Browsing by Issue Date, starting with "2014-07-01"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágioPublication . Ferreira, Rui Filipe Meireles; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNo presente trabalho, procurou-se perceber de que modo a utilização de uma metodologia baseada na resolução de problemas, com o recurso ao cálculo mental, ao raciocínio e à comunicação matemática, potencia a aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O gosto do mestrando pela Matemática foi o ponto de partida, mas a responsabilidade de um futuro professor pelo ensino desta disciplina aos seus alunos, despertando neles o gosto pelas aprendizagens que ela promove, foi o verdadeiro impulsionador de toda a ação que este trabalho espelha. As práticas aqui analisadas e a reflexão que delas decorre constituem, muito possivelmente, o embrião de uma forma de estar na profissão docente que obriga o professor a um olhar atento à sua ação e a um reajuste constante das suas práticas em proveito do desenvolvimento dos seus alunos. As práticas realizaram-se em pequenos períodos ao longo do ano de 2013, com crianças do Pré-Escolar e do 1º. Ciclo do Ensino Básico. A sua análise e reflexão foi sendo feita ao longo desse tempo, tendo amadurecido e tomado forma nos últimos quatro meses. O resultado é o trabalho que aqui se apresenta. Trata-se, pois, de um documento que seleciona práticas levadas a cabo pelo estagiário com a finalidade de, a partir de uma reflexão aprofundada, construir conhecimento sobre o ser educador/professor que ensina Matemática. Essa reflexão deixa transparecer o potencial didáctico resultante do entrecruzar das tarefas de resolução de problemas com a comunicação e o raciocínio matemáticos, destacando igualmente os benefícios daí decorrentes para o desenvolvimento da autonomia das crianças. Focam-se, ainda, tarefas promotoras do desenvolvimento do cálculo mental e analisam-se as suas potencialidades na resolução de problemas.
- A educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico: dinâmicas de cidadania em contextos de práticas curriculares e didáticasPublication . Maçaroco, Bianca Barbosa; Medeiros, Emanuel OliveiraO presente Relatório de Estágio, intitulado "A Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico: Dinâmicas de Cidadania em Contextos de Práticas Curriculares e Didáticas", evidencia a análise e reflexão, fundamentadas, das Práticas Educativas e Pedagógico-Didáticas desenvolvidas em Contexto de Estágio que foram, e são, elas próprias, também, um campo empírico, de experiências, de praxis, de racionalidade(s) e comunicação que suscitaram – e suscitam – oportunidades de problematização. Este Documento expressa, pois, o Trabalho desenvolvido no âmbito das intervenções das minhas Práticas Educativas nas quais – e também a partir delas – pude concretizar e refletir sobre diversas dimensões que contribuem para a aquisição e desenvolvimento de diversas dimensões para a qualificação para a profissão docente, naqueles níveis escolares, numa perspetiva de educação ao longo da vida. Ao longo do Relatório são analisados e refletidos diversos elementos e aspetos, de forma retrospetiva, interpretativa e prospetiva, essenciais e intrínsecos ao processo de formação inicial de educadores/professores na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho assume e reflete uma interligação entre teoria e prática. Desde logo, a investigação e organização dos conceitos, num sentido dinâmico, constituem um referencial fundamental para a formação e intervenção, sustentadas, em dinâmicas de ensino e aprendizagens no sentido de um saber profissional em dinâmica. Assim, e tendo em conta o tema que defini e desenvolvi, são tratadas questões da Cidadania, da Formação Pessoal e Social e Formação Cívica das crianças-alunos, bem como da sua transversalidade no currículo. A Cidadania é, antes de mais, um tema do meu interesse pessoal, que diz muito acerca da pessoa que sou. Acredito que uma educação que fomenta o exercício da, para e em cidadania é, de facto, uma educação integral que valoriza não só os saberes, os conhecimentos, as capacidades e competências, mas, igualmente, as atitudes e os valores, com vista à formação de crianças-alunos como pessoas e cidadãos ativos, responsáveis, livres, críticos e intervenientes numa sociedade cada vez mais complexa. Como pessoa, cidadã e futura profissional da educação considero importante despertar, desde cedo, atitudes e valores nas crianças-alunos, que se querem fortemente preparadas para o viver em Comunidade e em Democracia, que valorize e promova uma Cidadania do e pelo Conhecimento. Serão, também, objeto de análise, neste Relatório, registos epistemológicos e testemunhos de uma Educadora, de um Professor e de Alunos, face a questões de Educação, Cidadania e Valores.
- Abordagens ao desenvolvimento de competências científicas em contexto Pré-Escolar e ensino do 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Telma Filipa Rodrigues; Gomes, CarlosO presente relatório de estágio visa descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta uma análise crítica e reflexiva das práticas desenvolvidas nos momentos de estágio, designadamente dos vários momentos que compõem esta prática, observação, planificação, ação e avaliação. Como objetivos gerais desta análise crítica consagra-se: identificar a natureza das práticas desenvolvidas, reconhecer potencialidades e fragilidades das ações tomadas e apreciar as opções didáticas adotadas durante a prática educativa pelo confronto com a literatura da área. Para além disso, foi concretizado um breve estudo acerca das práticas desenvolvidas pela estagiária em relação ao ensino das ciências, cujos dados foram recolhidos mediante observação apoiada em registos vídeo, descrições pós-ativas e trabalhos dos alunos, bem como a análise das conceções de oito estagiários, decorrentes de dados obtidos através da entrevista. Assim, numa primeira parte, apresenta-se a revisão de literatura onde são abordadas questões sobre a importância da educação, o papel do professor/educador e a importância da formação de professores para o desenvolvimento de profissionais reflexivos e críticos. Numa segunda parte realiza-se o aprofundamento da literatura de referência na área do ensino das ciências, sendo também apresentado um relato das intervenções pedagógicas da estagiária, onde se deseja explicitar os pontos de partida, as intencionalidades e os fundamentos que sustentam as suas práticas, tendo sempre presente uma perspetiva crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido. Na última parte deste documento, evidencia-se o breve estudo realizado sobre o ensino das ciências com vista ao desenvolvimento de competências científicas pelos alunos. Este estudo foi concretizado no contexto de estágio, e com ele interessou-nos analisar as práticas da estagiária, bem como perceber as perspetivas de colegas estagiários sobre o ensino das ciências e tentar encontrar, através dos seus discursos, indícios que nos remetam para o desenvolvimento de competências científicas por parte dos seus alunos.
- Competências associadas ao ensino das ciências no âmbito da educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Sardinha, Fátima Margarida Costa; Gomes, CarlosDada a conjuntura do mundo atual, um mundo marcado pelo avanço das Ciências e Tecnologias e pelo aumento demográfico, torna-se imprescindível preparar os alunos, de hoje, para uma sociedade cada vez mais exigente. Desta forma, num mundo em que são muitos a concorrer para um escasso número de vagas, educadores e professores, mais do que nunca, têm de estar à altura do grande desafio que é a sua profissão. Particularmente na Educação das Ciências tem-se verificado várias falhas ao nível do seu ensino. O trabalho, que os educadores e professores têm desenvolvido com os alunos, tem ficado muito aquém das espectativas do que se pretende que seja um ensino de qualidade. Ao longo do trabalho teve-se o cuidado de fazer uma vasta revisão de literatura na área, para que estas e outras questões sejam conhecidas, refletivas e tidas em conta. Espera-se que no término de formação de educadores e professores estes sejam detentores de competências científicas e didáticas. Neste sentido, este estudo vem contribuir para a elucidação do ensino atual das Ciências na região autónoma dos Açores. Será que os futuros profissionais de educação são possuidores de competências científicas e didáticas no âmbito do ensino das Ciências? Será que estamos perante um reverso do que a literatura nos relata? Ou, continuarão as Ciências sendo uma área pouco valorizada? São essas e outras questões que o presente estudo dá conta, uma vez que, segundo a revisão de literatura, procurou-se reconhecer as competências científicas e didáticas indispensáveis nos educadores e professores que lecionam esta área de conhecimento. Neste sentido, uma vez identificadas as competências, realizou-se uma investigação numa amostra significativa de futuros educadores e professores, formados na Universidade dos Açores, no sentido de identificar que competências estes possuem. Ainda no presente trabalho está patente a descrição e reflexão da prática educativa, realizada no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II, no sentido que elucidar formas de trabalho das Ciências com crianças em idade Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Enquanto se descartar a culpa total para os profissionais de educação não se estará a procurar a verdadeira solução para o assunto. A chave do problema, que se vem arrastando ao longo dos anos, está num conjunto de medidas políticas e sociais, passando por uma adequada formação inicial.
- A abordagem e o ensino da escrita na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Pimentel, Ana Cristina Lopes; Castanho, Maria da Graça BorgesO presente relatório de estágio dá conta do trabalho desenvolvido durante as práticas educativas supervisionadas I e II, decorridas nos contextos de pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico. Este documento tem por base a temática da escrita que se constitui como o fio condutor de todo o trabalho, procurando dar resposta aos seguintes objetivos: apresentar, de forma reflexiva, as práticas de escrita, desenvolvidas pela estagiária em contexto de pré-escolar e do 1º ciclo; analisar as conceções e as representações de práticas de escrita desenvolvidas por educadores de infância e professores do 1º Ciclo e ainda, estabelecer um paralelo entre as práticas da estagiária e dos profissionais de docência relativamente ao domínio em estudo. Com vista à consecução destes objetivos, organizamos o presente trabalho em três capítulos. O primeiro capítulo procura caracterizar os níveis educativos da educação pré-escolar e do ensino do 1º Ciclo, contextos em que realizamos os nossos estágios, bem como descrever o perfil e necessidades de formação dos respetivos profissionais de docência. O segundo capítulo dá conta de um enquadramento teórico sobre a temática de aprofundamento deste relatório. Assim, focamos a literacia emergente, as conceções precoces sobre a escrita, sobre a abordagem à escrita em contexto pré-escolar e o ensino da escrita em contexto de 1º ciclo. Também nos referimos a atividades e ambientes propícios ao desenvolvimento da escrita. O terceiro capítulo apresenta a abordagem investigativa levada a cabo no domínio da escrita. Para o efeito, em primeiro lugar, explicitamos o conjunto de processos metodológicos utilizados, após o que descrevemos, de forma reflexiva, as práticas de escrita desenvolvidas pela estagiária no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Posteriormente, são analisadas as conceções e práticas de abordagem à escrita dos educadores de infância e dos professores de 1º ciclo, dados que nos serviram de base para um exercício de comparação entre as práticas dos docentes e da estagiária. Da totalidade dos resultados obtidos verificou-se que as práticas de escrita estão presentes em ambos os contextos educativos e são desenvolvidas de forma intencional pelos docentes. Constatou-se ainda que, as estratégias privilegiadas no pré-escolar prendem-se com a leitura e a escrita diante das crianças, a valorização e incentivo em relação às tentativas de escrita das crianças, o treino da consciência fonológica e a associação entre texto e imagem. No 1º ciclo verificou-se uma tendência para o desenvolvimento de práticas de escrita que valorizam este domínio da língua, isto é, os docentes envolvem os alunos em estratégias de planificação, textualização e revisão. Porém, denotou-se uma menor presença no discurso dos docentes, em relação a estratégias ligadas ao subprocesso de textualização, o que nos leva a inferir que este poderá ser o subprocesso menos trabalhado pelos professores. Também aferimos que as práticas relatadas tendem a inscrever-se numa perspetiva interativa e comunicativa da escrita, sendo os colegas de turma os interlocutores preferidos.
- As expressões dramática e musical como veículo promotor do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Rosa, Ana Eduarda Ferraz Ávila; Santos, Ana Isabel; Fialho, Adolfo Fernando da FonteNuma Era em que as crianças têm tudo ao seu alcance, a educação está a virar-se muito para o intelecto, para as ciências racionais, dando demasiada importância aos conteúdos ministrados e aos resultados obtidos, descurando por seu lado a parte emocional do ser humano, o prazer de experimentar e vivenciar as aprendizagens para que elas sejam significativas. O importante não é só armazenar informação, mas dar utilidade a essa informação. Não só aprender por aprender, mas aprender pelo prazer de aprender e pela utilidade em que essa aprendizagem se traduz. O presente relatório de estágio inserido na unidade curricular de Prática Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores, visa refletir sobre as conceções dos professores acerca da utilização das expressões dramática e musical, bem como criar estratégias que visem a motivação dos alunos utilizando as expressões dramática e musical como veículo promotor da língua portuguesa. Entendendo que o português e as áreas de expressão dramática e musical são áreas transversais entre si, pretende-se criar ferramentas eficazes que motivem e potenciem a aprendizagem do português através destas áreas expressivas que nos últimos tempos têm vindo a ser mais descuradas devido às novas exigências do ensino. Toda a intervenção revestiu-se de uma grande aprendizagem, quer pela sua componente prática em termos da criação de estratégias criativas e inovadoras que pudessem potenciar a aprendizagem, quer pela sua parte teórica que exigiu um estudo mais aprofundado sobre as especificidades de cada área específica, ou ainda pela reflexão acerca da realidade com que os professores encaram esta temática.