Departamento de Educação
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Browsing Departamento de Educação by advisor "Arroz, Ana Margarida Moura"
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- Contextos de resiliência e de delinquência nas experiências de adolescentes em riscoPublication . Silveira, Cláudia Raquel Rosa; Arroz, Ana Margarida MouraOs comportamentos delinquentes, apesar de serem transversais à história da humanidade, ocupam atualmente um lugar de destaque, com novas formas, novos delitos e novas intervenções. As respostas sociais a este fenómeno dividem-se e multiplicam-se sobretudo em torno das perspetivas dos peritos, que elevam fatores familiares a potenciadores primordiais a percursos de delinquência. Ao tomar uma orientação fenomenológica, este estudo pretende ouvir e compreender as teorias pessoais dos adolescentes em situação de risco, com e sem experiência de delito, assim como destacar as suas atribuições causais para a frequência desse comportamento. Na busca desse objetivo, são contemplados fatores internos de autovaloração, e fatores contextuais, no que se refere à família, aos pares e ao envolvimento institucional, de modo a enquadrar as posições de cada um dos participantes. São utilizadas técnicas essencialmente qualitativas, na produção e análise de dados, e recorre-se ainda a técnicas quantitativas para análises pontuais. Nas narrativas dos participantes é evidente a importância que é dada ao próprio adolescente, enquanto agente responsável pelos seus comportamentos.
- A criatividade na educação : enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Mouzon, Cecília Maria Ázera Ribeiro; Arroz, Ana Margarida Moura; Sousa, Francisco José RodriguesO presente Relatório de Estágio partiu de uma questão sobre uma temática que tem muita importância na minha vida, a criatividade. Neste sentido, procuro neste relato escrito apresentar os resultados obtidos a partir de um estudo desenvolvido em planos distintos: a pesquisa documental a nível teórico e a nível dos documentos orientadores das práticas educativas, a pesquisa sobre as atribuições conceptuais e operacionais com os docentes e a organização da intervenção pedagógica, nas atividades experimentais desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I (Educação Pré-Escolar) e II (1.º Ciclo) que integram o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação (campus de Angra do Heroísmo). Tendo em conta a realidade social e educacional atual, pretende-se neste relatório analisar e fundamentar a mais-valia da criatividade como estratégia facilitadora das aprendizagens através de uma prática que interrelacione os conteúdos curriculares com a diversidade cultural e social, assim como justificar a necessidade de promover a criatividade como uma competência essencial ao desenvolvimento do pensamento divergente, que capacita as crianças com mais “ferramentas” para enfrentarem o futuro. Para que tais factos se tornem num cenário real, este relatório chama a atenção para a importância de outro componente influenciador em todo o processo ensino-aprendizagem, o papel do docente, que consoante o perfil profissional adotado pelo mesmo, pode determinar o sucesso das mudanças esperadas a nível da reforma do currículo e das práticas educativas, para bem das crianças hoje e da sociedade futura.
- Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no âmbito do Currículo Regional da Educação Básica da Região Autónoma dos Açores (CREB)Publication . Melo, Ana Catarina Freitas; Arroz, Ana Margarida Moura; Sousa, Francisco (José Rodrigues)A problemática da sobre exploração do planeta e dos recursos que este tem, tornou importante a necessidade de se incutir nos mais novos a ideia de que só garantimos às gerações futuras um mundo igual ao nosso se cuidarmos do mundo atual em que vivemos. É desta necessidade que surge o conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a inclusão das noções de preservação, proteção e conservação do nosso planeta nos programas escolares. Assim, partindo da ideia de que é nos mais novos que a EDS deve começar, nasce este trabalho, que teve como ponto de partida o referencial Curricular para a Educação Básica da Região Autónoma dos Açores. O referencial procura dar resposta às problemáticas da atualidade, sendo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável um dos temas transversais a ser abordado junto da comunidade escolar açoriana, adaptando-se o mesmo ao contexto de insularidade e às necessidades específicas dos Açores. De entre as várias abordagens propostas pelo referencial, relativamente à Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a escolha recaiu sobre a Biodiversidade e proteção da mesma. Esta área encontra-se intimamente ligada aos Açores, pois nas nove ilhas que compõe o arquipélago é possível encontrar uma variedade de formas de vida singulares que muitos dos seus habitantes desconhecem. Tornou-se, assim, uma meta com este trabalho, divulgar junto dos mais novos a biodiversidade endémica dos Açores e a preocupação da sua preservação para que o equilíbrio do ecossistema local e, consequentemente, mundial seja garantido.
- A identidade com o lugar de pessoas idosas institucionalizadas : um estudo exploratório realizado em dois lares da ilha Terceira (Açores)Publication . Pavão, Sónia Silveira; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Arroz, Ana Margarida MouraA institucionalização de pessoas idosas é cada vez mais uma realidade em Portugal, o aumento contínuo do segmento da população com idades mais avançadas implica respostas da sociedade no desenvolvimento de estruturas de apoio à própria pessoa idosa e aos seus familiares. O presente estudo tem como participantes 26 pessoas idosas de dois Lares de Angra do Heroísmo, vocacionados para públicos diferenciados a nível de autonomia e poder económico. Este estudo tem como propósito perceber se a personalização dos espaços privados nos lares de acolhimento de pessoas idosas ajuda a desenvolver uma identidade com o lugar, favorável à adaptação. A mudança para o lar corresponde a um processo singular de adaptação, cujo resultado depende da identidade que a pessoa idosa cria com o novo lugar. Neste contexto, colocam-se várias questões: desenvolverão as pessoas idosas identificações positivas com o “lar”? Como caracterizam essa pertença e em que é que ela se manifesta? Que aspetos serão promotores da identidade com o lugar? Estarão estes aspetos relacionados com o modo como se processa a adaptação das pessoas idosas na instituição? Que condicionantes a facilitam e a dificultam? Participar na decisão de entrada no lar facilitará a sua adaptação? E que papel desempenha nesse processo de adaptação a personalização dos espaços privados? Estas representam as principais interrogações que orientaram a nossa incursão empírica, no sentido de desvendar alguns dos fatores que condicionam o sentimento de pertença da pessoa idosa ao novo lugar a sua nova casa. Para a análise das questões de investigação enunciadas importa cumprir os seguintes objetivos: (i) Explorar as perspetivas da pessoa idosa quanto à valorização da pertença novo contexto lar de acolhimento, averiguando a construção da sua identidade com o lar; (ii) Apreciar em que medida o tipo de envolvimento da pessoa idosa na decisão de ingressar no lar, poderá estar associado a diferentes identidades com o lugar; (iii) Comparar as identidades com o lugar associadas a diferentes níveis de participação na vida do lar; (iv) Caracterizar como é que os clientes personalizam os seus espaços íntimos nos lares, que correspondem aos seus quartos, apreciando o número e a tipologia dos objetos que os povoam, bem como as razões que alegam para os terem trazido para a nova residência; (v) Comparar a relevância dada à personalização dos espaços privados, em dois lares de idosos pertencentes à mesma instituição. Recorremos a um design com triangulação multimétodo, dados e resultados quantitativos, e interpretação qualitativa de dados e resultados. Os dados do estudo quantitativo foram tratados recorrendo ao programa PASW na versão 20.0.0 e os dados do estudo qualitativo, obtidos através das entrevistas e das observações fotográficas foram sujeitos a análises descritivo-interpretativas categoriais. Os resultados revelam que diversos aspetos do processo de adaptação ao lar como, quem tomou a iniciativa de ida para o lar, o número de pares e funcionários que a pessoa idosa se relaciona, e o seu “poder e voz “ na instituição são independentes da identidade que a pessoa idosa estabelece com este novo contexto de vida. Por outro lado, verificou-se que a personalização dos espaços privados não é igual nos dois Lares. No Lar 1 (com uma dinâmica mais coletiva) a personalização é menor comparativamente à do Lar 2 (com uma dinâmica mais individual). No entanto, verificou-se que esta variável não influência a identidade da pessoa idosa com o Lar, uma vez que menos de 2% da variação da identidade com o lar é explicada pelo número total de objetos de personalização do espaço privado. Finalmente apresentar-se-ão algumas implicações e limitações do estudo.
- Oportunidades de contacto com a Natureza na cidade : práticas de cidadania na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Simões, Ana Sofia Mendes Ribeiro Ferreira; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Arroz, Ana Margarida MouraO tema deste relatório Oportunidades de contacto com a Natureza na cidade: práticas de cidadania na Educação Pré-Escolar e no 1.ºciclo do Ensino Básico tem como finalidade incentivar as crianças destes níveis de ensino para a exploração dos espaços naturais existentes no seu meio envolvente e para a reflexão de como estes devem ser preservados, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na proteção do meio ambiente. Neste documento, será abordado na primeira e segunda parte uma componente teórica, sendo que a primeira explora a educação para a cidadania e a educação ambiental e na segunda parte são abordadas questões mais específicas relacionadas com os espaços verdes zonas cidades e a relação das crianças com estes espaços. Por fim, na terceira parte serão caracterizados os contextos onde decorreram os estágios e uma descrição reflexiva sobre as atividades realizadas. Em tom de conclusão, consideramos que no futuro a escola dará mais importância a uma educação para a cidadania e uma educação ambiental baseada em valores, responsabilidade e democracia.
- Vidas suspensas : um estudo descritivo-interpretativo de cuidadores informais de utentes deslocados do grupo central da Região Autónoma dos AçoresPublication . Luís, Nuno Filipe de Sousa; Arroz, Ana Margarida MouraA dispersão geográfica e a centralização hospitalar no arquipélago dos Açores determinam a necessidade de deslocar utentes do serviço regional de saúde. Esta situação implica uma mudança súbita ou uma ausência temporal considerável da sua ilha de residência, que afeta tanto os utentes como os seus acompanhantes. São estes últimos, o foco a estudar. Este estudo tem como objetivos averiguar implicações da mudança de ilha e residência por motivos de saúde na identidade percebida; apreciar o processo de identificação com novos lugares e a forma como se articula a lugares valorizados como espaços identitários; analisar a relação entre a migração forçada, a identidade e as expetativas de futuro; reconhecer fatores que promovem e obstaculizam a integração social e identificar necessidades de formação de largo espectro. O grupo de participantes foi alvo de um processo de seleção intencional orientado por critérios pragmáticos relativos à condição atual de acompanhante de utentes deslocados sob a alçada do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e deslocados há pelo menos 91 dias. Metodologicamente remete para uma abordagem descritivo-interpretativa, em que a compreensão das perspetivas dos participantes ocupa um lugar central. Adotou-se um método misto uma vez que a avaliação das variáveis exigia técnicas distintas de recolha e análise de dados. Realizou-se, assim, um estudo transversal com uma combinatória metodológica concomitante, onde o quantitativo foi incorporado no qualitativo sempre que possível. Os resultados indicam que o núcleo central da representação social se constitui pela palavra “difícil”. A mudança de residência afeta indelevelmente as suas vidas no campo das relações familiares, sociais, culturais e laborais. Verifica-se ausência de sentimentos de culpa e sobrecarga associados ao cuidar e níveis negativos de felicidade subjetiva e de satisfação com a vida. Na integração social destaca-se positivamente o suporte informal, concretizado no apoio prestado por familiares e amigos. Constata-se fraco apego, identificação e pertença relativamente ao apego físico, contrariamente o apego social é forte. Sugerem a criação de uma rede de suporte formal que permita colmatar problemas no processo de mudança e de adaptação ao novo meio e consideram a formação como garantia de não ser afastado do sistema produtivo, adquirindo novas competências e como ocupação do tempo livre.