Browsing by Issue Date, starting with "2015-07"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Para a defesa de uma Ética Ambiental AntropocentradaPublication . Costa Carvalho, MagdaOs debates produzidos pelas éticas ambientais contemporâneas tendem a recusar, na sua maioria, qualquer abordagem de fundo antropocêntrico, identificando esta postura com uma desvalorização da natureza em detrimento dos interesses humanos. Para além disso, é comum entenderem-se os interesses da espécie humana como uma instrumentalização abusiva do ambiente, sobretudo com a finalidade de produzir bem-estar social e económico. A presente reflexão pretende contestar estas posições, promovendo uma distinção entre a legítima percepção e valorização da natureza a partir do ponto de vista humano e uma ilegítima atitude de desvalorização e instrumentalização do meio ambiente. Procuraremos defender uma atitude que tem sido caracterizada entre os especialistas como um antropocentrismo fraco ou moderado, cujo alcance e potencialidades éticas não nos parecem ter recebido ainda a devida atenção.
- Formar educadores/professores via e-learning : um novo paradigma para a Educação Física?Publication . Condessa, IsabelNo ensino superior, a modalidade de ensino à distância tem vindo a adquirir um novo lugar, dada vez mais robusto, contribuindo para o aumento das qualificações profissionais, académicas e culturais da população, numa verdadeira sociedade de conhecimento. Uma das suas incumbências estratégicas é ir ao encontro das expetativas de formação ao nível superior, de um público que pretenda aceder a uma formação ao nível universitário, adotando um modelo pedagógico virtual orientado para novas metodologias de trabalho da era digital, mais centradas no computador e na adaptação de plataformas para difusão de informação – plataformas de ensino à distância, e onde o papel do professor se vem mudando, tornando-se o de um verdadeiro mediador das aprendizagens e das interações. No caso da Educação Física (EF), também se tem de pensar no ensino à distância como um paradigma da atualidade, desde a formação do professor (inicial ou contínua) ao próprio ensino da EF na sala de aula. Por isso, considerámos pertinente apresentar aqui uma proposta de unidade de ensino desenhada para ser oferecida parcialmente em e-learning realçando o papel do professor e as suas novas competências neste modelo virtual.
- Juventude açoriana e mundo do trabalho : relatório finalPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoO estudo Juventude açoriana e mundo do trabalho insere-se nos projetos desenvolvidos pelo Observatório da Juventude dos Açores, procurando aprofundar o conhecimento desta importante faceta da vida dos jovens. Este projeto está a ser desenvolvido sob a responsabilidade científica do CICS.UAC/CICS.NOVA.UAC (anteriormente CES-UA) com financiamento do Governo Regional dos Açores. O relatório intercalar foi entregue em julho de 2015. Nesse documento foi possível apresentar os principais objetivos da investigação, as suas premissas teóricas, bem como a metodologia utilizada para a recolha dos dados. O grande objetivo deste estudo é compreender o modo como se processa a transição para o mundo do trabalho dos jovens açorianos e os diversos tipos de relação com o emprego (em termos de trajetória), tendo em consideração o nível de escolaridade e a relação com a formação profissional escolar e extra-escolar, bem como as atitudes e aspirações, dos jovens, face ao trabalho e ao emprego. Sendo os Açores a região do país com uma maior percentagem de população jovem (15-34 anos) na população residente1, 28,9%, bastante acima da média nacional de 22,7%, os problemas da juventude assumem na região uma particular centralidade, dado o seu importante peso demográfico. […].
- Is the offence the best defense? Influences of childhood experiences and paranoia in the aggression in Azorean youthsPublication . da Motta, Carolina; Cabral, Joana Moura; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaA ideação paranoide é um processo cognitivo e social que pode ser considerado normativo (e.g. sentimentos de desconfiança ocasionais) ou disfuncional, constituindo-se, neste ultimo caso, como um sintoma psicopatológico (e.g. delírios paranoides). Mesmo em níveis subclínicos, a ideação paranoide pode constituir um entrave para o bom funcionamento interpessoal, na medida em que o comportamento disruptivo que dela advém pode afetar todas as esferas de funcionamento do indivíduo (e.g. relações familiares, entre pares, profissionais e/ou académicas). O presente estudo explorará a influência dos estilos parentais e o papel mediador da ideação paranoide na agressividade durante a adolescência, bem como as implicações para a prevenção e intervenção em contextos clínicos e educacionais.
- Juventude Açoriana e Mundo do Trabalho : relatório preliminarPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoO estudo Juventude açoriana e mundo do trabalho insere-se nos projetos desenvolvidos pelo Observatório da Juventude dos Açores, procurando aprofundar o conhecimento desta importante faceta da vida dos jovens. Este projeto está a ser desenvolvido sob a responsabilidade científica do CICS.NOVA.UAc e com financiamento do Governo Regional dos Açores. Visa-se compreender o modo como se processa a transição para o mundo do trabalho dos jovens açorianos e os diversos tipos de relação com o emprego (em termos de trajetória), tendo em consideração o nível de escolaridade e a relação com a formação profissional escolar e extra-escolar, bem como as atitudes e aspirações, dos jovens, face ao trabalho e ao emprego. […].
- Cultura, experiência e inclusão social em abordagens curriculares sensíveis à identidade não ostensivaPublication . Pinto, Susana Cristina; Sousa, FranciscoO presente texto resulta da afluência de pensamentos e da intencionalidade educativa que subjaz a (alguns dos) projetos de investigação realizados pelos autores e que agora se fazem convergir. Enquanto investigadores e professores preocupa-nos o alheamento de certos alunos em relação a determinados conteúdos curriculares e, no limite, à escola em geral. Tal inquietação impele-nos a estudar questões de relevância curricular, tendo um dos investigadores trabalhado com uma equipa que recorreu à metodologia da investigação ação colaborativa para estudar problemas curriculares, fazendo assim emergir o projeto “Investigação para um Currículo Relevante” (Sousa, Alonso, & Roldão, 2013). Por um lado, a inovação curricular praticada nos mencionados projetos favorece o protagonismo dos professores enquanto decisores curriculares, reconhecendo a relevância do currículo a nível local, no sentido de promover aprendizagens significativas nos alunos, que vão ao encontro não só das suas necessidades, interesses e expetativas, mas essencialmente da(s) identidade(s) e experiências vivenciadas. Por outro lado, esta inovação curricular implementada por professores beneficia o desenvolvimento (refletindo-se também neste procedimento a forma como os docentes se envolvem a nível) curricular, tal como a asserção das suas identidades profissionais, exemplificada a partir da investigação sobre as suas práticas pedagógicas, que neste escrito surgem a partir de narrativas profissionais. Estas últimas constituem-se como recortes de experiências que ajudam o sujeito na reafirmação da sua profissionalidade docente, no sentido da conscientização da identidade profissional e da assunção do papel de professor investigador, tal como estudado pela investigadora que também é autora deste escrito. Os principais objetivos do trabalho são: compreender formas de apropriação curricular da identidade cultural dos alunos, especialmente nas suas formas menos ostensivas; relacionar as dimensões de cultura, identidade, políticas e práticas de inclusão com as teorias curriculares. Nos estudos mencionados, o ponto de partida do professor (isto é, do trabalhador curricular) é a experiência dos alunos e não a classificação dos estudantes por categorias, considerando-se assim a identidade não ostensiva, ou seja, a identidade que não se define por caraterísticas enquadráveis em categorias como raça, etnicidade, religião, género e orientação sexual – logo mais difícil de identificar visualmente. Importa perceber se os critérios usados com os alunos dos ensinos básicos e secundário abordados no primeiro estudo são também usados entre pares na reconstrução da identidade profissional dos professores, no que concerne ao respeito pelas experiências, inclusão social, aceitação da identidade pessoal e cultural do professor, e ao (possível) assentimento de identidades não ostensivas entre professores em contexto de ensino superior.
- Long-term modifications of coastal defences enhance marine biodiversityPublication . Martins, Gustavo M.; Jenkins, Stuart R.; Neto, Ana I.; Hawkins, Stephen J.; Thompson, Richard C.Realization that hard coastal infrastructures support lower biodiversity than natural habitats has prompted a wealth of research seeking to identify design enhancements offering ecological benefits. Some studies showed that artificial structures could be modified to increase levels of diversity. Most studies, however, only considered the short-term ecological effects of such modifications, even though reliance on results from short-term studies may lead to serious misjudgements in conservation. In this study, a sevenyear experiment examined how the addition of small pits to otherwise featureless seawalls may enhance the stocks of a highly-exploited limpet. Modified areas of the seawall supported enhanced stocks of limpets seven years after the addition of pits. Modified areas of the seawall also supported a community that differed in the abundance of littorinids, barnacles andmacroalgae compared to the controls. Responses to different treatments (numbers and size of pits) were speciesspecific and, while some species responded directly to differences among treatments, others might have responded indirectly via changes in the distribution of competing species. This type of habitat enhancement can have positive long-lasting effects on the ecology of urban seascapes.Understanding of species interactions could be used to develop a rule-based approach to enhance biodiversity.
- Silence in organizations and psychological safety : a literature reviewPublication . Pacheco, Daniel Costa; Moniz, Ana Isabel Arruda; Caldeira, Suzana NunesIn the business world, employees can contribute with information, ideas, concerns, opinions and proposals to their managers in respect of: (1) the way work could be performed, (2) what should / should not be done in the workplace, (3) how a particular decision can be implemented, and (4) how an organizational policy should be formed and executed (Rego, 2013). However, due to a diverse set of factors, employees often choose to remain silent in the workplace. One of these factors is psychological safety, which describes employees’ perceptions of the consequences of taking interpersonal risks in the workplace (Edmondson, 2014). The following paper is essentially a literature review and its aim is to, firstly, make a brief approach to factors reported in the literature that may affect employee voice and silence, followed up by an explanation of the types of silence that can be engaged by employees. Besides that, the authors will also make an approach to physical and psychological safety. Lastly, it will be reported some links, mentioned in the literature, between employee silence and psychological safety.
- O Departamento de Matemática na Universidade e na Região dos AçoresPublication . Nunes, Jerónimo[...] No início deste milénio, com o preenchimento dos quadros de professores de Matemática na Região Autónoma dos Açores foi cumprido o objetivo inicial do Departamento de Matemática, cujos esforços se concentraram por mais alguns anos na formação de professores para a docência no ensino básico e secundário, agora na área de Informática, com o início de funcionamento, no ano letivo 2000-2001, da licenciatura Informática (Ensino de). [...]
- Silêncio/Voz nas Organizações e Segurança PsicológicaPublication . Pacheco, Daniel Costa; Moniz, Ana Isabel Arruda; Caldeira, Suzana NunesNo mundo empresarial, os colaboradores podem contribuir com informações, ideias, preocupações, opiniões e propostas, às suas chefias, relativamente (1) ao modo como o trabalho poderá ser executado, (2) o que deve/não deve ser feito, (3) como uma determinada decisão pode ser posta em prática, e (4) como uma determinada política deve ser formada e executada (Rego, 2013). Todavia, devido a um diverso conjunto de condicionantes, muitas vezes os colaboradores optam por ficar em silêncio. Uma dessas condicionantes é a segurança psicológica, a qual é aqui tomada como correspondendo às perceções dos colaboradores relativamente às consequências de assumirem riscos interpessoais no local de trabalho (Edmondson, 2014). Assim, com o nosso estudo pretende-se estabelecer ligações entre os diversos tipos de silêncios que podem ser acionados pelos colaboradores com a segurança psicológica.