DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
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- Análise fatorial confirmatória : Escala de integração comunitária de adultos com problemas psiquiátricosPublication . Cabral, Joana; Carvalho, Célia; Silva, OsvaldoA Escala de Integração Comunitária de Adultos com Problemas Psiquiátricos (EIC-APP) é um instrumento de medida que foi construído com base num modelo multidimensional de integração comunitária. Para verificar a validade da referida escala numa amostra de 183 indivíduos açorianos, com problemas psiquiátricos, foi feita uma análise fatorial confirmatória com o software AMOS. Os resultados obtidos levaram à redução da escala de 34 para 16 itens, apontando alguns aspectos relevantes para o ajustamento do modelo teórico subjacente.
- Students' engagement in school : analyses according to peer victimization and grade, throughout adolescencePublication . Veiga, Feliciano Henriques; Caldeira, Suzana NunesConceptual Frame: In recent years, students' engagement in school (SES) has been pointed out a mean to prevent and address the occurrence of victimization behaviors between students, either as aggressors or as victims; however, there is a lack of empirical studies on the relationship between these constructs, throughout adolescence. Objective: To study how the relationships between SES and victimization behaviors vary throughout the adolescence years of schooling is the aim of the present study. Method: The sample consisted of 685 students from different regions of the country, of both sexes, divided by grade (6th, 7th, 9th and 10th). Data were collected in classroom context through a survey that included items from the "Multidimensional Peer Victimization Scale" and the questionnaire "Student's Engagement in School - A Four Dimensional Scale (SES-4DS)", which includes a cognitive, an affective, a behavioral and an agentic dimension (Veiga, 2013). Results: The results from the analysis of engagement variance (anova two-way 2x3), according to grade (6th and 7th versus 9th and 10th grades) and peer victimization (low, medium and high), allowed to find a decrease throughout schooling years, either in SES, as in peer victimization behaviors (PVB); the significant effects of the interaction of the variables PV and grade emerged only in the cognitive and behavioral dimensions, and were due to a larger decrease in such dimensions, in the group with higher PVB, throughout the years. Conclusions: results are considered within the context of social-cognitive perspective of development; and suggest further deeper analyses, in addition to activation measures of variables such as students' engagement in school, as a form to diminish peer victimization conducts.
- Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literaturaPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, M. Céu; Caldeira, Suzana Nunes; Moura, Hélia; Galvão, Diana; Barbosa, AltemirA relação entre as variáveis atuação dos professores e comportamentos dos alunos tem sido investigada, destacando-se a sua importância e atualidade. Faltam, no entanto, estudos que atendam a dimensões específicas de cada um dos conceitos e aprofundem inconsistências entre os estudos existentes. O envolvimento dos alunos na escola é definido como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola, em dimensões específicas como, cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (Veiga, 2012; 2013), correspondendo, assim, aos sentimentos, pensamentos e comportamentos tidos pelos estudantes em contexto escolar. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “ação dos professores”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A ação dos professores, quer percecionada pelos alunos, quer professada pelos professores, é um construto multidimensional que inclui um conjunto de variáveis que requerem operacionalização e estudo aprofundado. Alguns estudos têm vindo a analisar as representações dos alunos acerca de comportamentos de profissionalidade docente, conceito que remete para estilos de gestão da sala de aula, competências de relação professor-aluno, e apoio do professor percebido pelos alunos — enquanto componentes do perfil de um bom professor. O objetivo do presente estudo foi proceder à revisão de literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e a atuação dos professores, incluindo os seus comportamentos de profissionalidade docente.
- Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superiorPublication . Martins, Maria J.; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.As praxes no ensino superior são uma constante que se repete anualmente e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior e para a promoção da convivência e do divertimento entre estudantes. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação tem um caráter exploratório e pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes que frequentam os vários cursos de licenciatura na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, bem como conhecer as suas representações e opiniões sobre as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa, neutra ou ambivalente, por a forma a contribuir para melhor se compreender este fenómeno e a prevenir a violência física e psicológica entre pares no ensino superior.
- Olhares femininos sobre a praxe académicaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Martins, Maria J.; Carvalho, CéliaA praxe académica tem estado sob a mira dos gestores das instituições de ensino superior, sendo apontada como causadora de danos severos na vida do estudante recém-chegado. A investigação apresenta dados controversos. Por um lado, dá a conhecer casos em que veteranos e caloiros afirmam as atividades da praxe promotoras da integração dos recém-chegados e da convivência entre estudantes. Por outro lado, dá a conhecer casos que corroboraram a ideia de práticas deliberadas do exercício da desigualdade de poderes. Esta última perspetiva surge mais entre o sexo feminino, situação que assume particular acuidade numa sociedade onde a violência de género ainda é um fenómeno marcante. O presente estudo visa contribuir para a compreensão desses acontecimentos iniciáticos na ótica de género. Comparam-se perceções sobre a relação com a praxe em estudantes do sexo masculino e feminino de uma instituição de ensino superior português. Participaram no estudo 247 estudantes, 91 do sexo masculino e 156 do sexo feminino, a frequentar o 1º Ciclo de Estudos. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, composta por 15 itens organizados em três dimensões: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social. Os resultados obtidos com recurso a um conjunto de técnicas estatísticas apropriadas informam que na escala global existem diferenças significativas (U=4683.50; p=0.042< α=0.05) entre rapazes (mm=120.57) e raparigas (mf=102.69), com os rapazes a evidenciarem melhor relação com a praxe. Na análise por dimensões este dado é robustecido, pois os rapazes apresentam resultados significativamente mais elevados do que as raparigas na Relação Positiva com a Praxe (mm=126.88; mf=98.35; U= 4060; p=0.001 < α=0.05). Nas outras duas dimensões as diferenças observadas não têm significância estatística. Estes resultados parecem chamar a atenção para a importância do acolhimento, integração e socialização das estudantes, cuja tonalidade ainda aparece como menos positiva.
- O que pensam os estudantes de enfermagem sobre as praxes académicas?Publication . Martins, Maria J.; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.As praxes académicas ocorrem anualmente no ensino superior português e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes dos 3 primeiros anos dos cursos de enfermagem do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade dos Açores; conhecer o modo como os estudantes caraterizam as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa ou ambivalente; e pretende ainda comparar o envolvimento nas praxes dos estudantes de Portalegre com os dos Açores, bem como o modo como as caraterizam.
- Atacar será a melhor defesa? A influência das experiencias precoces e da paranoia na agressividade dos jovens açorianosPublication . Carvalho, Célia; da Motta, Carolina; Cabral, Joana; Caldeira, Suzana Nunes[...]. Tendo em conta que a literatura destaca as experiências de vinculação precoces como principais fatores envolvidos no surgimento da ideação paranoide e dos comportamentos agressivos, o presente estudo explorará a influência dos estilos de relação parental e o papel mediador da ideação paranoide na agressividade durante a adolescência. Para tal, foi administrado um protocolo de avaliação contendo a Escala de Memórias de Calor e Afeto, o Questionário de Experiências de Cuidados e Abuso na Infância, a Escala Geral de Paranóia e o Questionário de Agressividade a uma amostra representativa da população de adolescentes em frequência escolar da ilha de S. Miguel, Açores (n =1816). O objetivo principal deste estudo passa pela caracterização e identificação dos principais preditores envolvidos na manifestação da ideação paranoide, o estudo do papel mediador da ideação paranoide e as suas implicações a nível do comportamento e funcionamento interpessoal. [...].
- Praxe no Ensino Superior : um estudo comparativo entre instituiçõesPublication . Botelho, Susana P.; Mendes, Maria; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Martins, Maria J.; Carvalho, CéliaA praxe académica é um acontecimento iniciático que envolve estudantes veteranos e calouros. Este evento traduz-se numa prática académica simbólica que, aparentemente, tem como intuito auxiliar a integração do recém-chegado no meio académico, ajudando-o na sua adaptação. Porém, em Portugal, episódios violentos, humilhantes e com consequências graves têm sido reportados, sobretudo nestes últimos anos, reacendendo o debate sobre a praxe e o seu papel no âmbito da comunidade estudantil. Diante desta controvérsia, o atual estudo visa compreender o modo como estudantes de duas instituições de ensino superior português percepcionam a sua relação com a praxe académica. [...].
- "Bora lá ser assertivo" : um contributo para uma abordagem ao sucesso escolarPublication . Cabral, Filipa; Tavares, Marta; Caldeira, Suzana NunesOs censos de 2011 identificaram os Açores como uma das regiões de Portugal com níveis de insucesso escolar mais elevados, situação que se torna muito expressiva no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, onde as taxas rondam os 37.28% e os 47.46%, respetivamente (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, 2014). O insucesso é muitas vezes traduzido por meio das reprovações escolares e do absentismo escolar. Mas, ressalta-se a pertinência de uma abordagem mais extensa do insucesso, pelas implicações que este tem para a construção da identidade pessoal e dos projetos de vida de cada um (Bisinoto, Marinho & Almeida, 2010; Salema, 2005). No âmbito do Plano do combate ao insucesso na Região – ProSucesso, existem programas, como o Fénix e o Apoio Mais – Retenção Zero, que elegem como principal objetivo a redução da taxa de abandono precoce da educação e da formação e o aumento do sucesso escolar em todos os níveis de ensino. Esse Plano contempla, também, a possibilidade de implementação de projetos-piloto, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e cívicas, as quais são consideradas benéficas para a vida académica, para além da vida social. Entre as competências sociais destaca-se a assertividade pela relação que tem evidenciado com o sucesso escolar (Dias, 2008; Jardim, 2007). O comportamento assertivo atua como um fator protetor e potenciador do sucesso escolar, possibilitando o desenvolvimento de relações apoiadas na cooperação, respeito e negociação, contribuindo para uma resolução positiva dos problemas que surgem (Bandeira, Rocha, Pires, Del Prette & Del Prette, 2006). Considerando a atual situação escolar nos Açores e os benefícios que o comportamento assertivo pode gerar, uma equipa de psicólogos da Universidade dos Açores concebeu um programa de promoção da assertividade – “Bora lá ser assertivo” – destinado a jovens em idade escolar. Bora lá ser assertivo não é um programa de recuperação escolar, mas sim de desenvolvimento de competências de vida, seguramente pertinentes em contexto escolar. O programa poderá ser frequentado pelos jovens na própria Universidade, em horário supletivo ao horário escolar, ou nas respetivas escolas, se oferecido por estas como um projeto-piloto de promoção de competências transversais e de proteção e prevenção da performance escolar, do abandono escolar e de problemas de comportamento. “Bora lá ser assertivo” é composto por seis sessões de 60 minutos cada que, no seu conjunto, visam contribuir para o estabelecimento de condições favorecedoras para o desenvolvimento de atributos proacadémicos em prol do sucesso académico, maximizando assim, as oportunidades de experienciar um trajeto de sucesso. As sessões decorrem numa base semanal, assentam em metodologias ativas e são administradas por profissionais de psicologia. A avaliação de efeitos é realizada através de uma escala de assertividade (aplicada em momento antecedente e subsequente às sessões), mas também são recolhidos dados de satisfação dos participantes e opiniões dos professores (ou outros informantes-chave) sobre o comportamento e o rendimento dos alunos. Nesta comunicação apresentam-se os fundamentos concetuais do programa, bem como a sua estrutura e organização. Tratando-se de um programa elaborado recentemente, ainda não se dispõe de dados empíricos referentes à sua utilização.
- Trilhando o desenvolvimento de crianças e adolescentesPublication . Tavares, Marta; Cabral, Filipa; Reis, Catarina; Martins, Cátia; Vieira, Maria; Caldeira, Suzana NunesAtualmente, nos Açores assiste-se a um desinvestimento das crianças e dos adolescentes face à escola, refletindo-se este no insucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). O insucesso escolar corresponde a uma das principais problemáticas relacionadas com o sistema educativo, podendo ser traduzido através das reprovações escolares e do absentismo escolar (Bisinoto, Marinho & Almeida, 2010). No arquipélago dos Açores, as taxas de retenção, abandono e insucesso são as mais elevadas do país (Conselho Nacional da Educação, 2014). No ano letivo 2012/2013 um em cada cinco alunos não aprovou no 4º ano do ensino básico; a retenção no 2.º ciclo foi de 17%; e no terceiro ciclo e ensino secundário um em cada quatro alunos ficou retido (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, 2014). Em 2014 a taxa de abandono precoce foi de 32,8%, revelando estes números a dimensão do flagelo do insucesso escolar na região (Direção Regional da Educação, 2015). A fim de combater o insucesso o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso 2014 - contempla a eventualidade de apoio de outras instituições e organizações para a implementação de projetos-piloto, com vista à minimização do sucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). Para este efeito, através da literatura, verifica-se que o desenvolvimento vocacional em crianças e jovens contribui para a construção de trajetos de vida com significado, atuando como fator de proteção para o sucesso escolar (Taveira, 1998). Assim, alunos com acompanhamento vocacional estão mais cientes das suas capacidades e interesses, situação que proporciona um melhor autoconhecimento e a tomadas de decisão conscientes (Savickas, 2001). Neste enquadramento, o Gabinete de Psicologia Escolar Orientação e Supervisão (GaPEOS) tem vindo a organizar e realizar atividades de tempos livres para crianças e adolescentes que privilegiam os princípios da orientação vocacional. Destas atividades destacam-se os programas Kid’s à Descoberta e Descoberta Jovem, sendo o primeiro destinado a crianças dos 6 aos 10 anos e o segundo a adolescentes a partir dos 14 anos. Estes programas desenvolvidos durante o período das férias escolares, têm a duração de 5 dias. Ao longo da semana, são dinamizadas diversas atividades, através das quais os participantes trabalham o autoconhecimento e a exploração de oportunidades, interesses e capacidades. Os resultados alcançados até ao momento são satisfatórios, sendo estes obtidos através da aplicação de questionários de confiança e de satisfação das atividades implementadas aos participantes. As crianças indicaram ter explorado as suas capacidades e interesses, desenvolvendo o seu autoconhecimento. Os adolescentes disseram ter efetuado um processo de autodescoberta que os auxiliou a reconhecerem os seus interesses e capacidades, alargando os seus conhecimentos acerca das oportunidades disponíveis. Em suma, a participação de crianças e jovens em experiências ligadas à orientação vocacional é uma mais-valia, visto favorecer escolhas e decisões mais conscientes. Segundo a literatura, atividades que privilegiam a autodescoberta poderão auxiliar o sucesso escolar e a construção de projetos de vida bem-sucedidos (Taveira,1998). Dados os benefícios de programas desta natureza, espera-se que o Kid’s à Descoberta e o Descoberta Jovem possam ser futuros projetos-piloto desenvolvidos no âmbito do ProSucesso.