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- Procura de gasolina por distritos em Portugal : cálculo das elasticidades de curto e longo prazo no período 1990-2010 : forecast 2011-2030Publication . Fonseca, Ricardo Jorge Medeiros; Vieira, José Cabral; Silva, Francisco José FerreiraA gasolina é um dos produtos derivados do petróleo mais importantes a nível Mundial. Tal importância deriva do peso das importações de gasolina em inúmeros países sendo o seu preço ao longo do tempo um dos determinantes diretos do custo de vida das populações, déficit da balança de pagamentos, déficit fiscal e crescimento económico dos mesmos. Várias abordagens foram utilizadas para estudar a procura de produtos derivados de petróleo a nível Mundial ao longo dos tempos. No presente trabalho estimou-se para o período de 1990-2030 as elasticidades procura-preço e procura-rendimento de curto e longo prazo associadas ao consumo de gasolina em Portugal por distritos de acordo com diversos modelos estáticos e dinâmicos tais como os modelos LOG-LOG, LIN-LOG, LOG-LIN, LINLIN e técnicas de estimação econométrica como o GMM, método dos momentos generalizados. O modelo que originou menores desvios de estimação foi o LEM LOG-LOG, lagged endogenous model. O GMM produz estimativas das elasticidades mais reduzidas face aos modelos LEM LOG-LOG e LEM LIN-LOG. Os modelos estáticos LIN-LIN, LOG-LIN não teem validade econométrica na medida em que o PIB, produto interno bruto, não tem significância estatística o que contraria Kalyouncu et al. (2010), Dahl e Sterner (1991). Os modelos dinâmicos LEM LOG-LOG, LEM LIN-LOG, LEM GMM LOG-LOG, LEM GMM LINLOG têm significância estatística e racionalidade económica. O presente trabalho tem uma preocupação integrativa territorial de proporcionar informação econométrica dos modelos dinâmicos validados de forma direta e intuitiva por distritos das elasticidades procura-preço e procura-rendimento da gasolina aos agentes públicos e privados numa escala microeconómica de apoio aos seus processos de decisão, de validade econométrica sustentada em trabalhos de meta-análise como Dahl e Sterner (1991), Espey (1998), Brons et al. (2006) e Dahl (2012). Pela agregação de áreas geográficas definidas na categorização NUTS II* bem como entre litoral e fronteira na vertente Norte, Centro e Sul de Portugal no sentido de uma abordagem ao fuel tourism conforme Banfi et al. (2005) obteve-se elasticidades procura-preço e procura rendimento válidas de acordo com os autores expostos acima revelando que a procura de gasolina é um bem normal de procura rígida nos distritos portugueses.