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- Conceções dos educadores portugueses sobre a linguagem escrita : um estudo de casoPublication . Santos, Ana Isabel; Martins, Margarida AlvesO presente artigo pretende dar conta dos resultados de uma investigação realizada junto de um grupo de 18 educadoras de infância a trabalhar em escolas da rede pública da Ilha Terceira, Açores, Portugal, cujo objetivo foi o de compreender a sua perspetiva acerca da abordagem à linguagem escrita no âmbito da educação de infância. Foram avaliados aspetos como a posição pedagógica e metodológica que as educadoras afirmam adotar na sua intervenção pedagógica e os processos de aprendizagem que afirmam privilegiar como promotores da literacia nas suas salas. A entrevista realizada durante o segundo trimestre do ano escolar permitiu concluir que a forma de pensar destas educadoras, acerca do desenvolvimento da linguagem escrita, caracteriza-se, basicamente, pelo distanciamento relativamente a uma perspetiva emergente da literacia, centrada nas crianças, pela atribuição de uma acentuada importância às atividades e estratégias de intervenção direta e pelo défice de conhecimentos sobre a forma como se desenvolvem os processos de leitura e escrita em crianças pré-escolares.
- On three endemic species of the linyphiid spider genus Canariphantes Wunderlich, 1992 (Araneae, Linyphiidae) from the Azores archipelagoPublication . Crespo, Luís C.; Bosmans, Robert; Cardoso, Pedro; Borges, Paulo A. V.We describe Canariphantes junipericola n. sp. and C. relictus n. sp., new single-island endemic linyphiid spiders from the islands of Flores and Santa Maria (Azorean archipelago, Macaronesia), respectively. The female of the first species was incorrectly assigned to Canariphantes acoreensis (Wunderlich, 1992), a species occurring in four islands in the Central Group of Azores (Faial, Pico, São Jorge and Terceira). The latter species is transferred to Canariphantes, its male redescribed and the female genitalia described for the first time. We discuss the systematic affinities of these new species and comment on their conservation status.
- Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literaturaPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, M. Céu; Caldeira, Suzana Nunes; Moura, Hélia; Galvão, Diana; Barbosa, AltemirA relação entre as variáveis atuação dos professores e comportamentos dos alunos tem sido investigada, destacando-se a sua importância e atualidade. Faltam, no entanto, estudos que atendam a dimensões específicas de cada um dos conceitos e aprofundem inconsistências entre os estudos existentes. O envolvimento dos alunos na escola é definido como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola, em dimensões específicas como, cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (Veiga, 2012; 2013), correspondendo, assim, aos sentimentos, pensamentos e comportamentos tidos pelos estudantes em contexto escolar. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “ação dos professores”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A ação dos professores, quer percecionada pelos alunos, quer professada pelos professores, é um construto multidimensional que inclui um conjunto de variáveis que requerem operacionalização e estudo aprofundado. Alguns estudos têm vindo a analisar as representações dos alunos acerca de comportamentos de profissionalidade docente, conceito que remete para estilos de gestão da sala de aula, competências de relação professor-aluno, e apoio do professor percebido pelos alunos — enquanto componentes do perfil de um bom professor. O objetivo do presente estudo foi proceder à revisão de literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e a atuação dos professores, incluindo os seus comportamentos de profissionalidade docente.
- Azores tourism product perceptions : the Influence of the country of originPublication . Batista, Maria da Graça Câmara; Silva, Francisco; Martins, AlexandraThis study focused on the Autonomous Region of the Azores (ARA), which has some features that are considered favorable to the development of tourism and to the interest in the tourism product. However, the region’s geographical dispersion, its high dependence on transportation and the seasonality of the industry constrain its development. The present research aimed to assess tourists’ perception of certain costs (living, accommodation, plane ticket, and transportation to/from the airport), and whether these differ between tourists of different nationalities. The findings show that tourists, both residents and non-residents, have the perception that the cost of living and of the plane ticket are high, while the cost of accommodation and of transportation to the airport is considered normal by most respondents. We concluded that the models differ when applied to residents and non-residents. For non-residents, living in certain countries induces them to express differences in the perception of the costs studied, when compared to individuals that live in other countries.
- Geographical, temporal and environmental determinants of bryophyte species richness in the Macaronesian IslandsPublication . Aranda, Silvia C.; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.; Santos, Ana M. C.; Azevedo, Eduardo B.; Patiño, Jairo; Hortal, Joaquín; Lobo, Jorge M.Species richness on oceanic islands has been related to a series of ecological factors including island size and isolation (i.e. the Equilibrium Model of Island Biogeography, EMIB), habitat diversity, climate (i.e., temperature and precipitation) and more recently island ontogeny (i.e. the General Dynamic Model of oceanic island biogeography, GDM). Here we evaluate the relationship of these factors with the diversity of bryophytes in the Macaronesian region (Azores, Madeira, Canary Islands and Cape Verde). The predictive power of EMIB, habitat diversity, climate and the GDM on total bryophyte richness, as well as moss and liverwort richness (the two dominant bryophyte groups), was evaluated through ordinary least squares regressions. After choosing the best subset of variables using inference statistics, we used partial regression analyses to identify the independent and shared effects of each model. The variables included within each model were similar for mosses and liverworts, with orographic mist layer being one of the most important predictors of richness. Models combining climate with either the GDM or habitat diversity explained most of richness variation (up to 91%). There was a high portion of shared variance between all pairwise combinations of factors in mosses, while in liverworts around half of the variability in species richness was accounted for exclusively by climate. Our results suggest that the effects of climate and habitat are strong and prevalent in this region, while geographical factors have limited influence on Macaronesian bryophyte diversity. Although climate is of great importance for liverwort richness, in mosses its effect is similar to or, at least, indiscernible from the effect of habitat diversity and, strikingly, the effect of island ontogeny. These results indicate that for highly vagile taxa on oceanic islands, the dispersal process may be less important for successful colonization than the availability of suitable ecological conditions during the establishment phase.
- The fan mussel Pinna rudis : occurrence and association with Pontonia pinnophylax in Terceira Island (Azores, NE Atlantic).Publication . Pacheco, Ricardo J.; Barreiros, João P.; Gonçalves, Sílvia C.Pinna rudis is known as one of the biggest fan mussels in the Azores, reaching a length of up to 80cm. The specimens are generally found attached by numerous byssus threads, with their pointed anterior ends buried vertically in the substratum (mud, sandy mud or gravel). However, currently there is a notorious lack of basic knowledge about this species, with no specific studies available in the literature. The objective of the present work was to study the occurrence of Pinna rudis in the coast of Terceira Island, by analysing the spatial distribution of the individuals, and investigate the symbiotic association with the shrimp Pontonia pinnophylax. Along the south coast of Terceira Island, 23 dives in 13 sites were performed using 30 meters transects. The dives were made from August to October 2004, limited by meteorological conditions. The length of each pinnid was measured in situ, and above the sediment, to avoid unnecessary removal. During the study period, 28 P. rudis were observed with a length range from 10 to 30cm. The majority measured about 10 to 15cm. The occurrence of P. rudis was not the same at the different sites selected, occurring mainly in small patches of sand in rocky bottoms. Only solitary individuals were observed. No correlation between the length of the animals and the depth of their occurrence was detected. The shrimp Pontonia pinnophylax was found living within the largest bivalves and at deeper depths. The occupancy rate of Pinna rudis by Pontonia pinnophylax was 57% (containing one or two shrimps). It is believed that the life cycles of these two species may be linked. The exact relationship between these two species remains unclear and needs to be studied experimentally; however it is believed that this is a mutualistic association.
- O que significa ser eticamente crítico? Algumas reflexões sobre a Filosofia para CriançasPublication . Costa Carvalho, MagdaO nosso objetivo centra-se na problematização de alguns aspetos relacionados com a dimensão ética do projeto de Filosofia para Crianças iniciado por Matthew Lipman e Ann Sharp nas décadas de 70 e 80 do século XX. Lipman começou por preocupar-se em promover um programa que preparasse as crianças para lidarem com discursos ambíguos, como sejam a publicidade e a propaganda, centrando os seus esforços iniciais na razoabilidade (reasonableness), isto é, numa proposta educativa que promovesse seres humanos mais "razoáveis" ou capazes de raciocinar bem. A comunidade de investigação filosófica (community of philosophical inquiry) designa um grupo de pessoas envolvidas num processo de pensamento filosófico enquanto conjunto de processos deliberativos e colaborativos em que os participantes transformam as suas opiniões em juízos fundamentados e as suas discussões em diálogos, articulando-se de forma autocorretiva. Os trabalhos de M. Lipman e A. Sharp encontraram ecos no critical thinking movement a que autores como os psicólogos R. Ennis e R. Paul concederam grande visibilidade na segunda metade do século XX. Aliás, a incidência no pensamento crítico formal materializa-se com a publicação de Harry Stottlemeier's discovery, a primeira história do currículo de Lipman e Sharp para trabalhar filosoficamente com as crianças, texto especificamente orientado para a aquisição de competências lógicas básicas, privilegiando a perspetiva da aquisição e desenvolvimento de capacidades analíticas e cognitivas. Todavia, os trabalhos de Lipman e Sharp não se resumem a uma abordagem formal do pensamento lógico e destacam-se de outras propostas pedagógicas de estrito enriquecimento cognitivo pelas suas dimensões ética, estética, política e, até, existencial. Podendo ser concebido como um programa de largo espectro, às competências críticas juntam-se outras valências do designado pensamento de multidimensional, nomeadamente os pensamentos criativo, valorativo ou de cuidado (caring). Acresce que a prática filosófica com as crianças extrapola os limites da sala de aula: tal como uma pedra atirada ao rio, as comunidades de investigação filosófica assemelham-se a círculos concêntricos que, quando em funcionamento, irradiam para esferas mais largas e integradoras, o que lhes confere uma importante dimensão ética, social, política e, até, civilizacional. O nosso contributo na presente reflexão prende-se com a vertente ética do programa de Filosofia para Crianças, entendida nas suas expressões individual e coletiva, isto é, enquanto ressoa na conduta pessoal de cada membro da comunidade, bem como no plano social do seu compromisso com o grupo. Procuraremos pensar algumas linhas de articulação entre as dimensões ética e cognitiva do programa de Filosofia para Crianças, lançando a questão: o que significa ser eticamente crítico?
- A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágioPublication . Ferreira, Rui Filipe Meireles; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNo presente trabalho, procurou-se perceber de que modo a utilização de uma metodologia baseada na resolução de problemas, com o recurso ao cálculo mental, ao raciocínio e à comunicação matemática, potencia a aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O gosto do mestrando pela Matemática foi o ponto de partida, mas a responsabilidade de um futuro professor pelo ensino desta disciplina aos seus alunos, despertando neles o gosto pelas aprendizagens que ela promove, foi o verdadeiro impulsionador de toda a ação que este trabalho espelha. As práticas aqui analisadas e a reflexão que delas decorre constituem, muito possivelmente, o embrião de uma forma de estar na profissão docente que obriga o professor a um olhar atento à sua ação e a um reajuste constante das suas práticas em proveito do desenvolvimento dos seus alunos. As práticas realizaram-se em pequenos períodos ao longo do ano de 2013, com crianças do Pré-Escolar e do 1º. Ciclo do Ensino Básico. A sua análise e reflexão foi sendo feita ao longo desse tempo, tendo amadurecido e tomado forma nos últimos quatro meses. O resultado é o trabalho que aqui se apresenta. Trata-se, pois, de um documento que seleciona práticas levadas a cabo pelo estagiário com a finalidade de, a partir de uma reflexão aprofundada, construir conhecimento sobre o ser educador/professor que ensina Matemática. Essa reflexão deixa transparecer o potencial didáctico resultante do entrecruzar das tarefas de resolução de problemas com a comunicação e o raciocínio matemáticos, destacando igualmente os benefícios daí decorrentes para o desenvolvimento da autonomia das crianças. Focam-se, ainda, tarefas promotoras do desenvolvimento do cálculo mental e analisam-se as suas potencialidades na resolução de problemas.
- A educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico: dinâmicas de cidadania em contextos de práticas curriculares e didáticasPublication . Maçaroco, Bianca Barbosa; Medeiros, Emanuel OliveiraO presente Relatório de Estágio, intitulado "A Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico: Dinâmicas de Cidadania em Contextos de Práticas Curriculares e Didáticas", evidencia a análise e reflexão, fundamentadas, das Práticas Educativas e Pedagógico-Didáticas desenvolvidas em Contexto de Estágio que foram, e são, elas próprias, também, um campo empírico, de experiências, de praxis, de racionalidade(s) e comunicação que suscitaram – e suscitam – oportunidades de problematização. Este Documento expressa, pois, o Trabalho desenvolvido no âmbito das intervenções das minhas Práticas Educativas nas quais – e também a partir delas – pude concretizar e refletir sobre diversas dimensões que contribuem para a aquisição e desenvolvimento de diversas dimensões para a qualificação para a profissão docente, naqueles níveis escolares, numa perspetiva de educação ao longo da vida. Ao longo do Relatório são analisados e refletidos diversos elementos e aspetos, de forma retrospetiva, interpretativa e prospetiva, essenciais e intrínsecos ao processo de formação inicial de educadores/professores na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho assume e reflete uma interligação entre teoria e prática. Desde logo, a investigação e organização dos conceitos, num sentido dinâmico, constituem um referencial fundamental para a formação e intervenção, sustentadas, em dinâmicas de ensino e aprendizagens no sentido de um saber profissional em dinâmica. Assim, e tendo em conta o tema que defini e desenvolvi, são tratadas questões da Cidadania, da Formação Pessoal e Social e Formação Cívica das crianças-alunos, bem como da sua transversalidade no currículo. A Cidadania é, antes de mais, um tema do meu interesse pessoal, que diz muito acerca da pessoa que sou. Acredito que uma educação que fomenta o exercício da, para e em cidadania é, de facto, uma educação integral que valoriza não só os saberes, os conhecimentos, as capacidades e competências, mas, igualmente, as atitudes e os valores, com vista à formação de crianças-alunos como pessoas e cidadãos ativos, responsáveis, livres, críticos e intervenientes numa sociedade cada vez mais complexa. Como pessoa, cidadã e futura profissional da educação considero importante despertar, desde cedo, atitudes e valores nas crianças-alunos, que se querem fortemente preparadas para o viver em Comunidade e em Democracia, que valorize e promova uma Cidadania do e pelo Conhecimento. Serão, também, objeto de análise, neste Relatório, registos epistemológicos e testemunhos de uma Educadora, de um Professor e de Alunos, face a questões de Educação, Cidadania e Valores.
- Abordagens ao desenvolvimento de competências científicas em contexto Pré-Escolar e ensino do 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Telma Filipa Rodrigues; Gomes, CarlosO presente relatório de estágio visa descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma análise crítica e reflexiva das práticas desenvolvidas nos momentos de estágio, designadamente dos vários momentos que compõem esta prática, observação, planificação, ação e avaliação. Como objetivos gerais desta análise crítica consagra-se: identificar a natureza das práticas desenvolvidas, reconhecer potencialidades e fragilidades das ações tomadas e apreciar as opções didáticas adotadas durante a prática educativa pelo confronto com a literatura da área. Para além disso, foi concretizado um breve estudo acerca das práticas desenvolvidas pela estagiária em relação ao ensino das ciências, cujos dados foram recolhidos mediante observação apoiada em registos vídeo, descrições pós-ativas e trabalhos dos alunos, bem como a análise das conceções de oito estagiários, decorrentes de dados obtidos através da entrevista. Assim, numa primeira parte, apresenta-se a revisão de literatura onde são abordadas questões sobre a importância da educação, o papel do professor/educador e a importância da formação de professores para o desenvolvimento de profissionais reflexivos e críticos. Numa segunda parte realiza-se o aprofundamento da literatura de referência na área do ensino das ciências, sendo também apresentado um relato das intervenções pedagógicas da estagiária, onde se deseja explicitar os pontos de partida, as intencionalidades e os fundamentos que sustentam as suas práticas, tendo sempre presente uma perspetiva crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido. Na última parte deste documento, evidencia-se o breve estudo realizado sobre o ensino das ciências com vista ao desenvolvimento de competências científicas pelos alunos. Este estudo foi concretizado no contexto de estágio, e com ele interessou-nos analisar as práticas da estagiária, bem como perceber as perspetivas de colegas estagiários sobre o ensino das ciências e tentar encontrar, através dos seus discursos, indícios que nos remetam para o desenvolvimento de competências científicas por parte dos seus alunos.