Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O exercício da contabilidade numa empresa industrial : o caso da Fábrica de Tabaco Micaelense, S.A.Publication . Ponte, Solange Silva; Teixeira, João Carlos AguiarO presente trabalho consiste num relatório de estágio elaborado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, lecionado na Universidade dos Açores. O estágio, com duração de nove meses, teve início no dia 1 de outubro de 2020 e decorreu no departamento de contabilidade da Fábrica de Tabaco Micaelense, cuja principal atividade é a produção e venda de tabaco manufaturado. Ao longo do relatório efetua-se um enquadramento teórico sobre a contabilidade, seguindo-se a caracterização da empresa, a apresentação das várias atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, é realizada uma análise crítica ao estágio. Com o enquadramento teórico sobre a contabilidade constata-se que esta área de estudo passou progressivamente a acompanhar o desenvolvimento económico e técnico e a redirecionar-se para o alcance de objetivos globais e para a tomada de decisões de gestão. Da caracterização da Fábrica de Tabaco Micaelense verifica-se que esta indústria tabaqueira atua num sistema de duopólio, tendo como principal foco a qualidade organolética dos produtos que comercializa, utilizando marcas próprias e marcas sob licença, e a adoção de práticas responsáveis. A aposta em novos produtos e numa carteira de negócios diversificada permitem à empresa marcar uma maior presença no mercado. As atividades desenvolvidas no estágio englobam o processo de receção, lançamento e arquivo da documentação, as práticas de controlo interno, a contabilidade analítica, as obrigações fiscais, a resposta a inquéritos estatísticos no âmbito da contabilidade e as operações de fim de exercício. Por fim, da análise crítica ao estágio verifica-se que a FTM tem uma presença sólida nos mercados Açores e Madeira e está sujeita a uma forte legislação antitabágica. A empresa está inserida num ambiente transacional onde existem elevadas barreiras à entrada e à saída e em que o poder negocial dos clientes é baixo, contrapondo-se a um elevado poder negocial dos fornecedores. Para o desenvolvimento das atividades foram necessários vários conhecimentos contabilísticos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- O exercício da contabilidade numa empresa de energia : o caso de Assuntos e Decisões Serviços e Energias, Lda.Publication . Rezendes, Hélder Manuel Vasconcelos; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da área de especialização em Finanças e Contabilidade, do 2.º ano do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores. O estágio decorreu no departamento contabilístico da empresa Assuntos e Decisões Serviços e Energias Lda, tendo início no dia 1 de outubro de 2020. Ao longo do relatório efetua-se uma caracterização do grupo ANC e da empresa Assuntos e Decisões, seguindo-se o desenvolvimento de um enquadramento teórico sobre a contabilidade, a descrição das atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, uma análise crítica ao estágio. O grupo ANC é constituído por onze empresas, as quais levam a cabo atividades nas áreas de aluguer de viaturas, organização de passeios turísticos e comercialização de motociclos e de combustível. Por sua vez, a empresa Assuntos e Decisões conta com 3 estabelecimentos na comercialização de combustível e no domínio da construção civil. Nesses locais, são, ainda, prestados serviços diferenciados, tais como o jetwash. Relativamente à contabilidade do grupo, esta é efetuada no programa PHC CS Corporate. Com o enquadramento teórico, conclui-se que a contabilidade tem por objetivo o estudo e controlo do património de uma entidade. Os seus elementos passam pelo ativo, passivo e capital próprio. Verifica-se que as sociedades que obedecem ao Código das Sociedades Comerciais estão abrangidas pelo Sistema de Normalização Contabilística. As atividades desenvolvidas no estágio englobam o lançamento de documentos contabilísticos, o lançamento e verificação de caixas, a gestão do stock, as reconciliações bancárias e o processo de arquivo. Da análise crítica, verifica-se que a Assuntos e Decisões se encontra numa situação estável, tendo como pontos fortes a localização dos estabelecimentos e a diversificação de serviços, contrastando com o número reduzido de postos e fraca notoriedade junto do público. Uma das soluções passa por expandir a sua atividade, de modo a fazer face à ameaça de concorrentes e ao surgimento de novas empresas. Para o desenvolvimento das atividades foram necessários vários conhecimentos contabilísticos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- A relação entre qualidade do auditor e a manipulação de resultados através das imparidades em dívidas a receberPublication . Couto, Cláudia Teves Félix; Cordeiro, Rúben Mota; Silva, Francisco José FerreiraO presente estudo visa testar a eficácia dos auditores na deteção e sinalização das práticas de manipulação de resultados, mais concretamente, por via do reconhecimento de perdas por imparidade em dívidas a receber de clientes, aferindo, deste modo, a qualidade do trabalho do auditor. A literatura sugere que os auditores utilizam a emissão de uma opinião modificada para alertar os stakeholders acerca de indícios de manipulação de resultados, principalmente quando esta ocorre no sentido descendente. Assim, a intuição subjacente a este estudo é de que quanto maior o nível de accruals discricionários, maior será a probabilidade de a empresa receber uma opinião modificada. Para alcançar o objetivo proposto, foram analisados um conjunto de dados financeiros de empresas portuguesas não cotadas, de 2017 a 2019, totalizando uma amostra de 7.717 observações. A manipulação de resultados foi detetada através de um accrual específico, as imparidades nas contas de clientes, seguindo o exemplo do estudo de McNichols & Wilson (1988). Esta é uma das variáveis contabilísticas mais tentadoras para manipular uma vez que têm por base o uso de estimativas e de juízos de valor por parte da gestão, relativamente ao montante a reconhecer. Uma vez confirmada a manipulação, seguiu-se a análise econométrica para verificar se os accruals discricionários estão relacionados com a emissão da opinião modificada por parte do auditor. Para o efeito, foi desenvolvido um modelo de regressão logística para dados em painel. As evidências empíricas apontam para a inexistência de uma relação entre a opinião emitida pelo auditor e a manipulação de resultados através das perdas por imparidade em dívidas a receber de clientes, seja no sentido descendente ou ascendente. Não obstante, foi possível detetar uma relação entre a opinião modificada e as variáveis de controlo relativas ao endividamento e rendibilidade.