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- Marketing digital e redes sociais : uma abordagem ao Dineserv com base na cocriaçãoPublication . Amaral, Francisco Emanuel Batista; Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio BorgesAs redes sociais possibilitam que os utilizadores estejam ligados entre si, independentemente da distância geográfica existente entre eles, permitindo-lhes partilhar informação relativa a assuntos de interesse comum. O sucesso e massificação da utilização destas redes conduziram à viabilização das redes temáticas, constituindo o TripAdvisor um exemplo dessa especialização. O TripAdvisor, como rede social temática especializada no turismo, possibilita que os seus utilizadores avaliem as empresas dos ramos da hotelaria, do aluguer de curta duração e da restauração, em qualquer destino. A abrangência desta rede é mundial, pelo que as organizações com presença no TripAdvisor estão expostas a todos os consumidores registados. É, por isso, que as empresas que operam no domínio destes serviços devem estar conscientes do poder que essas redes exercem no seu desempenho e procurar retirar partido das informações criadas e partilhadas. Os modelos que permitem aferir a qualidade dos restaurantes, tal como esta é percecionada pelos clientes, tradicionalmente fazem-no com base em questionários estruturados recolhidos junto de clientes pontualmente, que agora podem ser reforçados/melhorados pela análise dos conteúdos cocriados e partilhados de forma constante nas redes sociais com relação à qualidade percebida pelos clientes. Neste trabalho, procedeu-se à recolha e análise dos comentários partilhados a respeito dos dez restaurantes com melhor cotação em duas cidades pertencentes às ilhas de São Miguel e Maui, analisando-se a adequação desses comentários às variáveis e dimensões do Dineserv institucional. Para tal, recorre-se à integração sequencial de análises qualitativas e quantitativas desenvolvidas para o presente trabalho. Os resultados obtidos validam a abordagem metodológica desenvolvida, bem como reforçam a importância de algumas dimensões do Dineserv e apontam para uma valorização de outras componentes do serviço que poderão ser trabalhadas de forma consistente pelos restaurantes com vista a melhorar o seu desempenho e retorno.