Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- A relevância dada à música e ao movimento nas práticas pedagógicas por Educadores de Infância e Professores do 1.º CicloPublication . Carvalho, Nisalda C. M. B.; Condessa, IsabelNas nossas escolas, a música e o movimento são cada vez menos abordados. Na educação pré-escolar ainda se registam algumas práticas que, à medida que as crianças adquirem novas aprendizagens cognitivas, vão sendo substituídas por atividades exclusivamente sedentárias, sem quaisquer ludicidade ou criatividade.
- Análise de recursos e práticas para atividade física na infância : um estudo sobre 2 escolas.Publication . Oliveira, Marta M. A.; Condessa, IsabelCom este estudo empírico, realizado em contexto de estágio pedagógico, propusemo-nos observar e caracterizar os recursos existentes e os programas oferecidos em duas escolas da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (A e B) e compreender a sua potencialidade na promoção de prática de Atividade Física de um grupo de crianças/ alunos.
- O Currículo Regional na Educação Pré-Escolar : Análise de um ensaio realizado em contexto de EstágioPublication . Moniz, Andreia F.; Condessa, IsabelCom o intuito de valorizar a Cultura do Brincar nas práticas pedagógicas supervisionadas efetuadas em contexto da Educação Pré-Escolar, inquirimos um grupo de profissionais sobre a aplicação do Currículo Regional da Educação Básica no quotidiano e refletimos a importância do recurso a um conjunto de práticas lúdicas tradicionais efetuadas em contexto de estágio.
- A educação dos tempos livres das crianças e jovens na promoção do bem estar, recreação e lazerPublication . Bulhões, Paulo César; Condessa, IsabelPretendeu-se com esta pesquisa compreender e estudar a educação dos tempos livres, de crianças e jovens, promovidas pelas valências de Centros de Atividade de Tempos Livres (CATL).
- Aprender competências das expressões nas associações locais : atividades para tod@s?Publication . Condessa, IsabelEstudo realizado a partir de um grupo de adultos de uma mesma região, com o propósito de conhecer o tipo de envolvimento que assumem com as associações locais de carácter sócio cultural, artístico, recreativo e desportivo, especificando: a. contextos de adesão; b. competências adquiridas c. impacto das questões de género nessa adesão.
- (Re)Aprender a Brincar : da especificidade à diversidadePublication . Condessa, IsabelA tendência da educação é a de realizar um olhar critico sobre a história e perspectivar o futuro de uma Sociedade que vive na globalização, mas que não pode nunca esquecer as suas raízes. Por isso, propusemo-nos organizar este livro, que inclui a apresentação e reflexão sobre várias matérias aliciantes que envolvem a problemática da "cultura do brincar" e foram debatidas num Seminário que decorreu em Ponta Delgada, em Maio de 2009, e que foi realizado no âmbito das actividades do Projecto de Investigação, de Recolha e Análise de Tradições Açorianas: da Cultura do Brincar (P.I.R.A.T.A. - C.B.), projecto da Universidade dos Açores que foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tendo contado com a participação de especialistas de variadas áreas da Educação, pertencentes a diferentes Instituições Regionais, Nacionais e Internacionais, este evento teve a colaboração da Universidade do Minho, da Câmara Municipal de Lagoa e do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Formação (Direcção Regional do Desporto e Direcção Regional da Educação).
- O Ensino das Expressões nos Primeiros Anos da Escolaridade na Perspetiva do Educador/ProfessorPublication . Martins, Joana M. M.; Condessa, IsabelEste trabalho propõe efetuar uma análise ao ensino das expressões na infância, por serem áreas integradoras e versáteis que proporcionam variadas oportunidades para a criança se expressar, comunicar e adquirir conhecimentos vários a brincar.