Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilização de Robôs Educativos como Estratégia para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestrado_João Nuno Melo Teixeira.pdf5.98 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio incide sobre todo o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Estágio em Ensino de Informática (EEI) I, II, III e IV, incluídas no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Informática (MEI) da Universidade dos Açores. Nele é dada uma particular atenção às atividades de Robótica Educativa (RE) para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) desenvolvidas nos diversos momentos de estágio, sendo apresentadas reflexões aprofundadas sobre a sua implementação nos diversos níveis educativos. De um modo geral, concluiu-se que não só existem inúmeros recursos disponíveis para a implementação de uma atividade de RE, como também existem diversas estratégias que promovem o desenvolvimento de competências do PC de forma mais eficaz através deste tipo de atividades. Este relatório inclui também uma componente de investigação que incidiu sobre a perspetiva dos docentes relativamente à utilização de robôs educativos como estratégia para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Relativamente a este estudo apurou-se que, no contexto da Região Autónoma dos Açores (RAA), embora a Robótica Educativa esteja cada vez mais presente, as suas práticas ainda se encontram em processo de desenvolvimento. De um modo geral, os objetivos associados a este Relatório de Estágio foram cumpridos e as conclusões do estudo foram positivas. Os alunos realmente beneficiam de atividades com recurso a robôs educativos na aprendizagem e no desenvolvimento das competências do Pensamento Computacional.
ABSTRACT: This Internship Report focuses on all the work developed in the Teaching Informatics courses Internship, which are part of the Master’s in Teaching Informatics at the University of the Azores. In this context, this report aims to describe the curricular practices implemented in various Teaching Informatics internship contexts. Special attention is given to Educational Robotics (ER) activities for the development of Computational Thinking (CT) carried out at various stages of training, with in-depth reflections on their implementation at different educational levels. In general, it was concluded that not only are there numerous resources available for implementing an ER activity, but there are also various strategies that more effectively promote the development of CT skills though those activities. This report also includes a research component that focused on teachers’ perspectives regarding the use of educational robots as a strategy for developing Computational Thinking. The study found that, in the context of the Autonomous Region of the Azores, although educational robotics is becoming increasingly prevalent, its practices are still in the development process. Overall, the objectives associated with this Internship Report were achieved, and the study’s conclusions were positive. Students genuinely benefit from activities involving educational robots in learning and developing Computational Thinking skills.

Description

Dissertação de Mestrado, Ensino de Informática, 03 de dezembro de 2024, Universidade dos Açores.

Keywords

Robótica Educativa Pensamento Computacional Ensino de Informática

Citation

Teixeira, João Nuno Melo. (2024). "Utilização de Robôs Educativos como Estratégia para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional". 125 p. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7261

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue