Browsing by Author "Palos, Ana Cristina"
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- COESÃO SOCIAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADEPublication . Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Martin, Claude; Ribeiro, Fernando Bessa; Diogo, Fernando; Sousa, Francisco; Ávila de Lima, Jorge; Serpa, Margarida; Botenho, Maria do Carmo; Nunes, Nuno; Lalanda, Piedade; Mauritti, Rosário; Silva, Sara Franco; Serpa, Sandro; Diogo, Fernando; Diogo, Ana MatiasEste livro procura evidenciar os reptos e as permanências que atravessam as sociedades atuais, em que as transformações sociais desafiam a coesão social e, concomitantemente, as permanências demonstram a sua perenidade. Com foco especial na realidade açoriana, esta obra é constituída por sete capítulos que abordam temas como o futuro do capitalismo e respetivas implicações, a análise dos regimes de bem-estar social, as desigualdades e a coesão social, a relação entre pobreza e escolaridade, as perspetivas dos pais e das crianças sobre os centros de atividades de tempos livres (CATL), culminando na temática do divórcio nos Açores. Este livro pretende contribuir para uma ação informada, enformada por uma ciência inclusiva e socialmente partilhada, através do envolvimento cívico da sociedade açoriana nestes domínios.
- Desafios da investigação com crianças na formação de professores : contributos da sociologia da infânciaPublication . Palos, Ana CristinaEm sintonia com um quadro teórico que se vem afirmando desde os anos 70 do século XX, a formação de professores, desenvolvida em diversos países, constrói-se em torno de estratégias formativas assentes em dinâmicas de investigação. A investigação com crianças, enquanto sujeitos de aprendizagem, tem ocupado um lugar privilegiado nesta estratégia formativa encetada na Universidade dos Açores, e, em algumas unidades curriculares, os quadros concetuais da Sociologia da Infância contribuem para que os formandos compreendam a alteridade infantil e incorporem esse conhecimento na ação pedagógica. No presente artigo, prioriza-se a descrição e a análise de situações reais, que envolveram formandos e formadores da universidade, como mote para discutir os desafios que podem ocorrer na relação que o investigador e as crianças constroem no decurso dos processos de investigação, refletindo alguns dos fatores relacionais e contextuais que podem complexificar esse processo. Entre os múltiplos desafios, destacam-se a forma como as imagens que a sociedade constrói sobre a infância podem condicionar a relação investigador-criança e os obstáculos que o desempenho do ofício de aluno criam à livre expressão da identidade das crianças; reflete-se, ainda, a forma como os adultos que, no contexto escolar, controlam o acesso do investigador aos contextos, podem condicionar o conhecimento que se pretende construir sobre as crianças. Conhecimento este que é desafiado permanentemente pela incompetência do adulto que desconhece manifestações das culturas infantis.
- Dinâmica demográfica, educação, emprego e desigualdades sociais nos Açores: 2014 a 2020: Relatório finalPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Palos, Ana Cristina; Diogo, Fernando; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Santos, Sérgio
- Dinâmica demográfica, educação, emprego e desigualdades sociais nos Açores: 2014 a 2020: Relatório preliminarPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Palos, Ana Cristina; Diogo, Fernando; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Santos, Sérgio
- Dinâmica demográfica, educação, emprego e desigualdades sociais nos Açores: 2014 a 2020: Relatório preliminar intermédioPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Palos, Ana Cristina; Diogo, Fernando; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Santos, Sérgio
- Estudo dos Centros de Atividade de Tempos Livres da Região Autónoma dos Açores : um projeto em foco na promoção do desenvolvimento das criançasPublication . Major, Sofia; Caldeira, Suzana Nunes; Palos, Ana Cristina; Sousa, Francisco[...]. O presente estudo enquadra-se num projeto mais vasto com três enfoques, solicitado pela Secretaria Regional da Solidariedade Social (SRSS), com vista ao estudo dos CATLs na Região Autónoma dos Açores (RAA). Assim, este subprojecto tem como objetivo geral analisar os CATL enquanto contextos de promoção do desenvolvimento e de facilitação de sucesso escolar, sendo operacionalizado através da análise de diferenças nos níveis de competência social, comportamentos problemáticos, aptidões para a aprendizagem escolar (entre outras) nas crianças que frequentam CATL e nas que não frequentam. A amostra irá envolver um grupo de 120 crianças a frequentar os dois primeiros anos da escolaridade básica, repartidas em dois grupos (n= 60 cada), sendo um grupo de crianças que frequentam CATL emparelhado (e.g., variáveis idade, sexo) com um grupo de crianças que não frequentam CATL. A amostra será recolhida em diversos CATLs da ilha de são Miguel (selecionados de acordo com os CATLs que integram o projeto). O protocolo de avaliação irá envolver diversos instrumentos de avaliação, nomeadamente uma ficha de caraterização das crianças, respetivos agregados familiares e frequência de CATLs e uma escala de avaliação da competência social, problemas de comportamento e competência académica (preenchida pelo professor de cada criança). Será igualmente realizada uma avaliação individual a cada criança das suas aptidões para a aprendizagem escolar. […].
- Jovens e emprego : tipologia de inserções profissionaisPublication . Palos, Ana Cristina; Diogo, Fernando; Silva, OsvaldoAs transformações económicas das últimas décadas têm produzido fortes impactos na situação social dos jovens. Neste capítulo caraterizamos os percursos profissionais de jovens açorianos (n=432) procurando aferir o grau de precariedade presente nesses percursos mediante a caraterização das condições em que os jovens exercem as suas atividades profissionais, designadamente, vínculos contratuais, oportunidades de promoção profissional, rendimento auferido e horário de trabalho. Mediante o cruzamento destas variáveis com as caraterísticas sociográficas dos inquiridos, apresentamos uma tipologia das inserções profissionais que enunciam diferentes configurações da precariedade laboral. As clivagens que o género, a idade e as qualificações académicas introduzem nestes processos comprovam a diversidade inerente à condição juvenil. Os mais novos e as raparigas estão sobrerepresentados nas formas mais precárias de vinculação laboral e os menos qualificados figuram, em maior número, entre os jovens que auferem rendimentos mais baixos.
- Jovens em incerteza : percursos profissionais e perfis de escolarizaçãoPublication . Palos, Ana Cristina; Silva, Osvaldo; Diogo, FernandoQuando analisamos os processos de escolarização na Região Autónoma dos Açores, na última década, salienta-se o significativo aumento da procura de ensino, por parte das gerações mais jovens, e a progressiva feminização da frequência do ensino pós-obrigatório, ainda que, no contexto do país, os Açores apresentem níveis de escolarização mais baixos no ensino secundário e no ensino superior. Salienta-se, ainda, uma desigual distribuição das possibilidades de sucesso escolar, desenhada em função dos recursos culturais e económicos familiares (Palos, 2008) e uma das mais elevadas taxas de abandono escolar precoce, particularmente expressiva entre os homens (Observatório das Desigualdades). Concomitantemente, a situação de crise económica e financeira que o país atravessa tem provocado que, também em território insular, o desemprego se intensifique, em especial o juvenil. A região sempre conheceu níveis de desemprego relativamente mais baixos do que os observados para o país, mas, a partir de 2008, instalou-se um ciclo de crescimento deste indicador que tem atingido os jovens de forma particularmente intensiva (Paios, 2014). Ainda que as metamorfoses verificadas no mundo do trabalho estejam a consolidar processos de inserção profissional que tendencialmente se configuram como uma "instalação no provisório como regime de existência" (Castel, 1998, p 422), a retórica que atravessa as atuais políticas educativas continua a sobrevalorizar a dimensão instrumental da escolarização e a pressupor que o problema do emprego é um problema de desadequação das qualificações escolares às necessidades do mundo do trabalho. Tendo por base este cenário, pretendemos refletir nesta comunicação em que medida é que os percursos profissionais dos jovens açorianos se configuram de forma diferenciada em função dos seus perfis de escolarização.
- Juventude açoriana e mundo do trabalho : relatório finalPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoO estudo Juventude açoriana e mundo do trabalho insere-se nos projetos desenvolvidos pelo Observatório da Juventude dos Açores, procurando aprofundar o conhecimento desta importante faceta da vida dos jovens. Este projeto está a ser desenvolvido sob a responsabilidade científica do CICS.UAC/CICS.NOVA.UAC (anteriormente CES-UA) com financiamento do Governo Regional dos Açores. O relatório intercalar foi entregue em julho de 2015. Nesse documento foi possível apresentar os principais objetivos da investigação, as suas premissas teóricas, bem como a metodologia utilizada para a recolha dos dados. O grande objetivo deste estudo é compreender o modo como se processa a transição para o mundo do trabalho dos jovens açorianos e os diversos tipos de relação com o emprego (em termos de trajetória), tendo em consideração o nível de escolaridade e a relação com a formação profissional escolar e extra-escolar, bem como as atitudes e aspirações, dos jovens, face ao trabalho e ao emprego. Sendo os Açores a região do país com uma maior percentagem de população jovem (15-34 anos) na população residente1, 28,9%, bastante acima da média nacional de 22,7%, os problemas da juventude assumem na região uma particular centralidade, dado o seu importante peso demográfico. […].
- Juventude Açoriana e Mundo do Trabalho : relatório preliminarPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoO estudo Juventude açoriana e mundo do trabalho insere-se nos projetos desenvolvidos pelo Observatório da Juventude dos Açores, procurando aprofundar o conhecimento desta importante faceta da vida dos jovens. Este projeto está a ser desenvolvido sob a responsabilidade científica do CICS.NOVA.UAc e com financiamento do Governo Regional dos Açores. Visa-se compreender o modo como se processa a transição para o mundo do trabalho dos jovens açorianos e os diversos tipos de relação com o emprego (em termos de trajetória), tendo em consideração o nível de escolaridade e a relação com a formação profissional escolar e extra-escolar, bem como as atitudes e aspirações, dos jovens, face ao trabalho e ao emprego. […].