Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Direitos Humanos, Educação e Exclusão : garantias para a equidade e para a pluralidade

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A inclusão tem sido nos últimos anos tema central ao nível internacional, afirmando-se como direito humano emergente, tendo sido reforçada explicitamente na Agenda 2030, num esforço à escala global pela inclusão de todos, com enfoque no campo da educação e com particular relevância para as minorias ou grupos de maior vulnerabilidade, nomeadamente as pessoas com deficiência. Através da Organização das Nações Unidas (ONU) têm sido criados instrumentos, desde logo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assente na reconhecida dignidade inerente a toda família humana, bem como sucessivas declarações e tratados, com especificidades, como a Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (1990), as Regras Gerais sobre a Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficiência (1993) ou a Declaração de Salamanca (1994), que apostam na educação como meio privilegiado para a consecução dos Direitos Humanos. Esta dissertação pretende defender o direito à inclusão da pessoa com deficiência, bem como conhecer os instrumentos internacionais que fundamentam a inclusão como direito humano, especialmente no campo da educação. Considerando a inclusão uma rota na epopeia dos Direitos Humanos concluiu-se que não sendo em absoluto inédita, com muitas exclusões incluídas e um novo quadro conceptual, foi sempre o desiderato, e caminha a par com a utopia que nos autêntica como humanos, sonhadores, solidários e pessoas.
ABSTRACT: In recent years, inclusion has been a central theme at the international level, asserting itself as an emerging human right, having been explicitly reinforced in the 2030 Agenda, in a global effort for the inclusion of all, with a focus on the field of education and with particular relevance to minorities or more vulnerable groups, namely people with disabilities. Through the United Nations (UN) instruments have been created, from the beginning the Universal Declaration of Human Rights, based on the recognized dignity inherent to the whole human family, as well as successive declarations and treaties, with specificities, such as the World Declaration on Education for All (1990), the General Rules on Equal Opportunities for Persons with Disabilities (1993) or the Salamanca Declaration (1994), which bet on education as a privileged means for the attainment of Human Rights. This dissertation intends to defend the right to inclusion of people with disabilities, as well as to know the international instruments that support inclusion as a human right, especially in the field of education. Considering inclusion as a route in the epic of Human Rights, it was concluded that, not being at all unprecedented, with many exclusions included and a new conceptual framework, it was always the desideratum, and goes hand in hand with the utopia that authenticates us as humans, dreamers, solidarity and people.

Description

Dissertação de Mestrado, Filosofia Contemporânea - Valores e Sociedade, 7 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.

Keywords

Direitos Humanos Educação Inclusiva Inclusão Social Pessoa com Deficiência Disability Education Human Rights Inclusion

Citation

Rodrigues, Susana Jesus Melo Vasconcelos Almeida (2021). "Direitos Humanos, Educação e Exclusão: garantias para a equidade e para a pluralidade", 120 p.. Mestrado em Filosofia Contemporânea - Valores e Sociedade. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6260>

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue