Departamento de Psicologia
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- About hazing In higher educationPublication . Bauer, Raposo Benjamin Yvo; Nunes, Caldeira Suzana; Martins, Maria J.; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Silva, OsvaldoNot a year goes by that we don't hear of another hazing scandal in a higher education institution. Many researchers took interest in this issue in order to understand its causes and consequences. They provided definitions and lead to prevent it. We found hazing in many social groups around the world, with different names, and under specific forms. This paper aims to better understand hazing and its actors, with a specific focus on hazing in higher education. We presented three definitions to offer several perspectives on hazing, and facilitate its apprehension. Our method was to analyze the relevant scientific literature with the intention of reflecting on its roots and representation among individuals. Results are an exposition of motivations from hazing's actors, recommendations about how to define it and how to prevent derivations. Our main conclusions assume hazing is usually depicted as a deviant behavior, but it would appear to be a norm. Also, its core purpose would be the progression from newcomer to a group member. A lack of structure or meaning could lead to its misuse and facilitate outrageous events. In higher education, hazing seems to be used as a tool to integrate freshmen in their new institutional world. Scandals including violence, sexual and alcohol abuse could be a symptom of something deeper from hazing's environment.
- Análise fatorial confirmatória : Escala de integração comunitária de adultos com problemas psiquiátricosPublication . Cabral, Joana; Carvalho, Célia; Silva, OsvaldoA Escala de Integração Comunitária de Adultos com Problemas Psiquiátricos (EIC-APP) é um instrumento de medida que foi construído com base num modelo multidimensional de integração comunitária. Para verificar a validade da referida escala numa amostra de 183 indivíduos açorianos, com problemas psiquiátricos, foi feita uma análise fatorial confirmatória com o software AMOS. Os resultados obtidos levaram à redução da escala de 34 para 16 itens, apontando alguns aspectos relevantes para o ajustamento do modelo teórico subjacente.
- Ancoragem : um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofreniaPublication . Cabral, Joana Moura; Bulhões, Marta; Pereira, Vanessa Micaela da Ponte; da Motta, Carolina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaA Psicoeducação é uma abordagem educativa não-formal, que tem vindo a ganhar relevo pelo impacto positivo que exerce no processo de recuperação de determinadas doenças. Esta abordagem tem como principal objetivo fornecer informação sobre uma doença e disponibilizar ferramentas para lidar com as particularidades do problema de saúde. A literatura sobre intervenções psicoeducativas refere-se essencialmente a sessões expositivas de conhecimentos técnicos da doença, parecendo existir poucas referências que especifiquem outros métodos e técnicas pedagógicas utilizadas neste tipo de intervenção. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar um programa de psicoeducação, dando principal enfoque ao papel dos vários métodos e técnicas pedagógicas utilizadas no mesmo.
- Assessing delusional ideation : a narrative review of self-report instrumentsPublication . Martins, Maria J.; Castilho, Paula; Carvalho, Célia; Pereira, Ana Telma; Tróia, Filipa; Matos, Ondina; Santos, Prazeres; Santos, Tiago; Macedo, AntónioAs perspetivas dos pacientes acerca das suas próprias dificuldades, sintomas e objetivos (relacionados com a sua saúde e outras áreas) são de extrema importância para as intervenções, principalmente tendo em conta modelos recentes baseados na recuperação (no original recovery) das perturbações psicóticas. Cada vez mais os instrumentos de autorresposta têm sido estudados, sendo que vários autores têm defendido a sua validade, fiabilidade e utilidade clínica para pessoas com o diagnóstico de uma perturbação psicótica. Este estudo teve como objetivo rever e analisar de forma crítica os instrumentos de autorresposta existentes para a avaliação da ideação delirante. Quatro instrumentos preencheram os critérios de inclusão: a escala de características dos delírios (Characteristics of Delusions Rating Scale), a escala de avaliação das crenças (Beliefs Rating Scale), o inventário de delírios de Peters (Peters Delusions Inventory) e a escala de convicção nas ideias delirantes (Conviction of Delusional Beliefs Scale). Todas as escalas avaliam as ideias delirantes de uma perspetiva multidimensional e todas apresentam propriedades psicométricas adequadas. No entanto elevada variablidade foi encontrada entre os estudos. O refinar dos estudos psicométricos destes instrumentos (principalmente o investimento em análises de estrutura factorial, fiabilidade e acuidade diagnóstica) e o desenvolvimento de novos instrumentos focados no coping com os delírios são áreas de investigação de interesse para o futuro.
- Atacar será a melhor defesa? A influência das experiencias precoces e da paranoia na agressividade dos jovens açorianosPublication . Carvalho, Célia; da Motta, Carolina; Cabral, Joana; Caldeira, Suzana Nunes[...]. Tendo em conta que a literatura destaca as experiências de vinculação precoces como principais fatores envolvidos no surgimento da ideação paranoide e dos comportamentos agressivos, o presente estudo explorará a influência dos estilos de relação parental e o papel mediador da ideação paranoide na agressividade durante a adolescência. Para tal, foi administrado um protocolo de avaliação contendo a Escala de Memórias de Calor e Afeto, o Questionário de Experiências de Cuidados e Abuso na Infância, a Escala Geral de Paranóia e o Questionário de Agressividade a uma amostra representativa da população de adolescentes em frequência escolar da ilha de S. Miguel, Açores (n =1816). O objetivo principal deste estudo passa pela caracterização e identificação dos principais preditores envolvidos na manifestação da ideação paranoide, o estudo do papel mediador da ideação paranoide e as suas implicações a nível do comportamento e funcionamento interpessoal. [...].
- Avaliação da inteligência: contributos de Alfred BinetPublication . Major, SofiaJá ouviste falar no QI? Facilmente encontras livros, páginas web ou até APP para “testar o teu QI”, com estratégias para “aumentar” ou “melhorar” o teu QI. Mas, afinal, de onde vem este conceito de QI? A história do Quociente de Inteligência (QI) é marcada por um longo percurso, muito associado à avaliação psicológica, com contributos de inúmeros autores e investigadores. De entre esses autores, merece destaque um pedagogo e psicólogo francês, Alfred Binet.
- Baixar, proteger, aguardarPublication . Pereira, Sofia Morgado; Rego, Isabel EstrelaNo passado ano de 2022 foram sentidos cerca de 370 sismos nos Açores, relembrando-nos que vivemos numa zona sismicamente ativa. Apesar de não terem causado prejuízos, não é certo que todos serão assim. Sem aviso, um sismo de maior intensidade poderá ocorrer. Na ocorrência de um evento destes, o que fazemos durante sismo pode ser crucial para a nossa segurança. […].
- Bem te Quero : da educação parental à promoção dos direitos da criançaPublication . Tavares, Sara Catarina Pontes; Pacheco, Sara; Amen, Joana; Lopes, Beatriz; Sousa, Marina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaÉ na primeira infância que existe maior disponibilidade das figuras parentais para o estabelecimento de relações positivas e de afeto. É também neste período que muitos cuidadores sentem dificuldades em responder às necessidades das crianças. Neste sentido, surge a necessidade de desenvolver e implementar o Bem-Te-Quero (BTQ), um Programa de promoção de competências parentais para famílias com filhos até aos 18 meses. O BTQ enfatiza a promoção de competências parentais favorecedoras da qualidade da relação pais-bebé, dado esta ser apontada como um dos principais preditores da saúde psicológica nos vários estádios do desenvolvimento.
- Bem-estar familiar e severidade das PEA : perceções de progenitoresPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Pacheco, Jéssica; Botelho, Tânia; Mota, Pilar; Matos, Patrícia; Romão, BárbaraA literatura sobre implicações do diagnóstico de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) para o funcionamento familiar tem apresentado evidências distintas. Alguns estudos sugerem a existência de correlação positiva entre a severidade dos sintomas da criança com PEA com o sofrimento parental. Outros apontam para efeitos positivos na esfera familiar, decorrentes do diagnóstico de PEA, como o aumento da resiliência e da coesão familiar. Este trabalho, realizado na região Autónoma dos Açores, procura dilucidar implicações do diagnóstico de PEA para o funcionamento familiar, visando a conhecer perceções sobre o bem-estar em pais/mães de crianças com PEA. Participaram no estudo pais/mães de 121 crianças, com idades entres os 3 e os 11 anos. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturadas, e analisados com recurso a alguns métodos da análise exploratória, com o intuito de se procurar associações estatisticamente significativas. Os resultados traduzem as perceções dos cuidadores de crianças que apresentam um grau de incidência da PEA maioritariamente ligeiro ou moderado, com uma minoria de crianças a evidenciar grau de incidência severo. Apurou-se que a área mais afetada em famílias de crianças com PEA com grau de severidade ligeiro foi o bem-estar familiar e social, registando-se alterações no tempo alocado às funções laborais. As famílias de crianças com grau de PEA mais severo reportaram alterações no bem-estar familiar e social, com manifestações na esfera laboral e da socialização.
- Biting myself so I don’t bite the dust : prevalence and predictors of deliberate self-harm and suicide ideation in Azorean youthsPublication . Carvalho, Célia; Motta, Carolina; Sousa, Marina; Cabral, Joana MouraTo characterize non-suicidal self-injury (NSSI) behaviors, methods, and functions as well as suicide ideation in the adolescent population of a Portuguese community in São Miguel Island, Azores. Increasing rates of NSSI behaviors among adolescents have been observed globally, while suicidal behavior has been pointed as a major cause of death during adolescence. A sample of 1,763 adolescents, aged 14 to 22, was randomly drawn from public and private schools and administered a set of self-report questionnaires. Descriptive and regression analyses were used to look for specific relationships and predictors of NSSI and suicide ideation in this isolated community. Approximately 30% of youths reported at least one NSSI behavior, a rate that is twice as high as most studies carried out in mainland Portugal and in other European countries. Biting oneself was the most frequent form of NSSI, and NSSI behaviors served predominantly automatic reinforcement purposes (i.e., regulation of disruptive emotional states). NSSI and suicide ideation encompassed different distal and proximal risk factors. Exploring and characterizing these phenomena is necessary to provide a better understanding, enhance current conceptualizations, and guide the development of more effective prevention and intervention strategies in youths.