Departamento de Psicologia
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- Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de CapelasPublication . Santos, Patrícia Maria Mestre; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana NunesEste estudo pretende compreender o fenómeno do sucesso académico a nível do ensino profissional, especialmente o dos jovens que, ao entrarem neste tipo de ensino, trazem consigo um passado escolar de insucesso. Para tal, partiu-se das concepções de formandos e ex-formandos de uma escola profissional - Escola Profissional de Capelas - e procurou-se indagar que factores internos (atribuições, auto-eficácia, sentimento de comunidade e características desenvolvimentistas) e que factores externos (atribuições, eficácia e comunidade escolar) são privilegiados por estes jovens, na explicação do seu êxito. À semelhança da maioria das investigações no domínio das concepções, o presente trabalho enquadra-se no paradigma qualitativo, no qual a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. Seleccionaram-se, para participar no estudo, 22 jovens, formandos e ex-formandos de cursos de nível 2, considerados casos de sucesso. Como procedimento de tratamento dos dados, realizou-se a análise de conteúdo, cujo propósito principal foi o de tentar responder à questão de investigação: Que factores estiveram presentes para que jovens, com percursos de insucesso no ensino regular, invertam o processo no ensino profissional? De acordo com os dados emergentes, verifica-se que as referências a factores internos como causas dos resultados de sucesso, obtiveram maior preponderância que as referências a factores externos. Contudo, o sucesso escolar não parece estar associado apenas a um factor mas sim à conjuntura e interacção entre os diferentes factores considerados. Assim, e analisando as categorias apuradas, aferiu-se que os formandos conferem o seu desempenho académico principalmente a atribuições de esforço. Este esforço, parece advir sobretudo do facto de sentirem mais maduros e nutrir maior interesse nos conteúdos do curso, o que transporta para a relevância das características desenvolvimentistas. A eficácia percebida parece ter aumentado sobretudo com as experiências de êxito que os formandos foram vivenciando no decurso da formação, sem descurar, no entanto, a importância de apreciações positivas ao seu desempenho. Também a escola, pelas suas características, parece desempenhar um valioso papel na obtenção de sucesso. Com efeito, a maioria dos entrevistados refere identificar-se com EPC, quer pelas necessidades que lá são ou irão ser satisfeitas, quer pelas condições e métodos de ensino, quer ainda pelas relações interpessoais que se foram desenrolando, considerando-a, assim, de especial.
- Diversidade humana em contexto empresarial : perspectivas de empresários e gestores locaisPublication . Massa, Sónia Marília Ferreira; Ornelas, José Henrique Pinheiro; Caldeira, Suzana NunesO presente estudo “diversidade humana em contexto empresarial: perspectivas de empresários e gestores locais” de natureza descritiva e exploratória, tem como principal objectivo conhecer o pensamento dos responsáveis pelas empresas privadas micaelenses sobre a diversidade humana em contexto laboral. Este trabalho está organizado em duas partes. A componente teórica compreende três capítulos. O primeiro relativo a abordagens e perspectivas sobre diversidade humana, o segundo diz respeito aos factores que condicionam o desenvolvimento da diversidade nas empresas e o terceiro relativo às influências que a diversidade exerce nas empresas. As dimensões da diversidade humana abordadas nesta pesquisa são: a raça/etnia, a nacionalidade/país de origem, o género, a idade, a orientação sexual, a condição social, o repatriamento, o passado criminal, o consumo de álcool, o consumo de drogas ilícitas, a deficiência e a doença mental. O estudo empírico envolveu 63 gestores e empresários, homens e mulheres, cuja escolaridade varia entre o 1º ciclo do ensino básico e o ensino superior. As empresas representadas divergem quanto à sua dimensão e sector de actividade. Para a recolha de dados foi elaborado um questionário que permite identificar as perspectivas dos gestores/empresários sobre a diversidade humana nas empresas, bem como, vulnerabilidades e potencialidades do contexto empresarial para a inclusão de pessoas geralmente discriminadas pelo mercado regular de trabalho, com particular destaque para as pessoas com deficiência. A análise dos resultados sugere maior tolerância face à raça/etnia, à orientação sexual e ao género do que relativamente a outras dimensões da diversidade tais como, o consumo de drogas ou a doença mental. A partilha de conhecimento e o aumento da produtividade revelam-se como alguns dos principais benefícios da diversidade. No que diz respeito aos obstáculos os empresários/gestores destacam a dificuldade em medir os efeitos da diversidade humana nas empresas. Quanto aos apoios necessários para o desenvolvimento da diversidade humana nas empresas, os empresários referem ser preciso promover formação em gestão da diversidade. Conclui-se que parece haver maior tolerância às diferenças culturais do que ao consumo de drogas e à doença mental. Relativamente à deficiência, os gestores apontam a necessidade de qualificar as pessoas e referem possuir pouca informação sobre as capacidades profissionais das mesmas. Neste estudo são referidos limites da pesquisa e apresentam-se algumas reflexões para futuras investigações.
- Factores condicionantes do envolvimento do aluno na escola : perspectivas de alunos e suas famílias : um estudo na escola Rui Galvão de CarvalhoPublication . Gaipo, Nélia Maria Leite da Ponte; Caldeira, Suzana NunesAtravés deste estudo, realizado junto de alunos e das suas famílias, pretendeu-se conhecer factores que, na perspectiva daqueles, possam concorrer para situações de mal-estar e de falta de envolvimento escolar. Espera-se que o acesso a esse conhecimento possa servir de pista para futuras intervenções, no sentido da minimização de obstáculos ao bem-estar e da criação de condições de adaptabilidade e sentimento de pertença dos estudantes em relação à escola e à sua aprendizagem. A relevância do estudo prende-se sobretudo com o facto de o envolvimento ser visto como um indicador positivo para o sucesso académico e como factor protector relativamente ao absentismo e abandono escolar. Participaram neste estudo de 20 sujeitos, 10 alunos da escola Rui Galvão de Carvalho, conselho de Ribeira Grande, e 10 Encarregados de Educação. Os 10 alunos que foram tomados para integrar o grupo de estudo foram seleccionados de entre os que se encontravam, no ano lectivo 2010/2011 matriculados nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, em risco de desistência. Quanto à metodologia utilizada neste estudo, optou-se por uma pesquisa de cariz qualitativo, uma vez ser o nosso propósito conhecer a riqueza e a diversidade de dados provenientes das perspectivas dos alunos e suas famílias acerca do envolvimento dos primeiros na escola. De acordo com os dados emergentes, foi clara a imensa dificuldade em responder de forma inequívoca às questões de partida, tendo em conta a ambiguidade nos discursos dos participantes (alunos e famílias), nomeadamente no que se refere ao envolvimento afectivo. Em relação ao envolvimento comportamental e cognitivo, sobressaiu nos discursos dos alunos e suas mães uma maior consistência, nas suas assunções de não comprometimento, como por exemplo, o não cumprimento das normas e o desuso de estratégias metacognitivas e de auto-regulação. Estes resultados poderão, em todo o caso, ser interpretados como uma ausência de ligação e de compromisso por parte daqueles para com a escola. Quanto à perspectiva dos alunos e suas famílias acerca dos factores contextuais, os dois grupos de participantes descreveram os primeiros (os alunos) como pouco envolvidos, tanto ao nível do contexto escolar como familiar, o que se afigurou num importante leque de pistas e focos de intervenção a ser implementadas pela escola, não fosse este o objectivo primeiro deste estudo.
- Perspetivas sobre o futuro em mulheres com experiência de violência conjugalPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Freitas, GracieteA violência conjugal tem sido estudada, essencialmente, como a violência exercida pelo homem sobre a mulher, talvez por a maioria das vítimas ser do sexo feminino (85%) e a dos denunciados do sexo masculino (88%) (DGAI, 2011). Não obstante, tem sido definida como “qualquer tipo de violência, tentativa ou ameaça física perpetrada por um homem ou uma mulher contra a pessoa com quem ele/ela tem ou teve um relacionamento íntimo” (Baldry, 2003 in Almeida & Soeiro, 2010: 179). Em Dias (2004) encontra-se descrito um conjunto de outras definições de violência conjugal, de entre as quais se transcrevem a de Hampton e Coner-Edwards e a de Kaczmarek, por acrescentarem à definição anterior áreas de comportamentos violentos. Assim, para Hampton e Coner-Edwards (1993, in Dias, 2004: 119) a violência conjugal “é um padrão de comportamento que ocorre sob a forma física, emocional, psicológica, sexual e económica e que é desenvolvido com vista a perpetuar a intimidação, o poder e o controlo do agressor sobre o cônjuge maltratado”. Para Kaczmarek (1988, in Dias, 2004: 119) a violência conjugal consiste “numa acção directa destinada a atingir uma pessoa, e, mesmo, a destruí-la, quer ao nível da sua integridade física ou psíquica, quer ao nível das suas participações simbólicas”. […].
- Análise fatorial confirmatória : Escala de integração comunitária de adultos com problemas psiquiátricosPublication . Cabral, Joana; Carvalho, Célia; Silva, OsvaldoA Escala de Integração Comunitária de Adultos com Problemas Psiquiátricos (EIC-APP) é um instrumento de medida que foi construído com base num modelo multidimensional de integração comunitária. Para verificar a validade da referida escala numa amostra de 183 indivíduos açorianos, com problemas psiquiátricos, foi feita uma análise fatorial confirmatória com o software AMOS. Os resultados obtidos levaram à redução da escala de 34 para 16 itens, apontando alguns aspectos relevantes para o ajustamento do modelo teórico subjacente.
- O Primeiro Dia de AulasPublication . Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Maia, Pedro AlmeidaA colecção Vamos Sentir com o Necas é um projecto que «trabalha» as emoções nas crianças como forma de favorecer a auto-estima, fomentar a sã convivência e facilitar o sucesso escolar. Em cada livro, o leitor, seja a criança ou o educador, pai/mãe ou professor, irá encontrar uma história atractiva, em que os protagonistas são um grupo de crianças e o seu amigo especial, o golfinho Necas. O golfinho Necas faz a identificação das emoções e ensina aos amigos, numa linguagem simples e directa, a função que estas têm na nossa sobrevivência e a forma de as utilizar na promoção do bem-estar. Deste modo, o Necas ajuda-os a compreenderem o turbilhão interior que os move e como podem usar essa energia de forma positiva e saudável. Dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo que contribuirá para um crescimento mais equilibrado.
- Os Vencedores do MedoPublication . Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Maia, Pedro AlmeidaAs crianças das histórias — o António, a Rita, a Luana, a Maria, o Li e a Mariana — têm os mesmos receios e apreensões, sofrem as mesmas dúvidas e inquietações, têm as mesmas surpresas e alegrias das crianças dos nossos dias. O golfinho Necas faz a identificação das emoções e ensina aos amigos, numa linguagem simples e direta, a função que estas têm na nossa sobrevivência e a forma de as utilizar na promoção do bem-estar. Deste modo, o Necas ajuda-os a compreenderem o turbilhão interior que os move e como podem usar essa energia de forma positiva e saudável.? Dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo de enorme importância que contribuirá para um crescimento mais equilibrado e para o sucesso na vida.
- Cyberbullying and students' engagement in school : a literature reviewPublication . Veiga, Feliciano Henriques; García, Fernando; Almeida, Ana; Caldeira, Suzana Nunes; Galvão, DianaBullying is one of today’s biggest problems. Bullying is the intentional repeated aggression directed at a target individual. There is substantial evidence of the negative psychological and health outcomes associated with bullying. It occurs very frequently, especially in adolescence, and action is needed to lessen its causes and alleviate its consequences. Research has shown that behavior problems usually interact with other risk and protection factors, as well as with factors of etiological development. This book discusses the prevalence, psychological impacts and intervention strategies of bullying.
- Development and psychometric properties of the community integration scale of adults with psychiatric disordersPublication . Cabral, Joana Moura; Carvalho, Célia; Motta, Carolina; Silva, OsvaldoThe goal of the current study was to develop and validate the Community Integration Scale for adults with Psychiatric Problems (CISAPP), based on a multidimensional model of community integration. The three-dimensional structure (including physical, psychological, and social dimensions) and validity of CIS-APP was studied in a sample of 183 psychiatric patients from the Azores Islands-Portugal. Confirmatory Factor Analysis has led to the choice of a two-factor with a second order factor solution. Results showed that the CIS-APP is a measure with good psychometric properties, with very good internal consistency and alidity, and with relevant applicability in both clinical and research settings. Furthermore, the current outcomes have brought relevant information concerning the refinement of the theoretical community integration model that underlies the scale’s development.
- A violência sobre os idosos : “De pequenino se torce o pepino"Publication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara MedeirosA violência sobre pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 44 anos tem sido apontada como uma das principais causas de morte em todo o mundo (Camargo, 2003), sendo encarada como um problema social e de saúde publica (Ashley & Foshee, 2005). Pode ser definida como a ameaça ou o uso efectivo e deliberado de força ou de poder sobre si mesmo ou contra o outro (pessoa singular, grupo ou comunidade), causando lesões físicas, danos psicológicos, alterações do desenvolvimento, privações diversas ou mesmo a morte (WHO, 2002). Em relação aos idosos, ainda existem poucas evidencias empíricas sobre o tema, devido a existência de diferentes interpretações e definições do conceito de violência relativamente a este grupo etário, a dificuldades de consensualização de critérios para delimitar o que se entende por idosos e, também, a dificuldades de acesso a situações reais de violência sobre os mais velhos, as quais têm sido deliberadas ou ingenuamente ocultadas até há pouco tempo atrás (Mysyuk et al., 2013). No entanto, actualmente já se pode afirmar que a violência sobre este grupo populacional se manifesta de modo transversal, isto é, em países ricos e pobres e em distintos níveis sócio-culturais, e que a vivência de situações de violência pelos idosos aumenta não só os casos de mortalidade, como também as situações de morbilidade (Mysyuk et al., 2013), dadas as graves implicações em termos de perda de qualidade de vida e privação da dignidade. […].