FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
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Browsing FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics by advisor "Avelar, Sónia Margarida Moreira"
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- Azores Getaways: Os recursos humanos e o seu valor acrescentadoPublication . Ambrósio, Andreia Correia; Tiago, Flávio Gomes Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO presente relatório de estágio visa a obtenção de grau de Mestre em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Recursos Humanos, na Universidade dos Açores. Este relatório, cujo tema principal é a importância dos recursos humanos, tem por base o estágio realizado na empresa Inovtravel, com início a 1 de outubro de 2021 e término a 31 de março de 2023. Na caracterização da entidade verifica-se que a Inovtravel é uma das empresas de turismo com maior sucesso nos Açores, tendo como objetivo principal proporcionar uma boa experiência aos clientes antes, durante e depois da viagem, sendo assim um valor acrescentado. Neste estágio, destacam-se como atividades desenvolvidas o suporte e assistência ao cliente e a criação de pacotes personalizados de acordo com as preferências e gostos. Da análise crítica ao estágio resulta uma opinião muito positiva quanto à entidade em todos os aspetos. Certamente foi um orgulho para mim estagiar numa empresa com muito espírito de equipa e espaço para críticas construtivas. No dia a dia da empresa observa-se a preocupação e o cuidado para com os colaboradores e a abertura para novas ideias e pensamentos. Por fim, é possível observar ao longo do trabalho o investimento que a Inovtravel faz nos seus colaboradores e a respetiva consequência que se revela num bom serviço ao cliente e de boa qualidade. Para o desenvolvimento das atividades foram necessários vários conhecimentos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagemPublication . Raposo, Beatriz Franco de Lemos; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO aparecimento do coronavírus de 2019 e as políticas tomadas para o combater originaram uma transformação no comportamento dos indivíduos. Assim, tornou-se essencial, por parte dos negócios, esta adaptação ao novo consumidor e às suas preferências. Esta dissertação foca-se na análise do impacto da covid-19 no consumidor turístico, pois o turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia. Foram utilizados dados secundários para investigar esta influência. Os dados demonstram concordância com o enquadramento teórico da temática. Verificou-se um aumento de frequência de viagem para viagens de caravana/ viagem de estrada e GAP year, que permitem o distanciamento social. Os fatores principais ao realizar uma viagem demonstram ser visitar família e/ou amigos, natureza, cultura e sol/praia. Fatores como características naturais e o nível de segurança possuem relevância na lealdade e fidelidade ao destino. A segurança revelou-se, como esperado, um fator de grande importância na sua escolha. Quanto às fontes de informação, destaca-se as recomendações de amigos e família e os meios on-line. É interessante também afirmar que, segundo a amostra em análise, a implementação de menus digitais ou QR Code nos restaurantes é mais importante que a utilização de robôs de segurança para hotéis e aeroportos.
- O impacto da pandemia do COVID-19 na gestão hoteleiraPublication . Barbosa, Ana Maria Ponte; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO ano de 2020 ficou marcado negativamente pela pandemia do COVID-19. Esta veio a ter um impacto na economia dos países que, consequentemente, fez suspender quase todo o comércio e serviços dos países, ficando a laborar apenas os negócios considerados indispensáveis. Deste modo, ficaram impedidos todos os serviços turísticos, provocando o fecho temporário e em alguns casos definitivo das empresas, uma vez que faltaram recursos humanos e financeiros para manter a abertura das mesmas. Deste modo, a conjuntura levou a que fossem tomadas medidas, de forma que o impacto da crise sanitária e económica não fosse tão drástica. A presente dissertação tem como intuito analisar o impacto do COVID-19 na gestão dos hotéis da Região Autónoma dos Açores. Por conseguinte, o impacto acima descrito foi analisado com base num inquérito por questionário direcionado aos diretores de hotéis, onde foram recebidas 52 respostas válidas, aplicando uma metodologia qualitativa e quantitativa. Este procura identificar qual a posição existente da hotelaria perante a pandemia, analisar as medidas implementadas no combate aos efeitos do vírus SARS-CoV-2 e, por fim, entender como as medidas adotadas durante a pandemia foram ponderadas, alteradas ou eliminadas após a mesma e como decorreu a recuperação da atividade, ou seja, compreender os efeitos da resiliência nestes negócios.
- Metaverso: A próxima fronteira do marketing digitalPublication . Aguiar, João Pedro; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraNos últimos anos, o conceito de metaverso tem atraído a atenção de empresas e consumidores, uma vez que as tecnologias fundamentais para a sua implementação têm vindo a desenvolver-se, tornando cada vez mais viável a sua implementação. A sua implementação e aplicação a várias áreas do quotidiano trará mudanças fundamentais nas perceções, comportamentos e formas de atuação dos consumidores. Consequentemente, a forma como as empresas interagem com os seus consumidores também sofrerá alterações decorrentes da adaptação a esta nova realidade. O objetivo com a realização do presente trabalho é o de relacionar o desenvolvimento deste novo espaço virtual com o conceito de marketing digital, procurando demonstrar que este será um novo espaço de interação, que requer compreensão por parte dos profissionais de marketing, para que possam comunicar de forma eficaz e relevante. Para este efeito, realizou-se uma análise bibliométrica sobre o campo de investigação do marketing no metaverso, de forma a comprovar as asserções realizadas, assim como mapear o espetro de temas existentes e o estado atual da investigação sobre este assunto. O mapeamento do campo de investigação possibilitará oferecer uma perspetiva sobre o seu estado intelectual que poderá também auxiliar na realização de investigações futuras sobre este tema. Face aos resultados obtidos, verifica-se que a discussão atualmente existente no campo de investigação tem por objetivo determinar as implicações e oportunidades que o metaverso e as tecnologias a este associadas poderão trazer para a área do marketing, assim como para o marketing de setores como o turismo, hospitalidade e cosmética. Deste modo, comprova-se que o metaverso constitui a próxima fronteira do marketing digital e que existe preocupação em entender como funcionará neste novo espaço. Neste sentido apresentam-se ainda sugestões de linhas de investigação futura que pretendem exponenciar a investigação já existente.
- O papel dos endorsers na imagem de marca dos produtos de fitnessPublication . Cabral, Alexandre Pimentel; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraCom a expansão das redes sociais, as marcas passaram a investir cada vez mais recursos para expandir o seu alcance online e chegarem mais consumidores. Tal como nos meios de comunicação tradicionais, os endorsers desempenham um papel crucial na promoção de marcas e produtos no mundo digital. Uma vez que a utilização de endorsers pode representar investimentos significativos para as marcas, avaliar a eficácia dos mesmos nas atitudes, preferências e intenções de compra dos clientes é relevante e permite avaliar o retorno do investimento das estratégias de marketing, bem como afetar os recursos de forma mais eficiente. O principal objetivo deste estudo é analisar o impacto desses endorsers nas marcas de fitness, focando-se em duas características principais dos endorsers: a expertise e a atratividade. De forma a atingir este objetivo, foi realizado um questionário online com design 2 (alta vs baixa expertise) X 2 (alta vs baixa atratividade) a um total de 207 participantes. Estes participantes avaliaram duas características principais dos endorsers – expertise e atratividade - bem como as suas atitudes em relação aos endorsers e à marca a eles associada. Para além disso, foram também avaliadas as intenções de compra e de recomendação da marca por parte dos consumidores. Para validação das hipóteses em estudo foi estimado um modelo de equações. Os resultados revelaram que a expertise do endorser desempenha um papel significativo tanto nas atitudes dos consumidores em relação ao endorser como nas suas intenções de compra. Embora a atratividade do endorser influencie positivamente as atitudes dos consumidores em relação a este, não foi encontrada uma relação direta com a intenção de compra de produtos de fitness. A importância da relação entre a atitude em relação ao endorser e a atitude em relação à marca também é suportada neste estudo, bem como o impacto significativo da atitude em relação à marca nas intenções de compra e recomendação. Os profissionais de marketing e gestores de marcas no segmento dos produtos de fitness, face a estes resultados devem efetuar uma seleção cuidadosa de endorsers, procurando a combinação certa de expertise e atratividade pode influenciar positivamente as atitudes dos consumidores.