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- Atividades de gestão na empresa Cingel Atlântico - Informação e Gestão, LdaPublication . Massa, Rita de Fátima Ferreira; Nunes, Pedro Portugal de SousaO estágio que conduziu à elaboração do presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores, decorreu entre 1 de outubro de 2017 a 31 de agosto 2018, na empresa Cingel Atlântico - Informação e Gestão, LDA, localizada no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira e que tem como atividade serviços de contabilidade, informação, gestão e elaboração de estudos económicos para investimentos. O estágio teve como principal objetivo a aplicação e aprofundamento de conhecimentos adquiridos, tanto ao longo da licenciatura em Gestão como também do mestrado com especialização na área de Finanças e ainda o desenvolvimento de competências profissionais visando assim a preparação para o mundo do trabalho. Primeiramente, o relatório descreve o grupo Cingel bem como todas as suas áreas funcionais que desenvolve no mercado. De seguida, consta o capítulo dedicado às atividades desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente na área da Contabilidade e Fiscalidade. Por fim, é apresentada uma análise crítica e conclusões do relatório, onde irei expor todos os conhecimentos e as mais valias que contribuíram para a minha vida profissional e pessoal.
- A leitura e a literatura infantil na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Mota, Vera Lúcia Correia; Santos, Ana Isabel; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira daA literatura infantil, sendo um meio de desenvolvimento da criatividade e da imaginação nas crianças, proporciona inúmeros conhecimentos que as fazem sonhar e crescer, ao mesmo tempo que fomenta a sua formação leitora. A leitura não deve, por isso, ser imposta às crianças, mas promovida como uma atividade de carácter lúdico e prazeroso. A leitura, sendo um processo de compreensão do que está escrito, deve ser desenvolvida desde tenra idade, a partir do contacto com diversos suportes escritos. Nesse processo, a escola tem um papel fundamental quer a nível da aprendizagem da leitura, quer a nível da educação literária. Assim, ao longo do trabalho analisaremos e refletiremos sobre as práticas educativas realizadas em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as quais viabilizaram a utilização de textos literários, integrando um conjunto de atividades, de modo a incrementar o gosto pela leitura e pela literatura infantil. Além disso, como complemento, realizámos uma pequena investigação com o intuito de conhecer a importância que educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico dão à Educação Literária e como referem dinamizá-la na sua prática educativa. Relativamente à prática pedagógica, concluímos que, em ambos os níveis educativos, os objetivos delineados foram atingidos com sucesso. Na Educação Pré-Escolar, as crianças frequentavam a área da biblioteca raramente e facilmente se distraíam aquando da leitura de contos; no entanto, ao longo do estágio o grupo evoluiu significativamente, indo ao encontro dos livros e explorando-os espontaneamente. No 1.º Ciclo, de uma forma geral, a turma apreciava o contacto com os livros. A introdução da área da biblioteca foi uma mais valia para que este contacto fosse diário. Apesar de o impacto ter sido bastante positivo nos dois níveis educativos, é essencial que haja uma continuidade no percurso de leitura das crianças. Do estudo empírico realizado concluímos que a falta de recursos leva a que uma grande parte dos educadores e professores não promovam uma abordagem à Educação Literária tão rica quanto desejariam. Contudo, de uma forma geral, os educadores dizem fomentar uma Educação Literária mais sistemática e rica do que os professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico.