DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Açores"
Now showing 1 - 10 of 50
Results Per Page
Sort Options
- Água virtual no sector dos lacticínios na Região Autónoma dos AçoresPublication . Machado, Joana Brum; Cruz, José Virgílio de Matos Figueira; Cunha, Regina Tristão daA água, apesar de ser um recurso essencial à vida e imprescindível ao desenvolvimento socioeconómico, encontra-se submetida a crescentes pressões quantitativa e qualitativa, que se manifestam a múltiplos níveis, desde a escassez à poluição química e biológica. Torna-se, assim, necessário promover a sua preservação, associada a medidas de gestão sustentável dos recursos. A presente dissertação tem por principal objetivo proceder à determinação da água virtual no sector dos lacticínios na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente a associada à produção de leite, queijo, manteiga e leite em pó. Para tal, procedeu-se à determinação da água virtual em três empresas do sector de Lacticínios da Ilha de São Miguel, e respetiva evolução ao longo do tempo, e extrapolou-se esta determinação para o sector de lacticínios na Região Autónoma dos Açores. A determinação da água virtual requer a recolha de um amplo conjunto de dados de base, nomeadamente, sobre a quantidade de água que entra e sai de cada empresa, os processos de fabrico e o volume de produtos final de acordo com a sua tipologia. No presente estudo, as fronteiras da avaliação foram definidas, a montante, pelo gado leiteiro, e a jusante, pelos produtos feitos por cada empresa e suas embalagens, numa abordagem do tipo ciclo de vida. Na Região Autónoma dos Açores, a média anual de leite recolhido diretamente da produção para as indústrias de lacticínios ronda os 523 milhões de litros, o que corresponderá a cerca de 419 milhões de litros de água por ano. A este volume, foram adicionados os volumes anuais de água do ciclo de vida do gado leiteiro, a água gasta pelas fábricas de lacticínios e a água associada à produção das embalagens. Os valores obtidos são uma estimativa, por defeito, da água virtual associada ao sector dos lacticínios nos Açores, nomeadamente no que concerne ao leite, ao queijo e à manteiga. Este estudo constitui a primeira abordagem à determinação da água virtual no sector dos lacticínios, na Região Autónoma dos Açores.
- Análise da evolução da ocupação da orla costeira usando técnicas de detecção remotaPublication . Oliveira, Maria Gabriela; Borges, Paulo Jorge Soares de Amaral; Gil, Artur José FreireO Processo de Gestão Integrada das Zonas Costeiras assenta num processo contínuo de recolha de informação, planeamento, tomada de decisões, gestão, execução e acompanhamento da execução. Neste sentido uma gestão eficaz do litoral terá de passar pelo aprofundamento do conhecimento das variáveis que actuam no litoral, da monitorização dos intervenientes e da constituição de equipa multidisciplinares que interajam para melhorar a informação prestada ao poder decisório no sentido de uma melhor gestão do litoral. A identificação e avaliação das vulnerabilidades locais são um primeiro passo para a uma efectiva gestão alargada no espaço e no tempo tendo por pressuposto que as zonas costeiras são um sistema dinâmico, pelo que a sua gestão deverá ser um processo contínuo e ágil. Neste sentido a integração de estudos multidisciplinares e multi-temporais em relação ao comportamento evolutivo do ambiente costeiro pode fornecer dados importantes para uma melhor gestão do litoral. O recurso ao uso de imagens multiespectrais registadas pelo satélite Landsat como complemento à informação já existente, vem possibilitar a identificação de elementos presentes na paisagem, a sua localização e a percepção da sua alteração ao longo dos anos, podendo facilitar a identificação de áreas prioritárias para protecção.
- Aplicação do plano de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição numa obra de construção civil : (caso de estudo: "Empreitada de Construção do Centro de Formação do Belo Jardim", concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira 2012)Publication . Leonardo, Margarida Forjaz; Barcelos, João Vasco de Ávila SousaA indústria da construção civil é um dos setores com mais séculos de existência, consumindo mais matérias-primas e energia do que qualquer outra atividade económica. Apesar da sua antiguidade e dimensão, apenas nas últimas décadas surgiu a problemática ambiental relacionada com a gestão não adequada dos resíduos de construção e demolição (RCD). Atualmente a gestão adequada de RCD assume um papel fundamental como expressão duma mudança de mentalidades e atitudes perante a sustentabilidade do planeta. Neste trabalho foi possível identificar, caracterizar e quantificar os RCD produzidos na obra em estudo, tendo sido implementadas metodologias para a sua correta gestão. Aplicou-se um Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (PPGRCD), no âmbito duma Empreitada de Construção Civil, utilizada como caso de estudo para, analisando a sua estrutura e avaliando o interesse da sua aplicação em obra, constituir a base de elaboração de outros trabalhos académicos que visem melhorar a elaboração e aplicação dos PPGRCD. O PPGRCD apresenta como pontos principais, previstos na legislação, a memória descritiva da obra, a estimativa das quantidades dos materiais a reutilizar e de reciclados a incorporar em obra, através da estimativa de produção de RCD, e a metodologia de triagem e acondicionamento de RCD em obra. Os resíduos quantificados foram maioritariamente armazenados (98%) para provável valorização posterior, dando cumprimento às diretrizes preconizadas na legislação em vigor. Para uma correta elaboração do PPGRCD verificou-se a necessidade de um elevado conhecimento dos métodos e processos construtivos, bem como das taxas de desperdícios dos materiais, para que seja possível uma aproximação entre os valores estimados e os respetivos valores reais, posteriormente verificados em obra. Apesar do PPGRCD analisado no âmbito do presente trabalho não ter contemplado, aquando da sua elaboração pelos projetistas, a reutilização de materiais e a incorporação de reciclados em obra, e ter apresentado disparidades entre a estimativa e o valor real de produção de alguns RCD em obra, os PPGRCD constituem documentos essenciais para a adoção de boas práticas de gestão de RCD pelo empreiteiro, devendo, para o efeito, ser bem elaborados.
- Avaliação de desempenho ambiental da Câmara Municipal da Ribeira Grande (São Miguel, Açores) : água e resíduosPublication . Sousa, Sara Margarida Furtado; Cruz, José Virgílio de Matos Figueira; Cunha, Regina Tristão daA presente dissertação consiste numa avaliação de desempenho ambiental da Câmara Municipal da Ribeira Grande (São Miguel, Açores), incidindo sobre os descritores água e Resíduos. Para o desenvolvimento da temática da água, nomeadamente o abastecimento à população e o respetivo controlo da sua qualidade, optou-se por uma revisão bibliográfica do tema, onde se procurou explicar os conceitos envolvidos, e por uma parte de natureza prática, onde se desenvolveu uma caraterização da qualidade de água para consumo humano do concelho da Ribeira Grande, através da análise dos resultados do Plano de Controle da Qualidade da Água, nomeadamente dos boletins de controlo da qualidade da água fornecidos pela Câmara Municipal da Ribeira Grande. Verificou-se que, nos dois anos em estudo, os parâmetros onde se verificaram maior número de incumprimentos face aos valores paramétricos foram maioritariamente microbiológicos, e que de um ano para o seguinte foram detetados menos incumprimentos, o que evidencia, por parte da entidade gestora, uma monitorização mais cuidada e controlada da qualidade da água no concelho. Os resultados obtidos permitem inferir que a principal fonte de poluição dos recursos hídricos advém da agropecuária, uma vez que a maior parte das captações estão localizadas em pastagens. Para uma caraterização de gestão de resíduos no concelho da Ribeira Grande, realizou-se também, inicialmente, uma revisão bibliográfica do tema, e posteriormente procedeu-se à análise de dados fornecidos pela entidade, relativamente às quantidades de resíduos produzidos ao longo dos anos em estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos esforços reunidos pelo município para a redução das quantidades de resíduos indiferenciados e para o aumento das quantidades de resíduos valorizáveis, ainda são produzidas elevadas quantidades de resíduos indiferenciados. Afigura-se, assim, proceder à implementação de medidas de reforço à sensibilização da população para a separação seletiva. Foram sugeridas propostas mitigadoras e de melhoria que a entidade poderá ter em conta para o futuro, sendo que o presente estudo constitui um apoio à gestão da água e resíduos no concelho da Ribeira Grande.
- Avaliação do efeito da luz e temperatura no crescimento in vitro de Ulva rigida C. Agardh (Chlorophyta, Chlorophyceae)Publication . Magalhães, Bruno Ivo Martins Marques; Neto, Ana Isabel de Melo AzevedoA utilização de macroalgas marinhas com fins nutricionais e de saúde remonta a épocas muito antigas, havendo registos arqueológicos na América do Sul de há mais de 12000 anos a.c. Na atualidade as potencialidades das macroalgas marinhas são reconhecidas e alvo de interesse generalizado, particularmente nos países ocidentais. Algumas das espécies de maior importância económica mundial, indicadas pela FAO, pertencem às algas verdes (divisão Chlorophyta), de que é exemplo a macroalga Ulva rigida C. Agardh. Esta espécie oportunista tem uma distribuição cosmopolita, sendo abundante no litoral açoriano onde tem um papel importante nas comunidades do intertidal rochoso. Apesar da sua importância e distribuição, a fisiologia destes organismos nunca foi objeto de investigação nestes sistemas insulares. O presente projeto pretendeu contribuir para colmatar esta lacuna e teve como objetivo avaliar o efeito da temperatura e da luz no crescimento de plantas de Ulva rigida em cultivo in vitro. Coletaram-se indivíduos selvagens que foram submetidos a cultivo controlado em laboratório em diferentes combinações de temperatura (10, 15 e 20ºC) e fotoperíodo (24 dia; 16 dia/8 noite; 12 dia/12 noite; 8 dia/16 noite), utilizando os meios de cultivo von Stosch, com e sem refrescamento, e água salgada enriquecida com nutrientes numa combinação de Nitrato 32: Fósforo 2 (N32P2), com e sem refrescamento. Os resultados revelaram que o crescimento algal foi maior às temperaturas de 15 e 20ºC e menor a 10ºC e significativamente maior quando se usou meio de cultivo von Stosch comparativamente a N32P2. A mortalidade algal em meio von Stosch foi menor também nas duas temperaturas mais elevadas (20 e a 15ºC). No meio N32P2 sem refrescamento não se registou nenhum epifitismo, mas quando houve refrescamento e em ambos os casos em meio von Stosch, registaram-se altos níveis de epifitismo. O maior crescimento de U. rigida às temperaturas testadas e para o fotoperíodo de 16 horas de luz, pode estar relacionado com uma adaptação às condições encontradas no ecossistema açoriano, pois as temperaturas mínimas médias da superfície nerítica são de 15-16ºC. Verificou-se fotoinibição nos cultivos submetidos a luz contínua de 16200 lux durante 24 h. A inibição foi superior nas situações em que se efetuou refrescamento do meio com adição de nutrientes.
- Avaliação do efeito da natureza do substrato em comunidades intertidaisPublication . Xavier, Eunice Rute Magalhães Nogueira; Neto, Ana Isabel de Melo Azevedo; Martins, Gustavo Oliveira de MenesesHoje em dia a degradação da zona litoral em todo o mundo é cada vez mais visível. As zonas costeiras naturais estão a ser progressivamente substituídas por estruturas artificiais construídas pelo homem para diversos fins, e.g abrandamento da erosão marinha, protecção de estruturas ligadas a actividades marítimas, etc.. Nos países mais desenvolvidos a costa natural está visivelmente a desaparecer e cada vez mais se observam estruturas artificiais que, por sua vez, podem causar distúrbios na biodiversidade costeira de cada zona. Na Ilha de São Miguel, a mais desenvolvida do arquipélago, existe já um número considerável de estruturas artificiais. De alguns anos a esta parte, a investigação sobre o efeito do urbanismo costeiro no sistema natural tem aumentado. Apesar desta tendência, poucos estudos têm‐se centrado nas mudanças na distribuição e abundância de organismos, causadas pela introdução de estruturas feitas pelo homem. Nos Açores só se conhece um estudo realizado na ilha do Pico e que teve por objectivo avaliar o efeito de uma estrutura artificial, construída para diminuir a exposição da costa à acção das ondas, sobre a organização e o funcionamento das comunidades adjacentes. O presente estudo teve como objectivo geral avaliar o efeito da natureza do substrato na composição e estrutura de comunidades do intertidal rochoso da ilha de São Miguel. Contemplou um desenho experimental que envolveu investigar molhes de basalto e molhes de cimento em diferentes locais do litoral da ilha, comparando as comunidades maduras de ambos e investigando a colonização de placas de substrato natural e artificial colocadas em ambos. Os resultados obtidos para a caracterização das comunidades maduras revelaram que não existem diferenças significativas ao nível das associações epibióticas que habitam nos diferentes substratos (basalto/cimento) para nenhum dos níveis de costa estudados (infra e mediolitoral). Por outro lado, encontraram‐se diferenças significativas ao nível da colonização das placas colocadas nos dois tipos de molhes. Os resultados sugerem que, embora a natureza do substrato não pareça ser factor condicionante das comunidades maduras, tem influência ao nível do recrutamento das placas, de acordo com o tipo placa, altura de costa e natureza dos molhes.
- Avaliação do impacte das Low Cost no padrão de intensidade de uso dos trilhos pedestres de São Miguel : ensaio metodológico com recurso a dados geográficos voluntáriosPublication . Gomes, Pedro Miguel Correia; Ventura, Maria da Anunciação Mateus; Moura, Mónica Maria TavaresOs recursos naturais são aqueles que se situam entre as mais tradicionais ofertas de atratividade turística em todo o mundo. A natureza é um produto com cada vez mais procura, pois é uma forma de fuga do cotidiano agitado dos grandes centros urbanos. Nos Açores, o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA, 2016) definiu o turismo de natureza como um dos principais produtos turísticos da região, um produto cada vez mais procurado. Perceber se a maior afluência de turistas à região, por via da existência de voos Low Cost, traduz uma maior pressão nas áreas protegidas de São Miguel, torna-se cada vez mais premente. O aumento do uso dos trilhos pedestres que atravessam estas áreas provoca uma maior pressão sobre eles. Uma forma de avaliar essa pressão, ainda que de forma indireta, é através da análise feita neste estudo, à variação de turistas desembarcados na ilha de São Miguel e a dados geográficos partilhados de forma voluntária pelos seus usuários, no contexto das atividades recreativas, consideradas como desportos de natureza, como o Trail Running e Geocaching. Os resultados obtidos mostram um incremento significativo no número de passageiros desembarcados na ilha de São Miguel, desde a liberalização do espaço aéreo dos Açores em março de 2015, e a entrada das companhias aéreas Low Cost. Este aumento, aliado ao facto de muitos desses passageiros pretenderem usufruir da natureza local, através da prática de desportos de natureza, deverá ser considerado como um potencial agente de mudança ecológica. Com a aplicação do inquérito por questionário ao evento Epic Trail Run Azores foi ainda possível determinar a idade média dos praticantes de Trail Running, assim como as suas habilitações académicas, o seu estado civil, fatores que podem ser determinantes para a sua consciência ambiental, mas também se foi a sua primeira participação em eventos como o deste género e quais as suas motivações para a participação, estando entre elas o facto de existirem voos Low Cost. Face aos resultados que denotam um aumento significativo na intensidade de uso dos trilhos pedestres da região, em particular de S. Miguel, apercebemo-nos da importância de um planeamento e gestão adequada para os trilhos pedestres, principalmente aqueles que atravessam as áreas protegidas, ainda mais agora que os Açores receberam, em 2019, a certificação internacional de destino sustentável, por uma entidade acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.
- Azoto Ureico no Leite (AUL/MUN) : uma ferramenta de gestão ambiental e nutricional : o caso de São MiguelPublication . Amorim, Duarte Nuno de Sousa; Matos, José Estevam da SilveiraOs factores de produção de leite têm sofrido incrementos de preço acentuados nos últimos tempos. Sendo os custos com a alimentação os mais relevantes na produção de leite, o desperdício alimentar, em particular de proteína, pesa muito no saldo financeiro das explorações leiteiras. Por outro lado os excessos de alimentação proteica têm impactos no ambiente, na qualidade do leite dos lacticínios, bem como, eventualmente na saúde pública. O objectivo principal do presente trabalho foi o de fazer um primeiro levantamento da quantidade de Azoto Ureico no Leite nas explorações leiteiras da Ilha de S. Miguel, procurando-se averiguar das possíveis relações deste parâmetro analítico com outros parâmetros da qualidade do leite, nomeadamente a Contagem de Células Somáticas. Para tal, em colaboração com o Serviço Regional de Classificação do Leite da Ilha de S. Miguel (SERCLASM), foram realizadas análises a 1609 amostras de leite, no mês de Julho, e 1607 amostras no mês de Outubro, de 2008, correspondentes a amostras de leite dos rebanhos da Ilha - uma amostra representativa do total de explorações leiteiras que se situa em torno das 1673. Constatou-se que a análise do Azoto Ureico no Leite (AUL/MUN) é uma ferramenta interessante, barata, simples de executar, para se monitorizar a adequação e a eficiência de utilização do azoto em vacas leiteiras. Os valores obtidos, em relação às referências internacionais, situaram-se dentro da normalidade no mês de Julho. Já em Outubro os valores foram em média de 21,66 mg/dl, facto que indicia práticas nutricionais desajustadas às reais necessidades dos animais dos rebanhos estudados. Face aos resultados obtidos recomenda-se, nomeadamente, que, nos rebanhos com baixo teor de proteína no leite e, simultaneamente, elevados níveis de AUL/MUN, se suplementem as vacas com silagem de milho, ou um concentrado constituído pela mistura de pelo menos dois cereais, por exemplo cevada e milho, ou milho e farinha de mandioca, no sentido de sincronizar a libertação de N com a disponibilidade de energia no rúmen, maximizando-se a síntese de proteína pela flora ruminal, minimizando-se a excreção de azoto e os riscos ambientais e, eventualmente, riscos para a saúde pública, através da possível contaminação de águas superficiais e lençóis freáticos que constituem fonte de abastecimento de água de consumo. A situação constatada de um número médio muito elevado de células somáticas nos leites dos rebanhos estudados, de 511.000 no mês de Julho e de 449.000 células no mês de Outubro, faz-nos pressupor que não são seguidas boas práticas no controlo das mamites em muitos rebanhos da Ilha. A adopção das principais 5 medidas de controlo das mamites garantiria, certamente, uma melhoria a curto, médio prazo desta situação com vantagens óbvias para o rendimento do agricultor, para a indústria e para a saúde pública. Recomenda-se a realização do Teste Californiano de Mamites (TCM) em São Miguel, como prova de triagem dos maus leites, no momento da recepção do leite. Os valores de correlação encontrados entre os valores de AUL/MUN e os outros parâmetros do leite, em particular o da correlação negativa com a Contagem de Células Somáticas, deveria justificar um estudo mais aprofundado.
- Biodisponibilidade ambiental de iodo e iodúrias em crianças de Santa Maria e São Miguel, AçoresPublication . Almada, Alexandra Margarida Melo; Rodrigues, Armindo dos Santos; Garcia, Patrícia VenturaINTRODUÇÃO: O iodo é o elemento indispensável para a síntese das hormonas tiroideias. A carência de iodo é um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, principalmente em grávidas e crianças. Em muitas regiões do mundo, os solos contêm quantidades muito baixas de iodo, devido aos efeitos de lixiviação e elevada precipitação, o que prejudica negativamente o seu teor nas culturas, aumentando assim o risco de insuficiência entre as pessoas que consomem principalmente alimentos produzidos nesses solos, visto que o iodo é obtido principalmente a partir da dieta. Os valores mais elevados de biodisponibilidade ambiental de iodo são encontrados em zonas costeiras por causa da volatilização do iodo da água do mar para a atmosfera. Estudos recentes referem que na Região Autónoma dos Açores o aporte de iodo é insuficiente, tanto nas crianças como nas grávidas, e difere entre as ilhas do arquipélago, o que revela que viver em zonas costeiras não garante um aporte de iodo adequado. OBJECTIVOS: Este estudo tem como objectivo principal avaliar a associação entre a disponibilidade ambiental de iodo e a concentração deste elemento na urina de crianças em idade escolar.
- Biodiversidade da Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da PazPublication . Tavares, André Medeiros; Silva, Luís Filipe Dias; Medeiros, Vasco António MartinsEste tema de projeto foi escolhido com o intuito de promover ainda mais o conhecimento sobre a biodiversidade na Ilha de São Miguel, particularmente em espaços dedicados ao recreio. Deste modo, é possível, através das Reservas Florestais de Recreio (RFR), promover o valor dos seus recursos através de quem as visita. Assim, com este projeto pretendeu-se uma inventariação da biodiversidade presente na RFR do Pinhal da Paz, ao nível das plantas vasculares, avaliando a importância da biodiversidade indígena, bem como dos elementos não indígenas e invasores. Como métodos para atingir estes objetivos, foram escolhidos vários tipos de amostragem: i) amostragem das 12 estações de amostragem definidas ao longo dos caminhos; ii) amostragem das zonas ajardinadas (caminho principal, jardim de endémicas, jardim de bambus, jardim de catos e jardim de palmeiras) e iii) amostragem das diferentes manchas florestais identificadas através do Inventário Florestal, utilizando um método baseado em pontos aleatórios. Foram identificados cento e vinte e oito espécies de plantas vasculares, as quais incluíam 24% cultivadas, 9% casuais, 45% naturalizadas, 12% nativas e 9% endémicas. A flora vascular do Pinhal da Paz corresponde assim, predominantemente, a espécies introduzidas, algumas com utilização florestal ou ornamental e outras consideradas como invasoras. No entanto, estão ainda presentes alguns elementos nativos ou endémicos que terá interesse preservar. Eventualmente a reserva poderia ser utilizada como ponto para a demonstração de métodos de controlos de substituição de invasoras sob a forma de projetos-piloto. Neste sentido, ficará disponível para os Serviços Florestais e para os visitantes uma informação mais detalhada sobre a biodiversidade ali existente, a fim de haver uma melhor preservação, divulgação e consciencialização ambiental.