Browsing by Issue Date, starting with "2017-03"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- O Cachalote : Um Emblema dos AçoresPublication . Barreiros, João P.De entre as mais de 25 espécies de Cetáceos comprovadamente ocorrentes nos mares dos Açores, certamente que o Cachalote (Physeter macrocephalus) se destaca como a mais emblemática e conhecida de todas. [...].
- Expanding Areas of Influence at Azores University : Virtual Campus, Regional Clusters and Points of PresencePublication . Roth, RogérioA tripolaridade da Universidade dos Açores, caracterizada por campus físicos e instalações próprias tem-se mostrado economicamente inviável, socialmente injusta e ao mesmo tempo insuficiente para permitir o atendimento de todas as nove ilhas do arquipélago. A localização em uma região ultraperiférica da União Europeia não garante uma discriminação positiva. A solução pode estar em uma mudança de paradigma, baseada em uma estrutura decapolar e através de parcerias estabelecer polos regionais, pontos de presença e um campus virtual.
- Tourism development potential in an insular territory : the case of Ribeira Grande in the AzoresPublication . Couto, Gualter; Pimentel, Pedro; Ponte, João Crispim Borges daThe Autonomous Region of the Azores is one of the most sustainable destinations in the world. Being an archipelago comprised of nine small islands, quality and sustainability are critical features in the tourism sector, inducing the need for thorough and technical strategic development processes. Ribeira Grande is an important municipality in the Azores, which envisioned tourism as a strategic sector to develop when the partial liberalization of the air passenger transport sector occurred in 2015. However, this destination had little tourism maturity and competitiveness and required some structural planning work. The development of a strategic plan for tourism for the municipality of Ribeira Grande, including the selection of tourism products, is explained in detail in this article, which highlights the main challenges and results of the process.
- Effects of forest change on litter decomposition and associated aquatic hyphomycetes in island streamsPublication . Faustino, Hélder de Jesus Aguiar; Gonçalves, Vitor Manuel da Costa; Ferreira, Verónica Jacinta LopesOs ribeiros estão intimamente ligados à vegetação circundante, responsável pelo ensombramento e abastecimento das cadeias alimentares aquáticas com detritos orgânicos, sendo assim muito vulneráveis a alterações na vegetação ribeirinha. A substituição da floresta nativa pela floresta de produção ou a sua invasão por espécies arbóreas exóticas pode afetar as dinâmicas biológicas existentes, apesar da natureza heterotrófica dos ribeiros ser mantida. Contudo, alterações na vegetação ribeirinha muitas vezes apresentam resultados contrastantes sobre o funcionamento do ecossistema, como estimulação, inibição ou ausência de diferenças significativas em termos de taxas de decomposição dos detritos orgânicos, sugerindo que os efeitos da alteração das florestas podem ser dependentes do contexto em que se inserem. O presente estudo avalia os efeitos da alteração das florestas sobre as comunidades e atividades biológicas dos ribeiros na ilha de São Miguel (Arquipélago dos Açores), através da comparação das taxas de decomposição de detritos orgânicos com origem nativa (Ilex perado), conífera (Cryptomeria japonica) e exótica (Pittosporum undulatum), bem como das taxas de reprodução e da estrutura das comunidades dos hifomicetes aquáticos associados aos detritos, entre ribeiros (n=9) circundados por floresta nativa (floresta laurissilva), por plantações de coníferas e por florestas invadidas por espécies exóticas. A decomposição de I. perado, C. japonica e P. undulatum, assim como a taxa de esporulação e riqueza específica dos hifomicetes aquáticos associados não diferiram significativamente entre os ribeiros nativos e os de coníferas, enquanto a estrutura das comunidades dos hifomicetes aquáticos foi fortemente afetada pela alteração da floresta. Contrariamente, a decomposição de I. perado e P. undulatum foi significativamente maior nos ribeiros invadidos comparativamente aos nativos. Este estudo demonstra que as alterações das florestas podem ter impacto no funcionamento dos ecossistemas, porém os efeitos foram moderados pela identidade dos detritos orgânicos e pelo tipo de alteração da floresta.
- Truques com o baralho de cartas tradicional : Toque rápidoPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaAo longo dos tempos, muitos foram os materiais usados nos jogos que iam ganhando popularidade. Das pedrinhas e sementes aos atuais meios eletrónicos, o percurso foi longo e rico do ponto de vista criativo. Foram surgindo os jogos de tabuleiro, os jogos de lápis e papel, os jogos de dados e... os jogos de cartas. (...) O baralho de cartas tradicional é rico do ponto de vista da grande diversidade de jogos que permite explorar, muitos deles transmitidos de geração em geração. As suas potencialidades didáticas também são consideráveis, em particular a riqueza que apresenta do ponto de vista matemático. Mas, não ficamos por aqui. Os truques de magia com o baralho de cartas tradicional também tiveram algum impacto cultural ao longo da nossa história e apresentam igual potencial didático. Do ponto de vista dos momentos mágicos que um baralho de cartas pode proporcionar, há uma vantagem em preferir truques que se baseiam em princípios matemáticos em detrimento de truques baseados em “cartas escondidas na manga”, por uma razão muito simples: os primeiros nunca falham! Isto precisamente porque a Matemática, ela própria, enquanto ciência exata, nunca falha. Apresentamos, de seguida, um truque matemático que pode ser feito com um baralho de cartas tradicional. Primeiro vamos explicar como se processa o truque. (...) Neste truque, utiliza-se o conceito matemático de bijeção. (...)
- Práticas ambientais dos produtores de leite de São Miguel : comparação entre produtores certificados e não certificadosPublication . Condinho, Paula Catarina Melo; Ventura, Maria da Anunciação Mateus[...]. O objetivo geral deste trabalho foi o de constatar o desempenho ambiental de explorações pecuárias da ilha de São Miguel, sendo umas certificadas pelo programa “Leite de vacas felizes” da Bel e outras não certificadas, e verificar o nível de consciência ambiental de cada grupo de produtores relativamente aos impactes da sua atividade no meio ambiente. Para tal foi selecionada uma amostra constituída por 2 grupos de produtores: os certificados pela Bel no programa “vacas felizes”, e um conjunto de igual dimensão de explorações fora do programa. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi um questionário aplicado diretamente aos donos das explorações. [...]
- Indicadores em planos de pormenorPublication . Fortuna, Carla Patrícia Melo; Calado, Helena Maria Gregório PinaOs indicadores são uma ferramenta de avaliação e monitorização de planos territoriais, cujos resultados obtidos auxiliam diretamente na revisão e alteração destes. A aplicação no âmbito legal faz-se nos vários níveis do processo de auxílio à decisão da avaliação ambiental (AA). A aplicação da AA, quer a nível nacional, quer a nível regional, ocorre sempre, com exceção nas áreas pequenas, onde se incluí os Planos de Pormenor (PP), na Região Autónoma dos Açores (RAA) inferiores a 25ha, e não apresentem efeitos significativos no ambiente, com obrigatoriedade de decisão fundamentada. O estudo centrou-se na definição de uma listagem de indicadores a aplicar em PP na RAA, tendo por base a análise de indicadores em AA de trinta e nove PP do território nacional. A seleção final fez-se com o auxílio da opinião de quatro peritos sobre cada um dos indicadores propostos. A diversidade de PP, por permitir o crescimento da malha urbana, a requalificação ou valorização do território urbano ou rural e a organização de usos do solo, levou à identificação de indicadores para situações particulares, principalmente para zonas industriais. Os indicadores são uma ferramenta importante e chave no processo de avaliação do plano quando devidamente aplicados, mas são os municípios os decisores da elaboração dos PP e respetiva avaliação. Os mecanismos de avaliação são recentes e as limitações técnicas, legais e financeiras que os municípios estiveram expostos durante anos, ainda hoje têm repercussões, principalmente na RAA. Mas hoje dispomos de um quadro legal e maior consciência da necessidade de uma gestão do território às várias escalas e os PP são um instrumento do desenho do território com regras que melhora a paisagem visual e a integração das edificações e usos.
- Desperdício de produtos hortofrutícolas percebido por famílias de uma freguesia citadina nos AçoresPublication . Marinho, Maria Cristina da Silva Ribeiro; Gabriel, Rosalina Maria de Almeida; Arroz, Ana Margarida Moura; Elias, Rui Miguel Pires Bento da SilvaCerca de metade da comida produzida em todo o mundo vai para o lixo. Muitos fatores contribuem para o desperdício, envolvendo aspetos da cadeia de produção tão diversos quanto os modelos intensivos de produção adotados, as condições inadequadas de armazenamento e transporte ou até as promoções que encorajam os consumidores a comprar em excesso. Nos últimos tempos têm surgido vários estudos relacionados com o desperdício alimentar, reconhecendo-o como um caso bem ilustrativo de insustentabilidade, pelas significativas consequências sociais, ambientais e económicas que comporta. Várias facetas do problema estão relacionadas com as escolhas e comportamentos dos consumidores, não só pelas quantidades que compram ou pelas estratégias de conservação que utilizam, mas também pelos critérios de consumo que orientam as suas compras. Em que medida o aspeto, a cor e o formato da fruta e dos legumes serão mais ou menos determinantes na escolha dos frescos do que outras questões como a imoralidade da fome e ética do mercado, a insustentabilidade ambiental ou a proteção do mercado regional, por exemplo? Perceber em que medida os terceirenses estarão despertos para esta problemática levou à realização de um inquérito, por questionário hétero-administrado, que visa caracterizar as perspetivas de 200 famílias da freguesia de Santa Luzia (Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores) acerca da dimensão do desperdício de produtos hortofrutícolas no mundo e as representações que fazem das suas práticas de consumo e de desperdício. Pretendeu-se que os resultados deste estudo permitissem perceber o grau de consciencialização das pessoas relativamente a este fenómeno e identificar os motivos que lhe subjazem, podendo contribuir para fundamentar a conceção de programas de intervenção que visem reduzir o desperdício alimentar. Daí que se tenha dado uma ênfase particular à exploração da recetividade dos inquiridos a produtos que, mantendo a qualidade nutricional, não pertencem à norma elitista dos mais perfeitos, belos e viçosos exemplares. [...].
- Valorização nutritiva da fibra de conteira (Hedychium gardnerianum, Sheppard ex Ker-Gawl) na alimentação animalPublication . Rocha, Sérgio Fernando Lourenço; Borba, Alfredo Emílio Silveira deA produção animal nos Açores é condicionada pelos ciclos da produção de erva. Em ilhas altas, e ou nas zonas altas de todas as ilhas, exemplo Pico, S. Jorge e Flores, observa-se dois períodos no ano de falta de erva, no Verão (nomeadamente Agosto e Setembro) e no Inverno (Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro). Nas ilhas baixas, e/ou nas zonas baixas, verifica-se só um período de carestia de forragem o de Verão, sendo este no entanto, bastante mais prolongado. Em situação de falta de fibra para a alimentação animal, os alimentos fibrosos de baixa qualidade têm relevância na alimentação animal. No entanto dado estes alimentos possuírem baixo valor alimentar, baixa digestibilidade e baixa ingestão voluntaria, fazem com que as necessidades de manutenção dos ruminantes não sejam satisfeitas. Com vista a aumentar o valor nutritivo dos alimentos fibrosos de baixa qualidade, tem sido feitas várias tentativas, que se desenvolvem em duas vias (Jarrige, 1987): 1) Complementar com azoto; a) constituintes azotados degradáveis no retículo-rúmen, que fornecem uma fonte azotada à população microbiana; b) constituintes azotados não degradáveis no retículo-rúmen. 2) Tratamentos Físicos, químicos e biológicos. Pelas razões expostas, propusemo-nos a estudar o Hedychium gardnerianum (Conteira ou Roca-de-Velho), que é uma fonte tradicional de fibra utilizada pelos lavradores açorianos, sujeita a um tratamento com 5% de M.S. com ureia, com 3% da M.S. com NaOH, e a adição de uma fonte de azoto (Bagaço de soja) para assim se estudar a sua valorização nutritiva.
- Avaliar a eficiência das áreas protegidas para representar a biodiversidade: o caso de estudo de uma pequena ilhaPublication . Vergílio, Marta H. S.; Fonseca, Catarina; Calado, Helena; Borges, Paulo A. V.; Elias, Rui B.; Gabriel, Rosalina; Martins, António; Azevedo, Eduardo B.; Cardoso, Pedro[…]. Nos Açores podem ser encontradas inúmeras espécies endémicas que tornam este arquipélago importante, do ponto de vista da conservação dos valores naturais. A rede de APs nos Açores está organizada em Parques Naturais de Ilha, no Parque Marinho dos Açores e em APs de importância local. O Parque Natural de Ilha (PNI) engloba diferentes categorias de áreas terrestres e marinhas, que possuem diferentes objectivos de conservação. No sentido de avaliar a adequação dos actuais limites das APs do ponto de vista da conservação das espécies, tendo a Ilha do Pico como caso de estudo, foram analisadas 219 espécies nativas dos Açores (briófitos, plantas vasculares, moluscos, artrópodes e vertebrados), na sua maioria endémicas. […].