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Advisor(s)
Abstract(s)
Os censos de 2011 identificaram os Açores como uma das regiões de Portugal com níveis de insucesso escolar mais elevados, situação que se torna muito expressiva no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, onde as taxas rondam os 37.28% e os 47.46%, respetivamente (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, 2014). O insucesso é muitas vezes traduzido por meio das reprovações escolares e do absentismo escolar. Mas, ressalta-se a pertinência de uma abordagem mais extensa do insucesso, pelas implicações que este tem para a construção da identidade pessoal e dos projetos de vida de cada um (Bisinoto, Marinho & Almeida, 2010; Salema, 2005). No âmbito do Plano do combate ao insucesso na Região – ProSucesso, existem programas, como o Fénix e o Apoio Mais – Retenção Zero, que elegem como principal objetivo a redução da taxa de abandono precoce da educação e da formação e o aumento do sucesso escolar em todos os níveis de ensino. Esse Plano contempla, também, a possibilidade de implementação de projetos-piloto, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e cívicas, as quais são consideradas benéficas para a vida académica, para além da vida social. Entre as competências sociais destaca-se a assertividade pela relação que tem evidenciado com o sucesso escolar (Dias, 2008; Jardim, 2007). O comportamento assertivo atua como um fator protetor e potenciador do sucesso escolar, possibilitando o desenvolvimento de relações apoiadas na cooperação, respeito e negociação, contribuindo para uma resolução positiva dos problemas que surgem (Bandeira, Rocha, Pires, Del Prette & Del Prette, 2006). Considerando a atual situação escolar nos Açores e os benefícios que o comportamento assertivo pode gerar, uma equipa de psicólogos da Universidade dos Açores concebeu um programa de promoção da assertividade – “Bora lá ser assertivo” – destinado a jovens em idade escolar. Bora lá ser assertivo não é um programa de recuperação escolar, mas sim de desenvolvimento de competências de vida, seguramente pertinentes em contexto escolar. O programa poderá ser frequentado pelos jovens na própria Universidade, em horário supletivo ao horário escolar, ou nas respetivas escolas, se oferecido por estas como um projeto-piloto de promoção de competências transversais e de proteção e prevenção da performance escolar, do abandono escolar e de problemas de comportamento. “Bora lá ser assertivo” é composto por seis sessões de 60 minutos cada que, no seu conjunto, visam contribuir para o estabelecimento de condições favorecedoras para o desenvolvimento de atributos proacadémicos em prol do sucesso académico, maximizando assim, as oportunidades de experienciar um trajeto de sucesso. As sessões decorrem numa base semanal, assentam em metodologias ativas e são administradas por profissionais de psicologia. A avaliação de efeitos é realizada através de uma escala de assertividade (aplicada em momento antecedente e subsequente às sessões), mas também são recolhidos dados de satisfação dos participantes e opiniões dos professores (ou outros informantes-chave) sobre o comportamento e o rendimento dos alunos. Nesta comunicação apresentam-se os fundamentos concetuais do programa, bem como a sua estrutura e organização. Tratando-se de um programa elaborado recentemente, ainda não se dispõe de dados empíricos referentes à sua utilização.
Description
I Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente. Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 21 e 22 de outubro de 2016. http://www.cica-nica.net/
Keywords
Assertividade Desenvolvimento de Competências Sucesso Escolar
Citation
Cabral, F. B., Tavares, M., & Caldeira, S. N. (2016). "Bora lá ser assertivo: um contributo para uma abordagem ao sucesso escolar". In Livro de Resumos do I Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, (pp. 21-22). Universidade dos Açores, Ponta Delgada: 21-22 de outubro de 2016.