Departamento de Educação
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Browsing Departamento de Educação by advisor "Cascalho, José Manuel Veiga Ribeiro"
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- O Ensino da Inteligência Artificial Nas Escolas: Uma Abordagem PráticaPublication . Pacheco, Jorge Manuel da Ponte; Santos, Ana Isabel da Silva; Cascalho, José Manuel Veiga RibeiroEste Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa a integração da Inteligência Artificial (IA) na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Básico e no Ensino Secundário, destacando a importância das TIC e da informática na Educação. O objetivo foi o de introduzir a IA, integrando-a em atividades dos currículos de TIC e/ou eventos escolares, para desenvolver competências cruciais nos alunos, contribuindo, assim, para a sua literacia em IA. O Relatório inclui a análise de intervenções pedagógicas realizadas durante os Estágios, nos diferentes níveis de Ensino, com destaque para a Educação Pré-Escolar (EPE), os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e o Ensino Secundário. Foram implementadas atividades diversificadas, incluindo robótica educativa, e concebidas sequências didáticas que abordaram conceitos fundamentais da IA, como o impacto social e as questões éticas a ela associadas, que, por meio de metodologias ativas, tiveram como resultados aprendizagens significativas nos alunos, nomeadamente no desenvolvimento de competências do Pensamento Computacional (PC), do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas. Paralelamente, foi realizado um estudo sobre a forma como os professores mobilizam a IA na sua prática letiva. Os resultados apontam para o facto de os professores estarem cientes da influência crescente e da utilidade da IA na educação, mas reconhecem uma carência de formação específica para uma implementação mais abrangente e eficaz destas tecnologias. Apesar disso, os professores reconhecem a importância da formação contínua para utilizar ferramentas de IA de forma eficaz e adaptada aos diferentes contextos educativos. O Relatório conclui que a IA tem um potencial significativo na educação, desde que implementada de forma pedagógica e adaptada às necessidades dos alunos. Através da observação crítica e da implementação de estratégias pedagógicas diversificadas, é possível proporcionar uma educação mais rica e relevante, preparando os alunos para os desafios do futuro.
- O Pensamento Computacional para a promoção de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gata, Graça Moniz; Santos, Ana Isabel da Silva; Cascalho, José Manuel Veiga RibeiroO presente relatório surge de todo o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Pensamento Computacional apresenta-se como uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz para promover aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, preparando as crianças para os desafios e oportunidades do século XXI. É fundamental que os educadores e as instituições de ensino continuem a explorar e a desenvolver estratégias para integrar o Pensamento Computacional no ambiente escolar, visando potencializar o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional dos alunos. Ao longo deste trabalho, apresentaremos uma análise da literatura da especialidade já existente, bem como de estudos realizados nesta área. Para além disto, analisaremos e refletiremos sobre as práticas educativas realizadas em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando as atividades que visaram desenvolver as competências do Pensamento Computacional. Relativamente à componente da prática pedagógica, podemos concluir que os objetivos delineados foram atingidos através de um conjunto de atividades que procuraram, por um lado, desenvolver as crianças e alunos de uma forma global, em cada uma das áreas de conteúdo e áreas disciplinares, e, por outro lado, colocando alguma ênfase na implementação de atividades que promovessem competências de Pensamento Computacional, com recurso a tecnologias e a atividades unplugged. De forma a complementar o trabalho, realizámos um pequeno estudo, com o intuito de perceber de que forma os Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico olham para o Pensamento Computacional e para a forma como o perspetivam na sua prática pedagógica, uma vez que o Pensamento Computacional apenas foi inserido no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico na RAA recentemente e que ainda não é referenciado para a Educação Pré-escolar. Os resultados indicam que há desafios e limitações no processo de implementação de atividades ligadas ao Pensamento Computacional na Educação, como a falta de formação dos professores e a falta de recursos adequados. No entanto, os benefícios observados nas crianças e o entusiasmo dos alunos em participar nas atividades sugerem que vale a pena investir na integração do Pensamento Computacional no currículo escolar.
- Programação e Robótica para a Promoção do Pensamento ComputacionalPublication . Miranda, Maura Leonor Alves da Silva; Santos, Ana Isabel da Silva; Cascalho, José Manuel Veiga RibeiroEste Relatório, intitulado “Programação e Robótica para a Promoção do Pensamento Computacional”, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, após conclusão da prática pedagógica desenvolvida nas Unidades Curriculares de Estágio em Ensino da Informática I, II, III e IV, do Mestrado em Ensino da Informática, ministrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. O documento apresenta o trabalho desenvolvido ao longo dos quatro semestres do curso, durante os anos letivos de 2022-2023 e 2023-2024, com destaque para a aplicação de metodologias inovadoras e o uso de recursos didáticos diversificados focados na programação e robótica, com o intuito de promover o Pensamento Computacional entre os alunos. A metodologia implementada foi dividida em duas vertentes, uma de intervenção pedagógica e outra de investigação. Na intervenção, seguindo uma abordagem qualitativa, foram utilizados instrumentos como o diário de bordo, os registos audiovisuais, a análise documental e de as produções dos estágios, além de reflexões, tendo como procedimento de partida a observação participante. Para a investigação, foi aplicado um questionário online a educadores e professores da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário visando avaliar as suas perceções sobre o uso da programação e da robótica no contexto educativo. Em termos de resultados, na componente de intervenção, as atividades centraram-se no desenvolvimento de competências essenciais para a resolução de problemas e no aprimoramento das capacidades tecnológicas dos alunos, concluindo-se que estas abordagens favorecem significativamente o desenvolvimento do Pensamento Computacional, incentivando os alunos a aplicarem lógica e criatividade na resolução de problemas. Na componente de investigação, os resultados do inquérito por questionário indicam que os educadores e professores consideram a programação e a robótica ferramentas essenciais para estimular o PC, promovendo também o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. No entanto, salientam a importância de uma formação contínua para fortalecer a sua integração e eficácia no contexto educativo. Em síntese, as experiências adquiridas e as práticas pedagógicas implementadas visaram contribuir para a formação da estagiária na área do ensino da Informática, capacitando-a a integrar o Pensamento Computacional de forma inovadora e eficaz no processo de ensino.
- Utilização de Robôs Educativos como Estratégia para o Desenvolvimento do Pensamento ComputacionalPublication . Teixeira, João Nuno Melo; Santos, Ana Isabel da Silva; Cascalho, José Manuel Veiga RibeiroO presente Relatório de Estágio incide sobre todo o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Estágio em Ensino de Informática (EEI) I, II, III e IV, incluídas no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Informática (MEI) da Universidade dos Açores. Nele é dada uma particular atenção às atividades de Robótica Educativa (RE) para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) desenvolvidas nos diversos momentos de estágio, sendo apresentadas reflexões aprofundadas sobre a sua implementação nos diversos níveis educativos. De um modo geral, concluiu-se que não só existem inúmeros recursos disponíveis para a implementação de uma atividade de RE, como também existem diversas estratégias que promovem o desenvolvimento de competências do PC de forma mais eficaz através deste tipo de atividades. Este relatório inclui também uma componente de investigação que incidiu sobre a perspetiva dos docentes relativamente à utilização de robôs educativos como estratégia para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Relativamente a este estudo apurou-se que, no contexto da Região Autónoma dos Açores (RAA), embora a Robótica Educativa esteja cada vez mais presente, as suas práticas ainda se encontram em processo de desenvolvimento. De um modo geral, os objetivos associados a este Relatório de Estágio foram cumpridos e as conclusões do estudo foram positivas. Os alunos realmente beneficiam de atividades com recurso a robôs educativos na aprendizagem e no desenvolvimento das competências do Pensamento Computacional.