GBA - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine / Newsletter
Permanent URI for this collection
Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing GBA - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine / Newsletter by Subject "Azores"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Açorianos na caça às focasPublication . Riley, Carlos Guilherme; Barreiros, João P.Conhecidos pela sua destreza como arpoadores, alguns dos açorianos que integravam as tripulações das frotas baleeiras americanas estiveram também envolvidas na caça às focas, como destaca o historiador Donald Warrin num interessante estudo publicado recentemente – The Whalemen’s other bounty: Azoreans and Cape Verdeans in the hunt for Seals (2015). A caça às focas, profundamente impregnada no quotidiano e cultura do povo Inuit que habita as regiões árticas, foi uma atividade também praticada pelos baleeiros americanos que depois vendiam as peles ou o óleo extraído deste mamífero aquático. […].
- O Cachalote : Um Emblema dos AçoresPublication . Barreiros, João P.De entre as mais de 25 espécies de Cetáceos comprovadamente ocorrentes nos mares dos Açores, certamente que o Cachalote (Physeter macrocephalus) se destaca como a mais emblemática e conhecida de todas. [...].
- A cigarrinha-das-raízes-cavernícola da Ilha do Pico Cixius azopicavus Hoch, 1991Publication . Rosário, Isabel Amorim Do; Pereira, Fernando; Borges, Paulo A. V.Atualmente são conhecidas cerca de 270 cavidades vulcânicas nos Açores, as quais representam um património natural único, quer pela sua riqueza geológica, quer pela grande diversidade de seres vivos que albergam. Com o intuito de dar a conhecer um pouco melhor os organismos dos habitats subterrâneos dos Açores, iniciou- se na edição de 2018 do Pingo de Lava uma coleção de fichas com informação sucinta sobre taxonomia, biologia, distribuição geográfica, espécies aparentadas, estado de conservação e algumas curiosidades de várias das espécies que ocorrem nestes locais. Para dar continuidade a estas “Fichas dos habitantes dos ecossistemas subterrâneos dos Açores” escolhemos a espécie Cixius azopicavus Hoch, 1991 uma cigarrinha-das-raízes-cavernícola que só existe na ilha do Pico.
- A pesca harmoniosa : Os Atuns nos AçoresPublication . Barreiros, João P.Os atuns pertencem a uma vasta família de peixes oceânicos denominada Scombridae e que inclui, para além do que se designa popularmente como atum, as cavalas, bonitos, serras e wahoos. Todas possuem hábitos migratórios, crescimento rápido e muitas apresentam, juntamente com os espadartes e espadins, uma característica única nos peixes – são endotérmicos ou seja, são capazes de reter o calor metabólico gerado para exercer funções vitais em águas frias sobretudo a natação rápida. Nos Açores conhecem-se nove espécies de Scombridae entre elas os atuns mais procurados pelas frotas pesqueiras: Rabilo Thunnus thynnus, Voador ou Albacora T. alalunga, Galha à ré T. albacares e Patudo T. obesus.
- Priolo, resultado de duas décadas de conservação.Publication . Costa, Tarso; Botelho, R.; Teodósio, J.; Figueiredo, F.; Amaral, A.; Mendonça, A.; De la Cruz, A.Outrora abundante na Vale das Furnas e na parte Este da ilha de São Miguel, a história do Priolo (Pyrrhula murina) começou a mudar no século XIX. Esta ave, endémica dos Açores, vivenciou uma redução drástica no tamanho de sua população no século XIX. Uma aparente incompatibilidade entre a coexistência do Priolo com as atividades humana neste período quase levaram esta espécie à extinção.