DEDU - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Pesquisar Copyright
Browse
Recent Submissions
- Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPEPublication . Sousa, Francisco; Palos, Ana CristinaEtimologicamente, o conceito de aula – άυλή – associa-se à ideia de equilíbrio entre liberdade e segurança, proporcionado por um contexto de pastorícia. Nas aulas atuais – marcadas por uma enorme circunscrição e segmentação do espaço e do tempo –, a liberdade e a segurança estão sujeitas a maiores tensões. Porém, o desenvolvimento do ensino online, especialmente na variante assíncrona, ao diluir a ação pedagógica no tempo e no espaço e ao apelar naturalmente a um elevado protagonismo dos estudantes no processo educativo, estimula a reflexão sobre a possibilidade de recuperação do sentido original da aula, ou até de rutura com o conceito de aula. Assim, após algumas reflexões sobre este mesmo conceito, na sua relação com os conceitos de liberdade e segurança, relatamos um estudo empírico, com o qual procurámos compreender as perceções de professoras em formação sobre as implicações do ensino a distância em modo assíncrono. Tendo em conta a sua experiência de terem sido expostas ao modelo MAPE, essas professoras comentaram, em entrevista, aspetos importantes da formação a distância em geral e desse modelo em particular, relacionando-os com questões de liberdade e segurança. Os resultados do estudo revelam o reconhecimento de que o modelo MAPE propicia, em termos gerais, bastante liberdade e segurança, embora ainda não evite sentimentos de alguma insegurança relativamente a alguns aspetos específicos.
- Concepções de professores sobre currículo e culturaPublication . Silveira, Maria Cristina de Oliveira; Sousa, FranciscoA incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tampouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. O presente artigo debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos estudos curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspectos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares.
- A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagemPublication . Sousa, FranciscoNeste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de design em geral.
- La construcción de la autonomía profesional docente: el caso del Movimiento de la Escuela Moderna en las Azores (Portugal)Publication . González, Pedro FranciscoLa construcción de la identidad profesional, el reconocimiento y desarrollo de la capacidad de autonomía, la convicción de que la formación pasa necesariamente por un trabajo de cooperación, así como la construcción de respuesta a las exigencias del mundo contemporáneo y la certeza de que la "educabilidad" del alumno son objetivos y motor del proceso de construcción de la profesión para un grupo de docentes que, a lo largo de los últimos diez años, se viene dedicando, sistemática e "obsesivamente", a esta tarea.
- El processo de construcción de las necesidades profesionales y pedagógicas de los profesores : Un estudio exploratorioPublication . González, Pedro FranciscoEn este artículo se presentan y discuten los resultados de un trabajo de investigación cuyos objetivos consisten en caracterizar los diversos factores y dimensiones que se relacionan con el proceso de construcción de las necesidades profesionales y pedagógicas de un grupo de maestras del 1º ciclo de Enseãnza Básica (alumnos con edades de 6 a 9 años) en Portugal. Las prácticas pedagógicas de estas profesoras se encuadran en el modelo pedagógico del Movimiento de la Escuela Moderna, de larga tradición en Portugal, que ha venido siendo construido y reconstruido por los propios profesores, durante los últimos 40 años, a través de un proceso de reflexión-práctica-reflexión, siendo los momentos reflexivos realizados entre compañeros de profesión. Los resultados indican que estos profesores utilizan como referencia la estructura o modelo pedagógico en su desarrollo profesional y en la construcción de sus prácticas. Los profesionales de la educación que entrevistamos evidencian que van construyendo necesidades pedagógicas y profesionales en un ambiente de reflexión crítica contextualizado por el modelo del MEM. Esta contextualización enriquece el proceso de definición de necesidades brindándole referencias estructurantes a la luz de la filosofía subyacente. Los profesores, objeto de nuestro análisis, toman parte activa en la construcción y reconstrucción de las estrategias y conceptos que constituyen el marco pedagógico que referencia su práctica pedagógica. Tienen consciencia de su participación en esa construcción e reconstrucción a través del análisis crítico permanente al que someten a los mismos utilizando como herramienta la reflexión sobre su práctica pedagógica.
- Attitudes towards mental health problems scale : Confirmatory factor analysis and validation in the Portuguese populationPublication . Cabral, Joana Moura; Carvalho, Célia; Motta, Carolina; Sousa, Marina; Gilbert, PaulSeveral studies about stigmatization and shame toward mental health problems have contributed to minimizing the impact of these negative attitudes on people diagnosed with mental illnesses, on their families and on their communities. The Attitudes Towards Mental Health Problems Scale (ATMHP) is a self-report scale aimed at the assessment of attitudes toward mental health that involve several factors relating to attitudes and shame (internal, external, and reflected shame) when facing mental health problems. The goal of the current study was to translate, and to adapt this scale to the Portuguese population, and to study its psychometric properties in a sample of Azorean adults with and without psychiatric problems. The scale was administered to 411 participants with ages between 19 and 81 years. Confirmatory factor analysis was carried out on the initial model proposed by the authors of the ATMHP, and results showed a poor adjustment. An alternative model comprising an additional factor was tested and presented good model fit indices. Based on the alternative model, further analysis revealed that the scale has good psychometric properties.
- Reasserting curriculum design through virtual learning environments : The case of MAPEPublication . Sousa, FranciscoMAPE is a curricular model for virtual learning at the University of the Azores, Portugal. After being used for teaching Curriculum Theory and Development through e-learning and b-learning, this model has been, in the academic year 2014/15, extended to other courses. Besides describing the model and explaining its evolution, this paper reports a study of its implementation, for the first time, by more than one instructor. Accordingly, the main objective of the study is to test the MAPE model on a multi-course level. In this specific case, the model has been implemented in eight courses from the specialization program in e-learning. A more theoretical objective is also pursued: to explore the development of a curricular model for virtual learning environments as an opportunity to discuss the role of curriculum design in contemporary Curriculum Studies. Assuming that curriculum design can be defined as the arrangement of the elements of a curriculum, including educational materials, and that virtual learning environments are especially rich in resources that can be arranged in multiple ways, it is important to discuss the creative potential of this relationship between curriculum design and e-learning. The methodology that has been used to study the development of MAPE is design research, which aims at providing design principles for making a product, assuming that such approach is applicable to different kinds of products, including artefacts, activities, services, policies, environments, educational materials, virtual learning environments, and curricula. More specifically, the study of MAPE can be considered an instance of the application of design research to e-learning, inasmuch as it aims at generating guidelines for developing virtual learning environments. It can also be can be viewed as an instance of curriculum design research – a variation of educational design research whereby one studies the design of either a curriculum or a particular aspect of a curriculum. Design research is usually based on the construction and evaluation of a succession of prototypes of the product, which, besides aiming at its improvement, is expected to generate design principles that can be adopted in a wide range of contexts. Prototypes 1 and 2 of MAPE had been evaluated at a very small scale. In 2014/15, through the adoption of Prototype 3 in several courses from a specialization program, MAPE is being used, for the first time, by instructors who did not participate in the first stages of its design. This paper is focused on the evaluation of the model in this wider context. The main evaluation tool being used at this stage is a student questionnaire. Considering that this paper is being submitted before the end of the second semester, it presents results from the first semester only. Such results reveal a very high level of student satisfaction with the model in terms of its practicality and effectiveness. Considering that the results of the previous moment of evaluation had not been so satisfactory, the paper discusses possible reasons for such differences in student satisfaction and their implications in terms of the consolidation of design principles.
- Expanding Areas of Influence at Azores University : Virtual Campus, Regional Clusters and Points of PresencePublication . Roth, RogérioA tripolaridade da Universidade dos Açores, caracterizada por campus físicos e instalações próprias tem-se mostrado economicamente inviável, socialmente injusta e ao mesmo tempo insuficiente para permitir o atendimento de todas as nove ilhas do arquipélago. A localização em uma região ultraperiférica da União Europeia não garante uma discriminação positiva. A solução pode estar em uma mudança de paradigma, baseada em uma estrutura decapolar e através de parcerias estabelecer polos regionais, pontos de presença e um campus virtual.
- Support Structures to the Teaching Mediated by TechnologiesPublication . Roth, RogérioA definição do nome e o papel das estruturas de apoio ao ensino mediado pelas tecnologias dá identidade ao projeto que se quer implementar. Contudo, a adoção só é verificada através do envolvimento de quem efetivamente vai utilizar os recursos, o que inclui a participação, convencimento e o comprometimento. Não há fórmulas mágicas ou soluções chave na mão que possam ser replicadas, adaptadas ou personalizadas com sucesso. O melhor caminho a seguir parece ser fazer a releitura das melhores práticas, adaptando-as às necessidades e realidade locais.
- Emotional, cognitive and behavioral reactions to paranoia in clinical and nonclinical populationPublication . Carvalho, Célia; Pinto-Gouveia, José; Peixoto, Ermelindo; Motta, CarolinaBACKGROUND: Paranoia is a disruptive belief that can vary across a continuum, ranging from persecutory delusions presented in clinical settings to paranoid cognitions that are highly prevalent in the general population. The literature suggests that paranoid thoughts derive from the activation of a paranoid schema or information processing biases that can be sensitive to socially ambiguous stimuli and influence the processing of threatening situations. METHOD: Four groups (Schizophrenic participants in active psychotic phases, n=6; stable participants in remission, n=30; participants’ relatives, n=32; and healthy controls, n=64) were assessed with self-report questionnaires to determine how the reactions to paranoia of clinical patients differ from healthy individuals. Cognitive, emotional and behavioral dimensions of their reactions to these paranoid thoughts were examined. RESULTS: Paranoid individuals were present in all groups. Most articipants referred the rejection by others as an important trigger of paranoid ideations, while active psychotic were unable to identify triggering situations to their thoughts and reactions. This may be determinant to the different reactions and the different degree of invalidation caused by paranoid thoughts observed across groups. CONCLUSION: Clinical and non-clinical expressions of paranoid ideations differ in terms of their cognitive, emotional and behavioral components. It is suggested that, in socially ambiguous situations, paranoid participants (presenting lower thresholds of paranoid schema activation) lose the opportunity to disconfirm their paranoid beliefs by resourcing to more maladaptive coping strategies. Consequently, by dwelling on these thoughts, the amount of time spent thinking about their condition and the disability related to the disease increases.