respostas foram agrupadas posteriormente em 6 dimensões caraterizadoras das organizações positivas. O resultado mostrou que as empresas inquiridas, numa escala de positividade de 1 a 6 pontos, possuem uma média de 3,96. Este valor indica-nos que apesar de estarem num bom caminho, nas empresas micaelenses ainda existe espaço para melhorias.
- Atitude face à utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação: proposta de um instrumento para aferir as atitudes de docentes face à utilização das tecnologias nas atividades laboraisPublication . Canella, Victor Borges; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Rocha, Maria Luísa SilvaO objetivo do estudo foi criar um instrumento com a finalidade de aferir a atitude dos docentes face à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas atividades laborais, mais especificamente no ensino presencial. Para tal, foram adotadas práticas e protocolos para a elaboração de instrumentos de mensuração de atitudes disponíveis na literatura. A amostra para a validação do instrumento foi de 200 docentes de instituições de ensino superior no Brasil. O software Statistical Package for the Social Sciences 29 (SPSS) foi utilizado para estatísticas descritivas, teste de normalidade e confiabilidade dos dados. O software FACTOR foi utilizado para a validação do instrumento por meio de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE). Foram verificadas a adequação dos dados e da amostra utilizando o teste de esfericidade de Bartlett (Sig. p-valor < 0,05) e a estatística de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO: 0,87236). A Measure of Sampling Adequacy (MSA) foi utilizada para identificar itens problemáticos. Correlações policóricas foram necessárias devido à natureza ordinal dos dados. A Análise Paralela (AP) foi realizada para determinar o número de fatores, revelando inicialmente um fator significativo ao considerar o percentil 95 das variâncias aleatórias e dois fatores significativos ao considerar a média. A estrutura fatorial resultou em dois fatores principais: "Formação continuada em TDIC em favor da educação" (Fator 1) e "Integração equilibrada das TDIC juntamente com as Metodologias Ativas" (Fator 2). O modelo final apresentou um bom ajuste aos dados com valores de RMSEA (0,058), CFI (0,995) e TLI (0,994) indicando alta adequação. Após a análise da matriz de correlações Policóricas, complementada pela análise da Pratt's Importance Measure, foram excluídos quatro itens pouco representativos do Fator 1. Os valores do H-index para os fatores foram altos, com o Fator 1 apresentando H-latent de 0,984 e H-observed de 1,005, e o Fator 2 apresentando H-latent de 0,975 e H-observed de 1,024. Estes valores indicam uma alta replicabilidade, ou seja, os fatores identificados são consistentes e provavelmente serão replicados em estudos futuros. Por fim, foram sugeridas faixas de classificação para interpretar os resultados obtidos pela escala desenvolvida, garantindo uma análise mais específica e detalhada das diferentes áreas abordadas pela escala.
- Avaliação da contribuição do psicólogo para a valorização do produto turístico de saúde e bem-estarPublication . Soares, Sara Cristina Tomé Pacheco; Santos, Carlos Alberto da Silva Melo; Batista, Maria da Graça CâmaraNesta dissertação pretende-se analisar a contribuição do psicólogo para o desenvolvimento do produto turístico de Saúde e Bem-Estar, a fim de delinear estratégias de implementação e melhoria deste produto. Numa primeira parte introduz-se sumariamente o tema, justificando-se a sua pertinência à luz das estratégias definidas pelo Plano Estratégico Nacional para o Turismo de Saúde e Bem-Estar e das recomendações para a saúde da Organização Mundial de Saúde. De seguida apresentam-se os objetivos do estudo e a estrutura do trabalho. Numa segunda parte aprofunda-se teoricamente os contributos da Psicologia para o estudo do turismo em geral e do turismo de Saúde e Bem-Estar em específico, conhecendo-se os diferentes tipos deste sector turístico, culminando na importância de se conhecer o potencial do produto turístico de saúde e bem-estar para o desenvolvimento de novos produtos no campo da psicologia clínica. Numa terceira parte apresentam-se as questões e o método da investigação, passando-se à análise dos resultados obtidos. Finaliza-se com a apresentação das conclusões e implicações, com algumas propostas de implementação para o sector do Turismo na região, na vertente de Saúde e Bem-Estar.
- Avaliação da satisfação dos utentes em relação aos centros de saúde do Serviço Regional de Saúde dos AçoresPublication . Pimentel, Heliodoro Jacinto Monteiro Fortes; Batista, Maria da Graça Câmara; Couto, João Pedro AlmeidaO presente estudo tem por objectivo avaliar a satisfação dos utentes relativamente aos centros de saúde do Serviço Regional de Saúde dos Açores. Esta avaliação será feita através da aferição do nível de satisfação global e da sua discriminação em relação a diferentes aspectos de funcionamento, nomeadamente ao nível da Organização Geral dos Serviços, o Atendimento, os Serviços Médicos e os Serviços de Enfermagem. Será também determinado, em relação a cada uma destas dimensões, a satisfação com aspectos específicos de desempenho e identificação de áreas de intervenção prioritárias em termos de melhoria na perspectiva dos utentes.
- Avaliação de desempenho no setor de medicina dentária : um estudo de casoPublication . Medeiros, Marina do Couto; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra ToledoNos dias de hoje, a Gestão de Recursos Humanos (GRH) é apontada como uma variável que apresenta uma influência positiva na performance das organizações, levando à valorização do indivíduo e necessidade de haver uma avaliação de desempenho dos mesmos. Atualmente, a avaliação de desempenho é considerada uma ferramenta primordial a aplicar nas empresas. Tal, apresenta-se como um desafio às organizações desenvolver e empregar ferramentas de gestão que lhes asseguram um certo nível de competitividade atual e futura. O presente estudo visa analisar o desempenho dos colaboradores de uma empresa do sector da medicina dentária, através de sistemas de avaliação de desempenho, indo ao encontro das diversas teorias apresentadas. Através destas, propõe-se identificar eventuais lacunas e/ou fatores que possam estar a influenciar o respetivo desempenho. Após esta fase e identificadas as lacunas e/ou fatores, estes são alvo de avaliação de forma a determinar o impacto das mesmas a nível da performance organizacional. Pretende-se igualmente compreender a necessidade de aplicar ou não de medidas de melhoria contínua do desempenho de cada colaborador.
- Conceção de um Balenced Scorecard para apoio à gestão numa empresa de pré-fabricados de betão : um caso de estudoPublication . Vieira, Júlia Paulo; Batista, Maria da Graça Câmara; Rocha, Maria Luísa SilvaNos dias de hoje, marcados por uma grande competitividade entre as organizações, é essencial para o sucesso das organizações, uma boa avaliação e acompanhamento da sua performance organizacional. Assim, as abordagens tradicionais, mecanicistas e financeiras, focadas no curto prazo, deram origem a abordagens mais abrangentes que incluem diferentes aspetos da organização (financeiros e não-financeiros) numa ótica de longo prazo. Neste contexto, surgiu o Balanced Scorecard (BSC), como ferramenta de gestão estratégica, que serve de apoio à implementação e monitorização de uma estratégia previamente definida, para auxiliar a medição do desempenho sob diversos pontos de vista (perspetivas) e a tomada de decisões nas empresas. O BSC baseia-se na formulação de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e definição de iniciativas estratégicas distribuídas por diferentes perspetivas. No presente trabalho foi desenvolvido o Balanced Scorecard para uma Pequena e Média Empresa, a Vieiras – Fabricantes de Materiais de Construção, Lda, com base nos conhecimentos adquiridos através da revisão da literatura e da informação disponibilizada pela empresa, quer pela via documental, quer através das entrevistas realizadas a alguns dos seus gerentes. O estudo permitiu constatar que a estratégia da Vieiras, Lda beneficiaria com a aplicação do BSC, uma vez que poderá auxiliar a empresa numa melhor definição da sua estratégia e consequentemente na sua operacionalização, facilitando o alinhamento organizacional e aumentando a eficácia na tomada de decisão.
- Espiritualidade no local de trabalho : da liderança ao empenhamento na Cybermap, LdaPublication . Machado, Ricardo Manuel Melo; Batista, Maria da Graça CâmaraCom o presente estudo pretende-se aferir a presença de Espiritualidade no Local de Trabalho e sua influência nas componentes Afetiva, Normativa e Instrumental de Empenhamento Organizacional, bem como verificar a influência da Liderança Espiritual e Capital Pessoal no constructo central deste trabalho. Procedeu-se à análise de conteúdo de 21 Entrevistas, Observações Etnográficas e Documentação, recolhidas numa organização Açoriana, com posterior triangulação junto dos participantes. Verificou-se que a predominância da componente Afetiva e consequente comportamento de Cidadania Organizacional resultou sobretudo da satisfação da necessidade por pertença e apreço (Sentido de Comunidade) e da congruência entre autoconceito e função/trabalho desempenhado (Vida Interior). Tanto o Sentido de Comunidade como a Vida Interior foram predominantemente influenciados pela Liderança Espiritual através da Fé/Esperança demonstrada na Visão e colaboradores e prática de valores de Amor Altruísta. Em termos de Capital Pessoal, a Sociabilidade influenciou, acima de tudo, o Sentido de Comunidade e a apetência natural pelo desafio a expressão de Vida Interior. Estes resultados salientam elementos que podem ser usados pela liderança nas atividades de gestão, recrutamento e seleção como fonte de Espiritualidade no Local de Trabalho e consequente contributo positivo para o Empenhamento Organizacional e Cidadania Organizacional.
- Estudo de impacto e satisfação de evento desportivo : um caso práticoPublication . Pinheiro, Sérgio Cláudio da Silva Rodrigues; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra ToledoEste estudo procura analisar qual o impacto que o campeonato mundial de surf conhecido por SATA Azores Pro tem na economia açoriana tanto a nível económico como ao nível de satisfação dos visitantes para com o evento desportivo e o que isso pode significar para os Açores como destino turístico. Desde 2009 que ocorre este evento desportivo com o SATA Azores Pro 2015 a ser uma etapa Prime do circuito mundial de qualificação, com a participação de 96 atletas, na praia de Santa Bárbara na ilha de São Miguel com transmissão em direto na internet num canal do Youtube. Foi aplicado um inquérito com 13 questões aos visitantes deste evento em que a amostra foi constituída com 208 inquéritos. Os visitantes que responderam aos inquéritos pronunciaram-se sobre a despesa efetuada durante a estadia e sobre a satisfação em relação aos diversos atributos deste evento. Os visitantes que se deslocaram à região tiveram uma despesa média de 1350 € com destaque para as despesas com as passagens aéreas, hotel, táxi/autocarro/ carro de aluguer e alimentação. Em relação à satisfação dos visitantes, incluindo também pessoas da comunidade local, verificou-se uma satisfação global muito satisfatória para com o evento com destaque para os acessos ao local e desempenho dos atletas.
- Gestão de recursos humanos: Relatório de estágio na empresa Finançor – Distribuição Alimentar, LdaPublication . Medeiros, Ana Maria Andrade; Vieira, José António Cabral; Batista, Maria da Graça CâmaraHoje, cada vez mais se assiste à necessidade de haver uma gestão eficiente dos recursos humanos nas organizações, encarados como a chave do sucesso organizacional. Gerir recursos humanos é uma função que está presente na dinâmica de todas as organizações, e a aposta na inovação, formação, organização interna e a capacidade de atrair bons colaboradores são aspetos fundamentais que se projetam para o exterior e contribuem positivamente para o fortalecimento da sua imagem no mercado. É por isso fundamental que existam boas práticas de gestão de recursos humanos e que se reúna recursos adequados para as poder aplicar. O presente relatório tem como objetivo a obtenção do grau mestre em Ciências Económicas e Empresarias, com especialização em gestão de recursos humanos, e surge no seguimento da realização de estágio em contexto laboral, ao abrigo do programa Estagiar L. O Estágio teve a duração de 9 meses e decorreu no Departamento de Recursos Humanos da Finançor - Distribuição Alimentar, Lda e Finançor Cash&Carry, Lda, cuja principal atividade é a distribuição alimentar a retalho e grossista através dos supermercados SOL*MAR e Recheio Cash&Carry. A sua consolidação tem vindo a verificar-se e hoje é considerada uma das maiores e mais prestigiadas empresas nos Açores, que trabalha diariamente para prestar serviços de qualidade e adequados às necessidades dos seus clientes. Estagiar num dos maiores grupos económicos dos Açores é potencialmente desafiante, mas rico de aprendizagem no exercício da gestão dos seus recursos humanos. O estágio teve como objetivo proporcionar a aplicação das diferentes abordagens teóricas lecionadas no mestrado, desde a utilização das diversas práticas dos recursos humanos nos processos de recrutamento e seleção ao processamento salarial e gestão contratual dos funcionários. A aprendizagem e a experiência profissional desenvolvida durante este período e nas diversas atividades de que fui encarregue, contribuíram de forma positiva para a aquisição e desenvolvimento de novas competências técnicas, científicas, afetivas e comunicacionais na área dos recursos humanos, o que resultou numa opinião positiva quanto à entidade e à forma como executam as suas atividades.
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