DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Title
Now showing 1 - 10 of 163
Results Per Page
Sort Options
- Actividade antimicrobiana do Vaccinium cylindraceum : estudo dos mecanismos de acção por análise proteómicaPublication . Luna, Sara Patrícia Bettencourt; Silveira, Maria da GraçaOs biopesticidas apresentam-se como uma forma de controlo biológico, podendo ser extractos de plantas e especiarias, os quais se têm revelado promissores agentes antimicrobianos naturais. Estudou-se a actividade antibacteriana do extracto aquoso de frutos de Vaccinium cylindraceum em relação a Staphylococcus aureus e a Listeria monocytogenes, microorganismos patogénicos de origem alimentar, tendo-se verificado que o extracto foi eficaz a reduzir o crescimento de ambos os microorganismos. Através da análise proteómica das células de S. aureus, verificou-se que o extracto alterou significativamente o perfil de proteínas, tendo induzido a síntese de novo de 111 spots e a completa repressão de 59. De entre os quais se conseguiu identificar 25 proteínas, das quais 14 foram induzidas, destas, 3 foram sintetizadas de novo (aldH, glnA e folD), e as restantes 11 reprimidas, das quais, 4 não foram detectadas nas células stressadas (adh, menB, ptsH e ldhD). AldA, aldH e akr, participam na eliminação de aldeídos (altamente reactivos com os grupos tiol), foram induzidas, o que representa uma vantagem para a célula pois diminui a sua vulnerabilidade a stress oxidativo. A indução da enzima cysRS, relacionada com a síntese de cisteína, e a repressão da enzima menB, que participa na biossíntese duma menaquinona da cadeia transportadora de electrões, são também indicadores de que o S. aureus sofre stress oxidativo. Verificou-se a indução de glnA, fmt e folD que participam na biossíntese de aminoácidos (aa). A acumulação no meio intracelular de aa como a prolina, a betaína e a glicina, constituem uma resposta de S. aureus a stress osmótico. Por outro lado, a desaminação da arginina e consequente alcalinização do citoplasma constitui um mecanismo de resistência à acidez, o que faz sentido uma vez que o valor do pH do extracto era de 2.92, baixando o valor do pH do meio para 5.49. A proteína fosfotransportadora HPr envolvida na repressão catabólica, estava ausente nas células stressadas, o que pode representar uma estratégia de sobrevivência para a célula, podendo utilizar outros açúcares mesmo na presença de glucose. Os resultados obtidos demonstram claramente que extracto de V. cylindraceum constitui uma alternativa interessante como biopesticida, muito em particular de espécies agrícolas comestíveis, pois para além de inibirem o crescimento de microrganismos de origem alimentar, contribuindo para uma maior segurança alimentar dos produtos pós-colheita, tem a vantagem de ser um produto natural comestível.
- Actividade antioxidante de diferentes hortofrutícolas da ilha TerceiraPublication . Dias, Cátia Alexandra Mendes; Silveira, Maria da GraçaOs efeitos protectores dos produtos naturais, como frutas e vegetais, na saúde estão na sua maioria relacionados com os compostos fenólicos e antioxidantes (Chun et al., 2005). Neste sentido, foi-se determinar a actividade antioxidante de diferentes variedades de batata-doce, inhame, banana e maçã da ilha Terceira. Uma vez que tanto a batata-doce como o inhame não são consumidos crus, testou-se o efeito que os diferentes tratamentos térmicos tinham na actividade antioxidante avaliada pela regeneração da peroxidase (HPR), expressa em % da sua inibição. Verificou-se que processamento térmico da batata-doce aumentou a sua actividade antioxidante sendo esta tanto maior se a batata fosse cozida com casca. Ao contrário, o tratamento térmico não afectou a actividade antioxidante do inhame, no entanto a sua idade no momento da colheita afectou claramente a actividade antioxidante, tendo-se verificado que quanto mais tempo deixado na terra maior seria esta actividade. A actividade antioxidante exibida tanto pela batata-doce como pelo inhame não se relacionara com a cor da polpa. Na banana testou-se a actividade antioxidantes em três estados de maturação (verde, intermédia e madura), tendo-se observado maior actividade antioxidante no estado verde, seguido surpreendentemente do maduro e só depois pelo intermédio. Foi-se avaliar qual a influência que os polifenóis poderiam ter na actividade antioxidante, tendo-se determinado os polifenóis totais e livres pelo método Folin-Ciocalteau e os flavonóides pelo método DMACA. Verificou-se que as bananas verdes apresentaram as concentrações mais elevadas, as quais diminuíram ao longo do processo de maturação, excepto no caso dos polifenóis livres que praticamente não sofreram alteração. A maçã foi das quatro espécies analisadas a que apresentou maior actividade antioxidante, tendo-se verificado que a casca não afectou esta actividade. No entanto, os polifenóis totais e livres foram significativamente (α=0.05) maiores nas amostras em que a casca foi analisada em conjunto com a polpa, ao contrário os flavonóides não apresentaram diferenças. A partir dos resultados obtidos no presente trabalho podemos concluir que as variedades de produtos hortofrutícolas da ilha Terceira tem a capacidade de prevenir ou minimizar os danos provocados pelas espécies reactivas do oxigénio pelo que são candidatos muito interessantes a nutracêuticos. Além disso, consideramos que os resultados obtidos no presente trabalho poderão ser úteis na definição das estratégias adoptadas para o melhoramento e selecção das culturas açorianas.
- Actividades biológicas e metabolitos secundários de espécies marinhas exóticas dos AçoresPublication . Bettencourt, Ana Margarida Lemos; Barreto, Maria do Carmo; Seca, Ana Maria LoureiroNeste trabalho avaliou-se o potencial farmacológico dos extractos de algumas espécies invasoras/exóticas dos Açores, Asparagopsis armata, Asparagopsis taxiformis, Codium fragile subsp. fragile, Microscosmus squamiger, Bugula neritina, Tricellaria inopinata e Zoobotryon verticillatum, colhidos em marinas de Santa Maria (SMA) e São Miguel (SMI). [...].
- Acumulação de resíduos tóxicos e perigosos e o seu impacto para a saúdePublication . Teixeira, Helena Margarida Leite Pacheco Sampaio Cabral Medeiros; Ribeiro, CarlosA geração de resíduos tem vindo a aumentar, significativamente, tanto em quantidade como em diversidade nas últimas décadas em todo o mundo. Não só resultante da explosão demográfica, do crescimento económico e do aumento do poder de compra das famílias como, também, na produção de resíduos perigosos. Tendo em conta a classificação dos resíduos, estes foram seleccionados de acordo com a sua origem em resíduos de produção ou de consumo, resíduos urbanos, resíduos industriais, resíduos agrícolas, resíduos hospitalares e resíduos de construção e demolição e de acordo com as suas características em resíduos inertes e resíduos perigosos. No que respeita aos resíduos perigosos, estes subdividem-se em resíduo tóxico, resíduo crónico, resíduo inflamável, resíduo corrosivo e resíduo radioactivo. Uma vez que os resíduos perigosos apresentam riscos, tanto a curto como a longo prazo, para pessoas, animais, plantas, e para o meio ambiente, a avaliação e gestão dos riscos é muito importante para conhecer os níveis de exposição a resíduos tóxicos. O objectivo desta dissertação serve para elucidar desde o cidadão comum até às Autoridades Competentes, os perigos existentes aquando da acumulação de resíduos tóxicos e perigosos e o seu impacto para a Saúde. Foi realizado um questionário a algumas Entidades Gestoras de Resíduos e uma posterior análise.
- Água virtual no sector dos lacticínios na Região Autónoma dos AçoresPublication . Machado, Joana Brum; Cruz, José Virgílio de Matos Figueira; Cunha, Regina Tristão daA água, apesar de ser um recurso essencial à vida e imprescindível ao desenvolvimento socioeconómico, encontra-se submetida a crescentes pressões quantitativa e qualitativa, que se manifestam a múltiplos níveis, desde a escassez à poluição química e biológica. Torna-se, assim, necessário promover a sua preservação, associada a medidas de gestão sustentável dos recursos. A presente dissertação tem por principal objetivo proceder à determinação da água virtual no sector dos lacticínios na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente a associada à produção de leite, queijo, manteiga e leite em pó. Para tal, procedeu-se à determinação da água virtual em três empresas do sector de Lacticínios da Ilha de São Miguel, e respetiva evolução ao longo do tempo, e extrapolou-se esta determinação para o sector de lacticínios na Região Autónoma dos Açores. A determinação da água virtual requer a recolha de um amplo conjunto de dados de base, nomeadamente, sobre a quantidade de água que entra e sai de cada empresa, os processos de fabrico e o volume de produtos final de acordo com a sua tipologia. No presente estudo, as fronteiras da avaliação foram definidas, a montante, pelo gado leiteiro, e a jusante, pelos produtos feitos por cada empresa e suas embalagens, numa abordagem do tipo ciclo de vida. Na Região Autónoma dos Açores, a média anual de leite recolhido diretamente da produção para as indústrias de lacticínios ronda os 523 milhões de litros, o que corresponderá a cerca de 419 milhões de litros de água por ano. A este volume, foram adicionados os volumes anuais de água do ciclo de vida do gado leiteiro, a água gasta pelas fábricas de lacticínios e a água associada à produção das embalagens. Os valores obtidos são uma estimativa, por defeito, da água virtual associada ao sector dos lacticínios nos Açores, nomeadamente no que concerne ao leite, ao queijo e à manteiga. Este estudo constitui a primeira abordagem à determinação da água virtual no sector dos lacticínios, na Região Autónoma dos Açores.
- Alterações de linguagem em crianças cronicamente expostas a vulcanismo ativo – ilha de São Miguel (Açores)Publication . Fontes, Rute Silveira; Rodrigues, Armindo dos Santos; Garcia, Patrícia Ventura; Coimbra, Célia Maria de Oliveira BarretoO domínio da linguagem apresenta-se como um dos elementos essenciais para a sobrevivência na atualidade e compromete a plena integração dos cidadãos na vida social. Sabe-se que o desenvolvimento da linguagem ocorre devido à conformidade de várias vertentes, nomeadamente a vertente cognitiva, emocional e do neuro desenvolvimento. Já é de conhecimento que as regiões vulcânicas emitem vários gases voláteis, nomeadamente o mercúrio, que possui propriedades neurotóxicas e, desta forma, pode comprometer a saúde dos habitantes em regiões com vulcanismo ativo, como é o caso das Furnas e da Ribeira Quente presentes neste estudo. Para compreender a interação entre o meio ambiente e a linguagem nas crianças, esta investigação tem por base a participação de 27 crianças expostas a ambiente vulcanicamente ativo (Furnas e Ribeira Quente) e 19 crianças pertencentes à freguesia de Santo António, que é o nosso grupo de referência. Estas crianças têm idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos de idade e foram submetidas a avaliação de linguagem e a testes cognitivos, nomeadamente a GOL-E – Grelha de Avaliação da Linguagem na Criança – Nível escolar e a CPM-P - Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, respetivamente. De forma a evidenciar a influência do ambiente vulcânico nos resultados obtidos nos dois testes referidos anteriormente, foi efetuada a análise a amostras de cabelo dos participantes neste estudo a diversos metais pesados, tais como arsénio (As), cádmio (Cd), chumbo (Pb), manganês (Mn), e mercúrio (Hg). Destes cinco metais, obtiveram-se concentrações de Hg 4,2 significativamente mais elevadas no grupo exposto, relativamente ao grupo não exposto. Após esta primeira análise, foi efetuado o teste t para comparar os resultados da CPM, o teste de Mann-Whitney para analisar cada estrutura da linguagem e realizaram-se correlações de Spearman, para testar a associação entre os resultados dos testes aplicados. Nenhuma das análises efetuadas revelou diferenças ou associações significativas nos dois grupos de estudo, ou seja, a exposição ao mercúrio não influenciou o desenvolvimento da linguagem nem os resultados cognitivos obtidos.
- Alterações histológicas em Eisenia fetida associadas à exposição a agroquímicos presentes nas pastagens da Ilha de São MiguelPublication . Silva, Verónica Rodrigues; Rodrigues, Armindo dos Santos; Garcia, Patrícia Ventura; Parelho, Carolina Paula Furtado de MedeirosOs solos da ilha de São Miguel são enriquecidos naturalmente em metais, devido à sua herança vulcânica. Nesta ilha, as pastagens são sujeitas a diferentes tipos de manuseio agrícola, nomeadamente no que respeita à aplicação de agroquímicos, afetando a qualidade dos solos e dos organismos residentes, como é o caso dos anelídeos terrestres (minhocas). As minhocas são organismos edáficos e por isso importantes bioindicadores da qualidade dos solos. O principal objetivo deste trabalho foi estudar as alterações histológicas em minhocas da espécie Eisenia fetida (Saying, 1989), expostas a solos de pastagens sujeitas a diferentes tipos de manuseio agrícola, usando dois períodos de exposição, contribuindo assim para a biomonitorização dos efeitos ecotoxicológicos nos organismos do solo. Uma cultura sincronizada de Eisenia fetida foi monitorizada no final de dois períodos de exposição (7 e 56 dias) a solos provenientes de pastagens com diferentes tipos de manuseio agrícola (seminatural, permanente e intensivo). Foram medidas as espessuras do epitélio e cutícula, e analisada a atividade secretora do epitélio tegumentar através da coloração PAS-AB. Os resultados mostraram que na exposição de curta duração, a espessura do epitélio e cutícula aumentaram significativamente nas minhocas expostas ao solo semi-natural. Por sua vez, uma exposição de longa duração resultou num aumento significativo da secreção de mucopolissacáridos (AB-positivo) nas minhocas expostas ao solo semi-natural. A utilização destes biomarcadores permitiu avaliar respostas estruturais e funcionais destes organismos face à exposição ao solo de diferentes tipos de pastagem. O solo proveniente da pastagem com maior manuseio agrícola (maior exposição a agroquímicos) demonstrou ser menos prejudicial para E. fetida do que o solo da pastagem seminatural. Provavelmente isto dever-se-á ao facto de, apesar de existirem PTEs no primeiro, as propriedades físico-químicas do solo da pastagem intensiva contribuíram para a retenção dos elementos, alguns deles metais pesados, diminuindo assim a sua biodisponibilidade. Este trabalho permitiu avaliar o risco da biodisponibilidade de PTEs existentes nos solos de pastagens vulcânicas, contribuindo para o desenvolvimento de medidas mitigadoras de efeitos ecotoxicológicos em níveis biológicos superiores, nomeadamente, eventuais efeitos na saúde humana.
- Análise da evolução da ocupação da orla costeira usando técnicas de detecção remotaPublication . Oliveira, Maria Gabriela; Borges, Paulo Jorge Soares de Amaral; Gil, Artur José FreireO Processo de Gestão Integrada das Zonas Costeiras assenta num processo contínuo de recolha de informação, planeamento, tomada de decisões, gestão, execução e acompanhamento da execução. Neste sentido uma gestão eficaz do litoral terá de passar pelo aprofundamento do conhecimento das variáveis que actuam no litoral, da monitorização dos intervenientes e da constituição de equipa multidisciplinares que interajam para melhorar a informação prestada ao poder decisório no sentido de uma melhor gestão do litoral. A identificação e avaliação das vulnerabilidades locais são um primeiro passo para a uma efectiva gestão alargada no espaço e no tempo tendo por pressuposto que as zonas costeiras são um sistema dinâmico, pelo que a sua gestão deverá ser um processo contínuo e ágil. Neste sentido a integração de estudos multidisciplinares e multi-temporais em relação ao comportamento evolutivo do ambiente costeiro pode fornecer dados importantes para uma melhor gestão do litoral. O recurso ao uso de imagens multiespectrais registadas pelo satélite Landsat como complemento à informação já existente, vem possibilitar a identificação de elementos presentes na paisagem, a sua localização e a percepção da sua alteração ao longo dos anos, podendo facilitar a identificação de áreas prioritárias para protecção.
- Análise da participação pública no ordenamento e gestão do território na ilha de São MiguelPublication . Moniz, Mafalda Sónia Bairos Sousa; Alves, Maria F. L.Numa qualquer abordagem ao ordenamento do território, nomeadamente, na fase de elaboração de planos de ordenamento, é imprescindível um contacto com os problemas e oportunidades existentes nesse mesmo território, de forma, a salvaguardar a eficiência do plano. Uma das formas mais claras de proceder à recolha dessa informação, é constituindo contactos directos com os interessados nos planos de ordenamento. Este momento de interacção está previsto na lei portuguesa através de vários procedimentos, um dos quais é a Discussão Pública e da qual deve resultar um documento denominado, Relatório de Ponderação Pública. A presente tese de mestrado expõe uma análise quantitativa e qualitativa das participações públicas, em fase de Discussão Pública, nos vários instrumentos de gestão territorial, com relatório de participação pública, em vigor na ilha de São Miguel. Neste estudo, aplicou-se uma metodologia de identificação dos vários aspectos relevantes, mencionados nos relatórios de ponderação pública, de nove planos. Algumas das informações recolhidas são: o número de participações públicas ocorridas em cada plano; as principais tipologias de participação e respectivos domínios temáticos. O objectivo final será a compilação e disponibilização dos resultados, aos promotores e equipas técnicas, de futuras revisões nos planos de ordenamento do território na Ilha de São Miguel, entre os quais: a Administração Regional; a Administração Local; e as equipas técnicas que elaborarão revisões e futuros planos.
- Análise das condições de segurança, avaliação e prevenção de riscos profissionais na recolha de resíduos sólidos urbanosPublication . Lima, José Gabriel Mendonça; Rego, Isabel Estrela; Ekström, Maria do Anjo CondessoDiariamente na cidade de Angra do Heroísmo são colocados para recolha resíduos resultantes de diversas proveniências (serviços). A cidade apresenta assim uma boa reputação no que toca à limpeza e higiene de toda a sua cintura urbana. A preocupação com o ambiente está bem visível, dada a recolha diária dos resíduos sólidos urbanos pelos trabalhadores dos Serviços Municipalizados. Fez-se a caracterização da organização, mais especificamente da divisão de resíduos sólidos urbanos, especialmente no que toca à análise e descrição dos vários tipos de recolha de resíduos, equipamentos e procedimentos de trabalho. O relatório a realizar consiste também na análise das presentes condições de segurança dos trabalhadores da secção de recolha de resíduos sólidos urbanos, particularmente na identificação de perigos, análise e avaliação de riscos profissionais, e aplicação de medidas de prevenção. Nos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo, principalmente na divisão dos resíduos sólidos urbanos, estão envolvidos muitos trabalhadores que necessitam executar diariamente o seu trabalho com segurança. Uma vez que esta entidade ainda não possui um plano de prevenção de riscos profissionais que contemple este setor de atividade, o objetivo principal deste relatório consiste na reunião de dados de modo a compor uma proposta de medidas de prevenção para a divisão de recolha de resíduos sólidos urbanos. Tal proposta terá impacto a nível técnico e social. Por sua vez, a compilação de informação e a posterior descrição deste setor de atividade será também fundamental para a criação do plano de prevenção de riscos profissionais. A apresentação dessa proposta vai contribuir para uma maior segurança e saúde dos trabalhadores da divisão de recolha de resíduos sólidos urbanos de Angra do Heroísmo. A metodologia de trabalho baseia-se em uma pesquisa documental, a partir de documentos disponíveis nos serviços municipalizados, da legislação em vigor, planos de prevenção de riscos profissionais e regulamentos existentes em entidades congéneres. Em segundo lugar, fez-se uma pesquisa de campo para dar ênfase às condições de trabalho dos trabalhadores que desenvolvem a atividade de recolha de resíduos. De seguida, procedeu-se à observação naturalista das tarefas desenvolvidas pela divisão de recolha de resíduos sólidos urbanos. No que toca à avaliação de riscos, usou-se o método de avaliação de riscos por acidente de trabalho.