Departamento de Gestão
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Browsing Departamento de Gestão by advisor "Avelar, Sónia Margarida Moreira"
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- Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagemPublication . Raposo, Beatriz Franco de Lemos; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO aparecimento do coronavírus de 2019 e as políticas tomadas para o combater originaram uma transformação no comportamento dos indivíduos. Assim, tornou-se essencial, por parte dos negócios, esta adaptação ao novo consumidor e às suas preferências. Esta dissertação foca-se na análise do impacto da covid-19 no consumidor turístico, pois o turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia. Foram utilizados dados secundários para investigar esta influência. Os dados demonstram concordância com o enquadramento teórico da temática. Verificou-se um aumento de frequência de viagem para viagens de caravana/ viagem de estrada e GAP year, que permitem o distanciamento social. Os fatores principais ao realizar uma viagem demonstram ser visitar família e/ou amigos, natureza, cultura e sol/praia. Fatores como características naturais e o nível de segurança possuem relevância na lealdade e fidelidade ao destino. A segurança revelou-se, como esperado, um fator de grande importância na sua escolha. Quanto às fontes de informação, destaca-se as recomendações de amigos e família e os meios on-line. É interessante também afirmar que, segundo a amostra em análise, a implementação de menus digitais ou QR Code nos restaurantes é mais importante que a utilização de robôs de segurança para hotéis e aeroportos.
- O impacto da pandemia do COVID-19 na gestão hoteleiraPublication . Barbosa, Ana Maria Ponte; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO ano de 2020 ficou marcado negativamente pela pandemia do COVID-19. Esta veio a ter um impacto na economia dos países que, consequentemente, fez suspender quase todo o comércio e serviços dos países, ficando a laborar apenas os negócios considerados indispensáveis. Deste modo, ficaram impedidos todos os serviços turísticos, provocando o fecho temporário e em alguns casos definitivo das empresas, uma vez que faltaram recursos humanos e financeiros para manter a abertura das mesmas. Deste modo, a conjuntura levou a que fossem tomadas medidas, de forma que o impacto da crise sanitária e económica não fosse tão drástica. A presente dissertação tem como intuito analisar o impacto do COVID-19 na gestão dos hotéis da Região Autónoma dos Açores. Por conseguinte, o impacto acima descrito foi analisado com base num inquérito por questionário direcionado aos diretores de hotéis, onde foram recebidas 52 respostas válidas, aplicando uma metodologia qualitativa e quantitativa. Este procura identificar qual a posição existente da hotelaria perante a pandemia, analisar as medidas implementadas no combate aos efeitos do vírus SARS-CoV-2 e, por fim, entender como as medidas adotadas durante a pandemia foram ponderadas, alteradas ou eliminadas após a mesma e como decorreu a recuperação da atividade, ou seja, compreender os efeitos da resiliência nestes negócios.