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- Aplicação do plano de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição numa obra de construção civil : (caso de estudo: "Empreitada de Construção do Centro de Formação do Belo Jardim", concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira 2012)Publication . Leonardo, Margarida Forjaz; Barcelos, João Vasco de Ávila SousaA indústria da construção civil é um dos setores com mais séculos de existência, consumindo mais matérias-primas e energia do que qualquer outra atividade económica. Apesar da sua antiguidade e dimensão, apenas nas últimas décadas surgiu a problemática ambiental relacionada com a gestão não adequada dos resíduos de construção e demolição (RCD). Atualmente a gestão adequada de RCD assume um papel fundamental como expressão duma mudança de mentalidades e atitudes perante a sustentabilidade do planeta. Neste trabalho foi possível identificar, caracterizar e quantificar os RCD produzidos na obra em estudo, tendo sido implementadas metodologias para a sua correta gestão. Aplicou-se um Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (PPGRCD), no âmbito duma Empreitada de Construção Civil, utilizada como caso de estudo para, analisando a sua estrutura e avaliando o interesse da sua aplicação em obra, constituir a base de elaboração de outros trabalhos académicos que visem melhorar a elaboração e aplicação dos PPGRCD. O PPGRCD apresenta como pontos principais, previstos na legislação, a memória descritiva da obra, a estimativa das quantidades dos materiais a reutilizar e de reciclados a incorporar em obra, através da estimativa de produção de RCD, e a metodologia de triagem e acondicionamento de RCD em obra. Os resíduos quantificados foram maioritariamente armazenados (98%) para provável valorização posterior, dando cumprimento às diretrizes preconizadas na legislação em vigor. Para uma correta elaboração do PPGRCD verificou-se a necessidade de um elevado conhecimento dos métodos e processos construtivos, bem como das taxas de desperdícios dos materiais, para que seja possível uma aproximação entre os valores estimados e os respetivos valores reais, posteriormente verificados em obra. Apesar do PPGRCD analisado no âmbito do presente trabalho não ter contemplado, aquando da sua elaboração pelos projetistas, a reutilização de materiais e a incorporação de reciclados em obra, e ter apresentado disparidades entre a estimativa e o valor real de produção de alguns RCD em obra, os PPGRCD constituem documentos essenciais para a adoção de boas práticas de gestão de RCD pelo empreiteiro, devendo, para o efeito, ser bem elaborados.
- Processos supervisivos da avaliação do desempenho docentePublication . Brilhante, Susana Leónia Gomes; Serpa, Margarida DamiãoA pratica da avaliação dos docentes pode materializar-se através de diferentes figurinos que, regra geral, não são alheios a utilização dos seus resultados como instrumento de melhoria da educação e/ou de atribuição de mérito aos professores. Em Portugal tem vindo a sofrer diversas alterações, implicando diferentes perspetivas de a conceber. A presente investigação aborda a problemática da função da supervisão pedagógica na avaliação do desempenho docente (ADD), no grupo 230 (Matemática e Ciências da Natureza) do segundo ciclo do ensino básico. Tem como objetivo explorar alguns dos princípios patentes nas políticas educativas sobre a avaliação, as abordagens teóricas sobre a mesma e os discursos que ocorrem em contexto organizacional escolar. Neste ultimo sentido, analisa as conceções de professores de escolas públicas da ilha de São Miguel acerca dos processos supervisivos da ADD e procura conhecer o seu posicionamento sobre o que falta ou e preciso alterar nestes processos, incluindo competências e formação do avaliador. Para a sua realização utilizou-se uma abordagem qualitativa cuja técnica de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada a catorze docentes - seis avaliadores e oito avaliados. Os dados recolhidos foram posteriormente submetidos a análise de conteúdo. O estudo permitiu concluir que os professores participantes concordam com a existência da avaliação de desempenho, no entanto, consideram que a realizada na Região Autónoma dos Acores apresenta questões controversas que condicionam os objetivos da mesma (apenas um avaliado diz concordar com esta). Embora afirmem que cumpre funções formativas, no seu discurso dominam as alusões ao seu uso classificativo e de certificação e seleção. Os entrevistados reconhecem que, na generalidade, as relações entre avaliadores e avaliados são positivas, mas a ADD tem introduzido tensões no clima de escola e a sua influência no próprio desenvolvimento profissional e limitada. Entre avaliadores e avaliados há acordo em que o profissional responsável pela avaliação devera ter sobretudo competências técnico-científicas e de relacionamento interpessoal. Também estão de acordo em relação a ideia de que a avaliação deveria ter carater anual para todos os docentes. Quanto às diferenças entre avaliadores e avaliados, os primeiros consideram que tomaram conhecimento do modelo sobretudo através de procedimentos oficiais (legislação e SREF) e os segundos pelos pares e serviços de gestão da escola, parecendo estar em causa, quando se avança para a prática, diferentes referenciais de docência. Enquanto os avaliadores dizem valorizar um docente que alcança bons resultados e é objetivo, os avaliados consideram que são sobretudo classificados pelas evidências apresentadas no relatório de autoavaliação e pela exibição de materiais didáticos nas aulas observadas. Discordam ainda quando metade dos avaliadores defende aumento de aulas observadas sem relatório de avaliação e metade dos avaliados sugere a existência de relatório de autoavaliação sem aulas observadas, sobressaindo preocupações formativas e de melhoria, o que nem sempre se consegue, bem como de garantia de maior consistência das apreciações.
- Numeral versus quantidadePublication . Cabral, JoãoApresenta-se neste artigo de jornal a diferença entre numeral e quantidade.