Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Dificuldades inerentes à aprendizagem da língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Andrade, Andreia Monteiro; Castanho, Maria da Graça Borges; Serpa, Margarida Damião[...]. Neste relatório é apresentada uma componente de investigação teórica relativamente às dificuldades de aprendizagem com os objetivos de analisar os problemas de aprendizagem dos alunos e definir estratégias apropriadas para trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem. A minha investigação foi realizada inicialmente de forma mais abrangente com o intuito de contextualizar as dificuldades de aprendizagem em geral e depois centrei a minha pesquisa nas dificuldades de aprendizagem na Língua Portuguesa. As dificuldades nesta área podem estar relacionadas com diversos fatores, como a falta de incentivo e motivação para a aprendizagem como também problemas de aprendizagem específicos, como a dislexia, disortografia e disgrafia que necessitam de uma avaliação e intervenção adequadas. O sucesso do aluno é determinado por diversos fatores, sendo que a motivação para a aprendizagem tem um elevado impacto na predisposição do aluno para aprender. [...].
- Optimal strategies for marine wildlife tourism in small islandsPublication . Bentz, Julia Hanna; Lopes, Fernando Rosa Rodrigues; Calado, Helena Maria Gregório Pina; Dearden, PhilipO arquipélago dos Açores é um destino emergente para o turismo de observação de vida marinha, oferecendo a possibilidade de mergulho com espécies emblemáticas, nomeadamente o tubarão azul e jamanta, e de observação de uma elevada diversidade de espécies de cetáceos. Este estudo explora as dimensões socias da observação de cetáceos e do mergulho, procurando contribuir para o desenvolvimento de estratégias de gestão sustentável destas actividades. Compreender e explorar a variabilidade existente nas atitudes e perfis dos consumidores destes produtos turísticos pode ajudar os decisores e operadores locais a avaliar o potencial de desenvolvimento futuro deste mercado, bem como a desenhar melhores práticas e políticas de gestão. A investigação sobre estas temáticas, prevendo o comportamento dos utilizadores recreativos e de possíveis quebras na qualidade do destino turístico, pode contribuir significativamente para a melhoria das medidas de gestão. Este estudo aplica métodos de investigação qualitativos e quantitativos, avaliando os dados obtidos através de modelos conceptuais de turismo de observação de vida selvagem marinha. O modelo de Duffus e Dearden (1990) relativo às actividades recreativas não consumistas, orientadas para a vida selvagem constitui o principal quadro conceptual desta investigação. […].
- (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO ímpeto para a elaboração deste Relatório de Estágio surgiu por este ser, em parte, uma concretização teórica da realização dos estágios integrados, aquando da frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, o presente documento teve como intuito desenvolver um pouco mais de trabalho sobre a pertinência de uma abordagem axiológica junto das crianças, e desde as idades mais precoces. A escolha deste tema deveu-se ao facto de reconhecermos a importância dos valores como a base de toda a vivência humana e consequentemente, de todo o processo educativo. O reconhecimento desta importância também se consubstanciou em razões pessoais, nomeadamente na experiência profissional que tivemos anteriormente a este Mestrado, e ainda no facto de já sermos mãe, ambas situações permitiram-nos identificar algumas lacunas no processo-ensino-aprendizagem dos valores, bem como ter uma visão mais crítica e refletida sobre esta temática. Este trabalho foi desenvolvido tanto ao nível da Educação Pré-Escolar (Prática Educativa Supervisionada I), como ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico (Prática Educativa Supervisionada II). O objetivo primordial deste trabalho era conseguir criar um espaço educativo que possibilitasse o desenvolvimento de valores com as crianças, de uma forma que estas os interiorizassem naturalmente, vivenciando-os sem qualquer tipo de imposição, organizando um processo educacional que propiciasse o desenvolvimento da consciência moral autónoma dos alunos e a sua formação enquanto cidadãos ativos e responsáveis. No decorrer do trabalho, abordamos temas como educação, valores e currículo, assim como descrevemos as atividades que foram realizadas nos dois níveis de ensino supramencionados e as aprendizagens que os alunos desenvolveram.