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- Impactos dos atributos dos Instagrammers na intenção de compra: O papel mediador das caraterísticas percebidasPublication . Ponte, Raquel Bulhões Arruda Moniz da; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias Lopes daNa sua atualidade, o mundo empresarial é cada vez mais marcado por um complexo desafio patente na relação com os clientes que, comparativamente há alguns anos, se mostram mais ponderados, atentos e exigentes. De que forma as empresas podem ganhar a sua confiança? Como se devem dirigir aos mesmos de modo que a mensagem que transmitem seja entendida como credível e apelativa? É na sequência destas e outras questões que as empresas têm vindo a realizar um esforço de adaptação ao mercado atual, abrindo-se espaço para o surgimento de novas estratégias e técnicas de marketing, como o marketing de influência. Neste contexto, o objetivo da presente dissertação passa por aprofundar o marketing de influência, nomeadamente no que respeita à forma como os atributos (atratividade física e social e atitude homofílica) dos Instagrammers – os influenciadores digitais que trabalham essencialmente com a rede social Instagram – podem influenciar a intenção de compra do consumidor, destacando-se o papel mediador das caraterísticas percebidas pelo mesmo (confiabilidade, relação parassocial e perícia percebida). Partindo da opinião de 171 inquiridos, através de um questionário online publicado na plataforma Google Forms, concluiu-se, primeiramente, que a atitude homofílica dos Instagrammers possui um efeito mais expressivo no sentimento de confiabilidade que os consumidores neles têm; a sua atratividade física afeta positivamente sobretudo a relação parassocial, que se reflete, por exemplo, no nível de intimidade que o consumidor assume para com o influenciador; e a sua atratividade social influencia significativamente as três caraterísticas percebidas. Seguidamente, comprovou-se que a intenção de compra é influenciada de forma positiva, tanto pela perícia percebida como pela relação parassocial, sendo que, nesta última, o efeito é mais significativo nos indivíduos com 25 anos ou mais. Por fim, os resultados apurados permitiram inferir que a caraterística percebida que exerce um maior grau de influência como mediadora na relação entre Instagrammers e consumidores é a relação parassocial. Com esta investigação, pretende-se dar um contributo ao nível do conhecimento sobre esta área, que poderá tornar-se útil no desenvolvimento de uma abordagem ao cliente mais acertada e eficaz por parte das empresas.
- O impacto da pandemia do COVID-19 na gestão hoteleiraPublication . Barbosa, Ana Maria Ponte; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO ano de 2020 ficou marcado negativamente pela pandemia do COVID-19. Esta veio a ter um impacto na economia dos países que, consequentemente, fez suspender quase todo o comércio e serviços dos países, ficando a laborar apenas os negócios considerados indispensáveis. Deste modo, ficaram impedidos todos os serviços turísticos, provocando o fecho temporário e em alguns casos definitivo das empresas, uma vez que faltaram recursos humanos e financeiros para manter a abertura das mesmas. Deste modo, a conjuntura levou a que fossem tomadas medidas, de forma que o impacto da crise sanitária e económica não fosse tão drástica. A presente dissertação tem como intuito analisar o impacto do COVID-19 na gestão dos hotéis da Região Autónoma dos Açores. Por conseguinte, o impacto acima descrito foi analisado com base num inquérito por questionário direcionado aos diretores de hotéis, onde foram recebidas 52 respostas válidas, aplicando uma metodologia qualitativa e quantitativa. Este procura identificar qual a posição existente da hotelaria perante a pandemia, analisar as medidas implementadas no combate aos efeitos do vírus SARS-CoV-2 e, por fim, entender como as medidas adotadas durante a pandemia foram ponderadas, alteradas ou eliminadas após a mesma e como decorreu a recuperação da atividade, ou seja, compreender os efeitos da resiliência nestes negócios.