DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
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Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
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Browsing DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Atitude face à utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação: proposta de um instrumento para aferir as atitudes de docentes face à utilização das tecnologias nas atividades laboraisPublication . Canella, Victor Borges; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Rocha, Maria Luísa SilvaO objetivo do estudo foi criar um instrumento com a finalidade de aferir a atitude dos docentes face à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas atividades laborais, mais especificamente no ensino presencial. Para tal, foram adotadas práticas e protocolos para a elaboração de instrumentos de mensuração de atitudes disponíveis na literatura. A amostra para a validação do instrumento foi de 200 docentes de instituições de ensino superior no Brasil. O software Statistical Package for the Social Sciences 29 (SPSS) foi utilizado para estatísticas descritivas, teste de normalidade e confiabilidade dos dados. O software FACTOR foi utilizado para a validação do instrumento por meio de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE). Foram verificadas a adequação dos dados e da amostra utilizando o teste de esfericidade de Bartlett (Sig. p-valor < 0,05) e a estatística de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO: 0,87236). A Measure of Sampling Adequacy (MSA) foi utilizada para identificar itens problemáticos. Correlações policóricas foram necessárias devido à natureza ordinal dos dados. A Análise Paralela (AP) foi realizada para determinar o número de fatores, revelando inicialmente um fator significativo ao considerar o percentil 95 das variâncias aleatórias e dois fatores significativos ao considerar a média. A estrutura fatorial resultou em dois fatores principais: "Formação continuada em TDIC em favor da educação" (Fator 1) e "Integração equilibrada das TDIC juntamente com as Metodologias Ativas" (Fator 2). O modelo final apresentou um bom ajuste aos dados com valores de RMSEA (0,058), CFI (0,995) e TLI (0,994) indicando alta adequação. Após a análise da matriz de correlações Policóricas, complementada pela análise da Pratt's Importance Measure, foram excluídos quatro itens pouco representativos do Fator 1. Os valores do H-index para os fatores foram altos, com o Fator 1 apresentando H-latent de 0,984 e H-observed de 1,005, e o Fator 2 apresentando H-latent de 0,975 e H-observed de 1,024. Estes valores indicam uma alta replicabilidade, ou seja, os fatores identificados são consistentes e provavelmente serão replicados em estudos futuros. Por fim, foram sugeridas faixas de classificação para interpretar os resultados obtidos pela escala desenvolvida, garantindo uma análise mais específica e detalhada das diferentes áreas abordadas pela escala.
- A divulgação de alterações das políticas contabilísticas das IFRS na União EuropeiaPublication . Cordeiro, Ruben Mota; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Silva, Francisco José FerreiraAs International Financial Reporting Standards (IFRS) foram introduzidas na União Europeia (UE) para promover a comparabilidade das demonstrações financeiras, contudo permitindo a diversidade de políticas contabilísticas. O processo de harmonização contabilística na UE não é estático. As políticas contabilísticas são alteradas pelas empresas de forma espontânea ou por imposição regulamentar da UE. O estudo examina a divulgação das alterações das políticas contabilísticas das empresas cotadas em mercados regulamentados da UE, ocorridas entre 2006 e 2011. Testamos várias hipóteses relativas ao processo de harmonização na UE, à heterogeneidade das políticas contabilísticas e à relação entre a divulgação de alterações no anexo e diversas variáveis. Os resultados demonstram que as empresas alteram periodicamente as suas políticas contabilísticas através de um processo de harmonização formal. As alterações com efeitos materiais podem sinalizar que o nível de heterogeneidade das políticas contabilísticas tem vindo a ser modificado. Por sua vez a divulgação das alterações é influenciada significativamente pela presença das Big 4 e pela dimensão das entidades. Os resultados também sugerem que o julgamento utilizado para avaliar o efeito material da aplicação de uma política não é homogéneo.
- A family matter? : business profile decision and entrepreneurship in family business : the case of the AzoresPublication . Pimentel, Duarte Nuno Gonçalves; Couto, João Pedro AlmeidaO impacto das empresas familiares na economia mundial é amplamente reconhecido, estas empresas assumem-se como responsáveis por uma parte considerável da geração de riqueza e da criação de postos de trabalho na maioria dos países. Estas organizações reclamam um papel central, não só na economia de uma nação, como no seu desenvolvimento social. As empresas familiares são particularmente dominantes em zonas e regiões rurais e remotas, dada a incapacidade dos grandes grupos empresariais operarem em contextos socioeconómicos com características tão particulares. A presente tese tem como principal objetivo contribuir para a investigação em empresas familiares sediadas em contextos socioeconómicos ultraperiféricos, focando, em particular, o caso das empresas familiares localizadas na Região Autónoma dos Açores. No curso desta tese são abordadas três das principais, e mais atuais, temáticas na investigação em empresas familiares: (1) caracterização e perfil das empresas familiares, (2) processos e estilos de tomada de decisão, e (3) empreendedorismo, neste caso, explorando o conceito de orientação empreendedora. Deste trabalho resultaram três artigos científicos, que contaram com uma amostra de 152 empresas privadas, 82 empresas familiares e 73 empresas não familiares. O primeiro artigo analisa os principais aspetos caracterizadores das empresas familiares, como a propriedade e governança, a gestão e experiência, e a cultura organizacional. Outros indicadores são ainda tidos em conta, como o sector de atividade, anos em atividade, número de colaboradores, e o volume de negócios do último ano. Ao traçar o perfil destas empresas, num contexto socioeconómico ultraperiférico, este artigo apresenta um conjunto de dados relevantes que permitem aumentar o conhecimento sobre os diversos aspetos que caracterizam estas empresas. No segundo artigo são examinados os padrões tomada de decisão em empresas familiares, procurando entender que estilo de tomada de decisão, experiencial ou racional, é mais comum nestas empresas. É ainda avaliado se o estilo de tomada de decisão difere entre empresas familiares e não familiares. O presente artigo procura, de igual modo, explorar de que forma a participação e influência da família nos negócios impacta os estilos de tomada de decisão utilizados. Os resultados mostram que as empresas familiares, em geral, tomam decisões de forma racional, e que existem diferenças entre empresas familiares e não familiares relativamente à forma como decidem. É ainda demonstrado que a participação da família no negócio desempenha um papel crítico na condução do processo de decisão, levando à promoção de decisões experienciais, e à supressão de processos racionais de tomada de decisão. Finalmente, no terceiro artigo, são analisadas as diferenças entre empresas familiares e não familiares em relação à orientação empreendedora. A relação entre a participação da família e este constructo é igualmente explorada. Os resultados revelam a existência de diferenças entre empresas familiares e não familiares em relação à orientação empreendedora e, em particular, no que diz respeito a duas das três dimensões que compõem este constructo (inovação, propensão ao risco e pro-atividade). Em suma, as empresas familiares tendem a apresentar níveis inferiores de orientação empreendedora e inovação, e níveis superiores de aversão ao risco, quando comparadas com empresas não familiares. No entanto ambos os tipos de empresa não diferem nos níveis de pro-atividade. Os resultados mostram, ainda, que a participação da família nos negócios está negativamente associada com os níveis de orientação empreendedora e dos três componentes. Esta tese apresenta um conjunto de dados que visam contribuir para uma melhor compreensão das empresas familiares nos Açores, oferecendo importantes implicações teóricas e práticas, e contribuindo para a criação de pontes entre académicos e profissionais.
- Marketing digital e redes sociais : uma abordagem ao Dineserv com base na cocriaçãoPublication . Amaral, Francisco Emanuel Batista; Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio BorgesAs redes sociais possibilitam que os utilizadores estejam ligados entre si, independentemente da distância geográfica existente entre eles, permitindo-lhes partilhar informação relativa a assuntos de interesse comum. O sucesso e massificação da utilização destas redes conduziram à viabilização das redes temáticas, constituindo o TripAdvisor um exemplo dessa especialização. O TripAdvisor, como rede social temática especializada no turismo, possibilita que os seus utilizadores avaliem as empresas dos ramos da hotelaria, do aluguer de curta duração e da restauração, em qualquer destino. A abrangência desta rede é mundial, pelo que as organizações com presença no TripAdvisor estão expostas a todos os consumidores registados. É, por isso, que as empresas que operam no domínio destes serviços devem estar conscientes do poder que essas redes exercem no seu desempenho e procurar retirar partido das informações criadas e partilhadas. Os modelos que permitem aferir a qualidade dos restaurantes, tal como esta é percecionada pelos clientes, tradicionalmente fazem-no com base em questionários estruturados recolhidos junto de clientes pontualmente, que agora podem ser reforçados/melhorados pela análise dos conteúdos cocriados e partilhados de forma constante nas redes sociais com relação à qualidade percebida pelos clientes. Neste trabalho, procedeu-se à recolha e análise dos comentários partilhados a respeito dos dez restaurantes com melhor cotação em duas cidades pertencentes às ilhas de São Miguel e Maui, analisando-se a adequação desses comentários às variáveis e dimensões do Dineserv institucional. Para tal, recorre-se à integração sequencial de análises qualitativas e quantitativas desenvolvidas para o presente trabalho. Os resultados obtidos validam a abordagem metodológica desenvolvida, bem como reforçam a importância de algumas dimensões do Dineserv e apontam para uma valorização de outras componentes do serviço que poderão ser trabalhadas de forma consistente pelos restaurantes com vista a melhorar o seu desempenho e retorno.
- Optimal strategies for marine wildlife tourism in small islandsPublication . Bentz, Julia Hanna; Lopes, Fernando Rosa Rodrigues; Calado, Helena Maria Gregório Pina; Dearden, PhilipO arquipélago dos Açores é um destino emergente para o turismo de observação de vida marinha, oferecendo a possibilidade de mergulho com espécies emblemáticas, nomeadamente o tubarão azul e jamanta, e de observação de uma elevada diversidade de espécies de cetáceos. Este estudo explora as dimensões socias da observação de cetáceos e do mergulho, procurando contribuir para o desenvolvimento de estratégias de gestão sustentável destas actividades. Compreender e explorar a variabilidade existente nas atitudes e perfis dos consumidores destes produtos turísticos pode ajudar os decisores e operadores locais a avaliar o potencial de desenvolvimento futuro deste mercado, bem como a desenhar melhores práticas e políticas de gestão. A investigação sobre estas temáticas, prevendo o comportamento dos utilizadores recreativos e de possíveis quebras na qualidade do destino turístico, pode contribuir significativamente para a melhoria das medidas de gestão. Este estudo aplica métodos de investigação qualitativos e quantitativos, avaliando os dados obtidos através de modelos conceptuais de turismo de observação de vida selvagem marinha. O modelo de Duffus e Dearden (1990) relativo às actividades recreativas não consumistas, orientadas para a vida selvagem constitui o principal quadro conceptual desta investigação. […].
- Procura de gasolina por distritos em Portugal : cálculo das elasticidades de curto e longo prazo no período 1990-2010 : forecast 2011-2030Publication . Fonseca, Ricardo Jorge Medeiros; Vieira, José Cabral; Silva, Francisco José FerreiraA gasolina é um dos produtos derivados do petróleo mais importantes a nível Mundial. Tal importância deriva do peso das importações de gasolina em inúmeros países sendo o seu preço ao longo do tempo um dos determinantes diretos do custo de vida das populações, déficit da balança de pagamentos, déficit fiscal e crescimento económico dos mesmos. Várias abordagens foram utilizadas para estudar a procura de produtos derivados de petróleo a nível Mundial ao longo dos tempos. No presente trabalho estimou-se para o período de 1990-2030 as elasticidades procura-preço e procura-rendimento de curto e longo prazo associadas ao consumo de gasolina em Portugal por distritos de acordo com diversos modelos estáticos e dinâmicos tais como os modelos LOG-LOG, LIN-LOG, LOG-LIN, LINLIN e técnicas de estimação econométrica como o GMM, método dos momentos generalizados. O modelo que originou menores desvios de estimação foi o LEM LOG-LOG, lagged endogenous model. O GMM produz estimativas das elasticidades mais reduzidas face aos modelos LEM LOG-LOG e LEM LIN-LOG. Os modelos estáticos LIN-LIN, LOG-LIN não teem validade econométrica na medida em que o PIB, produto interno bruto, não tem significância estatística o que contraria Kalyouncu et al. (2010), Dahl e Sterner (1991). Os modelos dinâmicos LEM LOG-LOG, LEM LIN-LOG, LEM GMM LOG-LOG, LEM GMM LINLOG têm significância estatística e racionalidade económica. O presente trabalho tem uma preocupação integrativa territorial de proporcionar informação econométrica dos modelos dinâmicos validados de forma direta e intuitiva por distritos das elasticidades procura-preço e procura-rendimento da gasolina aos agentes públicos e privados numa escala microeconómica de apoio aos seus processos de decisão, de validade econométrica sustentada em trabalhos de meta-análise como Dahl e Sterner (1991), Espey (1998), Brons et al. (2006) e Dahl (2012). Pela agregação de áreas geográficas definidas na categorização NUTS II* bem como entre litoral e fronteira na vertente Norte, Centro e Sul de Portugal no sentido de uma abordagem ao fuel tourism conforme Banfi et al. (2005) obteve-se elasticidades procura-preço e procura rendimento válidas de acordo com os autores expostos acima revelando que a procura de gasolina é um bem normal de procura rígida nos distritos portugueses.