Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Vidas suspensas : um estudo descritivo-interpretativo de cuidadores informais de utentes deslocados do grupo central da Região Autónoma dos AçoresPublication . Luís, Nuno Filipe de Sousa; Arroz, Ana Margarida MouraA dispersão geográfica e a centralização hospitalar no arquipélago dos Açores determinam a necessidade de deslocar utentes do serviço regional de saúde. Esta situação implica uma mudança súbita ou uma ausência temporal considerável da sua ilha de residência, que afeta tanto os utentes como os seus acompanhantes. São estes últimos, o foco a estudar. Este estudo tem como objetivos averiguar implicações da mudança de ilha e residência por motivos de saúde na identidade percebida; apreciar o processo de identificação com novos lugares e a forma como se articula a lugares valorizados como espaços identitários; analisar a relação entre a migração forçada, a identidade e as expetativas de futuro; reconhecer fatores que promovem e obstaculizam a integração social e identificar necessidades de formação de largo espectro. O grupo de participantes foi alvo de um processo de seleção intencional orientado por critérios pragmáticos relativos à condição atual de acompanhante de utentes deslocados sob a alçada do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e deslocados há pelo menos 91 dias. Metodologicamente remete para uma abordagem descritivo-interpretativa, em que a compreensão das perspetivas dos participantes ocupa um lugar central. Adotou-se um método misto uma vez que a avaliação das variáveis exigia técnicas distintas de recolha e análise de dados. Realizou-se, assim, um estudo transversal com uma combinatória metodológica concomitante, onde o quantitativo foi incorporado no qualitativo sempre que possível. Os resultados indicam que o núcleo central da representação social se constitui pela palavra “difícil”. A mudança de residência afeta indelevelmente as suas vidas no campo das relações familiares, sociais, culturais e laborais. Verifica-se ausência de sentimentos de culpa e sobrecarga associados ao cuidar e níveis negativos de felicidade subjetiva e de satisfação com a vida. Na integração social destaca-se positivamente o suporte informal, concretizado no apoio prestado por familiares e amigos. Constata-se fraco apego, identificação e pertença relativamente ao apego físico, contrariamente o apego social é forte. Sugerem a criação de uma rede de suporte formal que permita colmatar problemas no processo de mudança e de adaptação ao novo meio e consideram a formação como garantia de não ser afastado do sistema produtivo, adquirindo novas competências e como ocupação do tempo livre.
- Noise exposure and vocal behaviour of baleen whales off the AzoresPublication . Romagosa-Vergés, Miriam; Silva, Mónica Almeida; Marques, Tiago André Lamas Oliveira; Juliano, Maria Manuela FragaAs baleias comum (Balaenoptera physalus), azul (B. musculus) e sardinheira (B. borealis) produzem vocalizações de baixa frequência e grande amplitude que podem ser repetidas num padrão regular, formando canções, ou produzidas de forma irregular, como vocalizações individuais ou em grupo. As canções são produzidas por machos, sobretudo na época de acasalamento, e acredita-se serem usadas como exibições reprodutivas, enquanto as vocalizações irregulares podem ter varias funções associadas a contextos sociais e de alimentação. As técnicas de acústica passiva permitem monitorizar áreas remotas por longos períodos de tempo, possibilitando o estudo dos padrões temporais e espaciais das vocalizações, assim com as suas funções, e elucidando aspetos essenciais da biologia e ecologia destas espécies com elevada mobilidade e elusivas, que de outra maneira seria difícil ou impossível obter. O objetivo principal desta tese é investigar o comportamento vocal das baleias comum, azul e sardinheira (com um foco especial na baleia comum), para adquirir um melhor conhecimento da sua ecologia e comportamento durante a migração, a fase menos conhecida do seu ciclo de vida. Este estudo também investiga os níveis de ruído produzido pelo tráfego marinho em relação ao comportamento vocal destas três espécies, e discute as implicações potenciais para o seu comportamento migratório. […].
- Diferenciação, integração e relevância curricular em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico : que desafios?Publication . Botelho, Mariana Medeiros; Sousa, Francisco José RodriguesO presente estudo visa compreender o reconhecimento da relevância atribuída ao currículo pelos alunos, no pressuposto de que este reconhecimento ocorre quando se convoca as experiências, realidades e vivências das crianças nas estratégias de ensino. Assim, procura-se combater a resistência de alguns alunos face à escola e ao currículo, ao promover aprendizagens mais relevantes e significativas. Dentro deste contexto, as práticas de diferenciação e integração curricular assumem particular relevância na adequação de processos de ensino, edificados a partir dos diferentes pontos de partida dos alunos, e oferecendo a possibilidade de as crianças participarem ativamente na construção dos seus conhecimentos. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mobilizando técnicas de recolha de dados, designadamente observação direta, análise documental e entrevistas a crianças. Através da observação direta e da análise documental, procurou-se identificar se as educadoras/ professoras rentabilizavam os dados biográficos e as experiências das crianças/ alunos para a implementação de práticas com intencionalidade pedagógica. Neste sentido, importou perceber se os alunos, no final do estágio, consideravam o currículo relevante e se reconheciam a relação entre o trabalho escolar e a vida extraescolar, tendo em conta as atividades dinamizadas ao longo dos estágios. A maioria das crianças fez esse reconhecimento, dando exemplos concretos de aprendizagens que consideraram importante realizar, embora responda que rentabiliza estas aprendizagens para o contexto escolar. As referências à vida extraescolar foram feitas em maior número pelas crianças do 1.º Ciclo de ambas as escolas onde decorreram os estágios. As crianças em idade pré-escolar que situaram as aprendizagens na sua vida fora da escola pertencem maioritariamente a uma escola na qual se desenvolve um projeto de inovação pedagógica.