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- O papel do software educativo na aprendizagem da matemáticaPublication . Caetano, Luís Miguel Dias; Lima, Manuel Salvador de Araújo; Moderno, António Mendes dos SantosNos últimos vinte e cinco anos temos assistido a um enorme investimento em recursos tecnológicos na educação. É internacionalmente reconhecido que Portugal ocupa uns dos primeiros lugares europeus em termos de disponibilização de tecnologias nas escolas. Contudo, são muitas as vozes que colocam algumas dúvidas sobre a eficácia e eficiências desses investimentos. No momento de avaliar os projectos tecnológicos encontram-se com alguma frequência, falhas ao nível da formação de professores e nas metodologias com que esses recursos são utilizados. Este estudo enquadra-se no âmbito da Tecnologia Educativa e procura compreender em que medida o Software Educativo pode contribuir para a melhoria das aprendizagens da matemática no 1º ciclo do ensino básico. O projecto contou com uma revisão bibliográfica contextualizou a tecnologia na educação, aprofundou os conceitos e aplicações do software educativo e, por último, uma análise ao conceito de insucesso escolar e às suas causas. Esta investigação contou com um diagnóstico realizado junto de vários professores com o intuito de conhecer as suas representações sobre o papel das tecnologias na educação e, simultaneamente, os seus níveis de conhecimento técnicos e pedagógico na sua utilização em sala de aula. Através de um estudo de caso realizado com professores de duas escolas do 1º ciclo do ensino básico foi possível dinamizar acções de formação, produzir software educativo e acompanhar sessões com utilização educativa de tecnologia. Dos dados recolhidos podemos apontar para o facto do software produzido pelos professores, combinado com uma correcta integração nas várias situações de aprendizagem, contribui para a melhoria das aprendizagens na área da matemática.
- A comunicação de risco na mitigação das alterações climáticas: como promover práticas pró-ambientais?Publication . Ferreira, Tânia Cordeiro; Rodrigues, António Félix Flores; Arroz, Ana Margarida Moura
- A identidade com o lugar de pessoas idosas institucionalizadas : um estudo exploratório realizado em dois lares da ilha Terceira (Açores)Publication . Pavão, Sónia Silveira; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Arroz, Ana Margarida MouraA institucionalização de pessoas idosas é cada vez mais uma realidade em Portugal, o aumento contínuo do segmento da população com idades mais avançadas implica respostas da sociedade no desenvolvimento de estruturas de apoio à própria pessoa idosa e aos seus familiares. O presente estudo tem como participantes 26 pessoas idosas de dois Lares de Angra do Heroísmo, vocacionados para públicos diferenciados a nível de autonomia e poder económico. Este estudo tem como propósito perceber se a personalização dos espaços privados nos lares de acolhimento de pessoas idosas ajuda a desenvolver uma identidade com o lugar, favorável à adaptação. A mudança para o lar corresponde a um processo singular de adaptação, cujo resultado depende da identidade que a pessoa idosa cria com o novo lugar. Neste contexto, colocam-se várias questões: desenvolverão as pessoas idosas identificações positivas com o “lar”? Como caracterizam essa pertença e em que é que ela se manifesta? Que aspetos serão promotores da identidade com o lugar? Estarão estes aspetos relacionados com o modo como se processa a adaptação das pessoas idosas na instituição? Que condicionantes a facilitam e a dificultam? Participar na decisão de entrada no lar facilitará a sua adaptação? E que papel desempenha nesse processo de adaptação a personalização dos espaços privados? Estas representam as principais interrogações que orientaram a nossa incursão empírica, no sentido de desvendar alguns dos fatores que condicionam o sentimento de pertença da pessoa idosa ao novo lugar a sua nova casa. Para a análise das questões de investigação enunciadas importa cumprir os seguintes objetivos: (i) Explorar as perspetivas da pessoa idosa quanto à valorização da pertença novo contexto lar de acolhimento, averiguando a construção da sua identidade com o lar; (ii) Apreciar em que medida o tipo de envolvimento da pessoa idosa na decisão de ingressar no lar, poderá estar associado a diferentes identidades com o lugar; (iii) Comparar as identidades com o lugar associadas a diferentes níveis de participação na vida do lar; (iv) Caracterizar como é que os clientes personalizam os seus espaços íntimos nos lares, que correspondem aos seus quartos, apreciando o número e a tipologia dos objetos que os povoam, bem como as razões que alegam para os terem trazido para a nova residência; (v) Comparar a relevância dada à personalização dos espaços privados, em dois lares de idosos pertencentes à mesma instituição. Recorremos a um design com triangulação multimétodo, dados e resultados quantitativos, e interpretação qualitativa de dados e resultados. Os dados do estudo quantitativo foram tratados recorrendo ao programa PASW na versão 20.0.0 e os dados do estudo qualitativo, obtidos através das entrevistas e das observações fotográficas foram sujeitos a análises descritivo-interpretativas categoriais. Os resultados revelam que diversos aspetos do processo de adaptação ao lar como, quem tomou a iniciativa de ida para o lar, o número de pares e funcionários que a pessoa idosa se relaciona, e o seu “poder e voz “ na instituição são independentes da identidade que a pessoa idosa estabelece com este novo contexto de vida. Por outro lado, verificou-se que a personalização dos espaços privados não é igual nos dois Lares. No Lar 1 (com uma dinâmica mais coletiva) a personalização é menor comparativamente à do Lar 2 (com uma dinâmica mais individual). No entanto, verificou-se que esta variável não influência a identidade da pessoa idosa com o Lar, uma vez que menos de 2% da variação da identidade com o lar é explicada pelo número total de objetos de personalização do espaço privado. Finalmente apresentar-se-ão algumas implicações e limitações do estudo.
- Da prova dos nove aos códigos QRPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) Apesar de a prova dos nove ter entrado em desuso, temos hoje sistemas de identificação que também se baseiam em princípios de Aritmética Modular. É o caso dos códigos de barras, que vieram tornar mais eficiente o pagamento nas caixas e, simultaneamente, ajudar a controlar com maior eficácia o inventário das mercadorias em armazém. (...) Recentemente surgiu uma nova geração de códigos de barras designados por códigos QR (do inglês Quick Response). Certamente o leitor já os viu em anúncios publicitários ou em revistas. Estes códigos bidimensionais ou do tipo matricial representam a informação através de pequenos quadrados brancos e pretos, distribuídos na horizontal e na vertical, organizados numa tabela (matriz) quadrada. (...)