GBA - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine / Newsletter
Permanent URI for this collection
Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing GBA - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine / Newsletter by Title
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Açorianos na caça às focasPublication . Riley, Carlos Guilherme; Barreiros, João P.Conhecidos pela sua destreza como arpoadores, alguns dos açorianos que integravam as tripulações das frotas baleeiras americanas estiveram também envolvidas na caça às focas, como destaca o historiador Donald Warrin num interessante estudo publicado recentemente – The Whalemen’s other bounty: Azoreans and Cape Verdeans in the hunt for Seals (2015). A caça às focas, profundamente impregnada no quotidiano e cultura do povo Inuit que habita as regiões árticas, foi uma atividade também praticada pelos baleeiros americanos que depois vendiam as peles ou o óleo extraído deste mamífero aquático. […].
- As áreas naturais protegidas mais conhecidas pelos residentes na Ilha Terceira.Publication . Gabriel, Rosalina; Ramos-Lemoine, Veronica; Orozco-Borgas, Alejandro; Barcelos, Paulo J. M.; Arroz, Ana MouraA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE é um objectivo central para a sobrevivência dos seres humanos no Planeta Terra. No entanto enfrentamos problemas e desafios complexos no que se refere à sua operacionalização. Como se conservam as espécies? Que espécies conservar primeiro? Que papel pode cada um de nós desempenhar na sua conservação? O declínio da riqueza e também da abundância de espécies – mesmo de espécies comuns – tem sido bem documentado nos últimos anos (ex. Borges, Gabriel & Fattorini, 2020), surgindo até a ideia de que a extinção de espécies a que assistimos marcaria o início de uma nova época – o Antropoceno, conceito proposto em 2000, e caracterizado pelo efeito significativo e duradouro das actividades humanas no planeta Terra (Crutzen & Stoermer, 2000; Mendes, 2020).
- O Arquipélago de Mascarenhas : breve história de um desastre ecológicoPublication . Barreiros, João P.O Arquipélago de Mascarenhas constitui uma região zoogeográfica e botânica única. Um dos raros grupos de ilhas que "escapou" mais tempo à invasão humana. Porém, essa fauna, tal como acontece em muitos outros casos de longa evolução isolada em ilhas (p. ex. Hawaii, Nova Zelândia, ilha de Natal, Galápagos ou mesmo a imensa Madagáscar), quando confrontada com pressões vindas de ecossistemas muito competitivos, pura e simplesmente não consegue sobreviver e tende a desaparecer rapidamente. Foi o que aconteceu neste canto do Índico.
- Os biomas humanos – cada um de nós é um “ecossistema” ambulante.Publication . Barreiros, J.P.A microbiologia muito se tem debruçado sobre as características e funcionalidades deste microbioma. De facto, a compreensão de que o corpo humano suporta uma imensa diversidade de vida microbiana passou de uma fase em que esta era “apenas” catalogada, para a percepção de que possui um papel fundamental nas nossas vidas, sendo dinâmica e em paralelo ao processo ontogénico.
- O Cachalote : Um Emblema dos AçoresPublication . Barreiros, João P.De entre as mais de 25 espécies de Cetáceos comprovadamente ocorrentes nos mares dos Açores, certamente que o Cachalote (Physeter macrocephalus) se destaca como a mais emblemática e conhecida de todas. [...].
- A cigarrinha-das-raízes-cavernícola da Ilha do Pico Cixius azopicavus Hoch, 1991Publication . Rosário, Isabel Amorim Do; Pereira, Fernando; Borges, Paulo A. V.Atualmente são conhecidas cerca de 270 cavidades vulcânicas nos Açores, as quais representam um património natural único, quer pela sua riqueza geológica, quer pela grande diversidade de seres vivos que albergam. Com o intuito de dar a conhecer um pouco melhor os organismos dos habitats subterrâneos dos Açores, iniciou- se na edição de 2018 do Pingo de Lava uma coleção de fichas com informação sucinta sobre taxonomia, biologia, distribuição geográfica, espécies aparentadas, estado de conservação e algumas curiosidades de várias das espécies que ocorrem nestes locais. Para dar continuidade a estas “Fichas dos habitantes dos ecossistemas subterrâneos dos Açores” escolhemos a espécie Cixius azopicavus Hoch, 1991 uma cigarrinha-das-raízes-cavernícola que só existe na ilha do Pico.
- Exposição crónica a mercúrio vulcânico e efeitos na saúde.Publication . Rodrigues, Armindo; Garcia, PatríciaO mercúrio (Hg) é um metal pesado que ocorre naturalmente no ambiente, sendo o único que, à temperatura ambiente, se encontra no estado líquido. Pode ser encontrado nas formas químicas elementar (Hg0) inorgânica, e orgânica, ligado a radicais de carbono, como por exemplo o metilmercúrio. A exposição crónica ao mercúrio, devido aos seus efeitos neurotóxicos, pode afetar o funcionamento do sistema nervoso, inicialmente com sintomatologia inespecífica e, em graus de exposição mais elevados, com perturbações da motricidade. A este quadro sintomatológico é comum atribuir-se a designação de “Síndrome do chapeleiro maluco”. (...)
- A fauna de artrópodes das florestas nativas dos Açores: 1. Terra-Brava (Terceira-Açores)Publication . Borges, Paulo A. V.Iniciamos neste volume do Pingo de Lava de 2024 uma série de artigos sobre a fauna de artrópodes das Florestas Nativas dos Açores. As Florestas Nativas dos Açores constituem atualmente uma relíquia das florestas originais dos Açores que cobriam praticamente todas as ilhas. Atualmente cobrem menos de 5% da área original (Gaspar et al., 2008) e estão reduzidas a pequenos fragmentos acima dos 500 m de altitude. Estas florestas podem ser divididas em vários tipos segundo Elias et al. (2016): Matos costeiros de Erica azorica-Morella faya; Matos costeiros de Picconia azorica-Morella faya; Florestas sub--montanas de Laurus azorica; Florestas de Montanha de Juniperus brevifolia-Ilex azorica; Matos de Montanha de Juniperus brevifolia; Matos arbustivos de alta montanha de Calluna vulgaris--Juniperus brevifolia; Matos arbustivos subalpi nos de Calluna vulgaris-Erica azorica e finalmente matos arbustivos alpinos de Calluna vulgaris.
- Festa do Bioblitz Açores 2023: tantas espécies que vivem no Jardim!Publication . Amorim, Isabel R.; Parmentier, Laurine; Leite, Abrão; Wallon, Sophie; Ros Prieto, Alejandra; Costa, Ricardo; Lhoumeau, Sébastien; Barcelos, Paulo J.M.; Mendonça, Paulo; Coelho, Ruben; Rodrigues, António F. F.; Borges, Paulo A. V.; Malumbres-Olarte, JagobaNo passado dia 17 de junho de 2023 a Terceira, conhecida entre os açorianos como a ilha festeira, recebeu novamente a festa do bioblitz – BioBlitz Açores 2023. Tal como no primeiro BioBlitz Açores em 2019, o Jardim Duque da Terceira em Angra do Heroísmo foi o local escolhido para a realização desta cada vez mais conhecida atividade de ciência cidadã: “cidadãos comuns” sem formação formal em ciência, orientados por especialistas, participaram na produção de conhecimento científico, neste caso em particular, sobre a biodiversidade que existe nos Açores. E como de um BioBlitz se trata, foram seguidas as diretrizes para este tipo de evento, isto é, a inventariação da biodiversidade, realizada conjuntamente por cientistas e participantes leigos, ocorreu durante um período limitado, sessões com cerca de duas horas, e numa área bem definida, o Jardim Duque da Terceira.
- Festa do Bioblitz Açores: a diversidade dos artrópodes do Jardim Duque da Terceira.Publication . Borges, Paulo A. V.; Leite, Abrão; Parmentier, Laurine; Costa, Ricardo; Lhoumeau, Sébastien; Boieiro, Mário; Rosário, Isabel Amorim Do; Malumbres-Olarte, JagobaComo detalhamos em um outro artigo deste mesmo volume do Pingo de Lava, o BioBlitz Açores 2023 foi um sucesso educativo, lúdico e científico, com o registo de 188 espécies de líquenes, plantas, aves e artrópodes (Amorim et al., 2023). Como é habitual neste tipo de atividades de ciência cidadã ou participativa, os artrópodes foram o grupo melhor representado (86 espécies). Devido aos seus valores de biodiversidade, à sua importância ecológica e ao desconhecimento que o público tem dos artrópodes, neste artigo faz-se uma descrição mais detalhada deste grupo.