Browsing by Author "Mendes, Maria"
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- About hazing In higher educationPublication . Bauer, Raposo Benjamin Yvo; Nunes, Caldeira Suzana; Martins, Maria J.; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Silva, OsvaldoNot a year goes by that we don't hear of another hazing scandal in a higher education institution. Many researchers took interest in this issue in order to understand its causes and consequences. They provided definitions and lead to prevent it. We found hazing in many social groups around the world, with different names, and under specific forms. This paper aims to better understand hazing and its actors, with a specific focus on hazing in higher education. We presented three definitions to offer several perspectives on hazing, and facilitate its apprehension. Our method was to analyze the relevant scientific literature with the intention of reflecting on its roots and representation among individuals. Results are an exposition of motivations from hazing's actors, recommendations about how to define it and how to prevent derivations. Our main conclusions assume hazing is usually depicted as a deviant behavior, but it would appear to be a norm. Also, its core purpose would be the progression from newcomer to a group member. A lack of structure or meaning could lead to its misuse and facilitate outrageous events. In higher education, hazing seems to be used as a tool to integrate freshmen in their new institutional world. Scandals including violence, sexual and alcohol abuse could be a symptom of something deeper from hazing's environment.
- Acolhimento, integração e envolvimento académico : um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superiorPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, MariaEste trabalho tem o intuito de ajudar a compreender o processo de entrada no Ensino Superior (ES), com base nas características sociodemográficas dos estudantes, nas suas experiências de integração e acolhimento, e no seu envolvimento. […]. Os dados foram analisados utilizando testes não paramétricos e a Análise em Componentes Principais Categórica (CatPCA). No mapa percetual resultante da CatPCA, a 1ª dimensão evidencia a oposição entre os estudantes com menores níveis de envolvimento académico (sobretudo na dimensão afetiva), participação, integração e acolhimento, e os restantes. Por outro lado, a 2ª dimensão opõe os mais novos, os que concordam mais com o papel da praxe a nível da integração académica e os que revelam menores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva, aos mais velhos, que tendencialmente não valorizam tanto o papel da praxe e apresentam maiores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva.
- Avaliação das perceções dos estudantes do 1º ano em relação à praxe académicaPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Martins, Maria J.; Sousa, ÁureaO objetivo deste estudo é o de conhecer as perceções dos estudantes do 1º ano do ensino superior relativamente à forma como vivenciaram as praxes. O questionário utilizado contém, entre outras variáveis, a Escala de Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior, com o intuito de avaliar o posicionamento (menos favorável ou mais favorável) dos estudantes em relação às praxes. São apresentados e discutidos os principais resultados obtidos com recurso à análise de dados.
- Bullying in hazing pratices : a study on higher educationPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.Studies about bullying, mostly diffused from Olweus' studies since the 1970s, have been, in the most part, focused on non-higher education. However, problems between higher education students have started to arise in Portugal, some of which seem to be associated to hazing practices. Due to this new challenge within higher education, some studies that aim to develop instruments to assess situations of aggression and intimidation on this level of education have started to be performed (e.g. Sabino, Jesus, Simões & Nave; 2009; Silva, 2013), while others try to disclose the role of hazing practices (Vieira, 2013) in students' lives. This research aims to contribute to the demand placed by this new challenge in higher education. More specifically, it focuses on how students from a Portuguese higher education institution perceive hazing practices and bullying situations in hazing practices, while putting in perspective implications on academic performance. Data was collected through the scale in "Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior" (Evaluation of Situations of Bullying in Hazing Practices in Higher Education), a 15-item scale divided in three dimensions: 1) Positive relation with the hazing practices; 2) Negative relation with the hazing practices and 3) Social dimension (Jesus, Matos, Nave & Simões, 2010). 247 students of both sexes, aged 18 to 43 and from different grade levels, courses and departments have taken part in this study. The results, using non-parametric techniques, confirm significant differences in "Positive relation with the hazing practices" between males and females (p=.001< α=.05) and among age groups ("20 years old or less" and "more than 20 years old"; p=.024< α=.05). Furthermore, they allow us to observe significant differences between the students' grade levels (1st, 2nd or 3rd year) taking into account the “Positive relation with the hazing practices” (p=.04< α=.05) and the "Social dimension" (p=.017< α=.05). Besides, significant differences have been noted between the departments where students belong regarding "Positive relation with the hazing practices" (p=.02< α=.05) and “Negative relation with the hazing practices” (p=.02< α=.05). The correlations between the utilized subscales ("Positive relation with the hazing practices", "Negative relation with the hazing practices" and "Social dimension") are statistically significant, taking in consideration the significance levels of 1% (respectively p=.02; p=.00 and p=.00).
- Caracterização da praxe académica com recurso à análise de dadosPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Martins, Maria J.Este estudo teve como intuito conhecer o modo como os estudantes da Universidade dos Açores percecionam a praxe, pretendendo-se aferir se adotam a perspetiva de a verem como um forma de acolhimento e integração na nova instituição ou como uma dificuldade ativadora de sentimentos de apreensão, ansiedade e humilhação. Apresentam-se as principais conclusões obtidas a partir da análise de dados, com recurso a um questionário.
- Dealing with Hazing : are there different profiles of higher education students?Publication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Martins, Maria J.This study aims to understand the kind of relationship that students from two Portuguese higher education institutions – the Portalegre School of Health Sciences (ESSP) and the University of the Azores (UAC) – have with hazing and whether there are profiles of students associated with different types of relationship with hazing. Data were collected through the scale ‘Evaluation of Bullying Situations in Higher Education Hazing’. The findings obtained using appropriate statistical techniques, exhibit significant differences between the ESSP and the UAC, with students from the ESSP displaying a better relationship with hazing. They also showcase appreciable differences in the relationship with hazing between the ESSP and the UAC depending on personal, academic and behavioral variables. The findings finally indicate that, at each institution, the profile of students who express a better relationship with hazing differs from those who distance themselves from this ritual in terms of personal, academic and behavioral variables.
- Dominância social : preditor para praxar?Publication . Mendes, Maria; Marques, Sibila; Caldeira, Suzana NunesNuma sociedade organizada em sistemas grupais hierarquizados, os indivíduos propensos para a dominância social tendem a exibir comportamentos que garantam o poder e aumentem os benefícios e os privilégios de seu grupo. É comum esses indivíduos exibirem comportamentos de rejeição por sujeitos pertencentes a outros grupos, considerados socialmente menos poderosos ou relevantes. As atividades de praxe no ensino superior podem ser discutidas à luz deste quadro teórico, com os veteranos, situados no topo da hierarquia grupal, a inferiorizar os caloiros, submetendo-os a situações de praxe depreciativas ou humilhantes. Este estudo procurou descobrir a relação entre a dominância social (ODS) e o comportamento de praxe em duas instituições públicas de ensino superior. Participaram 130 estudantes de duas instituições portuguesas, com idades compreendidas entre 18 e 52 anos (M=24,35; DP=0,57). Utilizou-se a Escala de Orientação para a Dominância Social (ODS) de Sidanius e Pratro (1994), validada para o contexto português por Giger, Orgambídez-Ramos, Gonçalves, Santos e Gomes (2015) e o comportamento de praxe foi avaliado através de três variáveis categóricas: participação na praxe, ter sido praxado, ter praxado. Os dados foram recolhidos tendo como suporte a plataforma online Qualtrics - Online Survey Software & Insight Platform entre maio e julho de 2018. Nos resultados não foram encontradas diferenças significativas entre a ODS e a instituição que o estudante frequenta. Não foram encontradas diferenças significativas entre a instituição que o estudante frequenta. Não foram encontradas significativas entre a instituição que o estudante frequenta e as condições ter sido praxado enquanto caloiro (?2= 0.26; p=0.61) e ter praxado enquanto veterano (?2=0.00; p=1.00). Verificou-se uma relação significativa e positiva entre a condição de ter sido praxado, enquanto novato, e o comportamento de ter praxado, enquanto veterano (r=0.70, p=0.00). Com base nestes resultados verificamos que a instituição de pertença não se evidenciou como variável diferencial na orientação para a dominância social, nem para os comportamentos de ter praxado e ter sido praxado. A orientação para dominância social surge associada ao comportamento de ter praxado e ter sido praxado. Desta forma, inferimos que a orientação para dominância social pode ser considerada um preditor do comportamento de praxe dos veteranos sobre os novatos.
- Ensino Superior: transições e desafios de entrada e saída. Estudos na Universidade dos AçoresPublication . Sousa, Áurea; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Martins, Maria J.A entrada para o Ensino Superior, a sua saída e as perspetivas de entrada no mercado de trabalho comportam desafios. Os jovens veem-se confrontados com a necessidade de ingressarem num mundo mais competitivo, onde as competências pessoais e interpessoais se afiguram tão importantes quanto as técnico-científicas. Pretende-se aferir se a frequência do Ensino Superior, por parte dos estudantes de uma universidade Portuguesa, contribuiu para que estes se ajustem a fatores de stress e a desafios do quotidiano. Procura-se, ainda, aferir se o grupo etário, a geração de universitários e a situação face ao emprego são fatores diferenciais para a resiliência.
- A entrada no Ensino Superior : uma comparação entre instituições de Portugal e do BrasilPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Martins, Maria J.; Miranda, Raquel; Silva, Nayara NogueiraA entrada no ensino superior (ES) constitui um marco importante no percurso de vida de muitos estudantes, pelo que representa em termos de escolhas realizadas e aspirações futuras. Mas, por vezes, tem ficado marcada por pungentes acontecimentos, alguns dos quais cerceadores da vida dos jovens. Esses acontecimentos tendem a ocorrer no âmbito das atividades de praxe, conceito aparentemente ligado à tradição de acolher os novatos nas instituições de ensino e na vida académica. Em Portugal, a intensidade negativa das situações de praxe tem levado a que a entidade que tutela o ES faça diversas recomendações às instituições e reiterados alertas aos estudantes. No Brasil as práticas praxistas vexatórias não são consentidas no interior das instituições de ensino. Procurar conhecer esta realidade de forma mais próxima e circunstanciada esteve na origem do Projeto PRAX_ES, cujas primeiras evidências públicas datam de 2014. Neste trabalho apresentam-se alguns elementos que permitem observar que estudantes da Universidade dos Açores e da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, duas universidades relativamente jovens no quadro das instituições de ensino superior de cada país, através da resposta à EASBPES (Matos, Jesus, Simões, & Nave, 2010), tendem a expressar mais acordo do que desacordo com as atividades de praxe por parte dos estudantes.
- Entrada no ensino superior e envolvimento do estudantePublication . Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, Maria; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Martins, Maria José D.No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.