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- Importância, dinâmica e eficiência do cluster do turismo nos Açores : análise comparada com a realidade nacional e com a da MadeiraPublication . Canto, Antónia Silva Melo Tavares; Couto, João Pedro AlmeidaO setor do turismo contribuiu positivamente para o progresso da economia portuguesa, nos últimos anos. Atualmente, esta atividade económica ganhou peso a nível regional tornando-se necessário estudar continuamente os efeitos da sua evolução, não só em Portugal como particularmente no arquipélago dos Açores. A presente dissertação procura contribuir metodologicamente para a literatura existente uma vez que centra a sua análise na importância, na dinâmica e na eficiência do cluster de turismo nos Açores. Através do procedimento estatístico designado de análise de clusters averiguou-se a evolução do turismo nos Açores, face a Portugal Continental e à Região Autónoma da Madeira, em termos de importância, dinâmica e de eficiência do cluster turístico. Os resultados indicam que existem diferentes grupos, constituídos por ilhas Açorianas distintas, que contribuem de forma dissemelhante para a importância da economia local, para a dinâmica e evolução do turismo, e adicionalmente, para a eficiência da atividade empresarial. Por último, verificou-se que há fatores de acessibilidade e de atratividade que influenciam a evolução deste setor de atividade e, simultaneamente, determinam o desempenho que o turismo proporciona nas diferentes ilhas.
- Construção e gestão de materiais pedagógicos promotores da integração das áreas do conhecimento na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cabral, Marylene Mendonça Medeiros; Dinis, Raquel José de Jesus VigárioO presente relatório de estágio versa o trabalho desenvolvido nos Estágios Pedagógicos I (desenvolvido em contexto de Educação Pré-escolar) e II (realizado no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). A análise e reflexão sobre o percurso formativo vivenciado implicaram a abordagem e o aprofundamento, a partir da literatura da especialidade, das questões intrínsecas aos processos de formação de educadores/professores, com destaque na formação inicial, com particular realce no estágio e nas dinâmicas formativas aí inerentes, nomeadamente: a observação, o projeto formativo, a planificação, as avaliações e as reflexões, todas elas essenciais e intrínsecas à profissão docente. Os estágios assumiram um papel crucial enquanto cenários de aprendizagem e de mobilização de conhecimentos e competências diversas, nomeadamente respeitantes à construção e gestão integradora e contextualizada dos processos de ensino e de aprendizagem desenvolvidos. Tendo como problemática de aprofundamento a construção e gestão de materiais pedagógicos visando a promoção da integração das áreas do conhecimento, na educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, neste relatório propusemo-nos explorar o potencial de materiais pedagógicos diversos, intencionalmente construídos e geridos, com o propósito da articulação de saberes das diversas áreas/domínios disciplinares. A análise efetuada ao trabalho desenvolvido mostra que a utilização de materiais pedagógicos adequados tem um elevado potencial para a promoção da articulação das áreas de conhecimento, nomeadamente aos níveis pluridisciplinar e interdisciplinar, contribuindo para a aprendizagem significativa das crianças/alunos. As características lúdicas e manipulativas dos materiais desenvolvidos, bem como as dinâmicas inerentes à sua exploração em contexto de sala de atividades/aula, revelaram-se motivadoras e cativaram o interesse e a atenção dos aprendentes. Neste contexto, consideramos que os materiais pedagógicos, construídos e geridos com intencionalidade e rigor cientifico-pedagógico, se constituem uma mais-valia, devendo, portanto, ser valorizados como forma de promover experiências de aprendizagem integradoras. No entanto, é de realçar a responsabilidade dos educadores/professores, neste âmbito. A seleção, conceção e exploração adequada destes materiais deverá ser intencional, planificada e refletida, atendendo, nomeadamente, às necessidades e caraterísticas do grupo de crianças/alunos. Assim, destacamos ainda o papel a desempenhar pela formação de docentes (inicial e contínua) no sentido de potenciar a inovação e a mudança neste domínio.