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- Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de CapelasPublication . Santos, Patrícia Maria Mestre; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana NunesEste estudo pretende compreender o fenómeno do sucesso académico a nível do ensino profissional, especialmente o dos jovens que, ao entrarem neste tipo de ensino, trazem consigo um passado escolar de insucesso. Para tal, partiu-se das concepções de formandos e ex-formandos de uma escola profissional - Escola Profissional de Capelas - e procurou-se indagar que factores internos (atribuições, auto-eficácia, sentimento de comunidade e características desenvolvimentistas) e que factores externos (atribuições, eficácia e comunidade escolar) são privilegiados por estes jovens, na explicação do seu êxito. À semelhança da maioria das investigações no domínio das concepções, o presente trabalho enquadra-se no paradigma qualitativo, no qual a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. Seleccionaram-se, para participar no estudo, 22 jovens, formandos e ex-formandos de cursos de nível 2, considerados casos de sucesso. Como procedimento de tratamento dos dados, realizou-se a análise de conteúdo, cujo propósito principal foi o de tentar responder à questão de investigação: Que factores estiveram presentes para que jovens, com percursos de insucesso no ensino regular, invertam o processo no ensino profissional? De acordo com os dados emergentes, verifica-se que as referências a factores internos como causas dos resultados de sucesso, obtiveram maior preponderância que as referências a factores externos. Contudo, o sucesso escolar não parece estar associado apenas a um factor mas sim à conjuntura e interacção entre os diferentes factores considerados. Assim, e analisando as categorias apuradas, aferiu-se que os formandos conferem o seu desempenho académico principalmente a atribuições de esforço. Este esforço, parece advir sobretudo do facto de sentirem mais maduros e nutrir maior interesse nos conteúdos do curso, o que transporta para a relevância das características desenvolvimentistas. A eficácia percebida parece ter aumentado sobretudo com as experiências de êxito que os formandos foram vivenciando no decurso da formação, sem descurar, no entanto, a importância de apreciações positivas ao seu desempenho. Também a escola, pelas suas características, parece desempenhar um valioso papel na obtenção de sucesso. Com efeito, a maioria dos entrevistados refere identificar-se com EPC, quer pelas necessidades que lá são ou irão ser satisfeitas, quer pelas condições e métodos de ensino, quer ainda pelas relações interpessoais que se foram desenrolando, considerando-a, assim, de especial.