Browsing by Issue Date, starting with "2014-11"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Biomedical applications of Inula speciesPublication . Pinto, Diana C. G. A.; Seca, Ana M. L.; Silva, Artur M. S.The vast genus Inula includes species used in traditional medicine, for the treatment of inflammatory conditions, diabetes, hypertension, and also as bactericides, among other applications. Some corroboration of these ethnopharmacological applications was attempted, for instance crude extracts activity has been evaluated and the main bioactive secondary metabolites have been identified as sesquiterpene lactones. The reported activities include anti-tumour/cytotoxic and anti-inflammatory activity just to mention a few. […].
- Coordinación de políticas fiscales y monetarias en Argentina, Brasil, Chile y México : teoría y evidencia empíricaPublication . Fraga-Castillo, Carlos A.; Briseño, J. Israel; Heras, MiguelO objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a coordenação da política fiscal e monetária com os multiplicadores fiscais na Argentina, Brasil, Chile e México. A contribuição deste trabalho consiste em uma análise comparativa desses países sobre as experiências de coordenação entre a política fiscal e monetária, juntamente com uma estimativa de multiplicadores fiscais. O referencial teórico do conceito de multiplicadores de coordenação e fiscais levanta primeiro, depois as tendências nos quatro países de variáveis como consumo, investimento, gastos do governo e a taxa de juros são analisadas para ver se houve efeitos expulsão (crowding out) nos quatro países. Finalmente uma estimativa com variáveis representativas de gastos multiplicadores e o impacto da coordenação em matéria de crescimento económico é apresentado.
- Espírito empreendedor dos técnicos de diagnóstico e terapêutica dos hospitais dos AçoresPublication . Cardoso, Inês; Sousa, Áurea; Lopes, Fernando Rosa RodriguesO empreendedorismo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento económico de uma região. O objectivo deste estudo é caracterizar o espírito empreendedor dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT) dos Hospitais dos Açores. Para isso foram elaboradas e testadas hipóteses com base em sete pontos: características sociodemográficas, socioprofissionais, socioeconómicas, obstáculos, motivações, factores psicológicos e factores cognitivos. A metodologia utilizada consistiu na recolha de informação primária, via inquérito, abrangendo uma amostra de 125 TDT – o que corresponde a uma taxa de resposta de 73,53%. Verificou-se que os perfis, psicológico e Cognitivo, dos indivíduos Empreendedores Actuais apresentam características que são, em parte, semelhantes às dos Empreendedores Potenciais, mas distintas das dos Não Empreendedores. Verificou-se, ainda, que os factores preponderantes a nível da determinação para o empreendedorismo estão relacionados com sexo, idade, formação em gestão, profissão, experiência profissional, ter um familiar empresário, considerar vantajoso criar uma empresa na actualidade, difícil obtenção de capital, preferência por horários e planos estabelecidos por outros, entusiasmo, iniciativa, preferência em prever e antecipar acontecimentos, curiosidade, estímulo perante novos desafios, maior ênfase nas probabilidades de sucesso de um negócio, experiência num determinado mercado ou indústria como fonte de uma ideia de negócio, clientes como fonte de uma ideia de negócio, preferência pela estabilidade e previsibilidade à incerteza e riscos, não tencionar abdicar de uma vida social plena e intensa (família, lazer, etc.), realização pessoal e desafio.
- Bullying in hazing pratices : a study on higher educationPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.Studies about bullying, mostly diffused from Olweus' studies since the 1970s, have been, in the most part, focused on non-higher education. However, problems between higher education students have started to arise in Portugal, some of which seem to be associated to hazing practices. Due to this new challenge within higher education, some studies that aim to develop instruments to assess situations of aggression and intimidation on this level of education have started to be performed (e.g. Sabino, Jesus, Simões & Nave; 2009; Silva, 2013), while others try to disclose the role of hazing practices (Vieira, 2013) in students' lives. This research aims to contribute to the demand placed by this new challenge in higher education. More specifically, it focuses on how students from a Portuguese higher education institution perceive hazing practices and bullying situations in hazing practices, while putting in perspective implications on academic performance. Data was collected through the scale in "Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior" (Evaluation of Situations of Bullying in Hazing Practices in Higher Education), a 15-item scale divided in three dimensions: 1) Positive relation with the hazing practices; 2) Negative relation with the hazing practices and 3) Social dimension (Jesus, Matos, Nave & Simões, 2010). 247 students of both sexes, aged 18 to 43 and from different grade levels, courses and departments have taken part in this study. The results, using non-parametric techniques, confirm significant differences in "Positive relation with the hazing practices" between males and females (p=.001< α=.05) and among age groups ("20 years old or less" and "more than 20 years old"; p=.024< α=.05). Furthermore, they allow us to observe significant differences between the students' grade levels (1st, 2nd or 3rd year) taking into account the “Positive relation with the hazing practices” (p=.04< α=.05) and the "Social dimension" (p=.017< α=.05). Besides, significant differences have been noted between the departments where students belong regarding "Positive relation with the hazing practices" (p=.02< α=.05) and “Negative relation with the hazing practices” (p=.02< α=.05). The correlations between the utilized subscales ("Positive relation with the hazing practices", "Negative relation with the hazing practices" and "Social dimension") are statistically significant, taking in consideration the significance levels of 1% (respectively p=.02; p=.00 and p=.00).
- A lógica produtiva em produtores de leite micaelensesPublication . Silva, Emiliana; Almeida, Bruno Aires da Silva; Mendes, Armando B.A produção de leite, nos Açores, representa a maior atividade agrícola regional e contribui com cerca de 1/3 da produção de leite nacional. Na região, a ilha de S. Miguel contribui com mais de metade da produção de leite. Para verificar se a lógica produtiva das explorações micaelenses se coaduna com a viabilidade económica e com os níveis de eficiência técnica das explorações leiteiras, utilizámos a base de dados da AASM (Almeida, 2012), que é constituída por 91 explorações agropecuárias (produção de leite) inscritas no Contraste Leiteiro e com contabilidade organizada, em 2010. A lógica produtiva foi avaliada pelo nível de intensificação das explorações leiteiras, que foi medida pela carga animal por hectare. Com base numa nova organização dos dados da AASM, confrontaram-se os níveis de eficiência e viabilidade e competitividade económica com os resultados de explorações leiteiras obtidos por Silva e Almeida (2014) e Almeida e Silva (2013-a; 2013-b). Em termos gerais, constata-se que o valor de eficiência técnica das explorações leiteiras a rendimentos constantes e que o número explorações eficientes a nível técnico é mais elevado no intervalo inferior a 1,4 animais por hectare, ou seja, a extensificação potencia melhores níveis de eficiência técnica. Na viabilidade e competitividade económica das explorações leiteiras, verifica-se que, de um modo geral, ao maior nível de intensificação, corresponde a maior a produção de leite e rendimento. No entanto, a política agrícola, em vigor nos Açores, promove a lógica produtiva dos produtores de leite, em que o aumento da produção de leite não acompanha a lógica da eficiência técnica. A decisão do produtor de leite micaelense é mais condicionada pela lógica económica que pela lógica ambiental.
- Cobble beaches in oceanic islands : how they react to hydrodynamics and location in the island?Publication . Álvaro, Nuno V.; Azevedo, José M. N.; Neto, Ana I.Cobble beaches are a particular part of the coastal scenery in the Azores. The islands are geological recent and most of its coasts are composed of cliffs and basaltic lava flows, leaving only few spots for the accumulation of cobbles and the construction of cobble beaches. The beach structure changes with the hydrodynamics intensity from summer to winter, but wit it will its biological communities necessarily change? Will the location of a beach in one island be important in the community structure? This study was made in the island of Terceira. Four beaches were assessed, two in the northern coast, with heavy hydrodynamics and two in the eastern coast, more sheltered from the surge intensity. Each beach was surveyed in the summer and in the winter of 2013. At Each beach a beach profile was made for each season, cobble size was measured in three fringes of the shore, and animal and algal communities abundances were assessed as well. Data concerning wave size, direction and intensity and sea water temperature for the island all year round was obtained through oceanic buoys. Comparisons were made between seasons for each beach as well as between beaches from the north coast and beaches from the east coast of the island. Results showed differences between beaches and at the same beach between seasons, showing that the location of a cobble beach can influence its biological community, ant that seasonal alterations made by wave intensity are important in shaping the biological communities.
- PaleoParque Santa Maria : equivalente paleontológico das "Reservas da Biosfera" da UNESCOPublication . Ávila, Sérgio P.[…]. Nos Açores existem 3 ilhas que são Reservas da Biosfera (Graciosa, Flores e Corvo). O património natural pode analisar-se sob dois aspectos inter-relacionados: os organismos vivos e o substrato geológico em que habitam. Mercê da sua condição de ilhas vulcânicas oceânicas, a comunidade científica da nos Açores uma merecida atenção à componente geológica dos habitats. Fruto dos esforços da Associação Geoparque Açores e do Governo Regional dos Acores, a 21 de Marco de 2013, foi formalmente aceite em Paris a candidatura do Geoparque Açores à Rede Europeia e Global de Geoparques da UNESCO, assim consagrando a importância da geologia num contexto arquipelágico. […].
- A invariância dos números e os sistemas de numeraçãoPublication . Martins, Maria do Carmo
- A Matemática do Pré-Escolar: o exemplo de SingapuraPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaSingapura é uma Cidade-Estado localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático. Trata-se de um país insular constituído por 63 ilhas, que está separado da Malásia pelo Estreito de Johor, a norte, e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura, a sul. (...) No âmbito deste artigo, interessa-nos falar um pouco sobre o sistema de ensino deste país. A verdade é que os alunos de Singapura têm geralmente as notas mais altas nos exames internacionais de Matemática. Veja-se, por exemplo, o caso do TIMS (Trends in International Mathematics and Science Study) (...) O sucesso deste método também passa por uma forte aposta no Pré-Escolar, seguindo a máxima “É de pequenino que se torce o pepino!” Desde logo, há que desconstruir a ideia bastante comum em Portugal de que, no Jardim de Infância, os temas matemáticos são trabalhados nas rotinas diárias e que esse trabalho informal é mais do que suficiente para cumprir os objetivos relativos ao ensino da Matemática nos primeiros anos. Tal como acontece com as outras áreas e domínios, também a Matemática deve ter um espaço de trabalho próprio (em termos da calendarização semanal das atividades como também na organização do espaço físico da sala do Jardim de Infância). Esse espaço deve ser ocupado com atividades desafiadoras que, num tom lúdico e com apelo à utilização de muitos materiais (estruturados e não estruturados), estimulem o desenvolvimento de competências matemáticas. (...) O processo de aprendizagem deve processar-se em três etapas: Concreto (os alunos participam em atividades usando objetos concretos, quer sejam materiais estruturados ou não estruturados); Pictórico (os alunos trabalham representações pictóricas de conceitos matemáticos – por exemplo, utilizam tracinhos ou pontinhos); Abstrato (os alunos resolvem problemas matemáticos de forma abstrata, usando numerais e outros símbolos). Há também um extremo cuidado em não saltar etapas. Os novos conceitos matemáticos são introduzidos, partindo de conceitos que já foram trabalhados à exaustão e que a criança domina. Esta progressão em espiral permite também uma revisão de conceitos matemáticos importantes, enquanto se promove a expansão dessas bases. Outro aspeto crucial passa por estimular a prática da oralidade. As crianças são chamadas a verbalizar o seu raciocínio, a usar frases completas, com sujeito e predicado, e a alargar o vocabulário que têm à sua disposição. Uma última palavra para o treino motor (a criança é convidada a traçar no ar, a contornar objetos com o indicador e, posteriormente, com um lápis) e para um convite à capacidade de a criança monitorizar o seu próprio pensamento, a ter consciência das estratégias que pode usar e a repensar sobre os processos de pensamento individual, num claro convite ao desenvolvimento da metacognição. (...)
- À descoberta de padrões : um olhar matemático pelas calçadas de S. MiguelPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNo artigo "The bad and the beautiful", publicado no Finantial Times em janeiro de 2013, Edwin Heathcote realça alguns aspetos que tornam as cidades mais sedutoras e elege as oito mais belas atrações citadinas a nível mundial. O autor coloca o impacto causado pelos padrões ondulantes da calçada do Rossio (calçada do "Mar Largo"), em Lisboa, a par com outros "momentos belos" desencadeados, por exemplo, ao olhar para o grande canal de Veneza, para os apartamentos vitorianos de Nova Iorque ou para a iluminação noturna produzida pelos mercados de rua de Mongkok, em Hong Kong. Sem dúvida que vale a pena dedicar um pouco do nosso tempo a apreciar a bonita calçada portuguesa, uma verdadeira atração mundial. [...] Mas como podemos identificar simetrias no dia a dia? Neste artigo, abordaremos dois dos tipos mais comuns de simetria: a simetria de rotação e a simetria de espelho ou de reflexão. Com o intuito de exemplificar estes tipos de simetria, analisam-se duas rosáceas em calçada, localizadas no Campo de S. Francisco em Ponta Delgada [...].
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
