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- O Pensamento Computacional para a promoção de aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gata, Graça Moniz; Santos, Ana Isabel da Silva; Cascalho, José Manuel Veiga RibeiroO presente relatório surge de todo o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Pensamento Computacional apresenta-se como uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz para promover aprendizagens significativas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, preparando as crianças para os desafios e oportunidades do século XXI. É fundamental que os educadores e as instituições de ensino continuem a explorar e a desenvolver estratégias para integrar o Pensamento Computacional no ambiente escolar, visando potencializar o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional dos alunos. Ao longo deste trabalho, apresentaremos uma análise da literatura da especialidade já existente, bem como de estudos realizados nesta área. Para além disto, analisaremos e refletiremos sobre as práticas educativas realizadas em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando as atividades que visaram desenvolver as competências do Pensamento Computacional. Relativamente à componente da prática pedagógica, podemos concluir que os objetivos delineados foram atingidos através de um conjunto de atividades que procuraram, por um lado, desenvolver as crianças e alunos de uma forma global, em cada uma das áreas de conteúdo e áreas disciplinares, e, por outro lado, colocando alguma ênfase na implementação de atividades que promovessem competências de Pensamento Computacional, com recurso a tecnologias e a atividades unplugged. De forma a complementar o trabalho, realizámos um pequeno estudo, com o intuito de perceber de que forma os Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico olham para o Pensamento Computacional e para a forma como o perspetivam na sua prática pedagógica, uma vez que o Pensamento Computacional apenas foi inserido no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico na RAA recentemente e que ainda não é referenciado para a Educação Pré-escolar. Os resultados indicam que há desafios e limitações no processo de implementação de atividades ligadas ao Pensamento Computacional na Educação, como a falta de formação dos professores e a falta de recursos adequados. No entanto, os benefícios observados nas crianças e o entusiasmo dos alunos em participar nas atividades sugerem que vale a pena investir na integração do Pensamento Computacional no currículo escolar.
- Marketing Digital: O caso da WortenPublication . Alves, Paulo Rúben Macedo Silveira; Rocha, Maria Luísa Silva; Canto, Antónia Silva Melo Tavares doA presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Marketing. A escolha do tema advém do gosto pela área do marketing, e pelo facto de a mesma possuir nos dias de hoje uma importância acrescida para o desenvolvimento de uma empresa/marca no mercado. Através dos procedimentos estatísticos adotados, pretende-se, não só, compreender os comportamentos dos consumidores, mas também, averiguar os benefícios que as empresas têm ao adotar por uma transição digital e, cumulativamente, delinearem procedimentos estratégicos que reforcem o relacionamento com os clientes, obtendo, assim, uma vantagem competitiva face à concorrência. A transição do marketing tradicional para o marketing digital vai além da mudança das plataformas utilizadas, envolve uma transformação na maneira como as marcas interagem com os consumidores e a maneira como definem as suas estratégias de mercado. Isso não é apenas uma resposta à evolução tecnológica, mas também uma necessidade devido à mudança no comportamento dos consumidores e às novas exigências e necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, informado e complexo. A personalização é fundamental nessa nova abordagem de forma a oferecer experiências relevantes e impactantes para cativar e manter os clientes. De forma a ter uma perspetiva mais direta com a realidade, para além da revisão da literatura, foi realizado um questionário online, por via das redes sociais Facebook e Instragam, que obteve 232 respostas. Os resultados, obtidos pelo questionário efetuado, indicam que a presença nos media sociais influencia a imagem de uma marca, e que deve ser efetuado um investimento numa comunicação e presença forte nos mesmos, de forma a obter uma maior abrangência de públicos, que não seria alcançada de forma tradicional, ao mesmo tempo que se constrói uma relação forte e de comunicação bilateral. É notória a importância dada à forma como o website está organizado, sendo um dos pontos principais a ter em conta, uma vez que é a porta de entrada no ato de compra online, num mercado que cada vez mais passa pelo processo de transformação digital.