Browsing by Author "Soares, Sara Medeiros"
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- À conquista : Tempo criativo na academiaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Moreno, Elisa; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaSavickas (2008, cit. in Carvalho & Taveira, 2012) define a decisão vocacional como um processo evolutivo que ocorre ao longo de vários estádios de desenvolvimento e que resulta do conjunto de decisões que a pessoa toma à medida que se desenvolve, constituindo-se num processo exploratório, contínuo e subjetivo. Esta decisão torna-se, por vezes, difícil visto representar um processo complexo que envolve a exploração de alternativas, assim como a definição, clarificação e implementação de escolhas (Carvalho & Taveira, 2012). A aposta em oportunidades de exploração que fomentem o desenvolvimento pessoal, permite promover nos jovens o conhecimento acerca de si e do mundo que o rodeia, impulsionando a construção de uma visão mais diferenciada da realidade e incrementando o grau de consciência acerca das suas decisões (Jordaan, 1963, cit. in Königstedt & Taveira, 2010). Deste modo, desenvolver atividades de experimentação, investigação, procura e questionamento (Taveira, 2005, cit. in Taveira, Cunha & Faria, 2009) mostra-se relevante, podendo resultar na diminuição de sentimentos de incerteza quanto à decisão vocacional (Krumboltz & Thoresen, 1964, cit. in Taveira et al., 2009). Foi neste enquadramento que se concebeu o programa À Conquista que procurou contribuir para o desenvolvimento de perspetivas futuras e para a realização de boas escolhas vocacionais, através da exploração de talentos pessoais e do fomento da iniciativa e do juízo crítico.
- Escolha vocacional em adolescentes : contributos de competências sociais e emocionais : um estudo em escolas da ilha de São MiguelPublication . Soares, Sara Medeiros; Caldeira, Suzana NunesO constructo de escolha vocacional tem sido objeto de estudo de muitos teóricos e várias propostas foram formuladas visando a sua adoção para se compreender o processo de tomada de decisão. O processo de escolhas enforma a construção de trajetos vocacionais em jovens, tendo inerente marcas emocionais, cognitivas e comportamentais resultantes das relações que o sujeito estabelece com os seus contextos de vida. O presente trabalho procura situar-se neste campo, ao privilegiar o estudo do processo de escolhas e da tomada de decisão em jovens e a relação estabelecida com dimensões da inteligência emocional, enquanto agregador de competências sociais e emocionais. Mais concretamente teve como propósito compreender em que medida a exposição a um programa de competências sociais e emocionais terá interferido com a atitude dos jovens face à escolha e à decisão vocacional em alunos da ilha de S. Miguel. Contemplou 2 estudos com características similares, mas abordando públicos-alvo distintos. A amostra do estudo 1 incidiu sobre 420 alunos, de ambos os sexos, do 8.º ano de escolaridade, de diferentes escolas secundárias da ilha de S. Miguel, divididos num grupo experimental (n=228) e num grupo controlo (n =192). O estudo 2 contou com 50 alunos, de ambos os sexos, do 10.º ano de escolaridade, a frequentar o ensino regular (n =38) e profissional (n =12) de uma escola secundária da ilha de S. Miguel. Os dados foram recolhidos através do "Career Decision Scale (CDS)", versão para investigação de Taveira (1997), da "Escala de Inteligência Emocional" de Rego e Fernandes (2005) versão reduzida de Carvalho e Caldeira (2014) e de um diário de bordo. Os resultados no estudo 1 apontam, no momento pós intervenção, para correlações positivas entre a tomada de decisão e a inteligência emocional, sugerindo que jovens com resultados mais elevados na subescala certeza (da CDS) relativamente ao seu futuro vocacional tendem a apresentar bons indicadores de inteligência emocional e, portanto, competências para se relacionarem com pessoas e situações de modo funcional, eficaz e eficiente. No que concerne ao impacto da intervenção, considera-se que esta teve impacto nas variáveis em estudo, observando-se valores significativos. No estudo 2, também se verifica, no momento pós intervenção, uma correlação positiva entre a subescala certeza (da CDS) e a inteligência emocional, e uma correlação negativa entre a subescala da indecisão (da CDS) e a inteligência emocional, sugerindo que a segurança e a determinação quanto ao futuro aumentam com ganhos ao nível da inteligência emocional. Deste modo, parecem justificar-se intervenções educativas que promovam as competências sociais e emocionais, visto essas competências mostrarem-se importantes no âmbito da escolha e decisão vocacional e, por conseguinte, na construção de trajetos de vida.
- Escolha vocacional em adolescentes : contributos para um programa de competências sócio-emocionaisPublication . Soares, Sara Medeiros; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaEste estudo pretendeu compreender em que medida a participação em duas sessões de um programa de competências sócio-emocionais terá tido impacto na atitude dos jovens face à escolha vocacional. A amostra contou com 220 alunos do 8.º ano de escolaridade, de cinco escolas da ilha de S. Miguel. Os dados foram recolhidos através de um protocolo que continha escalas e questionários e de um Diário de Bordo. Dos resultados obtidos através análise de conteúdo, observaram-se melhorias ao nível do conhecimento dos fatores inerentes ao processo de escolha vocacional e à relação das emoções com a decisão vocacional.
- Escolha vocacional em adolescentes : contributos para um programa de competências sócio-emocionaisPublication . Soares, Sara Medeiros; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaO constructo de escolha vocacional tem sido objeto de estudo de muitos teóricos e várias propostas foram formuladas visando a sua adoção para se compreender o processo de tomada de decisão. O processo de escolhas dos jovens tem inerentes marcas emocionais, cognitivas e comportamentais resultantes das relações que o sujeito estabelece com os seus contextos de vida. O presente trabalho procurou situar-se neste campo, ao privilegiar o estudo do processo de escolhas e da tomada de decisão em jovens e a relação estabelecida com a inteligência emocional, enquanto agregador de competências sociais e emocionais. Este trabalho é um sub-estudo que fez parte de um programa de promoção de competências sociais e emocionais – "Alinha com a Vida" – mais alargado, teve como propósito compreender em que medida a participação nesse programa teve impacto na atitude dos jovens face à escolha e à decisão vocacional. [...].
- Materiais psicopedagógicos : os desafios da sua construção na educação para a saúdePublication . Freitas, Maria; Sousa, Marina; Fernandes, Hélder Manuel Rego; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA cidadania constitui um processo ativo, no qual o indivíduo e a sociedade interagem para o alcance de objetivos e de superação de dificuldades comuns. O contexto escolar, é assim considerado um dos meios mais privilegiados para que a aprendizagem se consolide, dado ser um local integrador, das várias áreas do saber, e de preocupações transversais à sociedade. Como tal, a aposta na educação para a cidadania e a sua inserção no currículo escolar torna-se importante desde os níveis de ensino mais precoces. A elaboração de projetos que permitam concretizar os objetivos que norteiam esta área de conhecimento deve ter em linha de conta não só as necessidades e fragilidades específicas da comunidade escolar, na qual se desenvolverá uma determinada ação, mas também possibilitar a extensão destas ações aos restantes contextos onde o indivíduo se encontra inserido. Uma das áreas de abordagem da educação para a cidadania diz respeito à Educação para a Saúde. [...].
- Materiais psicopedagógicos : os desafios da sua construção na educação para a saúdePublication . Freitas, Maria; Soares, Sara Medeiros; Sousa, Marina; Fernandes, Hélder Manuel Rego; Amaral, Sandra Cristina Machado; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesO presente estudo pretende avaliar se candidatos a professores e professores em exercício sentem necessidade de recursos para leccionar as aulas de Cidadania no 1º ciclo do Ensino Básico e qual o conhecimento que evidenciam sobre o Referencial que contém os princípios orientadores desta área. A amostra é constituída por 119 elementos, professores do 1º ciclo e alunos de licenciatura e mestrado da área de Educação Básica. Os dados foram colhidos por questionário. Os resultados sugerem, em geral, carência de materiais pedagógicos para trabalhar os diversos conteúdos das aulas de Cidadania e falta de conhecimento por parte dos futuros professores sobre o Referencial de Cidadania.
- Teachers’ Motivation for Teaching in Higher Education : Portuguese Validation of a QuestionnairePublication . Almeida, Leandro S.; Moreira, Maria Alfredo; Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara Medeiros; Hattum-Janssen, Natascha van; Visser-Wihnveen, GerdaABSTRACT: Motivation for teaching is key in the establishment and further development of high-quality higher education, as it affects teachers’ investment in quality learning experiences for their students, as well as institutional efficacy and well-being. This study aimed to validate a questionnaire, originally developed in Belgium, designed to evaluate three dimensions (self-efficacy, interest, and effort) of intrinsic motivation for teaching for a different national population. The sample consisted of 616 academics working in public higher education institutions in Portugal. Confirmatory factor analysis was conducted and internal consistency of items analyzed. The results show that the original dimensionality of the construct is confirmed in the Portuguese teachers’ sample. Motivation for teaching in the Portuguese context is primarily explained by the following factors: personal efficacy, interest in the task, and effort placed on teaching responsibilities. A difference was found in that personal efficacy could not be divided in context and general personal efficacy.
- Violência nas relações de namoro : uma abordagem comparativa entre jovens açorianos e americanosPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara MedeirosA violência nas relações de intimidade entre jovens tem vindo a constituir um campo de estudo autónomo da violência conjugal, situação que tem contribuído para evidenciar a amplitude e a severidade deste fenómeno na sociedade e para lhe conferir maior centralidade nos discursos sociais e educativos (Caridade & Machado, 2006; Matos, Machado, Caridade & Silva, 2006). Nas últimas décadas, a violência no namoro tem emergido como um problema social e de saúde pública, merecedor de atenção (e.g. O’Keefe, 2005) realçando-se a ideia de que “a existência de violência no namoro é contrária à crença de que esta fase da vida dos jovens é a melhor etapa da relação de um casal” (Dixe, Rodrigues, Freire, Rodrigues, Fernandes & Dias, 2010, p.1), para além de comprometer aspetos importantes do processo de desenvolvimento individual. Com efeito, é útil lembrar que os primeiros namoros acontecem, tendencialmente, na adolescência, um período da vida em que os indivíduos enfrentam desafiantes tarefas de desenvolvimento, como a adaptação emocional às mudanças físicas decorrentes das alterações hormonais da puberdade, as interpretações sobre si mesmo para a descoberta da própria identidade, a complexificação das relações com os pares, ou o ajustamento às expectativas sociais do encaminhamento para o papel de adulto (Oliveira, 2009). Estes anos da adolescência são, assim, eminentemente caracterizados pela procura e exploração, demandas que podem ser alcançadas, entre outros meios, através da participação em novas unidades de vida social. As situações de namoro, enquanto exemplo de unidades de vida social, podem, então, contribuir para que os jovens procedam à exploração de quem são, realizem a aprendizagem da convivência conjunta e do desempenho de papéis de adultos, tenham oportunidades de companheirismo, experimentação sexual e resolução de conflitos, pois, embora o grau de compromisso assumido seja inferior ao do casamento, existe um vínculo e uma partilha que exige mútuo ajustamento (Félix, 2012; Oliveira, 2009). Ou as situações de namoro podem comprometer todos esses aspetos, quando se definem pela vivência de sentimentos negativos, por um clima de inibição da expressão de sentimentos, pela coerção, severidade ou hostilidade, isto é, por um ambiente onde impera a violência.
- A violência sobre os idosos : “De pequenino se torce o pepino"Publication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara MedeirosA violência sobre pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 44 anos tem sido apontada como uma das principais causas de morte em todo o mundo (Camargo, 2003), sendo encarada como um problema social e de saúde publica (Ashley & Foshee, 2005). Pode ser definida como a ameaça ou o uso efectivo e deliberado de força ou de poder sobre si mesmo ou contra o outro (pessoa singular, grupo ou comunidade), causando lesões físicas, danos psicológicos, alterações do desenvolvimento, privações diversas ou mesmo a morte (WHO, 2002). Em relação aos idosos, ainda existem poucas evidencias empíricas sobre o tema, devido a existência de diferentes interpretações e definições do conceito de violência relativamente a este grupo etário, a dificuldades de consensualização de critérios para delimitar o que se entende por idosos e, também, a dificuldades de acesso a situações reais de violência sobre os mais velhos, as quais têm sido deliberadas ou ingenuamente ocultadas até há pouco tempo atrás (Mysyuk et al., 2013). No entanto, actualmente já se pode afirmar que a violência sobre este grupo populacional se manifesta de modo transversal, isto é, em países ricos e pobres e em distintos níveis sócio-culturais, e que a vivência de situações de violência pelos idosos aumenta não só os casos de mortalidade, como também as situações de morbilidade (Mysyuk et al., 2013), dadas as graves implicações em termos de perda de qualidade de vida e privação da dignidade. […].