FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics by advisor "Batista, Maria da Graça Câmara"
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- Acompanhamento e integração dos novos colaboradores da SATAPublication . Cabeceiras, Carolina Cunha; Batista, Maria da Graça CâmaraEsta dissertação expõe o processo de acompanhamento e integração de novos colaboradores na SATA, com base no estágio que foi realizado nesta empresa durante 6 meses, mais propriamente, na Direção de Recursos Humanos. O trabalho que foi realizado durante este período no Grupo SATA teve como base o desenvolvimento de processos e procedimentos no âmbito do acolhimento e integração de novos colaboradores nesta mesma empresa, nomeadamente, a criação de diversos manuais para o apoio dos novos colaboradores e a definição de processos de integração de forma a facilitar o trabalho da empresa e a melhorar o acolhimento do novo colaborador. Para isso, foram estudados alguns temas ao longo deste relatório como a socialização organizacional, manual de acolhimento, programa de acolhimento, de forma a contextualizar o trabalho realizado durante o estágio.
- Aferição da positividade nas empresas micaelenses: um estudo empíricoPublication . Leite, Sofia Carreiro; Batista, Maria da Graça CâmaraAtualmente é de extrema dificuldade separar a vida profissional da vida pessoal, fazendo assim muitas vezes com que os colaboradores de uma organização levem os seus problemas e preocupações do trabalho para casa ou de casa para o trabalho. Neste sentido, é importante que as empresas comecem a zelar pelo bem-estar dos seus colaboradores. É necessário criarem ambientes estáveis para que os seus colaboradores operem com maior eficiência, mostrar confiança nos colaboradores, trata-los com respeito, promover os seus atributos, o seu bem-estar, justiça e comunicação entre todos. No fundo, criar uma empresa positiva para os seus colaboradores. Mas será que existem empresas positivas? Será que existem empresas positivas em São Miguel? É nestas organizações que esta dissertação se concentra. Esta dissertação tem como objetivo aferir o nível de positividade nas empresas micaelenses. Para isto foi utilizado o método de investigação quantitativo, o inquérito por questionário, que foi distribuído por várias empresas do sector empresarial de São Miguel. As respostas foram agrupadas posteriormente em 6 dimensões caraterizadoras das organizações positivas. O resultado mostrou que as empresas inquiridas, numa escala de positividade de 1 a 6 pontos, possuem uma média de 3,96. Este valor indica-nos que apesar de estarem num bom caminho, nas empresas micaelenses ainda existe espaço para melhorias.
- Atitude face à utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação: proposta de um instrumento para aferir as atitudes de docentes face à utilização das tecnologias nas atividades laboraisPublication . Canella, Victor Borges; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Rocha, Maria Luísa SilvaO objetivo do estudo foi criar um instrumento com a finalidade de aferir a atitude dos docentes face à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas atividades laborais, mais especificamente no ensino presencial. Para tal, foram adotadas práticas e protocolos para a elaboração de instrumentos de mensuração de atitudes disponíveis na literatura. A amostra para a validação do instrumento foi de 200 docentes de instituições de ensino superior no Brasil. O software Statistical Package for the Social Sciences 29 (SPSS) foi utilizado para estatísticas descritivas, teste de normalidade e confiabilidade dos dados. O software FACTOR foi utilizado para a validação do instrumento por meio de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE). Foram verificadas a adequação dos dados e da amostra utilizando o teste de esfericidade de Bartlett (Sig. p-valor < 0,05) e a estatística de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO: 0,87236). A Measure of Sampling Adequacy (MSA) foi utilizada para identificar itens problemáticos. Correlações policóricas foram necessárias devido à natureza ordinal dos dados. A Análise Paralela (AP) foi realizada para determinar o número de fatores, revelando inicialmente um fator significativo ao considerar o percentil 95 das variâncias aleatórias e dois fatores significativos ao considerar a média. A estrutura fatorial resultou em dois fatores principais: "Formação continuada em TDIC em favor da educação" (Fator 1) e "Integração equilibrada das TDIC juntamente com as Metodologias Ativas" (Fator 2). O modelo final apresentou um bom ajuste aos dados com valores de RMSEA (0,058), CFI (0,995) e TLI (0,994) indicando alta adequação. Após a análise da matriz de correlações Policóricas, complementada pela análise da Pratt's Importance Measure, foram excluídos quatro itens pouco representativos do Fator 1. Os valores do H-index para os fatores foram altos, com o Fator 1 apresentando H-latent de 0,984 e H-observed de 1,005, e o Fator 2 apresentando H-latent de 0,975 e H-observed de 1,024. Estes valores indicam uma alta replicabilidade, ou seja, os fatores identificados são consistentes e provavelmente serão replicados em estudos futuros. Por fim, foram sugeridas faixas de classificação para interpretar os resultados obtidos pela escala desenvolvida, garantindo uma análise mais específica e detalhada das diferentes áreas abordadas pela escala.
- Avaliação da contribuição do psicólogo para a valorização do produto turístico de saúde e bem-estarPublication . Soares, Sara Cristina Tomé Pacheco; Santos, Carlos Alberto da Silva Melo; Batista, Maria da Graça CâmaraNesta dissertação pretende-se analisar a contribuição do psicólogo para o desenvolvimento do produto turístico de Saúde e Bem-Estar, a fim de delinear estratégias de implementação e melhoria deste produto. Numa primeira parte introduz-se sumariamente o tema, justificando-se a sua pertinência à luz das estratégias definidas pelo Plano Estratégico Nacional para o Turismo de Saúde e Bem-Estar e das recomendações para a saúde da Organização Mundial de Saúde. De seguida apresentam-se os objetivos do estudo e a estrutura do trabalho. Numa segunda parte aprofunda-se teoricamente os contributos da Psicologia para o estudo do turismo em geral e do turismo de Saúde e Bem-Estar em específico, conhecendo-se os diferentes tipos deste sector turístico, culminando na importância de se conhecer o potencial do produto turístico de saúde e bem-estar para o desenvolvimento de novos produtos no campo da psicologia clínica. Numa terceira parte apresentam-se as questões e o método da investigação, passando-se à análise dos resultados obtidos. Finaliza-se com a apresentação das conclusões e implicações, com algumas propostas de implementação para o sector do Turismo na região, na vertente de Saúde e Bem-Estar.
- Avaliação da satisfação dos utentes em relação aos centros de saúde do Serviço Regional de Saúde dos AçoresPublication . Pimentel, Heliodoro Jacinto Monteiro Fortes; Batista, Maria da Graça Câmara; Couto, João Pedro AlmeidaO presente estudo tem por objectivo avaliar a satisfação dos utentes relativamente aos centros de saúde do Serviço Regional de Saúde dos Açores. Esta avaliação será feita através da aferição do nível de satisfação global e da sua discriminação em relação a diferentes aspectos de funcionamento, nomeadamente ao nível da Organização Geral dos Serviços, o Atendimento, os Serviços Médicos e os Serviços de Enfermagem. Será também determinado, em relação a cada uma destas dimensões, a satisfação com aspectos específicos de desempenho e identificação de áreas de intervenção prioritárias em termos de melhoria na perspectiva dos utentes.
- Avaliação de desempenho no setor de medicina dentária : um estudo de casoPublication . Medeiros, Marina do Couto; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra ToledoNos dias de hoje, a Gestão de Recursos Humanos (GRH) é apontada como uma variável que apresenta uma influência positiva na performance das organizações, levando à valorização do indivíduo e necessidade de haver uma avaliação de desempenho dos mesmos. Atualmente, a avaliação de desempenho é considerada uma ferramenta primordial a aplicar nas empresas. Tal, apresenta-se como um desafio às organizações desenvolver e empregar ferramentas de gestão que lhes asseguram um certo nível de competitividade atual e futura. O presente estudo visa analisar o desempenho dos colaboradores de uma empresa do sector da medicina dentária, através de sistemas de avaliação de desempenho, indo ao encontro das diversas teorias apresentadas. Através destas, propõe-se identificar eventuais lacunas e/ou fatores que possam estar a influenciar o respetivo desempenho. Após esta fase e identificadas as lacunas e/ou fatores, estes são alvo de avaliação de forma a determinar o impacto das mesmas a nível da performance organizacional. Pretende-se igualmente compreender a necessidade de aplicar ou não de medidas de melhoria contínua do desempenho de cada colaborador.
- Balanced scorecard na Administração Local : caso de estudo no Município de Lagoa, AçoresPublication . Calisto, Anabela da Silva; Batista, Maria da Graça Câmara; Rocha, Maria Luísa SilvaCom a globalização do mercado, surge a necessidade de as organizações oferecerem respostas de longo prazo dando uma maior importância à qualidade dos produtos e serviços, eficiência dos processos internos, motivação e competência dos colaboradores e ao nível de satisfação e de fidelização com os clientes. Os gestores passaram a basear as suas decisões em fatores mais abrangentes do que apenas em análises de abordagem financeira, que lhe dão respostas para o curto prazo. O Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido na década de 90, tem sido objeto de análise e investigação de inúmeros académicos e gestores, por forma a dar as respostas aos novos desafios da gestão contemporânea. No setor público e, neste caso particular, na Administração Local, o desafio centrase na necessidade do desenvolvimento de uma gestão estratégica e a sua ligação com a sociedade. A Administração Local, dirigida por um vasto leque de normas legais e pressionada pela escassez de recursos financeiros, enfrenta a necessidade de adotar novos instrumentos de gestão. No presente trabalho conceptualiza-se o Balanced Scorecard numa organização de Administração Local, com o objetivo de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da população e uma maior eficiência e eficácia nos serviços públicos locais, com a utilização desta ferramenta de gestão moderna e orientada para a estratégia. Estruturada a base teórica que alicerça o estudo, foi desenhado um cenário de implementação do modelo BSC na Câmara Municipal de Lagoa, sendo feita a adaptação dos pilares do modelo, visão, valores, objetivos e estratégia à realidade do município, bem como das suas perspetivas, dos processos, do cliente, do orçamento e do crescimento e aprendizagem. Com este estudo espera-se, por meio dos elementos nele contido, que possa contribuir para ajudar a superar as dificuldades enfrentadas nos processos de implementação e o uso do BSC em organizações públicas, especialmente no caso de municípios.
- Conceção de um Balenced Scorecard para apoio à gestão numa empresa de pré-fabricados de betão : um caso de estudoPublication . Vieira, Júlia Paulo; Batista, Maria da Graça Câmara; Rocha, Maria Luísa SilvaNos dias de hoje, marcados por uma grande competitividade entre as organizações, é essencial para o sucesso das organizações, uma boa avaliação e acompanhamento da sua performance organizacional. Assim, as abordagens tradicionais, mecanicistas e financeiras, focadas no curto prazo, deram origem a abordagens mais abrangentes que incluem diferentes aspetos da organização (financeiros e não-financeiros) numa ótica de longo prazo. Neste contexto, surgiu o Balanced Scorecard (BSC), como ferramenta de gestão estratégica, que serve de apoio à implementação e monitorização de uma estratégia previamente definida, para auxiliar a medição do desempenho sob diversos pontos de vista (perspetivas) e a tomada de decisões nas empresas. O BSC baseia-se na formulação de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e definição de iniciativas estratégicas distribuídas por diferentes perspetivas. No presente trabalho foi desenvolvido o Balanced Scorecard para uma Pequena e Média Empresa, a Vieiras – Fabricantes de Materiais de Construção, Lda, com base nos conhecimentos adquiridos através da revisão da literatura e da informação disponibilizada pela empresa, quer pela via documental, quer através das entrevistas realizadas a alguns dos seus gerentes. O estudo permitiu constatar que a estratégia da Vieiras, Lda beneficiaria com a aplicação do BSC, uma vez que poderá auxiliar a empresa numa melhor definição da sua estratégia e consequentemente na sua operacionalização, facilitando o alinhamento organizacional e aumentando a eficácia na tomada de decisão.
- Conflito organizacional e satisfação dos Recursos Humanos : um estudo de casoPublication . Silva, Catarina Alexandra Almeida; Batista, Maria da Graça Câmara; Silva, Osvaldo Dias LopesO dia-a-dia nas organizações e a diversidade de personalidades que trabalham em conjunto é um cenário perfeito para a criação de certas divergências que, se não forem tratadas, podem gerar conflitos que colocam em risco a organização. É por isso que nos últimos tempos a gestão de conflitos se tornou parte fundamental para o sucesso. Afinal de contas, é preciso entender que divergências fazem parte da rotina das organizações, mas gestores e líderes precisam saber os limites para que discordâncias e ideias diferentes não se tornem motivo de desequilíbrio e problemas sérios. Este trabalho pretende abordar um conjunto de temáticas relacionadas com a forma como o colaborador vê a organização, de modo a aferir a importância que os colaboradores dão à gestão de conflitos numa organização, assim como analisar a satisfação no trabalho e o envolvimento com o mesmo. Para conseguir responder ao objetivo central foi aplicado um questionário aos colaboradores de uma organização pública. Através dos resultados obtidos conseguiu-se detetar qual a estratégia de gestão de conflitos, qual a dimensão da (in)satisfação profissional e qual a dimensão da escala de engajamento mais utilizadas pelos colaboradores na organização. Ainda, se detetou a existência de uma correlação (ou associação) significativa entre algumas (categorias de) variáveis.
- Discriminação salarial de género em Cooperativas Agrícolas da ilha de São MiguelPublication . Tavares, António Paulo Falcão; Rocha, Maria Luísa Silva; Batista, Maria da Graça CâmaraO tema central desta dissertação é a discriminação salarial de género em Cooperativas Agrícolas de São Miguel. Estudar o tema da discriminação salarial justifica-se pela prevalência de desigualdades na remuneração de indivíduos com as mesmas habilitações e experiências laborais, sendo o único fator diferenciador o género. Considerando que o setor agrícola, por tradição, é dominado pelo género masculino, pretendeu-se avaliar a perceção dos funcionários sobre a existência de discriminação salarial dentro das Cooperativas Agrícolas de São Miguel. Neste sentido, efetuou-se um estudo de mercado, aplicando um inquérito a uma amostra considerada representativa. Os resultados indicam que a maioria dos inquiridos tem a sensação de não haver discriminação salarial em função do seu género e refere ter as mesmas oportunidades salariais que o género oposto. Foi ainda possível constatar, através das variáveis aplicadas, que, aparentemente, ser-se mulher e/ou ser-se mais jovem não tem variação na afetação do salário. Todavia, há fortes indícios de que as mulheres não são valorizadas monetariamente por deterem níveis académicos superiores, cenário este propício a ser alvo de eventual estudo no futuro.