Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-07"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidadePublication . Andrade, Rosilene Maria Dutra de; Carvalho, Magda Costa; Mendonça, Dina Serra da LuzEsta dissertação de mestrado aborda a prática filosófica na Educação Infantil com ênfase nas emoções e na razoabilidade. Ancorou-se este estudo na Teoria de Matthew Lipman, renomado filósofo norte-americano percursor da Filosofia Para Crianças (1980; 1990; 1994; 1995; 1999, 2003; 2004; 2009) e em estudos sobre a Filosofia das Emoções, como a abordagem das meta-emoções, da também investigadora Filosofia, Dina Mendonça (2008; 2011; 2013; 2018; 2019), entre outros autores. Procurou-se abordar a relevância das emoções nas vivências das crianças dentro do contexto escolar da Educação Infantil e o seu papel no conceito de razoabilidade (reasonableness). O objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da intervenção filosófica na Educação Infantil com ênfase nas emoções e como estas podem contribuir no processo de desenvolvimento da criança. Tendo em conta as reações emocionais nesse processo de desenvolvimento pode-se elaborar ferramentas filosóficas específicas para uma aprendizagem significativa dentro do contexto da Educação Infantil. Concluiu-se que as Comunidades de Investigação podem de forma eficaz e lúdica desenvolver a criança progressivamente em seu pensamento lógico, abstrato, crítico e reflexivo, e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas, e na capacidade de compreensão e de expressão oral.
- Performance contabilística na Contabilaçores : Agência de Contabilidade e Documentação, Lda.Publication . Aguiar, Rodrigo Maré; Nunes, Pedro Portugal de SousaO presente documento tem como principal objetivo relatar todos os procedimentos efetuados durante o estágio realizado na Contabilaçores, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores. O estágio iniciou-se a 9 de setembro de 2019, tendo o seu término a 30 de junho de 2020. Este estágio foi ao encontro da desejada experiência na atividade de prestação de serviços de contabilidade e consultoria fiscal, elegendo-se como objetivo primordial o desenvolvimento das competências teóricas e práticas adquiridas ao longo do percurso académico do estagiário. Inicia-se com a descrição histórica da Contabilaçores, bem como a explicitação de toda a estrutura organizacional da mesma. De seguida, é relatada a importância da contabilidade e o papel do Contabilista Certificado na tomada de decisões. Posteriormente, são relatados todos os procedimentos referentes ao tratamento contabilístico de qualquer empresa, dando conta dos entraves que por vezes ocorrem. Abordam-se algumas das obrigações fiscais exigidas pela Autoridade Tributária, realçando-se a responsabilidade inerente ao exercício desses procedimentos. A análise crítica ao estágio realizado permite enfatizar o facto de a Contabilaçores se prezar pelo acompanhamento próximo de todos os seus clientes nas áreas de contabilidade, fiscalidade e consultadoria. Ademais, a preocupação em exercer uma ação pedagógica junto de todos os clientes, motivando-os no cumprimento de prazos e obrigações, é uma opção que merece elogio. Por fim, salienta-se a concretização na prática dos pressupostos e das competências apreendidas ao longo do percurso formativo, que culminou na realização deste estágio, dando ênfase às disciplinas de contabilidade e fiscalidade.
- As dimensões da responsabilidade na atividade empresarialPublication . Morgado, Dina Maria Almeida; Neves, Maria do Céu PatrãoA noção de “responsabilidade”, pensada a partir da sua conceção moral e marcada por um vasto legado filosófico - desde as reflexões clássicas de Aristóteles e de Kant até conceptualizações mais contemporâneas que rompem com paradigmas clássicos, como as de Hans Jonas -, afirma-se na atualidade como um conceito concreto a partir do exercício de uma ética aplicada às práticas das atividades empresariais. A responsabilidade em contexto empresarial adquire várias dimensões, sendo que a assunção da responsabilidade social por parte das empresas se revelou como uma das mais notáveis mudanças na modelo empresarial do século XX. A nossa dissertação centra-se numa reflexão ética sobre a relação entre a economia e a ética na perspetiva de entender como é que a responsabilidade passa a ter importância no contexto das atividades empresariais da atualidade. A volatilidade da relação entre a economia e a ética em termos históricos atesta bem ser fundamental atender às expetativas das sociedades. É determinante tomar decisões sobre qual a melhor forma de se agir para alcançar o propósito das atividades económicas: a satisfação das necessidades humanas. Interroga-se de que forma é que a responsabilidade se torna uma necessidade decorrente do exercício ético aplicado à economia, e de que forma é que também a sociedade influencia este mesmo reconhecimento ético. O exercício das várias dimensões da responsabilidade nas empresas e a forma como estas dão resposta às expetativas dos trabalhadores, da sociedade validam as atividades empresariais perante a sociedade e remete-nos para a questão sobre se há partilha ou não da responsabilidade enquanto dever nas e das empresas.
- Direitos Humanos, Educação e Exclusão : garantias para a equidade e para a pluralidadePublication . Rodrigues, Susana Jesus Melo Vasconcelos Almeida; Miúdo, Berta PimentelA inclusão tem sido nos últimos anos tema central ao nível internacional, afirmando-se como direito humano emergente, tendo sido reforçada explicitamente na Agenda 2030, num esforço à escala global pela inclusão de todos, com enfoque no campo da educação e com particular relevância para as minorias ou grupos de maior vulnerabilidade, nomeadamente as pessoas com deficiência. Através da Organização das Nações Unidas (ONU) têm sido criados instrumentos, desde logo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assente na reconhecida dignidade inerente a toda família humana, bem como sucessivas declarações e tratados, com especificidades, como a Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (1990), as Regras Gerais sobre a Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficiência (1993) ou a Declaração de Salamanca (1994), que apostam na educação como meio privilegiado para a consecução dos Direitos Humanos. Esta dissertação pretende defender o direito à inclusão da pessoa com deficiência, bem como conhecer os instrumentos internacionais que fundamentam a inclusão como direito humano, especialmente no campo da educação. Considerando a inclusão uma rota na epopeia dos Direitos Humanos concluiu-se que não sendo em absoluto inédita, com muitas exclusões incluídas e um novo quadro conceptual, foi sempre o desiderato, e caminha a par com a utopia que nos autêntica como humanos, sonhadores, solidários e pessoas.
- Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escolaPublication . Almeida, Nuno Filipe Sousa; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraAo longo da nossa formação aprendemos que o currículo não é uma acumulação de conteúdos, que o ensino não se deve fazer de forma compartimentada e que a aprendizagem se potencia quando convocamos os saberes das várias áreas científicas de forma coerente e intencional. Estes foram os pressupostos assumidos na elaboração do presente Relatório de Estágio, que tem como finalidade partilhar e analisar o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao longo deste trabalho procuramos dar a conhecer modos de articulação didática entre o Português e as Expressões Artísticas, registando os benefícios que advêm da realização de tarefas com incidência na conjugação destas duas áreas do currículo. Para que melhor percebêssemos as potencialidades desta interação e com o propósito de as evidenciar, analisámos as práticas realizadas no âmbito dos nossos estágios pedagógicos que ocorreram em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em particular as experiências de aprendizagem que se fundaram na articulação entre a aprendizagem a língua materna e o desenvolvimento de competências ao nível das artes visuais, do teatro, da educação musical e da dança. Realizámos também um breve estudo empírico, através da aplicação de inquéritos a educadores de infância e professores do 1.º Ciclo, no total de 30, com o intuito de conhecer as suas representações sobre as suas práticas de integração do Português e das Expressões Artísticas e sinalizar exemplos de boas práticas neste domínio. Da análise das nossas práticas e do estudo empírico realizado, constatámos que a integração entre a área do Português e das Expressões não só se revela benéfica para o enriquecimento da prática pedagógica, como se torna atrativa para as crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento e interesse. Apesar das vantagens da ligação entre as duas áreas, verificámos que existe uma maior abertura por parte dos Educadores de Infância do que dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico inquiridos, que tendem a dedicar menos tempo às Expressões Artísticas do que às demais áreas curriculares, prática que procurámos contrariar ao longo dos nossos estágios.