Departamento de Economia e Direito
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- Atividades de gestão na empresa Cingel Atlântico - Informação e Gestão, LdaPublication . Massa, Rita de Fátima Ferreira; Nunes, Pedro Portugal de SousaO estágio que conduziu à elaboração do presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores, decorreu entre 1 de outubro de 2017 a 31 de agosto 2018, na empresa Cingel Atlântico - Informação e Gestão, LDA, localizada no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira e que tem como atividade serviços de contabilidade, informação, gestão e elaboração de estudos económicos para investimentos. O estágio teve como principal objetivo a aplicação e aprofundamento de conhecimentos adquiridos, tanto ao longo da licenciatura em Gestão como também do mestrado com especialização na área de Finanças e ainda o desenvolvimento de competências profissionais visando assim a preparação para o mundo do trabalho. Primeiramente, o relatório descreve o grupo Cingel bem como todas as suas áreas funcionais que desenvolve no mercado. De seguida, consta o capítulo dedicado às atividades desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente na área da Contabilidade e Fiscalidade. Por fim, é apresentada uma análise crítica e conclusões do relatório, onde irei expor todos os conhecimentos e as mais valias que contribuíram para a minha vida profissional e pessoal.
- Caracterização do sistema contabilístico e práticas de gestão comercial de uma empresa em outsourcing : estudo de casoPublication . Resendes, Pedro Miguel Travassos Tavares; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório visa descrever o percurso do mestrando ao longo de um estágio com a duração de 9 meses realizado na BTOC - Consulting, entidade esta sediada em Lisboa e que se dedica à prestação de serviços nas áreas de contabilidade e fiscalidade. Assim, este relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, descreve as atividades exercidas durante o estágio, conjugando os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico na Universidade dos Açores com os conhecimentos contabilísticos e fiscais que o mestrando foi adquirindo durante o estágio. A BTOC – Consulting, fundada em 2010, teve um crescimento positivo nos primeiros dois anos, atingindo cerca de quarenta colaboradores, e a partir de 2012 começou a expandir-se pelo mundo. Atualmente, a empresa conta com cerca de cento e cinquenta colaboradores divididos pelos departamentos de contabilidade, de recursos humanos e de fiscalidade e finanças, prestando serviços em Lisboa e arredores. Nas atividades desenvolvidas no estágio destaca-se a elaboração de diários, registo de mensualizações, processamento de salários e acréscimo de vencimentos, registo das depreciações e amortizações, submissão do SAF-T das vendas, preparação da Informação Empresarial Simplificada, apuramento de IVA e os programas de contabilidade e as suas parametrizações. Por fim, de referir que as unidades curriculares de Contabilidade I e II, Fiscalidade, Análise e Relato Financeiro, Contabilidade e Gestão Fiscal e Matemática Aplicada facultaram conhecimentos essenciais para o desenvolvimento do estágio.
- Consultoria empresarial e contabilidade: Plano de negócios de uma empresa a constituir nos AçoresPublication . Ponte, Alexandra Pereira; Teixeira, João Carlos AguiarEste projeto desenvolve-se no âmbito do Mestrado de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores e tem como objetivo a criação de uma empresa inserida no setor de atividade de contabilidade e fiscalidade, a B’Illicit – Sociedade Unipessoal, Lda. A estrutura deste trabalho de projeto compreende inicialmente um enquadramento teórico sobre a essência da contabilidade e da fiscalidade. Apresenta-se o conceito de empreendedorismo e as principais vertentes que o constituem, considerando a conceção de um Plano de Negócios. Neste âmbito, discute-se a ideia do negócio subjacente à B’Illicit, bem como a missão, visão e valores pelos quais se rege toda a atividade. Apresenta-se o plano geográfico, os serviços a disponibilizar pela empresa, o mercado específico, através do qual se define o público-alvo, os fornecedores e concorrentes diretos da empresa, a estratégia de marketing e a organização dos recursos humanos. Por fim, apresenta-se uma avaliação económica e financeira de todo o projeto. A empresa proposta rege-se pela disponibilização de serviços contabilísticos, fiscais e ainda financeiros, trazendo um sentido de parceria, responsabilidade e disponibilidade, tanto presencial como remota, para com todos os seus clientes e diferentes ramos de atividade. Persiste um empenho na leitura e análise de resultados como complemento da junção dos efeitos contabilístico-fiscais e financeiros, gerando uma maior eficácia e rapidez de resposta por parte da administração empresarial. Os resultados apresentados apontam para a viabilidade da criação do negócio da B’Illicit, pois esta gera um Valor Atualizado Líquido de 270 798 euros e uma Taxa Interna de Rentabilidade de 13,08%, superior ao Custo de Oportunidade de Capital.
- A contabilidade financeira : o caso da empresa CEO - Contabilidades, Lda.Publication . Sousa, Cláudia Lacerda; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório tem por base a descrição de um estágio curricular, cujo principal objetivo é a aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico a situações práticas, num contexto laboral. O estágio curricular realizou-se no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, na Universidade dos Açores, de 4 de janeiro a 30 de setembro de 2021, na empresa CEO – CONTABILIDADES, Lda., com sede na Rua Dr. Hugo Moreira, em Ponta Delgada. A atividade principal desta empresa é a prestação de serviços de contabilidade. Assim, o presente relatório é constituído por seis capítulos que são: a Introdução, o Enquadramento teórico sobre a contabilidade, a Caraterização da empresa CEO – CONTABILIDADES, LDA., as Atividades desenvolvidas no estágio, a Análise crítica ao estágio e a Conclusão. Verifica-se que a Contabilidade tem registado uma evolução nos últimos tempos, apesar do caminho percorrido até aos dias de hoje ter sido feito de avanços e retrocessos. A CEO é uma sociedade por quotas e surgiu com o objetivo de prestar um conjunto de serviços não só na Contabilidade, mas também no apoio fiscal à gestão. Quanto às tarefas desenvolvidas, estas consistiram em tarefas relacionadas com obrigações fiscais e não fiscais, práticas de controlo interno e operações de fim de exercício. Na análise crítica, conclui-se que apesar de existirem inúmeros aspetos positivos, é legítimo apontar alguns negativos que surgiram ao longo do estágio. O trabalho desenvolvido durante o estágio foi deveras benéfico, pois permitiu uma relação com as atividades realizadas e, deste modo, a obtenção de várias competências profissionais.
- A contabilidade financeira de microempresas : o caso da Formapico : Contabilidade, Gestão e Formação, Lda.Publication . Madruga, Inês Sofia Bettencourt; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório é o resultado do estágio curricular realizado na empresa Formapico – Contabilidade, Gestão e Formação, Lda., sediada no concelho das Lajes do Pico, o qual foi realizado no âmbito do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, da Universidade dos Açores. O estágio em questão decorreu entre os dias 1 de outubro de 2019 e 31 de agosto de 2020. A Formapico é uma empresa jovem que se dedica essencialmente às áreas de contabilidade, consultoria, apoio à gestão de empresas e elaboração de projetos de investimento. Este trabalho inicia-se com a caraterização da empresa, nomeadamente a sua estrutura, atividades desenvolvidas, clientes e posicionamento no mercado, tendo em conta a sua missão, visão e objetivos, seguindo-se um estudo teórico, onde se efetua uma revisão da literatura, no âmbito da contabilidade em microentidades e da base do Sistema de Normalização Contabilística – a Estrutura Conceptual. Posteriormente, enumeram-se as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio e esclarece-se como estas se mantiveram dado o impacto da pandemia de Covid-19. No final, efetua-se uma análise crítica à entidade e às atividades desenvolvidas, bem como uma descrição da interligação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do percurso académico e do estágio. Ao nível de enquadramento teórico, destaca-se que com a implementação do Sistema de Normalização Contabilística foram criadas normas específicas para micro e pequenas empresas. As atividades realizadas no estágio consistiram na classificação, arquivo e lançamento de documentação, elaboração de candidaturas a sistemas de incentivos, preenchimento do Relatório Único, entrega das declarações trimestrais da Segurança Social para trabalhadores independentes e preenchimento da declaração Modelo 10. Estas atividades foram realizadas de acordo com as expetativas e foram alcançados os objetivos propostos inicialmente. Da análise crítica ao trabalho, destaca-se o facto da Formapico ser uma empresa jovem e com potencial de crescimento, sendo que as atividades desenvolvidas no estágio tiveram mais interligação com as unidades curriculares de Contabilidade I e II, Introdução à Gestão, Avaliação de Projetos e Comportamento Organizacional.
- O desempenho da atividade contabilística : o caso de uma empresa privada açorianaPublication . Batista, Gilberto Melo; Nunes, Pedro Portugal de SousaO presente relatório é o resultado do estágio realizado, no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais com especialização em Finanças e Contabilidade da Universidade dos Açores, que decorreu de 1 de outubro de 2021 a 30 de junho de 2022, na empresa Lucromais - Contabilidade e Gestão de Empresas, Lda. O relatório visa caraterizar a empresa, a importância da contabilidade nos dias hoje, bem como a ética subjacente à profissão. Além disso, e de uma forma sucinta, caraterizar as obrigações fiscais interligadas à área, detalhar as atividades desenvolvidas e proceder a uma análise crítica das mesmas e da empresa. A empresa engloba atividades, como a prestação de serviços de apoio a gestão, contabilidade e apoiar os seus clientes na vertente dos sistemas de incentivos financeiros de apoio ao investimento. As atividades realizadas consistiram na receção, classificação, arquivo e lançamento dos documentos contabilísticos, na conferência da contabilidade, no preenchimento das obrigações fiscais, da elaboração dos fechos de contas, na elaboração das demonstrações financeiras e respetivos anexos. Realizaram-se ainda outras atividades pontuais diretamente interligadas com à área do estágio. Finalmente, o relatório contém uma análise crítica, na qual faz referência à sua cultura organizacional e à sua posição no mercado regional, onde discrimina as atividades desenvolvidas no estágio de acordo com os aspetos favoráveis e desfavoráveis, bem como as conclusões do relatório onde constarão os benefícios a nível dos conhecimentos adquiridos, estabelecendo uma análise comparativa entre as competências da formação académica e o desenvolvimento do estágio.
- O exercício da contabilidade na empresa ABSB - Consultores, Lda.Publication . Galego, Mariana Dias; Nunes, Pedro Portugal de SousaO presente documento consiste no Relatório de Estágio no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais (MCEE), com especialização em Finanças e Contabilidade da Universidade dos Açores, que decorreu no período de 1 de outubro de 2019 a 30 de junho de 2020, na empresa ABSB – CONSULTORES, LDA, sediada em Ponta Delgada e que tem como principal função a atividade de contabilidade. Ao longo da exposição são retratados os conceitos teóricos contabilísticos, bem como a sua aplicação específica na empresa, sendo que, para a realização do estágio profissional, foram aplicados conceitos adquiridos ao longo do percurso académico na licenciatura de Gestão e no Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais. A primeira parte do trabalho é dedicada aos diversos aspetos da contabilidade e a segunda à caracterização da empresa. Posteriormente, são abordadas as obrigações fiscais que a Autoridade Tributária impõe às empresas, seguida da análise crítica à empresa ABSB – CONSULTORES, LDA e às atividades desenvolvidas ao longo do estágio e por último, reflete-se sobre o impacto da pandemia da Covid-19 na realização do estágio. No decurso do estágio foi possível concluir que a área da contabilidade desempenha uma importante função numa empresa, sobretudo pelo facto de facultar aos gestores toda a informação acerca da mesma, e também de permitir o acesso à tomada de decisões. Relativamente à análise crítica, conclui-se que é uma área que requer, por parte dos contabilistas, uma constante formação e atualização, devido às frequentes mudanças da legislação em vigor. Além disso, constata-se que a utilização do tempo é crucial para o cumprimento dos prazos dos expedientes processuais e que, no sentido de se salvaguardar a fiabilidade e transparência da informação produzida, todos os erros terão de ser evitados.
- O exercício da contabilidade numa empresa de energia : o caso de Assuntos e Decisões Serviços e Energias, Lda.Publication . Rezendes, Hélder Manuel Vasconcelos; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da área de especialização em Finanças e Contabilidade, do 2.º ano do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores. O estágio decorreu no departamento contabilístico da empresa Assuntos e Decisões Serviços e Energias Lda, tendo início no dia 1 de outubro de 2020. Ao longo do relatório efetua-se uma caracterização do grupo ANC e da empresa Assuntos e Decisões, seguindo-se o desenvolvimento de um enquadramento teórico sobre a contabilidade, a descrição das atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, uma análise crítica ao estágio. O grupo ANC é constituído por onze empresas, as quais levam a cabo atividades nas áreas de aluguer de viaturas, organização de passeios turísticos e comercialização de motociclos e de combustível. Por sua vez, a empresa Assuntos e Decisões conta com 3 estabelecimentos na comercialização de combustível e no domínio da construção civil. Nesses locais, são, ainda, prestados serviços diferenciados, tais como o jetwash. Relativamente à contabilidade do grupo, esta é efetuada no programa PHC CS Corporate. Com o enquadramento teórico, conclui-se que a contabilidade tem por objetivo o estudo e controlo do património de uma entidade. Os seus elementos passam pelo ativo, passivo e capital próprio. Verifica-se que as sociedades que obedecem ao Código das Sociedades Comerciais estão abrangidas pelo Sistema de Normalização Contabilística. As atividades desenvolvidas no estágio englobam o lançamento de documentos contabilísticos, o lançamento e verificação de caixas, a gestão do stock, as reconciliações bancárias e o processo de arquivo. Da análise crítica, verifica-se que a Assuntos e Decisões se encontra numa situação estável, tendo como pontos fortes a localização dos estabelecimentos e a diversificação de serviços, contrastando com o número reduzido de postos e fraca notoriedade junto do público. Uma das soluções passa por expandir a sua atividade, de modo a fazer face à ameaça de concorrentes e ao surgimento de novas empresas. Para o desenvolvimento das atividades foram necessários vários conhecimentos contabilísticos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- O exercício da contabilidade numa empresa industrial : o caso da Fábrica de Tabaco Micaelense, S.A.Publication . Ponte, Solange Silva; Teixeira, João Carlos AguiarO presente trabalho consiste num relatório de estágio elaborado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, lecionado na Universidade dos Açores. O estágio, com duração de nove meses, teve início no dia 1 de outubro de 2020 e decorreu no departamento de contabilidade da Fábrica de Tabaco Micaelense, cuja principal atividade é a produção e venda de tabaco manufaturado. Ao longo do relatório efetua-se um enquadramento teórico sobre a contabilidade, seguindo-se a caracterização da empresa, a apresentação das várias atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, é realizada uma análise crítica ao estágio. Com o enquadramento teórico sobre a contabilidade constata-se que esta área de estudo passou progressivamente a acompanhar o desenvolvimento económico e técnico e a redirecionar-se para o alcance de objetivos globais e para a tomada de decisões de gestão. Da caracterização da Fábrica de Tabaco Micaelense verifica-se que esta indústria tabaqueira atua num sistema de duopólio, tendo como principal foco a qualidade organolética dos produtos que comercializa, utilizando marcas próprias e marcas sob licença, e a adoção de práticas responsáveis. A aposta em novos produtos e numa carteira de negócios diversificada permitem à empresa marcar uma maior presença no mercado. As atividades desenvolvidas no estágio englobam o processo de receção, lançamento e arquivo da documentação, as práticas de controlo interno, a contabilidade analítica, as obrigações fiscais, a resposta a inquéritos estatísticos no âmbito da contabilidade e as operações de fim de exercício. Por fim, da análise crítica ao estágio verifica-se que a FTM tem uma presença sólida nos mercados Açores e Madeira e está sujeita a uma forte legislação antitabágica. A empresa está inserida num ambiente transacional onde existem elevadas barreiras à entrada e à saída e em que o poder negocial dos clientes é baixo, contrapondo-se a um elevado poder negocial dos fornecedores. Para o desenvolvimento das atividades foram necessários vários conhecimentos contabilísticos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- Performance contabilística na Contabilaçores : Agência de Contabilidade e Documentação, Lda.Publication . Aguiar, Rodrigo Maré; Nunes, Pedro Portugal de SousaO presente documento tem como principal objetivo relatar todos os procedimentos efetuados durante o estágio realizado na Contabilaçores, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores. O estágio iniciou-se a 9 de setembro de 2019, tendo o seu término a 30 de junho de 2020. Este estágio foi ao encontro da desejada experiência na atividade de prestação de serviços de contabilidade e consultoria fiscal, elegendo-se como objetivo primordial o desenvolvimento das competências teóricas e práticas adquiridas ao longo do percurso académico do estagiário. Inicia-se com a descrição histórica da Contabilaçores, bem como a explicitação de toda a estrutura organizacional da mesma. De seguida, é relatada a importância da contabilidade e o papel do Contabilista Certificado na tomada de decisões. Posteriormente, são relatados todos os procedimentos referentes ao tratamento contabilístico de qualquer empresa, dando conta dos entraves que por vezes ocorrem. Abordam-se algumas das obrigações fiscais exigidas pela Autoridade Tributária, realçando-se a responsabilidade inerente ao exercício desses procedimentos. A análise crítica ao estágio realizado permite enfatizar o facto de a Contabilaçores se prezar pelo acompanhamento próximo de todos os seus clientes nas áreas de contabilidade, fiscalidade e consultadoria. Ademais, a preocupação em exercer uma ação pedagógica junto de todos os clientes, motivando-os no cumprimento de prazos e obrigações, é uma opção que merece elogio. Por fim, salienta-se a concretização na prática dos pressupostos e das competências apreendidas ao longo do percurso formativo, que culminou na realização deste estágio, dando ênfase às disciplinas de contabilidade e fiscalidade.