Departamento de Economia e Direito
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Economia e Direito by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 230
Results Per Page
Sort Options
- Computable general equilibrium models : theory and applicationsPublication . Fortuna, Mário; Rege, SameerThe book is divided into two parts. The first part deals with the theory of general equilibrium and microeconomics necessary for any student to appreciate the derivation of the equations used in the models. It gives a brief overview of static and dynamic general equilibrium models with an objective of juxtaposing both to enable the novice reader to quickly grasp the benefits of different models. It also gives working programs in GAMS and R to play around with the parameters and appreciate the interplay between the parameters and model results and the limitations. We emphatically state that this is but a very very elementary introduction and meant only as a pre-cursor to the world of economic modelling. The second part deals with the main objective of the book, the dynamic general equilibrium model for the Azores and the various policy simulations from the model. Initially it explains in detail the model equations and the Social Accounting Matrix and then outlines the simulation results obtained from the model.
- A satisfação dos turistas escandinavos relativamente ao destino AçoresPublication . Vieira, José Cabral[…]. No caso concreto dos Açores, os quais podem beneficiar deste crescimento da procura mundial, o turismo surge como um setor estratégico por, pelo menos, três tipos de razões. Em primeiro lugar, a aposta no desenvolvimento de um setor em expansão a nível mundial constitui um fator importante para o sucesso da estratégia de crescimento e desenvolvimento da região. Em segundo lugar, a exportação constitui um veículo determinante para o desenvolvimento de pequenas regiões insulares com base no aproveitamento das potencialidades endógenas, como é o caso dos Açores, constituindo o turismo uma das poucas atividades que podem ser promovidas com vista ao alargamento da respetiva base económica de exportação. Finalmente, o turismo, até pelos efeitos multiplicadores e de arrasto sobre os diversos setores económicos, contribui para a criação de emprego e a entrada de novos ativos no mercado de trabalho, sendo este um elemento a ter cada vez mais em consideração, dadas as elevadas taxas de desemprego e o aumento da taxa de atividade feminina. […].
- Um modelo de equilíbrio geral para medir o impacto dos fundos comunitários numa pequena economia aberta ao exterior : o caso dos AçoresPublication . Fortuna, Mário; Silva, Francisco; Medeiros, AnaDesde a adesão de Portugal à União Europeia (UE), em 1986, que, no âmbito dos quadros negociados, a Região Autónoma dos Açores (RAA) beneficia de transferências financeiras provenientes dos diversos fundos estruturais (FEDER, FSE, FEOGA-O, FEOGA-G e FEP). A avaliação dos efeitos das transferências da UE sobre os indicadores de crescimento, investimento e emprego dos países beneficiários tem sido realizada com base em modelos desenvolvidos especificamente para esse efeito. O presente trabalho teve por propósito estudar os fundos comunitários na RAA, apurando o impacto destes fundos na economia e no emprego, contribuindo para um melhor conhecimento da importância que estes fundos têm nesta economia. […].
- Caraterização da oferta de produtos financeiros em PortugalPublication . Toste, Luís Miguel da Silva; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesA oferta de produtos financeiros aos investidores tem evoluído ao longo das últimas décadas de forma bastante significativa. Neste sentido, e de forma a explicar esta evolução, vários foram os autores que procuraram descrever o seu comportamento na Economia. As primeiras teorias, na visão neoclássica, apresentavam um comportamento passivo da banca. Mais tarde surgiram outras teorias como as de Keynes e de Minsky, reconhecendo um papel ativo da atividade bancária, nomeadamente na captação de poupanças. Partindo de uma análise ao valor do ativo líquido bancário, foi possível identificar os seis maiores bancos com sede em Portugal. O estudo foi feito de forma a perceber qual a oferta e especificidades dos produtos financeiros em Portugal para os clientes particulares, dividida nos quatro grupos: depósitos, fundos de investimento, valores mobiliários e banca seguros. Verificou-se de uma forma geral que a oferta de produtos financeiros disponível nos bancos é muito diversificada e, ao mesmo tempo, bastante uniforme. Constatou-se, igualmente, que os bancos continuam, por um lado a ter um papel passivo, na medida em que a decisão de investimento está dependente dos investidores, ao mesmo tempo que se verificam já inovações financeiras para captação diferenciada de poupanças.
- A regulação e a rendibilidade dos bancosPublication . Martins, Dário Miguel Cipriano; Teixeira, João Carlos AguiarEsta dissertação estuda quais são os fatores específicos e externos que determinam a rendibilidade dos bancos. Analisa, igualmente, de que forma difere a rendibilidade bancária entre bancos europeus e bancos dos Estados Unidos da América ou mesmo entre o período da crise financeira internacional de 2008 e o período anterior e posterior a essa crise. Por último, avalia o efeito da regulação económica e bancária sobre a rendibilidade dos bancos. Com base em dados de painel de uma amostra de 567 bancos, dos quais 191 são da Europa e 376 dos Estados Unidos, abrangendo o período de 2004 a 2015, estima-se um modelo dinâmico de rendibilidade dos bancos. Os resultados sugerem que essa rendibilidade é, de facto, influenciada por um conjunto de fatores específicos e externos, como sejam o nível de endividamento dos bancos, o risco dos ativos e o rating do país onde o banco tem a sua sede, entre outros factores. O estudo apresenta evidência empírica de que a rendibilidade está altamente correlacionada com a conjuntura macroeconómica do país. Verifica-se que em países com medidas de regulação mais restritivas a rendibilidade dos bancos tende a ser menor, com este efeito a ser menos evidente nos anos da crise financeira.
- Instituições políticas e desenvolvimentoPublication . Reis, Ruben Miguel Costa; Fortuna, Mário José AmaralO principal objetivo deste estudo foi estudar o contexto histórico das instituições, o seu desenvolvimento económico e as diferenças que estas estabelecem entre os países que estão servidos de boas instituições e dos países que têm instituições pobres. Para efetuar a análise econométrica foi utilizado um modelo dos dados em painel, com uma amostra de 70 países, abrangendo o período de 1980-2014. Foram utilizadas três das mensurações mais utilizadas para classificar a qualidade institucional ao longo da literatura, as restrições ao executivo, os direitos de propriedade e o índex da democracia. Para todas elas foram construídas variáveis artificiais, de forma a medir o impacto de classificações baixas e altas. Os resultados calculados demonstram que valores baixos das variáveis artificiais, ou seja, fraca qualidade institucional tende a ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento económico. Por sua vez, valores elevados tendem a estabelecer um efeito positivo sobre o desenvolvimento económico. Os direitos de propriedade são a única variável institucional que não apresenta resultados significativos, contrariamente às restrições ao executivo e o índex da democracia. Outras variáveis como o capital humano e o volume do comércio sobre o PIB também apresentam resultados positivos e estatisticamente significantes sobre o desenvolvimento económico. A inflação e formação bruta de capital não apresentam qualquer relevância na explicação para as diferenças de desenvolvimento entre países.
- Alocação de riscos em Parcerias Público-Privadas : um estudo de casoPublication . Melo, Ana Cristina Bettencourt; Faria, Sandra DiasOs investimentos públicos nacionais e regionais são essenciais para garantir o desenvolvimento infraestrutural e a modernização da provisão de serviços públicos. Todavia, perante o atual contexto de restrições orçamentais e de acentuado endividamento do setor público, os Governos de diversos países têm apostado em alternativas inovadoras de montagem e realização de iniciativa pública, que rompem com as práticas de financiamento e investimento público convencionais. As Parcerias Público-Privadas (PPPs) constituem um paradigma. A opção pelas PPPs, em detrimento da contratação tradicional, não deve mover-se, apenas, por razões de mera engenharia financeira. Mais importante, as PPP devem ser consideradas pelas vantagens proporcionadas em termos de criação de Value for Money. Isto requer a clara comprovação das vantagens, na perspetiva do dispêndio de dinheiros públicos, em relação a outros modelos de contratação. As mais-valias associadas às PPPs de criar uma capacidade acrescida de realizar projetos e de gerar ganhos de Value for Money para o erário público estão diretamente relacionadas com a abordagem de partilha de risco entre os parceiros, particularmente com o maior ou menor grau de otimização, ao nível de cada projeto. A alocação ótima de risco depende das condições específicas de cada lugar - políticas, económicas, sociais, legislativas e geográficas. Conscientes da importância da distribuição do risco na eficiência das PPPs, académicos e instituições nacionais e internacionais procuram encontrar as melhores estratégias para a alocação dos riscos. O objetivo consiste em dotar os decisores políticos das ferramentas mais fiáveis e adequadas a uma correta tomada de decisão no que diz respeito à alocação de riscos em projetos de infraestruturas. Com este trabalho pretende-se contribuir para ampliar os conhecimentos neste campo, através da análise da forma como foi feita a alocação de riscos na única PPP rodoviária da Região Autónoma dos Açores, a concessão rodoviária em regime sem custos para o utilizador (SCUT) na Ilha de São Miguel, bem como dos encargos que a mesma acarreta para as Contas Públicas da Região. Para o efeito, foi elaborada, com base no respetivo contrato de concessão, a matriz de alocação de riscos. Concluiu-se que a distribuição dos riscos, no caso da SCUT na ilha de São Miguel, foi feita em consonância com as preferências internacionais de alocação de risco, obedeceu aos princípios de distribuição de riscos previstos na legislação portuguesa e respeitou as boas práticas referidas pelo Tribunal de Contas nesta matéria. No que diz respeito aos impactos desta PPP nas Contas Públicas Regionais constatou-se que os encargos contratualizados em 2014 e em 2015 corresponderam a 0,7% do Produto Interno Bruto Regional, valores estes que, por si só, expressam o peso desta PPP nas contas públicas regionais.
- Motivação e desempenho na hotelaria de São MiguelPublication . Melo, Ana Raquel Esteves; Moniz, Ana Isabel ArrudaPara ultrapassar os desafios existentes no dia a dia, as organizações deverão pensar mais nos seus trabalhadores, preocupando-se em criar estímulos que os motivem e em avaliar o seu desempenho, de modo a que se possam alcançar os objetivos da organização, bem como os objetivos pessoais de cada um, pois de nada serve conseguir lucro e produtividade se a organização não desenvolver políticas e práticas que privilegiem os recursos humanos. Uma gestão hoteleira baseada na qualidade necessita da criação de uma cultura organizacional propícia, requerendo, deste modo, o acompanhamento da motivação e do desempenho profissional no trabalho, estimulando a vontade de trabalhar de uma forma eficaz, a dedicação e a perseverança. Esta dissertação procura analisar as práticas de gestão de recursos humanos no sector hoteleiro na ilha de São Miguel avaliando o nível de motivação e desempenho dos trabalhadores, como ferramenta para alcançar a produtividade. Também pretende averiguar se as organizações investem em formação, apurar os fatores motivacionais a que os trabalhadores dão maior importância e se as condições de trabalho influenciam o seu desempenho. O estudo empírico, que compreende um inquérito por questionário, permite concluir que as condições de trabalho afetam o desempenho dos recursos humanos, sendo os fatores motivacionais mais relevantes: trabalho interessante, maior responsabilidade no trabalho e oportunidade para progredir na carreira.
- Importância, dinâmica e eficiência do cluster do turismo nos Açores : análise comparada com a realidade nacional e com a da MadeiraPublication . Canto, Antónia Silva Melo Tavares; Couto, João Pedro AlmeidaO setor do turismo contribuiu positivamente para o progresso da economia portuguesa, nos últimos anos. Atualmente, esta atividade económica ganhou peso a nível regional tornando-se necessário estudar continuamente os efeitos da sua evolução, não só em Portugal como particularmente no arquipélago dos Açores. A presente dissertação procura contribuir metodologicamente para a literatura existente uma vez que centra a sua análise na importância, na dinâmica e na eficiência do cluster de turismo nos Açores. Através do procedimento estatístico designado de análise de clusters averiguou-se a evolução do turismo nos Açores, face a Portugal Continental e à Região Autónoma da Madeira, em termos de importância, dinâmica e de eficiência do cluster turístico. Os resultados indicam que existem diferentes grupos, constituídos por ilhas Açorianas distintas, que contribuem de forma dissemelhante para a importância da economia local, para a dinâmica e evolução do turismo, e adicionalmente, para a eficiência da atividade empresarial. Por último, verificou-se que há fatores de acessibilidade e de atratividade que influenciam a evolução deste setor de atividade e, simultaneamente, determinam o desempenho que o turismo proporciona nas diferentes ilhas.
- Influência da familiaridade e personalidade de marca na comunicação boca-a-boca : o caso da marca SATAPublication . Santos, Rui Pedro Oliveira; Tiago, Flávio BorgesConsiderando o desenvolvimento turístico recente da região e a sua divisão em nove ilhas podemos reconhecer que o grupo SATA, que integra duas transportadoras aéreas, tem um papel fulcral na conexão dos Açores entre si e ao exterior. Em virtude desta importância para a região, a marca SATA é muito falada pelos açorianos. Desta forma, pretende-se com o atual estudo perceber de que modo é influenciada a comunicação boca-a-boca. Como a personalidade de marca engloba um conjunto de aspetos importantes numa marca, foi utilizado o modelo de Aaker (1997) que integra diversas dimensões para verificar de que maneira estes aspetos influenciam tal comunicação. Para além da personalidade de marca, utilizou-se a familiaridade de marca com o objetivo de observar se uma maior ou menor familiaridade influenciaria diferentes resultados na comunicação boca-a-boca. Desenvolveu-se um questionário que foi colocado online e contou com a participação de 225 inquiridos. Os resultados obtidos, através de cruzamentos de dados, revelaram que a comunicação boca-a-boca varia em função do género e os diferentes níveis de familiaridade de marca influenciam a intensidade e a positividade da comunicação boca-a-boca, não demonstrando qualquer influência na negatividade. Por último foi comprovado que as dimensões de personalidade de marca afetam de forma distinta a intensidade, positividade e negatividade da comunicação boca-a-boca.