CICS/A - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS/A - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Subject "Açores"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Concentração demográfica em espaço insular : os Açores, 1864-2011Publication . Rocha, Gilberta Pavão NunesUma das características do arquipélago dos Açores é a sua desigualdade demográfica, associada, em primeiro lugar, à dimensão geográfica das várias ilhas, mas que a ela não se confina, sendo também de enorme importância a respectiva localização no interior do arquipélago, aspecto que não pode ser desenquadrado das ligações económicas, sociais e políticas que estabelecem nos diferentes períodos históricos. Mas a singularidade, essencial para um conhecimento mais efectivo do todo decorrente do estudo de cada uma das partes, não deve ignorar igualmente a perspectiva regional, isto é, o papel que o arquipélago teve e tem nos cenários nacionais e internacionais, o seu estatuto de maior ou menor centralidade ou perificidade. [...].
- Desigualdades de género e pobreza nos AçoresPublication . Diogo, Fernando; Rocha, GilbertaOs Açores são um território e uma sociedade onde as desigualdades de género assumem algumas peculiaridades no contexto nacional, de que a violência doméstica é um exemplo (Rocha et al., 2010). Existem, aliás, diversas questões sociais em que apresentam um ritmo próprio e algo distinto do conjunto do País. Por exemplo, na atividade feminina, na escolaridade e na escolarização dos estudantes, como também na dinâmica demográfica (A. Diogo, 2008; Palos, 2002; Rocha, 1991, 2015; Rocha et al.,2010, 2012, 2016). Essas diferenças também são visíveis na problemática da Pobreza, quer no peso dos beneficiários do RSI na população residente, quer na própria taxa de risco de pobreza, como a seguir se verá. As desigualdades de género são uma temática estruturante da análise sociológica, tanto no passado, como no presente, neste caso em aspetos que estão intimamente relacionados com as transformações profundas do papel da mulher na modernidade, e que apontam para a sua maior vulnerabilidade social (Silva, 2016), designadamente no mundo laboral. A entrada da mulher no mercado de trabalho fez-se mais tardiamente nos Açores, pois em 1981, enquanto que as mulheres empregadas representavam na média nacional, 29% do total, nos Açores o valor era de apenas 11,8%. A maior participação feminina observada nos anos posteriores fez diminuir as diferenças entre os Açores e o País no seu conjunto, mantendo, todavia, a Região valores ligeiramente inferiores. Considerando a Taxa Bruta de Atividade em 2011, estes são de 40,1% e 43,9%, respetivamente (Rocha et al., 2016: 273). Além disso, há cerca de 20 anos, com consequências no tempo presente, verificava-se que “as mulheres evidenciam uma saída da vida activa mais precoce do que os homens, pois o volume de mulheres que permanece em atividade começa a reduzir-se após os 35 anos, ficando o sustento da família a cargo do marido.” (Rocha et al., 1999: 85).
- Dinâmicas sociais nos AçoresPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Lalanda-Gonçalves, Rolando; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Diogo, Fernando; Borralho, ÁlvaroPretende-se neste capítulo apresentar algumas das dinâmicas sociais nos Açores nas últimas duas décadas, enquadrando-as na evolução global observada no país. O período adotado é justificável não só pela proximidade temporal, mas também por nele se identificarem algumas das mudanças sociais mais significativas ocorridas na sociedade açoriana e, em alguns casos, um atenuar das diferenças face ao todo nacional. Procura-se, assim, dar conta de alguns dos principais elementos estruturantes da análise sociológica, apresentados em pontos separados, 1 como a população e a educação, o emprego, a pobreza e a religiosidade, inseridos num contexto insular, de acentuada dispersão e desigualdade na dimensão geográfica e demográfica das várias ilhas. Como espaço(s) insular(es), de pequena dimensão, aqui não teorizado (s), nem fundamentado(s) nas características identificadoras da(s) insularidade(s), a análise e a compreensão da(s) sociedade(s) açoriana(s) não pode deixar de ter em consideração esta sua especificidade territorial. De facto, como já foi posto em evidência (Lalanda-Gonçalves, 2000), existe uma relação entre a insularidade (definida enquanto distância ao exterior e pequena dimensão territorial) e a contração do espaço de oportunidade (definido como a probabilidade de obter um emprego compatível com a qualificação obtida num determinado espaço socioeconómico). Procura-se, assim, integrar as diferentes dinâmicas sociais, económicas e culturais, e compreender o sistema societal açoriano tendo em conta a sua historicidade (Touraine, 1974).
- (Dis)similaridades nas características da população açorianaPublication . Silva, Osvaldo; Sousa, ÁureaNeste trabalho, é efetuada uma comparação entre a população residente em Portugal, tendo em atenção as regiões geográficas (NUTS II), com base nos dados dos Censos 2011, de forma a comparar a Região Autónoma dos Açores com as restantes regiões, a nível do género, grupo etário, estado civil, habilitações literárias, dimensão das famílias, situação da população residente com 65 ou mais anos (se vivem sozinhas ou com uma ou duas ou mais pessoas da sua faixa etária) e as taxas de variação, de 2001 para 2011, relativas à população residente e ao número de famílias, respetivamente. Pretende-se identificar as regiões que apresentam características mais similares e mais diferenciadas no que se refere às variáveis consideradas. É efetuada, ainda, a comparação entre as ilhas, assim como entre os concelhos dos Açores.
- Etapas da vida : discurso político e representações sociais da juventude e da velhice nos AçoresPublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoAs representações sociais da juventude e da velhice articulam-se com regimes de ação pública onde releva o apoio, a proteção, a defesa, a solidariedade e a intervenção do poder político face à problemática da transição o da juventude para a adultez e desta para a velhice. Este contexto caracteriza a “inatividade”, a “passividade”, a “dependência” ou os “comportamentos de risco” como fragilidades, disfuncionalidades passíveis de proteção pela ação pública. Também, ao longo do tempo vemos, nos diferentes programas de governo, reforçar-se a dimensão prescritiva da pro-atividade generalizar-se às duas categorias (jovens/idosos). Assim podemos, ainda que de um modo provisório, considerar que nas políticas públicas para a juventude e para a velhice a problemática central radica num “jogo de uma integração ativa” para a resolução dos problemas associados às transições entre juventude/ adultez e adultez/ velhice configurando uma modalidade ou regime de intervenção pública.
- Frances Dabney e Samuel Longfellow : A natureza dos Açores numa perspetiva feminista e ecocríticaPublication . Simas, Rosa NevesAs palavras de Susan Gubar, nome incontornável da crítica feminista, são a clara expressão do espírito em que se tem movido o feminismo, corrente essencialmente ativista no seu início, no século XIX, que evoluiu no século XX para abranger várias correntes teórico-críticas - e que continua a evoluir no século XXI. Susan Gubar o diz: "our job is not yet done e temos que continuar a utilizar as nossas capacidades interpretativas para virar do avesso os sinais desorientadores do nosso tempo". Foi esta evolução ao longo do tempo que levou o feminismo a debruçar-se, nas últimas duas décadas, sobre um dos sinais mais desorientadores do nosso tempo- a degradação ambiental e a preocupação ecológica que a acompanha. Conjugando a crítica feminista e a ecocrítica, o presente texto analisa as representações da natureza - neste caso, dos Açores - traçadas por Frances Dabney e Samuel Longfellow, dois norte-americanos oitocentistas com ligações a este arquipélago. […].
- Gerações face ao ambiente e à energia : um estudo comparativo nos AçoresPublication . Tomás, Licínio Manuel Vicente; Simas, Rosa Neves; Serpa, Margarida DamiãoDesponta hoje a consciência de que não é infinito aquilo que a terra nos pode fornecer, sendo relevante equacionar a relação entre os meios e formas de produção e as pessoas a sustentar. Assim, a sustentabilidade ambiental configura-se como uma preocupação crescente das sociedades que se industrializaram, com reflexos evidentes ao nível da definição das políticas públicas.
- Uma modernidade tardia : mudanças demográficas nos Açores (1974-2014)Publication . Rocha, Gilberta Pavão NunesAs alterações sociais decorrentes da instauração do regime democrático em Portugal e, consequentemente, a afirmação do regime autonómico açoriano, tiveram consequências visíveis na dinâmica demográfica de Portugal e das suas regiões. Com níveis de mortalidade, natalidade e emigração bastante elevados em meados da década de setenta do século XX e uma imigração visível, ainda que não muito elevada, no início deste novo século, assiste-se nos Açores a mudanças tendencialmente similares às verificadas no conjunto do país, ainda que se apresentem temporalmente distintas, o que em nosso entender identifica os Açores no contexto nacional como tendo uma modernização mais tardia. Neste capítulo pretende-se apresentar em primeiro lugar, ainda que de forma sucinta, a evolução das variáveis do movimento natural e migratório observada nos Açores num período longo, que nos permitirá posteriormente uma análise mais específica da tendência da natalidade e da sua relação com a nupcialidade e a estrutura familiar observada nos últimos 40 anos.
- Movimentos migratórios internacionais nos Açores : uma perspetiva demográficaPublication . Rocha, Gilberta Pavão NunesA mobilidade internacional não tem sido um campo de análise privilegiado em Demografia, designadamente na sua componente formal, contrariamente ao que acontece com as outras variáveis que compõem o seu objeto de estudo. Este facto não retira, no entanto, a importância que este fenómeno tem na dinâmica demográfica, principalmente quando se está em presença de níveis de natalidade e mortalidade particularmente baixos e se assiste, consequentemente, a um acentuado envelhecimento populacional, como hoje acontece em muitos países. Aqui a mobilidade ganha uma maior relevância, quer se atenda à entrada - fator de reequilíbrio ou minimizador do desequilíbrio da estrutura etária, como à saída, com o acentuar do referido envelhecimento demográfico.
- Perspetivas sobre a natureza dos Açores : Uma abordagem ecocrítica e feministaPublication . Simas, Rosa NevesA natureza dos Açores tem sido amplamente estudada no seio das ciências naturais, ao contrário do que tem acontecido nos estudos socioculturais. Contrapondo a esta situação, o presente artigo faz uma análise ecocrítica e feminista das atitudes face à natureza que surgem no contexto da sociedade atual, através do estudo comparativo GenARE: Generations of Azoreans and Renewable energy, e no âmbito da cultura açoriana, através do romance Mau Tempo no Canal, obra prima da escrita açoriana, como o próprio título indica, aponta para a vitalidade da natureza das ilhas.